E porque os jogos não são só gráficos!

Os jogos são constituidos por muito mais do que os gráficos. E apesar que é para eles que se olha primeiro, e de que normalmente se fala, porque não dedicar um artigo a algo igualmente relevante, o som!

Quando falamos de jogos o que nos vem à memória são os gráficos… mas a coisa nem sempre foi assim.

Creio que a primeira musica que me marcou num jogo terá sido a pequena melodia de entrada do jogo Chuckie Egg no ZX Spectrum.

Mas o Spectrum acabou por ir ainda mais longe do que isto, criando algumas músicas de elevada qualidade como a que se segue de Twin Turbo V8:



O Spectrum 128K foi ainda mais marcante no domínio do audio. Com musicas como a de Bionic Commando que se segue.

Ou Super Scramble simulator:

Já na era dos 16 bits, as musicas alcançaram outro patamar de qualidade, e outros jogos marcaram pela sua pista audio, como Turrican, e posteriormente Turrican II. Ambos os jogos possuíam uma banda sonora com inúmeras pistas todas elas diferentes e cativantes. Vamos mostrar os casos de Turrican II:



A era dos 16 bits foi marcante pela introdução dos samples, e a grande diversidade de pistas audio marcantes. E ela não seria completa ser se referenciar a pista audio de Xenon 2 Megablast:

Mas dado que a ideia não é viajar pelo passado, vamos passar já para a actualidade, e referir pistas de audio que ouvimos em jogos disponíveis para a última geração de consolas, e que se tornaram épicas.

The Witcher 3 Wild Hunt:



Um jogo épico, tinha de ter uma banda sonora épica. Reminiscente das eras medievais, de filmes de fantasia e de longas viagens pelo espaço montanhoso, esta banda sonora ajusta-se perfeitamente à atmosferas que o jogo cria pelo jogo de cordas, vozes fantásticas e outros sons altamente adequados.

God Of War

Arte autêntica! Personagens, história profunda, complexa e épica, em ambientes deslumbrantes. A música tinha de ser igual e adequar-se, acrescentando ao que já de si é fantástico.

Num jogo altamente emocional, a música roda em torno desses sentimentos, trazendo traços de antigas musicas gregas.



Halo Reach

Se há uma série reconhecida pela sua banda sonora, é Halo… Halo Reach pegas naquilo que foi criado nos jogos anteriores e eleva-o a um patamar ainda mais elevado, sendo, talvez, um dos expoentes máximos da banda sonora deste jogo, fazendo-nos sentir verdadeiros heróis. Épico!

The Last of us



A banda sonora deste jogo destaca-se pela forma como ela se enquadra com o ambiente do jogo. Basicamente todo o sentimento que o jogo nos passa, é ampliado por esta banda sonora, sendo que ela se destaca por isso mesmo. É uma música sombria e com tons depressivos, com violoncelos com tons arrepiantes e outros ecos de cordas perturbadores.



14 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Daniel Torres
Daniel Torres
5 meses atrás

Mário você toca em um dos pontos que mais adoro em um jogo, para mim as trilhas sonoras são umas das coisas que mais me chamam a atenção nos jogos.

Só para citar algumas que escuto no carro: A trilha sonora de Donkey Kong 2 de SNES, a trilha de Doom 2016, Bloodborne, Deus Ex Mankind Divided e muitas outras que agora me fogem a cabeça. Inclusive por esses dias estava conversando justamente isso com minha namorada enquanto jogavamos Dark Souls 3 e falava a ela o sentimento épico que tinha só de escutar a música do menu e ainda falei que Dark Souls não seria nada sem a sua trilha.

Queria te dar os parabéns por esse artigo que toca em algo pouco falado mas muito importante no mundo dos jogos, principalmente em uma época em que as pessoas só conseguem ver gráficos e fps ao invés de apreciar os jogos como um todo.

Edson
Edson
Responder a  Daniel Torres
5 meses atrás

Dk é realmente incrível!

Livio
Livio
5 meses atrás

Não existe música mais viciante e marcante que a do cenário Green Hill do Sonic

Livio
Livio
Responder a  Livio
5 meses atrás

Que pecado o meu em não citar a trilha do Top Gear(SNES). O jogo fez enorme sucesso no Brasil, diferente de outras partes do mundo e sua trilha até foi usada como base em músicas de estilos regionais(deram um tiro no coração dos fãs de Top Gear)

Edson
Edson
Responder a  Livio
5 meses atrás

As trilhas dos games da Sega tbm são fantásticas, Lívio! Sonic tem uma trilha sonora incrível!

Carlos Zidane
Carlos Zidane
5 meses atrás

Trilha sonora é extremamente importante. Trás emoção, trás imersão. Trás empatia.

Filmes e jogos seriam completamente arruinados se a trilha sonora não estivesse a altura do que é mostrado.

Julio
Julio
5 meses atrás

Que saudade desses sons da era 16 bits, Mario e Sonic são referências atemporais. Agora um dos jogos mais modernos com uma trilha sonora épica é Skyrim.

Edson
Edson
5 meses atrás

Mário, mostrar trilhas de games sem colocar nenhuma da Nintendo é pecado viu! Rsrs. Amo trilhas sonoras e tenho pastas no spotify dedicada a games. Hj tenho 3 pastas dedicadas, uma sobre jogos em geral, a outra sobre games Sony e uma sobre games Nintendo. Não fiz uma dedicada ao xbox, pois não gostei de muitas trilhas deles, com exceção de Halo, ori e Cuphead, mas essas trilhas estão na pasta geral de games. Minhas trilhas prediletas do play São da série Uncharted e GOW. Menção honrosa ao Tlou e muitas outras. Da parte da Nintendo é onde me toca mais, por ter crescido com a Big N. Mário, Zelda, Metroid, Luigis mansion, Yoshi, star fox são dos games que mais curto, além obviamente de Donkey Kong. DK tem para mim o game com a melhor trilha de todos os tempos que é DK 2. David Wise fez um trabalho incrível na trilogia do snes e voltou em DK tropical Freeze mostrando toda sua genialidade. Boa semana a todos!

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Edson
5 meses atrás

As de Donkey Kong são miticas. Mas a número um pra mim de todos os tempos é essa:

https://youtu.be/P_2oND5od0Y

Edson
Edson
Responder a  Carlos Zidane
5 meses atrás

Icônica!!! Se jogar Horizon Chase turbo terá algo desse nível, pois o músico de TP é o msm do Horizon.

Brunoab
Brunoab
5 meses atrás

Trilha de um jogo Indie, que foi apenas um cara que fez tudo, inclusive a trilha:

https://youtu.be/vGqQXYLhp8s

muito bom esse jogo… ganhei na Plus e nunca iria imaginar que iria gostar tanto.

error: Conteúdo protegido