Divisão de smartphones da Sony poderá estar condenada

Apesar de a divisão ter mostrado crescimento até à bem poucos anos, subitamente as vendas caíram a pique.

A divisao de smartphones da Sony está em sérios problemas. Apesar de Kaz Hirai e Kenichiro Yoshida (futuro CEO) terem virado a mesa, os últimos 3 anos da divisão de smartphones mostraram as vendas a cair a pique, ao ponto de os valores apresentados começarem a ser preocupantes.

Eis as vendas de Smartphones, registados pela divisão:

O gráfico mostra vendas de smartphones em milhões, e o ano de 2017 não estava ainda completo na altura da realização do gráfico. Mas como se pode ver, as vendas estão a decair! 10.0 milhões de smartphones vendidos num ano não é que seja exactamente mau, mas o certo é que comparado com o que outros fazem é pouco, muito pouco, mas pior que tudo é a tendência de descida que se tem vindo a verificar e que será difícil contrariar, não justificando a aposta em pesquisa e desenvolvimento de novos telefones.



A que se deve esta queda?

Bem, naturalmente não somos ninguém para estar aqui a mandar palpites, mas h+a situações que saltam à vista de todos como erros e/ou falhar. Vamos citar algumas:

Uma das grandes falhas da Sony é o Marketing. Os seus telefones são bons, mas são pouco publicitados e, pior ainda, a Sony não possui acordos de parcerias com operadores que permitam a venda do telefone a preços mais apetecíveis.

Falar em telefones bons nos dias que correm é algo um pouco subjectivo. Com excepção de alguns telefones de baixo custo, todos eles são bons, e isso cria um grande entrave nas vendas. Mais do que qualidade é necessário o telefone ser falado, e nesse aspecto a Sony não tem sabido promover o produto que tem. Dar a conhecer o mesmo, criar algo que o destaque, e publicitar! Sem esta situação a empresa está condenada, e aqui a Sony tem falhado.

Basicamente os telefones da Sony são apenas mais um no mercado. E nem sequer são dos mais conhecidos! Fala-se mais depressa de outras marcas, algumas até pouco conhecidas, do que de Sony. Creio aliás que nas inúmeras recomendações de telefones que já dei a pessoas conhecidas, o nome Sony nunca foi sequer mencionado! Pura e simplesmente os seus smartphones são vistos como… mais um! E curiosamente, nas grandes superfícies estes telefones não estão presentes, ou não estão destacados ao ponto de serem olhados com mais atenção.

Dar uma solução ao problema de imagem dos smartphones Sony é algo complexo, e sinceramente nem sabemos se será algo que terá solução a curto prazo. Mas o certo é que caso nada seja feito… esta divisão da Sony acabará como outras já acabaram… vendida!