Dados retirados dos Firmwares dos GPUs AMD parecem levantar todas as dúvidas sobre a PS5.

5 5 votes
Avalie o nosso artigo

Os dados são obtidos de drivers oficiais, e respondem às questões sobre um possível sobre-aquecimento da PS5 e sobre se a Sony faz overclock para responder à Microsoft.

Uma preocupação de algumas pessoas é se a PS5 poderá realmente suster a velocidade de 2.23 Ghz. Há aliás mesmo quem diga que a Sony alcançou estas velocidades de uma forma desesperada para tentar não ficar muito atrás da Microsoft.

Mas graças a uma pesquisa nas drivers AMD sobre o RDNA 2, o que se sabe agora sobre ele é o seguinte:

GPUs Navi 21 – 80CUs, maxing out at 2.05-2.2GHz = 21-22.5TFLOPS
GPUs Navi 22 – 40CUs, maxing out at whooping 2.5GHz = 12.8TFLOPS
GPUs Navi 23 – 32CUs, with not yet power tables-driven frequency; apparently this one comes later after 21 and 22.
GPUs Navi 31 – 80CUs with identical configuration as Navi 21; possibly just place holder data?
* Van Gogh APU – 1 SA with 8 RDNA CUs = 8 CUs
* Rembrandt APU – 2 SAs with 6 RDNA CUs each = 12 CUs

O relevante aqui é que todos os GPUs RDNA 2 indicados com velocidades máximas, alcançam valores acima dos 2 Ghz.



O Navi 21, que alcançará os 80 CU poderá atingir velocidades entre os 2.05 Ghz e os 2.2 Ghz.

Já o Navi 22, com 40 CUs, poderá alcançar velocidades até aos 2.5 Ghz

Vamos aceitar então que, por estarmos numa fase inicial de fabrico, os valores alcançados de velocidades seriam os menores, ou seja 2050 Mhz em chips de 80 CU e 2500 Mhz em chips de 40 CUs.

Se a Microsoft está a usar um chip baseado no Navi 21, ficando-se por um valor intermédio entre os 40 e os 80 CU por questões de custo, o seu chip poderá alcançar os 2050 Mhz.

Já a Sony parece usar claramente um chip Navi 22 com 36 CUs activos (37 se contabilizamos o Tempest Engine), que poderá alcançar os 2500 Mhz.

E realmente Mark Cerny referiu que o chip poderia dar mais, mas que foi capado nas performances porque acima da velocidade de 2230 Mhz o chip quebrava a lógica.



Basicamente isso quer dizer que a PS5 está com uma diferença de velocidade de aproximada 12,1% face aos 2.5 Ghz de performance máxima que este chip pode alcançar. (2230*1,121=2499,83 Mhz)
E curiosamente, esta é mais ou menos a mesma diferença da Xbox face aos 2050 Mhz! (1825*1,121=2045.825 Mhz)

Coincidência? Talvez não! E ambas as marcas poderão ter optado por esta margem por serem chips preliminares e poderem estar ainda com problemas na logica acima destas percentagem de velocidade.

O certo é que estes dados vem claramente dar a perceber que o GPU da PS5 não terá problemas de aquecimento, pois ele estará concebido para poder ir aos 2,5 Ghz. E sabe-se também que não houve qualquer tentativa de resposta da Sony às performances da Microsoft. O seu chip sempre foi pensado para ser assim!

Numa outra nota, eis outro dado revelado:

Navi 22 uses 16 GT/s GDDR6 with a bus width of 192-bit for a bandwidth of 384 GiB/s.



Basicamente a Navi 22 lidará com uma largura de banda inferior à da PS5, à partida não contando com os cache Scrubbers que ainda otimizam o uso da largura de banda, o que responde à questão sobre se a largura de banda da PS5 será suficiente. E sim… perante isto, é mais do que suficiente!

 



5 5 votes
Avalie o nosso artigo
88 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
bruno
bruno
26 dias atrás

Estes dados levantam mais questoes que aquelas que responde.

Supostamente, a Big Navi e 240W e a Navi 22 e 170W.

Nesse caso, alguem me consegue explicar porque e que a PS5 e a maior consola jamais construida quando o seu APU e ainda menor que o da PS4?

E porque e que estamos perante cooling dos dois lados do PCB (baseado na patente) e no design da consola.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  bruno
25 dias atrás

E ainda mais Bruno
Se for verdade a patente do resfriamento por metal líquido

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 dias atrás

O mesmo da Pro…. logo ainda menos se explica.

marcio
marcio
Responder a  bruno
25 dias atrás

Acho que tenha a ver com melhor circulação de ar, para diminuir o volume da ventoinha

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
25 dias atrás

Uma caixa maior, dá maior espaço para circulação de ar e invariavelmente mais ventoinhas em velocidades constantes e menores, diminuindo ruído. É meio óbvio na verdade.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
25 dias atrás

Mais ventoinhas nao e uma boa politica no desenho de uma consola. E a caixa maior nao so tem potencial para prejudicar vendas, como tem custos acrescido.

Logo, nao e nada obvio. Este chip nao justifica uma caixa tao grande.. pelo menos ao que parece. Ele sera o mesmo gpu da 5700xt que usa blower. Em tamanho, e menor que o da PS4 original. Que era do tamanho da PS3 slim. E falamos de uma consola que ultrapassa a PS3 fat em tamanho. E a PS3 fat tinha cpu e gpu discretos.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
25 dias atrás

Tá bom, cara. A Sony não sabe nada. Eles fizeram uma caixa enorme sem necessidade e um sistema super integrado esquenta igual um PC.

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
25 dias atrás

Palavras tuas, não minhas.

Rui
Rui
Responder a  bruno
25 dias atrás

É realmente um mistério o tamanho da ps5, a xbox one fat ainda vinha com aquele trauma em cima do RROD e dai uma caixa enorme e bem arejada.

É que a Series X tem um sistema de board em paralelo mas mesmo que pegassemos na board e a pusemos alinhada num único bloco como sempre foi a ps5 ainda assim seria bastante maior.

Só o teardown vai responder.

bruno
bruno
Responder a  Rui
25 dias atrás

Pior fica se tu olhares para a posição da drive e das ligações usb e hdmi na traseira da consola. Depois olha para a motherboard da PS4 ou Xbox ONE.

Na ps5 a Motherboard parece ir desde o fundo ao topo da consola. É enorme.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  bruno
25 dias atrás

bruno estava pensando aqui será que esse tamanho todo não seria para a cpu e a gpu ficarem meio que isoladas na placa por causa do calor gerado? digo para não afetar outros componentes mais sensíveis?

Hiago
Hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 dias atrás

Em falar nisso, sobre retro por hardware, esses dias fiquei pensando que provavelmente a Sony precisa de um hardware de PS3 nos servidores para executar os jogos dessa plataforma na PSnow. Então entre meus devaneios imaginei um cenário em que a sony poderia ter um servidor com o hardware de PS5 e anexado a esse chip a RSX e o Cell e seria interessante também a Emotion Engine. Eu pensando aqui, quais empecilhos que um suposto hardware assim teria para ser comercialmente viável? Já imaginou em uma realidade utópico haha que a sony poderia vender uma versão de PS5 premium, com retrocompatibilidade por hardware com outros consoles? Ela poderia ter 3 versões, o PS5 all digital $399 PS5 com leitor $499 e PS5 retrocompativel sei lá, por $699. Sério, seria um sonho, eu juntaria todas as minhas finanças e investiria nessa versão com certeza.

Hiago
Hiago
Responder a  Hiago
25 dias atrás

Essa versão de PS5 poderia vir com a cor branca PSone e a logo Playstation como a edição de 20 anos do PS4. Os fãs de longa data ficariam muito felizes com essa versão e seria uma forma de contornar a questão de deixar a fabricação mais cara como era no primeiro modelo de PS3 BC. As pessoas que não ligam para retrô poderiam adquirir a versão sem hardware dos outros Playstation e quem é mais entusiasta pagava essa versão, poderia até ter mais um plus, com a inclusão de um SSD de 2tb. Eu acho que venderia muito sim.

Hiago
Hiago
Responder a  Hiago
25 dias atrás

Digo que venderia muito porque seria um produto muito mais atrativo que um PSone mini ou SNES mini para entusiastas de retrogame e com um SSD de 2tb poderia atrair quem buscasse mais armazenamento. Mesmo que fosse um produto mais caro compensaria pelo valor agregado.

Deto
Deto
Responder a  bruno
25 dias atrás

também estou curioso.

sabe q eu ainda não acredito na historia de 80 CUs?

inclusive levando em consideração o que o Mario já falou aqui que depois de 64 CUs os ganhos são muito baixos.

sabe o que eu andei pensando?

e se a AMD mandou “80CUs RDNA2” para quem monta placa, AIB, como parâmetro para consumo e dissipação de calor e todo o resto onde pode haver vazamentos? Mas na verdade 40 CUs RDNA2 rendem mais ou menos o mesmo que 80 CUs RDNA1 em desempenho e em consumo/dissipação?

isso explicaria pq o PS5 com 36CUs tem tanto cooler.

so que no SX iria ficar meio complicado… sera que pq o SX usa clock super “baixo” para RDNA2 e por isso dissipa menos calor que o PS5?

E se a BIG navi for uma GPU de 52CUs com 2.2Ghz de clock?

Não ia ser tão estranho assim, afinal console em média usa GPU MID-HIGH, se a RDNA2 top for 80 CUs e o MID for 40CUs 2.5ghz 13TF acho que ai os consoles seriam LOW-MID então de GPU.

PS5 seria uma GPU 6700 da AMD com clock de 2.23ghz versus 2.5GHz no PC, corte de ~10% no clock

SX seria uma 6800 com corte de 35% do clock

big navi não é 80CUs 2.2GHz, é 54CUs 2.5GHz e essa seria a 6800XT, com 6800 52CUs 2.2ghz.

6700 36CUs 2.2ghz
6700XT 40 CUs 2.5ghz
6800 52 CUs 2.2ghz
6800XT 54 CUs 2.5GHz

Ainda sobraria 6900 com 60CUs e 6900XT com 64 CUs, uma com 2.2ghz e outra com 2.5ghz.

Bom, no fim essa minha teoria só tem sustentação nisso que vc falou sobre o Calor gerado no PS5 e o fato que eu gostaria que PS5 e SX fossem MID-TOP e não LOW-MID como está parecendo por esse vazamento.

Daniel
Daniel
Responder a  Deto
25 dias atrás

Essa série RX 6000 aparenta ser bem parrudinha. Há leakers que dizem que a big Navi alcançará a série 80 da Ampere (o que já é bom pois a rx 5000 ficou a par da série 70 da Turing); quanto ao Ray Tracing, se não ao nível da Nvidia, deverá ser bem difundido e optimizado por conta do Xbox e Ps5 utilizarem a mesma tecnologia. Uma coisa que aparenta é que essas gpus “ainda” utilizarão gddr6 padrão, e por isso, num curto período com memórias gddr6x (20gb.s vs 14 ou 16 gb.s) poderão ir além, com um refresh.

bruno
bruno
Responder a  Daniel
25 dias atrás

Nao acredito nisso…. mas espero estar enganado.

Na RDNA1 a AMD apenas conseguiu emparelhar com a Turing. Veremos.

Daniel
Daniel
Responder a  bruno
25 dias atrás

O poder computacional bruto (TF) da Turing frente a RDNA 1 é bem próximo, só que Turing frente a Ampere há uma perda, vide rtx 2080ti (13TF) está bem próxima da rtx 3070 (20TF). Eu sei que arquitetura é muito mais que TF, é tecnologia, arquitetura, concepção diferentes, só que a AMD é clara em dizer que a rdn2.0 terá um ganho de arquitetura. Com toda minha limitação de conhecimento em tecnologia, ainda assim fica meio ilógico que caso a AMD venha com uma gpu de 22TF, esta fique a par com a 3070 (20TF), EM DESEMPENHO BRUTO, SEM RAYTRACING, pois aqui há uma incógnita. Mas como eu falei, anteriormente, mesmo que o Ray Tracing AMD seja de menor qualidade, ele será mais amigável e poderá ser a concepção base da nova geração, visto que tanto o PS5 quanto o Xbox Series utilizam a arquitetura.

Daniel
Daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 dias atrás

Você sintetizou com poucas palavras o que eu não consegui tentar explicar Mário kkkkk.
É justamente isso; caso a Big Nave seja 80Cu e 2Ghz + (há bons indícios que assim seja), será uma placa de 20TF para mais, sendo superior a RTX 3070, alcançando um patamar próximo ou + da RTX 3080( há um gap enorme entre as séries 70 e 80 atuais).
Discordo de você sobre a Amd não precisar de 22TF para bater de frente com a Amprere; ela precisa sim kkkkk.
Pois pela falta de concorrência nos últimos anos a Nvidia subiu absurdamente o preço das suas placas, só observar ali na passagem das Pascoal para as Turing, que para muitos foi injustificável. Veja que a 1080Ti teve preço de $699, ao passo que a RTX 2080Ti foi de $1199,90 no lançamento; um absurdo, e mais absurdo ainda é achar que $699 é um excelente preço pela rtx 3080 de 10GB, como vejo alguns comentarem em fóruns. A Nvidia tem muita margem nessas placas (opinião pessoal, e baseado no que leakers dizem que o lucro das high ends são bem maiores ), e o sucesso da AMD pode quem sabe, tirar $50 já no mês que vem, por exemplo.

Fernando Medeiros
Fernando Medeiros
Responder a  Daniel
24 dias atrás

Existe uma particularidade quando se coloca código antigo em uma nova arquitetura que supostamente não tem gargalos, é que muitas vezes o software não é otimizado para distribuir a carga adequadamente e uma boa parte do novo hardware é subutilizado. Isso pode levar a percepção de ineficiência, mas é a aplicação em execução que pode ter atingido seus limites. No caso das GPUs de PCs onde o driver faz a interface entre o sistema operacional, a API e o hardware, é necessário otimização. Se você apenas pegar código antigo e lança em hardware mais poderoso, os resultados tendem a ser abaixo do esperado. Quer um exemplo fácil de compreender?
Retrocompatibilidade do Xbox. Muitos jogos criados em motores escaláveis tem aumento gratuito de desempenho, muitas vezes saindo até de 30 pra 60fps, sem qualquer correção ou interação do dev, mas o desempenho dificilmente é sustentado, pq é so força bruta, nenhuma otimização do software em relação ao hardware.
Não leve em consideração os benchmarks iniciais da Ampere, com o passar do tempo, deve ser um estrondo perante a concorrência. O mercado que a AMD luta agora é o de baixa e média gama. Eles irão brigar até a RTX3070, a 3080 e a 3090 não terão rivais no mercado, mas também são de nível entusiasta. Os jogos serão criados em torno do conjunto de recursos das GPUs destinadas à faixa de 1080p, que muitas vezes são GPUs que dão conta de 1440p também. Hoje é a RX5500XT da AMD, e a GTX1660 da Nvidia. Não sei como a NVidia vai atender o mercado com a ampere, mas a RDNA2 deve ter uma GPU de entrada pra substituir a RX5500, e talvez a nvidia tenha uma versão ampere de entrada, com capacidade minima de RT, ou uma Turing rebatizada. Essas GPUs 3080, 3090, não farão nada além de bater recordes de resolução e frame rate.

bruno
bruno
Responder a  Deto
25 dias atrás

O problema do argumento da lei Ahmdal e que ela valida… para uma determinada arquitetura e pelo que li, e valida para codigo nao optimizado = codigo PC, onde ninguem pode controlar scheduling dada a variedade clocks, nucloes e memoria.

Os ganhos serao definidos pela capacidade da arquitetura em distribuir tarefas. Na GCN o limite estava nas 64 CUs (e mesmo para essas ja havia problemas…) na Fury e vega e r9 295×2.

Com uma nova arquitetura, nao se pode supor nada. E a RDNA e uma nova arquitetura, com capacidade e hardware especializado para mais que os gpus anteriores (Ray tracing, primitive shaders).

So o RT, que ao que parece e implementado ao nivel da compute unit utilizando uma unidade TMU, geralmente requer a renderizacao da cena de forma individual e depois a dusao dos efeitos. E so isto… poderia justificar a duplicacao do hardware.

Hiago
Hiago
25 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Desculpe a minha ignorância, mas o que significa exatamente ‘quebrar a lógica”?

By-mission
By-mission
Responder a  Hiago
25 dias atrás

Em computação os cálculos devem ser ordenados pelo controlador.
Simplificando, imagine uma CPU ou uma GPU como uma sala com 50 alunos, eles juntos irão fazer uma conta, todos devem somar +2, e no último aluno vc terá um total 100.
Agora se aumentar a velocidade que os alunos fazem esta conta (clock), chegara um momento em que um aluno não terá o resultado do anterior, e por consequência o resultado estará errado.
Isso é a lógica em computação, os componentes tem que ter tempo para fazer os cálculos pois dependem dos resultados de outros componentes, se não fosse isso já terias CPUs com clock de 10Ghz.

Hiago
Hiago
Responder a  By-mission
25 dias atrás

Interessante, se por acaso o PS5 trabalhasse com a CPU em 3.7ghz a GPU não conseguiria alcançar os 2.5? Como não conheço esses detalhes, posso estar dizendo bobagem, mas penso que seria muito interessante, pelo menos teria uma distância bem menor em relação ao XSX e com um sistema de I/o mais eficiente a Sony poderia colocar o PS5 acima do XSX.

By-mission
By-mission
Responder a  Hiago
25 dias atrás

@Hiago eu não sei quantos anos vc tem…(pah só estou supondo que és um adulto)… Então numa analogia a um carro:

Um motor 1.4 turbo 140cv é um excelente motor…
Mas um motor 2.0 150cv é melhor!

O que tens de entender é que Sony não tem de acompanhar a Microsoft.
A Séries X é mais potente, e pronto.

Fernando Molina
Fernando Molina
25 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Muito legal ler esse artigo, tranquiliza os fãs e quem vai comprar no lançamento, torço muito pra que nenhum console tenha problemas, seja só diversão pra todos

Deto
Deto
25 dias atrás

talvez PS5 seja 2.2ghz e não 2.5ghz pq é uma APU.

bruno
bruno
Responder a  Deto
25 dias atrás

As consolas tem geralmente clock menor que o GPU presente no mercado, nao so por ser APU mas pelos outros componentes da caixa fechada.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 dias atrás

Soc com APU? Soc com CPU mais gpu? O complexo IO foi feito a 7ou a 12 nm?

Muitas questões no ar..

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 dias atrás

vc fala SOC pq os antigos rumores(aqueles iniciais) apontavam que o PS5 teria GPU e CPU separadas?

bruno
bruno
Responder a  Livio
25 dias atrás

E porque o mark cerny na conferencia de maio nao se refere nunca a APU, mas a SoC.

marcio
marcio
Responder a  bruno
25 dias atrás

Bruno qual a diferencia de SoC para APU ?

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 dias atrás

SOC – System on chip.
APU – unidade de processamento acelerada

Pelo nome, APU é apenas uma CPU com GPU ou outro componente integrado dedicado a acelerar algo.

SoC seria um sistema inteiro em um chip.

Suponho que deveremos ter muito mais componentes integrados no PS5.

Controladores USB, Ethernet, o IO… Provavelmente deve estar todos integrados.

Que eu lembro no PS4 tem chip separado para USB e Ethernet por exemplo.

Acho q é essa a diferença.

Livio
Livio
Responder a  Deto
25 dias atrás

Isso é ruim, se der um problema com controlador de rede a solução é a troca da placa inteira.

No PS4 há 3 componentes com ID “casado” entre eles, se fosse necessário trocar a APU terias que trocar os outros 2 componentes.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
25 dias atrás

É ruim de um lado e ótimo do outro. Então não é só ruim… Se visarmos apenas desempenho, quanto mais integração melhor.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
25 dias atrás

Aí me vem a cabeça o que Cherno disse quando assistiu a apresentação de unreal 5 no ps5: Quero ver como é isso, como eles conseguiram… Não é só velocidade, os componentes tem que estar muitos próximos para isso ser possível. Então, ao que tudo indica, o ps5 foi construído pensando em integração máxima de componentes e eliminação de gargalos visando desempenho acima da folha de especificações.
Lembro que o Cerny lá em 2013 se referiu ao PS4 como um PC otimizado, agora as coisas vão além.

nETTo
nETTo
Responder a  Sparrow81
24 dias atrás

Falando no Cherno, ontem eu assisti os 3 Reacts dele da apresentação do PS5, o “Road to PS5”. Bem, eu lembro que na época a ouve muitas criticas, muito por não terem entendido nada do que Cerny explicava. Mas ver um Dev reagindo às aquilo é um negócio totalmente oposto, ele praticamente ficou fascinado com a tecnologia posta no console, e por este motivo que o PS5 tem tantos elogios de devs, o trabalho da Equipe de Cerny visa apenas o desenvolvedor, tudo partiu das conversas dele com uma grande quantidade de devs.

Agora, uma coisa que o user Shinn falou a algum tempo já, começa a ganhar força, não sei se afinal ele está 100% correto, mas já temos alguns jogos exclusivos do PS5 não segurando a resolução 4K nativo, de modo que e devido a frequência variável eu começo a acreditar que isso será uma realidade pro console, a mim isso não vai desabonar em nada o mesmo, até porque diferenciar 2K de 4K apenas no olho é um negócio muito difícil.

Eu prefiro que a Sony opte por colocar as resoluções a 1440p com 60fps e Raytracing do que 4K nativo a 30fps.

Daniel Torres
Daniel Torres
25 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu vou esperar para ver como a questão da térmica do Ps5 se sai, pois ainda tenho uma pulga atrás da orelha e quanto ao que falaram nos comentários, não não é óbvio a caixa da Ps5 ser desse tamanho todo apenas para resfriamento por causa de “mais espaço”.

Quanto a AMD ter esses valores tão altos de clock nas placas, ai eu ja não confio nenhum pouco e arrisco a dizer que vai dar problemas visto o meu histórico com placas dessa empresa: 1- Um notebook que comprei com uma placa simples que eu não usava para jogo, queimou a placa de vídeo AMD, o engraçado é que o note ligava na placa intel grafics, mas a outra queimou
2- RX 370 queimou e eu não fazia overclock ou rodava jogos pesados
3- Rx 280 de um amigo meu muito próximo também queimou depois de pouco tempo de uso
Diante disto nunca mais comprei nenhuma placa da AMD ou recomendei para alguém comprar, por isso tenho minhas dúvidas de como fica a térmica dessas placas e sobre o sistema do Ps5 para resfriar.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
25 dias atrás

Como não é óbvio? Isso é física pura. O ps5 é um pouco maior que o PS3 FAT, isso não tem nada de colossal no tamanho como muitos dizem… Uma caixa maior circula mais ar, você coloca mais ventoinhas em velocidades menores e não uma ventoinha grande em velocidade maior. Na verdade faz total sentido, já que estamos falando de um console clássico, onde as coisas estão muito mais integradas e obviamente esquentam mais.
Se a caixa do ps5 fosse pequena, vocês também estariam “preocupados” como pode um clock tão alto com dimensões de caixa tão reduzido, como conseguiram isso, etc!

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
25 dias atrás

Não é óbvio, você sabe me dizer como funciona o sistema do Ps5? Quantas ventoinhas tem nele? Você sabe me dizer também como funciona o Air Flow do console? Realmente dissipação de calor é física pura, mas ninguém sabe dizer o que tem dentro do Ps5 para resfriar e ter uma patente não que dizer que esta sendo utilizado no console tem até rumores que apontam que estão utilizando metal líquido, mas ai eu pergunto sem o teardown como é obvio?

E sim eu acho enorme um console maior que o Ps3 fat que já era pelo menos para mim gigantesco, mas isso nunca fez eu não comprar o console. Outra coisa se vocẽ perceber eu separei meu comentário entre Ps5 e placas AMD, pois o PS5 é de responsabilidade da Sony e nela eu tenho mais confiança já na AMD bem depois disso que falei não confio mais na empresa.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
25 dias atrás

Quantas ventoinhas não sei… Mas pela patente uma não é. No mais, é óbvio que um sistema com caixa maior circula mais ar e resfria melhor que uma caixa menor… Ou não?
Também é óbvio que mais ventoinhas em velocidades menores fazem menos ruído e mais eficientes que uma só! Não também?

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
25 dias atrás

Sparrow nem sempre uma caixa maior é melhor pois se o ar quente não tiver para onde ir ou o que pode acontecer e se não me falha a memória uma consola já sofreu com isso é a criação de bolhas de ar quente que é também prejudicial.

Sim é verdade mais ventoinhas em baixa velocidade é melhor e faz menos ruído que só uma, mas o sistema de dissipação não funciona só por ela.

E você esta supondo de novo, o que tem dentro do console e ninguém até este momento sabe dizer o que tem lá e como funciona por esse motivo nada é óbvio, pelo menos até termos o teardown que segundo rumores vai ser a partir do dia 4.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
25 dias atrás

Olha as saídas de ar do console… Eles focaram com força no sistema de dissipação. Até o Cerny deixou isso claro… Você acha mesmo que o tamanho não tem a ver com o sistema de dissipação e foi apenas uma escolha estética ou, sei lá, tem um PS4 pro dentro pra fazer a retro? Eu hein
… Haahhaahahahaha

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
25 dias atrás

Ninguém está falando o contrário, sim eles focaram com força no sistema de refrigeração, mas ninguém sabe dizer o que tem lá dentro ou se o sistema de refrigeração lida com efetividade.

Já pensou um pro e um ps3 fat para garantir a retro total? Seria incrível hehehe (desculpa não resisti de fazer essa brincadeira)

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
25 dias atrás

Vai que tem todos os playstations anteriores dentro. Hahaahahah

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
25 dias atrás

Tu tens noção que a ventoinha sozinha ,por si pouco faz…. correto? A ventoinha apenas aspira ar fresco. Ja por isso te disse que o numero nao interessa dado que tens diferentes dimensoes, lâminas diferentes em número tamanho e design com diferentes modos de operação…

Tens noção também que a PS3 continha cpu e gpu discretos, correto?

O que te interessa para além disso é o sistema de dissipação… o numero de placas, tamanho, vapor chamber ou não, etc..

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  bruno
25 dias atrás

É óbvio que o sistema de dissipação de calor não é só ventoinha, não disse isso. O tamanho do console é porque tem um PS4 pro dentro para fazer a retro! Entendeu? Não tem em nada a ver com dissipar o calor de um sistema super integrado que gera calor maior que no ambiente Pc. 🙄

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
22 dias atrás

Entao porque estas tao preocupado com ventoinhas? 🙄

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 dias atrás

No meu caso em minha casa posso abrir as duas portas para ver se consigo colocar ele dentro hehehe já no meu quarto acho que terei que cortar uma das paredes hehehe

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 dias atrás

Eu já tenho o spot para ela 😉

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
25 dias atrás

Mário eu sempre tive o cuidado de ver se minha fonte aguentava a placa de vídeo e em relação a temperatura sempre foi minha preocupação, pois onde eu moro uma temperatura mais “agradável” é em torno de 32 graus ao meio dia as temperaturas chegam a 38 ou ate mesmo 40 graus.

Quanto as placas ela geralmente operam em idle 40 graus e jogando em 75 o máximo que já vi foi 85 graus.

E em ralação a a meu gabinete ele é bem arejado contando com 2 coolers para tirar o ar quente e 2 colocando ar frio para dentro.

Livio
Livio
Responder a  Daniel Torres
25 dias atrás

nos meus desktops foi diferente, tudo que tinha nVidia apresentou problemas com gráfica, quando usei ATI e agora AMD não tenho passado por problemas

Sparrow81
Sparrow81
25 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Uma coisa que tô bem tranquilo quanto ao ps5 é no sistema de arrefecimento… O tamanho das saídas de ar, o tamanho do console e toda ênfase que o Cerny deu na apresentação, não são a toa. Os caras gastaram muito tempo e dinheiro para manter o sistema em temperaturas adequadas e conseguir se manter no clock.

Agora, se alguns acham que o tamanho não é para permitir uma melhor dissipação de calor e tem um PS4 pro dentro do ps5 fazendo a retro, beleza, né?

bruno
bruno
Responder a  Sparrow81
22 dias atrás

Absolutamente ninguem disse isso. A unica pessoa que o disse foste tu. So nos questionamos porque uma consola tao grande para um chip tao pequeno.🙄

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Boa dissipacao de ar para um chip tao pequeno? Criaram uma caixa daquele tamanho para refrigerar um chip ainda mais pequeno que o da PS4? Foi preciso dupla ventilacao quando o gpu do mercado tem uma ventoinha apenas?

Daniel
Daniel
25 dias atrás

Aos amantes de playstation e rumores, uma Big Nave (80 CUs) poderá sintetizar mais ou menos onde um eventual PS5 Pro (com seus 72CUs, caso exista) poderá chegar, ainda mais com o 5nm (no roadmap da AMD) para 2021/2022 facilitando a possibilidade no futuro. A questão é; o preço poderá ser $599 e pior que isso; imaginem o tamanho da criança, sendo que o PS5 é gigante.

Shin
Shin
25 dias atrás

PS5 e XSX são semipersonalizados a partir de Renoir e a AMD já tinha anunciado 75% de eficiência em poder e 25% para a GPU Vega devido a melhorias no Infinite Fabric.

O clock do XSX é devido o limite do die veja por exemplo que 4800U tem 9,8bi transitores e 150mm^2 o XSX tem 15,6bi em 360mm^2. Exatamente +60% size +60% transitores. Então o aumento de poder é absorvido pelo número extra de microtransitores enquanto o chip menor do PS5 põe, 25% para transitores, 25% Power.

E o PS5 é grande pois usa placa única como o PS5 sendo que agora tem mais chips de memória com o SSD. A Microsoft quebrou a placa em duas partes para ocupar menos espaço. Sony não fez pois agregaria custo e complexidade extra.

Isso me lembra da Sega no Mega Drive que construiu uma placa enorme para o Megadrive e dividiu ela, gerou custo e acabou vendendo a segunda parte como Mega CD. É o mesmo com XSX ao passar a controladora para outra placa o custo extra está sendo absorvido com unidades removíveis.

By-mission
By-mission
Responder a  Shin
25 dias atrás

Algumas fotos da PS5 do Neogaf:comment image

Livio
Livio
Responder a  By-mission
25 dias atrás

Essa imagem é de um PS4 Pro

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  By-mission
24 dias atrás

Esta rodando algumas imagens ditas vazadas do tamanho do Ps5 ao lado do Series X e o negócio é gigantesco, outra imagem que publicaram mostra que o Ps5 tem na realidade 665 gb com o sistema instalado.
Infelizmente não consegui colocar o link das imagens pois postaram em um grupo do face.

By-mission
By-mission
Responder a  By-mission
25 dias atrás

comment image

andrio
andrio
Responder a  By-mission
25 dias atrás

Como a Sony vacila hein…. Já poderia ter feito o tearsdown, mas vai acabar vazando tudo pra depois fazer 🤦

bruno
bruno
Responder a  Shin
22 dias atrás

Ate poderia ser, Shin, mas placa unica tiveste em todas as consolas ate agora excepto a XsX.

Alem disso, a XsX tem tanto o APU como o SSD integrado na mesma placa. Na outra, tem um chip secundario sem dissipador.

Que a motherboard e grande isso ja sabemos… mas a PS5 nao contem nada que a PS4 nao contenha… com base no que foi anunciado. A filosofia de design sera a mesma… tanto quanto sabemos.

A Unica razao para uma motherboard tao grande, consierando ate que poderemos estar com menos Chips para RAM e considerando o tamanho do SSD na Series X, e um SoC grande, ou varios SoCs separados..

Nao faz sentido ter um chip de 300 mm2, que corre a velocidade que uma placa com dissipacao por ar conseguiu atingir, sem beneficios de arquitetura precise de imenso esforco na dissipacao… Isto quando sabemos que a equivalente PC ainda vai mais longe na velocidade e nao precisa de dissipacao especial.

Algo esta dentro da PS5, algo que nao sabemos.

Gustavo Hipolito
Gustavo Hipolito
25 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Quando vejo as notícias sobre o PS5, principalmente sobre as frequências que o console trabalha, e vejo pessoas duvidarem que a engenharia não é capaz de desenvolver um sistema de arrefecimento dimensionado para o console, eu creio que as pessoas não lembram o que ocorreu na 7ª geração de consoles, Sony e Microsoft são responsáveis pelo o que eu creio seja o maior Recall de um produto eletrônico de massa. Microsoft perdeu milhões Sony tbm, as 3 luzes vermelhas (Xbox360)e a luz amarela (PS3), ensinaram duras lições há essas companhias. Creio que a Sony não iria cometer o erro de repetir aquilo de novo, principalmente a Microsoft.

bruno
bruno
Responder a  Gustavo Hipolito
22 dias atrás

Com a suposta velocidade da Big Navi ser 2.2 Ghz e da equivalente a PS5 nos 2.5 Ghz, a velocidade anunciada sobretudo com o sistema anunciado nao deve criar problemas.

O que parece e que o sistema de dissipacao e um pouco overkill para o chip que e.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

A ventoinha tripla e so para a big navi. A RX 5700 tinha um design semelhante ao da consola e conseguia chegar aos 2000 mhz sem esforco.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Cada fabricante toma a sua propria decisao de design…

Mas nao te esquecas que a versao oficial da AMD e esta:
comment image

E este sistema e muito semelhante ao das consolas…

So digo que a Sony tinha imensas estrategias, desde vapor chamber a ventoinhas maiores e mais silenciosas… e no entanto fez sacrificios no design e no tamanho?

Recordo apenas o design do devkit e a forma como resolveram a dissipacao…

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
22 dias atrás

Uma coisa e aquecer, outra fazer barulho… o problema da PS4 Pro foi o barulho, nao o aquecer (estao relacionados, mas se olhares para a XO e a XsX sabes que se pode resolver um)… se tu estas correto sacrificaram design numa solucao overkill..

error: Conteúdo protegido