Dolby Vision será um upgrade gratuito na Xbox, mas Dolby atmos nos phones da Microsoft tem de ser pago!

5 2 votes
Avalie o nosso artigo

E como perceberão de seguida, isto é um total e completo absurdo e um contrasenso.

Os produtos da Dolby são proprietários da marca. E isso quer dizer que quem os quiser usar tem de pagar uma royalty. Trata-se de um pagamento único e que permite o uso das caracteristicas.

Nesse sentido, o Dolby Vision requer esse pagamento, e o Dolby Atmos igual.

A questão é que a Microsoft anunciou recentemente que irá libertar as capacidades Dolby Vision da sua consola Xbox, e tal vai ocorrer sem custos para o utilizador. Isso significa que a Xbox já pagou a royalty à Dolby, pelo que o utilizador só tem de usufruir da capacidade na sua Xbox.

No entanto a Xbox vai lançar um headphones wireless, cujo preço será e 99 euros, e que possuem suporte Dolby Atmos. No entanto quem os comprar apenas vai poder usufruir do Dolby Atmos durante 6 meses, pois a Microsoft não pagou a Royalty, pelo que o suporte só existirá durante 6 meses. Após esse período o suporte Dolby Atmos cessará e terá de ser o utilizador a suportar a Royalty de 15 euros, para activar de forma vitalícia o suporte.



E confesso que esta situação me deixou chocado!

Basicamente nem sequer consigo conceber que seja vendido um aparelho que anuncia suporte a uma caracteristica que tem de ser paga à parte pelo utilizador para funcionar. Pagar 99 euros por uns headphones com Dolby Atmos pode ser um bom negócio, mas sem ele, com 15 euros pagos à parte, a coisa já é questionável. Porque iriei eu pagar pelo “hardware” necessário ao Dolby Atmos, se não o posso usar? Não era preferível vender os Headphones a 115 euros, já com o suporte garantido?

Infelizmente a Microsoft rege-se pelos números… 99 é menos que 115 e fica abaixo da barreira psicológica dos 100 euros. Mesmo que seja um produto incompleto, e que requer pagamento adicional!

A meu ver esta situação deveria obrigar legalmente que a embalagem referisse a letras garrafais que o suporte não é uma realidade e que só existe durante 6 meses tendo de ser pago à parte depois.

Ora o mais ridículo desta situação é que a Microsoft faz isto num produto áudio, cujo principal atrativo é esse suporte. Basicamente, quem o comprar, basta ligar à consola e terá direito ao ATMOS.

Já o Dolby Vision, não é assim. A consola pode-o suportar, mas poucos serão os utilizadores com TVs com suporte à tecnologia. E isso cria um contrassenso! A Microsoft paga a royalty por algo que a maior parte dos clientes não irá usar, mas já nos seus Phones, onde o ponto de venda principal é exatamente o suporte Dolby Atmos que a consola suporta, terá de ser o utilizador a pagar a Royalty, ou ficar com uns phones sem ele.



Perante o sucedido, a velha expressão “algo vai mal no reino da Dinamarca”, parece encaixar-se perfeitamente aqui. E se as pessoas alimentam isto, suportando este produto sem se queixarem, rapidamente a moda vai pegar e quando comprarmos alguma coisa vamos ter depois de andar a pagar as royalties que deveria ser o fabricante a pagar para poder anunciar o suporte, em todos os aparelhos do mercado.



5 2 votes
Avalie o nosso artigo
guest
38 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Felipe Horvath
Felipe Horvath
16 dias atrás

Então , Mário , esse assunto é meio complexo , pois não existe phones com “suporte a dolby atmos” , isso é marketing , qualquer phone pode usufruir da tecnologia , assim como o áudio 3d do ps5. O que acontece é que a Microsoft oferece uma opção de áudio espacial proprietária e gratuita chamada windows Sonic. O dolby vision precisava ser implementado pela microsoft , pois exige mais do que apenas comprar o suporte. Os games , caso usem dolby vision , precisam ser desenvolvidos nesse formato , já o o dolby atmos nao , é um pós processamento de áudio , então , você pode escolher entre 3 deles : windows Sonic , dts x e dolby atmos.

Ps : Melhor pagar 15 euros na licença vitalícia do que pagar 70 euros no MLB The Show , enquanto a concorrência joga de forma gratuita. Hahahaha. To inconformado.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

Não sou fanboy não , Mário e se eu for , com certeza é pro lado do Playstation hahaha. Só quis dizer que a tecnologia funciona diferente pra headphones e colunas , tanto que pra colunas o dolby atmos já vem nos Xbox. Tb to dizendo isso pq testei vários phones com várias tecnologias. Testei os seguintes phones :
Hyperx cloud alpha , pulse 3d , superlux hd-681 e Philips shp9500. Entre phones abertos , semi abertos e fechados , todos de uma ótima qualidade , não consegui nenhum resultado muito diferente entre o dolby atmos pra headphone , dts headphone X , windows Sonic e Tempest 3d. Depois da experiência com.todos esses phone e tecnologia , eu posso te dizer tranquilamente que é mais marketing que qualquer outra coisa , infelizmente. Esse headset da Microsoft jamais vai ter a qualidade sonora de um Philips shp9500 e um superlux hd681. Quanto ao assunto do MLB The Show , foi uma brincadeira , não precisava vir com 50 pedras na mão. Falar que muita gente que não compraria agora.vai experimentar tá me cheirando controle de dano. Eu entendo e respeito muito seu conhecimento técnico e por isso sigo o site com tanto afinco , mas eu TB tenho.certo conhecimento. Se eu estou dizendo isso sobre o áudio é pq eu sei que é assim , não tô falando asneira não.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

Se eu não puder falar nada que te contrarie e nem fazer uma brincadeira , me avisa , que assim eu não comento nunca mais.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

Sim , posso ter me expressado mal e tb peço desculpas. Eu estou acostumado com o ecossistema do Xbox , assim como com o da Sony e Nintendo e talvez por isso tenha expressado de uma forma como se todos tb estivessem. O que acontece é que o dolby atmos pra headphone já é um aplicativo existente nós consoles Xbox por muitos anos , desde o lançamento do Xbox one s e com suporte ao Xbox one fat , one s , one x, e séries. Ao longo dos anos , muita gente já comprou a licença , inclusive a licença ao dts headphone X que custa mais caro que o dolby atmos. Sendo assim , acho que a Microsoft decidiu não incluir a licença e não aumentar o preço , pois realmente é algo que muitos jogadores já tem , seria meio irrelevante. Nessa época , pesquisei muito sobre o assunto pq eu queria comprar um phone com o tal “suporte para dolby atmos” e fui levado a ler vários artigos e assistir vários vídeos de profissionais da área dizendo que isso não passa de marketing , pois phones são dois drivers , um de cada lado e isso não muda em phone algum. (Tirando um phone sa asus 7.1 reais que não passa de baboseira , pois não funciona assim com phones ). Então , não existe o que se possa fazer para ter o tal suporte , a não ser pagar a dolby pra colocar isso na caixa (não sei se pagam pra isso). Existe um canal no YouTube chamado Mind the Headphone. O cara explica muito bem isso , mostrando que tudo isso é mito e que o que importa é o processamento que é feito no áudio e não o phone.

Elton
Elton
15 dias atrás

Verificando o site do produto, ele diz que suporta virtual surround sound. Visto isso, fica a critério do usuário qual dos 3 disponíveis utilizar.

Elton
Elton
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

É possível utilizar virtual surround sound com o Windows Sonic que é gratuito como o Tempest 3D no PS5. A diferença é possível comprar a licença do Dolby Atmos e DTS:X no Xbox

Deto
Deto
15 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

O pulse 3D é 99 USD e já vem com aúdio 3D e ainda pela analise do RTINGS tem aúdio melhor.

por isso essa gambiarra da MS… Traumatizou o xbox one mais fraco e mais caro, então ela não queria lançar um Fone mais caro e mais fraco.

e os “6 meses grátis” de Dolby no fone, totalmente ocultados, enganou muita gente… o Linus Tech Tips analisou o fone e nem sabia e foi enganado (ou não falou) pq não citou a DLC do fone na analise.

Eu fico impressionando com o Astroturfing da MS dá resultado, The Verge do Tom “9tf. serie S mais poderoso que PS5” Warren públicou uma reportagem arrotando que o Fone da MS “derrubava microfones” em comparação com o Pulse.

Adivinha se na matéria Cita que tem que comprar DLC do Fone depois de 6 meses?

Começaram a fazer “barulho” desse fone na internet, os astroturfing, e deu um ou dois dias que começaram a divulgar a DLC do Dolby, e os astroturfing sumiram da internet… o topico no Gaf do fone morreu. Claramente foi astroturfing e analise paga do The Verge, pensando que ninguém ia descobrir e depois que descobriram eles resolveram parar de falar de Fone.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Deto
15 dias atrás

É difícil ter q segurar a onda pra poder falar a verdade , mas todo mundo sabe que o Xbox é um agregador de otário. Essa marca consegue ser um ímã da pior espécie de gamer.

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

Concordo , o Xbox 360 foi sensacional. Mário , olha isso , até os caras que trabalharam no desenvolvimento do ps5 perderam a paciência com os caixistas sobre o assunto de machine learning :

Caixistas… https://imgur.com/gallery/c4g4B4C

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

Montar um PC gamer hoje em dia é impossível , estes preços estão muito acima do absurdo. Ainda bem que existem os novos consoles.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

Mário, chegou a ler sobre um possível novo console que a tencent irá lançar, bem similar ao switch, mas com Windows 10. Já foi mostrado até fotos do console! O Ahmad postou!

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

lembre do marketing da Nvidia mirando concorrer com console? liberaram para a DF analisar

todo mundo na internet “nossa Nvidia destruiu o PS5, 30TF por 500 USD”

criou hype nos PCzistas.

agora vc esta vendo os caras do PC ficarem malucos xingando a Nvidia? não.

deu certo…

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Felipe Horvath
15 dias atrás

Cara pra que um comentário desse aqui?? Aí depois se eu falo que para o fã de xbox está cada vez mais chato participar dos comentários, sou taxado de chorão

Felipe Horvath
Felipe Horvath
Responder a  Fernando Molina
15 dias atrás

Cara , eu tento ficar na boa , mas a maioria dos caixistas por aí acabam com a paciência de qualquer um… Desculpa se te ofendi.

Elton
Elton
Responder a  Deto
15 dias atrás

Onde o RTINGS mostrar que o Pulse 3D é melhor?
E outra, a Microsoft diz que o fone tem suporte à virtual surround sound tendo o Windows Sonic gratuito assim como Tempest 3D da sony, a diferença é que existe a possibilidade de comprar o Dolby Atmos, and DTS Headphone:X no Xbox (que inclusive dá pra usar a licença para usar no Windows)

Deto
Deto
Responder a  Elton
15 dias atrás

https://www.rtings.com/headphones/tools/compare/sony-pulse-3d-wireless-vs-xbox-wireless-headset/19667/22722?usage=9280&threshold=0.1

tudo que diz respeito a Som o Pulse está na frente.

e Sonic é um lixo.

e me diz uma coisa, pq todo esse papo ai de vir pedir o link?

tá achando que aqui é nivel xbox? igual a MS q paga para mentirem na internet difamando o playstation?

e Tempest > Dolby >>>>>>>> Sonic.

quer o link tb? tá lá no topico do GAF que morreu depois que os Astroturfing da MS tomaram trolha e pararam upar o toppico, pq desmascararam a DLC de Som dele.

Acho engraçado o nível da MS…

“vou aqui mandar o Tom Warren garantir uma matéria no the verge hypando o fone, falando que é nivel “como compartilha os jogos” de 2013″

“depois mando meus astroturfing correrem na internet hypando no twitter, youtube e foruns”

“nossa, sou idiota, esqueci da DLC de Software, tomei no rabo”

tá igual o smart delivery dos avengers…

o Desprezível Greenberg correu hypar com “video de 2013” o “recurso mágico” da MS

no outro dia Tony Hawk não tinha opção de upgrade no xbox….

morreu o assunto.

é burrice da MS ou desespero para tentar emplacar um Fake News nem que fosse por 24h?

Elton
Elton
Responder a  Deto
15 dias atrás

Desculpe-me ter vindo ao teu templo questionar sobre os dogmas da tua fé.

O que eu coloquei em pauta foi a necessidade de ter que comprar o dolby atmos para aproveitar o surround virtual.

E boa sorte pra quem nos comentários.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
15 dias atrás

filtra pelo Neutral Sound e Wireless Gaming.
comment image?1

comment image?1

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
15 dias atrás

OFF

O que parecia mais um vídeo simples da Digital Foundry, revelou uma informação bem interessante que está gerando discussão. Vejam a partir de 6:50 no link: https://www.youtube.com/watch?v=MiWKBV2baQY

O jogo Ratchet and Clank recebeu um patch de 60fps para rodar no PS5. Só que esse patch foi compilado para uma versão bem antiga do SDK do PS4, provavelmente da época em que o jogo foi lançado.

O que estão alegando é que algo foi feito pela Sony para que os jogos recebam 60fps no PS5 sem necessidade de atualizar o SDK para a versão atual. Dizem que isso facilita porque recompilando o jogo na mesma versão do SDK em que o mesmo foi construído irá facilitar o patch sem necessidade de maiores testes. Atualizar o SDK pode envolver uma nova bateria de testes para garantir que o jogo não esteja apresentando instabilidades.

Lembrando que tudo o que foi dito acima se refere ao modo retro. O SDK atual do PS4 parece que está na versão 8, e Ratchet and Clank foi recompilado na versão 4.

Já tem pessoas empolgadas como LAnce Mcdonald, vislumbrando um patch de Bloodborne a 60fps mantendo a versão do SDK lá de 2015, ou seja, um patch simples. https://twitter.com/manfightdragon/status/1378468813402857472?s=20

Concluindo, claro que isso não é um FPS Boost, já que envolve a intervenção dos devs para gerar os patches. O que eu entendi é que mantendo a versão do SDK que o jogo foi construído, esses patches serão muito mais fáceis de serem feitos.

Edson Nill
Edson Nill
15 dias atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mário, me desculpe sobre o off topic, mas olhe como a turma do xbox age https://www.forbes.com/sites/paultassi/2021/04/03/game-pass-vs-70-the-mlb-the-show-xbox-deal-is-a-bad-look-for-sony/amp/?__twitter_impression=true A Forbes publicou isso, pessoas tuitaram e Aaron Greenberg retuitou na hora. A MS jogando sujo como sempre!

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
14 dias atrás

Tenho curiosidade em saber se a MS esteve limpa nisso, pois a sensação que dá é que ela ofereceu o cheque em branco e a MLB engoliu! A Sony tem que tomar cuidado com Estadunidense para fazer negócios, pois não são japoneses, ou seja, o dinheiro está acima da ética para eles na maioria dos casos.

nETTo
nETTo
Responder a  Edson Nill
14 dias atrás

Toda semana tem um artigo de um colunista na Forbes pra sentar a lenha no PS5 kkk

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  nETTo
14 dias atrás

Eles gostam de um FUD contra a Sony, ainda mais quando tem munição. Rsrs

Luís Fouto
Luís Fouto
10 dias atrás

Mandei vir uma daquelas pen blutooth para a ps5 para poder usar fones blutooth. Espero que funcione.

Tanto os pulse como os xbox para mim são produtos medianos que não valem o preço, ainda para mais não tendo blutooth!

Uns bluedio T5 são 50 paus e fazem igual ou melhor.

error: Conteúdo protegido