Criador refere que jogos criados especificamente para a Scorpio passariam mal para a Xbox One

Se dúvidas haviam quanto à Scorpio ser efectivamente uma nova geração, estas declarações parecem eliminar as mesmas!

Quando a PS4 Pro foi anunciada a Sony foi criticada por quebrar a unicidade do mercado. E essas queixam tinham efectivamente razão de ser!

No entanto, ao que tudo indica a futura consola da Microsoft fará o mesmo, indo ainda mais longe, uma vez que a consola terá mesmo todas as características de uma nova geração. E isto apenas 4 anos depois do lançamento da Xbox One!

Bogdam Iliesiu é um dos programadores da Angry Mob Games que está a trabalhar no jogo Brawlout, e segundo ele há duas possibilidades de uso do hardware da Scorpio.

Uma delas é a criação de jogos pensando na Xbox One, e esses jogos poderão ser melhorados de forma a parecerem ainda melhores na Scorpio. Basicamente o mesmo que acontece com a PS4 e a PS4 Pro, mas aqui numa dimensão superior, não só porque a Xbox One é inferior a nível de potência à PS4, como a Scorpio será superior em potência à PS4 Pro.



Sure, it’s usually easy to pump up the graphics, to take advantage of the extra processing power. If the games are designed for the Xbox One, they’ll look great on Scorpio.

A questão é que Iliesiu refere que caso a situação seja feita ao contrário, isto é, com os jogos a serem pensados para a Scorpio, a passagem dos mesmos para a Xbox One dará a impressão que os jogos estão a ser jogados num antigo portátil.

If it’ll be the other way around, and the games will be pushed to the limits, to look amazing on the Scorpio first, it’ll probably feel like playing on an old laptop, when playing that game on the Xbox One.



Ora esta é uma situação que no caso da Sony não existe. Como já referimos por diversas vezes, a PS4 Pro foi criada para ser uma PS4 mais potente, mas a Sony garantiu que as suas limitações estavam de acordo com a antiga consola. E daí que o nome PS4 se manteve nas duas! A Pro não é mais do que uma PS4, mas mais potente, e mesmo que fossem criados jogos especificamente para ela, as limitações de largura de banda, memória e CPU garantiam que o jogo poderia sempre passar em condições aceitáveis, para a PS4.

Naturalmente isto não quer dizer que a Scorpio venha a ter jogos criados exclusivamente para si (com excepção de jogos VR). Tal como a Sony possui, existe uma regra interna da Microsoft que refere que os criadores necessitam de manter a paridade entre todos os produtos da plataforma Xbox.

A diferença aqui é que no caso da Microsoft tudo o que separa a sua futura consola de ser uma nova geração, é efectivamente uma política. Porque a nível de hardware as limitações não deverão estar lá! As especificações finais da consola não são ainda conhecidas, mas os rumores atuais apontam no sentido de a consola ser efectivamente bastante superior à One em todos os aspectos.

Esperemos por isso que as políticas da Microsoft se tornem mais estáveis nos próximos tempos, não fazendo as voltas de 180 graus que tão comuns se tornaram nos últimos tempos!



Posts Relacionados