Do top 5 das consolas mais vendidas, a Sony criou 4 delas.

As consolas possuem já 8 gerações em cima, com a Sony a ter participado em 4 delas, a Nintendo em 6, e a Microsoft em 3. Ignorando as consolas portáteis, a Sony venceu 3 gerações, a Nintendo venceu também 3, e a Microsoft nunca venceu. Mas a nível do top 5 das consolas de mesa mais vendidas, o cenário é dominado pela Sony.

As consolas já possuem 8 gerações. Mas atualmente há apenas 3 players em jogo, a Sony, a Microsoft e a Nintendo.

Em 6 gerações que a Nintendo esteve presente, ela venceu 3. 50%

A Sony esteve presente em 4 gerações, tendo igualmente vencido 3. – 75%

Já a Microsoft está presente há 3 gerações, sem nunca ter vencido qualquer uma delas. – 0%



Actualmente o top 5 das consolas de mesa mais vendidas é:

  1. Sony  Playstation 2 – 157.68 milhões
  2. Sony Playstation 4 – 102.8 milhões
  3. Sony Playstation – 102.5 milhões
  4. Nintendo Wii -101.63 milhões
  5. Sony Playstation 3 – 87.41 milhões

Este é o dado mais significativo. A Sony produzir até agora 4 consolas, e todas elas se encontram no top 5 das mais vendidas. Diga-se aliás que se aumentarmos isto para o Top 10, a Sony com as suas 4 consolas vendeu mais unidades do que as restantes 6 consolas restantes todas somadas.

Estes valores basicamente arrumam para canto todo e qualquer argumento de que a Playstation apenas tem vende pelo nome. Se tal fosse realmente verdade, não se explicaria a PS e a PS2 no top das duas consolas mais vendidas, a queda da PS3, e acima de tudo o ressurgimento da PS4.

Na realidade o que se passa aqui é que a Sony sempre mostrou consistência, qualidade e acima de tudo um suporte que se verifica a nível global. Não é qualquer um que se estabelece de forma tão forte no Médio Oriente e na Europa Continental.

Foi esta afirmação da marca pelo mundo que permitiu à Sony aguentar-se com a PS3 contra uma XBox 360, com tão má recepção da consola em território Norte Americano e mostrou forte declínio no seu território natal, o Japonês. E foi exactamente a falta dela, acima de tudo exactamente nos pontos acima referidos de consistência, suporte e qualidade no suporte, que levou a que a Microsoft caísse quando a Xbox One falhou no seu território natal, o Norte Americano.

Eis as restantes consolas do TOP 10 das consolas de mesa.

Microsoft Xbox 360 – >84 milhões
Nintendo Entertainment System – 61.91 milhões
Super Nintendo Entertainment System – 49.1 milhões
Nintendo Switch (Hibrida) – 41,67 milhões
Microsoft Xbox One – 44.47 milhões (valores estimados)

Nota: Para este artigo utilizamos como base os valores do VGChartz, mas actualizamos alguns dos seus valores com dados actuais fornecidos pela Sony e Nintendo relativos à Playstation, Playstation 4 e Switch.

Artigo inspirado num original da PushSquare



6
Deixe um comentário

avatar
3 Comment threads
3 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
5 Comment authors
brunonETToMário Armão FerreiraRuiCarlos Zidane Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

O PS3 é o mais críticado dessa história de sucesso da Sony e justamente é o meu preferido de longe.

Por outro lado, o PS2 que é o único Playstation que eu não gosto é o lider de vendas.
Quando o comprei eu jogava no computador, então na mesma semana da compra já o dei de presente pro meu irmão.

PS1 foi um xodózinho, eu ficava com os dedos todos estourados de tanto jogar, foi um ótimo tempo.

PS4 segue com conteúdos excelentes e deverá fechar a geração fortíssimo. TLoU 2 é um desses jogos que eu espero com tanto ânimo como aqueles fãs de Star Wars que saem vestidos de Darth Vader 😅.

nETTo
Visitante
nETTo

O meu preferido é o PS4, um console redondo em todos os sentidos

Rui
Visitante
Rui

A Sony nas consolas é uma história de sucesso em parte e é nas caseiras porque nas portáteis foi dominada sempre desde o pocketstation ao fiasco total da vita.

Agora nas caseiras tem vendido mais é verdade mas quem faz concorrência? A nintendo desde a n64 virou completamente as agulhas e na minha opiniao nao é concorrente, a sega entrou meia defunta com a dreamcast resta a microsoft que nunca verdadeiramente assumiu o projecto xbox como o seu projecto n1.

A sony tem tido sucesso creio que nesta geração nao merecia tanto sucesso, mas tem no tido em parte por duas razões porque a playstation acabou por se tornar a tabua de salvação da própria sony e porque na verdade a microsoft nunca assumiu um confronto total e nao olhar a custos para dominar o sector.

Ou seja pelo mérito, pela forca da necessidade e pela ausência de concorrência feroz tem dominado.

Eu detesto vassalagem as marcas e em portugal sabemos nesta área como funciona a coisa mas nem sempre fui um indefectível da xbox, tenho preferência ok mas tornei me ao longo dos anos mais fiel pelo simples facto deste ajoelhar constante a ps.

A xbox é vital para quem gosta playstation e a maioria dos ajoelhados não consegue perceber isto. Nao lhes cabe na cabeça que uma empresa a dominar é muito mau.

Isto nao é um texto crítico à notícia e a pcmanias tou a falar num espectro alargado da coisa.

Mas enfim sei que sou 5% ou menos numa terra azul (ja agora a cor mais bonita do mundo 😁).

bruno
Visitante
bruno

Caramba que o melão é grande! Vai um comprimido para a azia, Rui?

Tu nao estas a falar num espectro alargado da coisa, estas a vomitar disparates porque mais uma vez o sucesso da PS4 te deixa incomodado. Tao incomodado que vens para aqui escrever tolices e cair no ridiculo.

Quando a PS1 surgiu a Nintendo era uma gigante no mercado. Deixou de o ser porque a PS cresceu imenso e a Nintendo nao conseguiu concorrer ao mesmo nivel. E a Nintendo nao era a unica. Havia, no mercado outra gigante chamada Sega. Queres mesmo vender a ideia de que nao ha merito nenhum nisto?

A MS entao nao tem desculpa nenhuma. Teve todas as chances possiveis para suplantar a Sony no mercado, sobretudo arcaboico financeiro e falhou continuamente por causa da ganacia tao premente que tem. DRM, LIves golds pagos e agora o GamePass. So esquemas e esquemas em vez de entregar jogos para depois ter paspalhos a tentarem vender a ideia de que isto sim e que e um grande servico ao inves de recebermos mais jogos.

Por isso sim. Ao contrario do que o teu orgulho ferido te diz, a Sony merece todo o sucesso que teve.

A Sony na PS2 dominou o mercado e ao contrario de tentar vir com onlines pagos e gamepass da vida entregou e financiou algumas das melhores obras de arte dos videojogos. E a Sony continua a ter sucesso porque continuamente continua a investir nisso, mesmo que nao dando lucro, mesmo que perca no fim.

https://twinfinite.net/2019/02/shuhei-yoshida-sony-japan-studio/

https://www.dualshockers.com/shuhei-yoshida-only-four-out-of-ten-playstation-games-make-money-but-sony-will-always-support-talent/

E por isso que a Sony entregas um titulo apos mais de 9 anos em inferno de desenvolvimento. E um titulo que e o culminar da criatividade de um dos grandes nomes desta industria.

Isto tem merito. Sabes o que nao tem merito?

Cancelar titulos a torto e a direito para vir com gamepasses. Anunciar o remake de um jogo e entregar um remaster mal amanhado.

Atrair pessoas com chamarizes para uma consola para depois cortar o suporte, cortar os jogos, entregar lixo como Crackdown ou State of Decay e ainda tentar vender a ideia de que isso e na realidade muito bom, ao mesmo tempo que inventa esquemas como o DRM ou mais recentemente o GamePass para acabar com um mercado que sempre funcionou bem sem essas tretas e cuja consequencia sera a perda de inovacao, criatividade e variedade.

Portanto fica com a tua azia porque bem a mereces. Porque tu e outros como tu defendem cegamente este lixo que so prejudica a todo.

Que a Sony continue com o sucesso que tem que todos agradeceremos.

nETTo
Visitante
nETTo

Temos a confirmação que o PS3 realmente venceu o X360 mesmo tendo sido lançado 1 ano depois, com todos os problemas do lançamento como preço, falta de jogos interessantes, dificuldades das thirds com o hardware e tals.

Playstation virou segnificado de videogame.