Curiosidade: Quando a embalagem é mais importante que o conteúdo real

vanmoof_bike_electric

E se usar uma caixa que desse a entender estarmos perante outro produto fizesse a transportadora ter mais cuidado no transporte? Pois bem, isso aconteceu!

vanmoof_bike_box

O problema com as transportadoras é a grande possibilidade que existe de a caixa onde o produto se encontra ser danificada, danificando igualmente o seu conteúdo.

Mas apesar de esta probabilidade acontecer em todos os produtos, o fabricante de bicicletas VanMoof descobriu que há mais cuidado com uns produtos do que com outros.

A questão é que a empresa vende bicicletas que vão desmontadas em peças. E o que acontecia era que havia um grande número de queixas com caixas danificadas e até com o interior das mesmas, as partes das bicicletas, igualmente danificadas.

Foi então que alguém ligado ao fundador da empresa terá referido: “Ah, se fosse uma TV eles tinha mais cuidado”. E isso deixou alguém a pensar!

Percebendo que as caixas das bicicletas não eram muito diferentes das caixas de uma TV, a VanMoof resolveu experimentar algo. E imprimou uma imagem de uma TV nas suas caixas de bicicletas apenas para fazer uma experiência.

A questão é que a situação parece que trouxe resultados. Apesar de a empresa despachar bicicletas à 8 anos, e de já ter experimentado diversas empresas, as queixas com caixas danificadas eram grandes. Mas curiosamente, após a impressão da imagem da TV, as queixas desceram consideravelmente. Na realidade, as queixas desceram 80%!

Parece assim que a imagem tem um efeito mais do que meramente ilustrativo, mas faz igualmente com que se tenha mais cuidado por se julgar que se está perante um produto efectivamente frágil.

A questão é que, por muito interessante que esta situação seja, esperemos que ela não se propague. É que se tal acontecer o que teremos será que as empresas deixam de acreditar nas imagens das caixas, tomando tudo como meras aldrabices. E em vez de termos a empresa transportadora a tomar cuidado com todos os produtos, o que teremos é uma empresa que não toma cuidado com nenhum.

E isso não será bom para ninguém!

 

Publicidade

Posts Relacionados