E porque os jogos não são só gráficos!

0 0 vote
Avalie o nosso artigo

Os jogos são constituidos por muito mais do que os gráficos. E apesar que é para eles que se olha primeiro, e de que normalmente se fala, porque não dedicar um artigo a algo igualmente relevante, o som!

Quando falamos de jogos o que nos vem à memória são os gráficos… mas a coisa nem sempre foi assim.

Creio que a primeira musica que me marcou num jogo terá sido a pequena melodia de entrada do jogo Chuckie Egg no ZX Spectrum.

Mas o Spectrum acabou por ir ainda mais longe do que isto, criando algumas músicas de elevada qualidade como a que se segue de Twin Turbo V8:



O Spectrum 128K foi ainda mais marcante no domínio do audio. Com musicas como a de Bionic Commando que se segue.

Ou Super Scramble simulator:

Já na era dos 16 bits, as musicas alcançaram outro patamar de qualidade, e outros jogos marcaram pela sua pista audio, como Turrican, e posteriormente Turrican II. Ambos os jogos possuíam uma banda sonora com inúmeras pistas todas elas diferentes e cativantes. Vamos mostrar os casos de Turrican II:



A era dos 16 bits foi marcante pela introdução dos samples, e a grande diversidade de pistas audio marcantes. E ela não seria completa ser se referenciar a pista audio de Xenon 2 Megablast:

Mas dado que a ideia não é viajar pelo passado, vamos passar já para a actualidade, e referir pistas de audio que ouvimos em jogos disponíveis para a última geração de consolas, e que se tornaram épicas.

The Witcher 3 Wild Hunt:



Um jogo épico, tinha de ter uma banda sonora épica. Reminiscente das eras medievais, de filmes de fantasia e de longas viagens pelo espaço montanhoso, esta banda sonora ajusta-se perfeitamente à atmosferas que o jogo cria pelo jogo de cordas, vozes fantásticas e outros sons altamente adequados.

God Of War

Arte autêntica! Personagens, história profunda, complexa e épica, em ambientes deslumbrantes. A música tinha de ser igual e adequar-se, acrescentando ao que já de si é fantástico.

Num jogo altamente emocional, a música roda em torno desses sentimentos, trazendo traços de antigas musicas gregas.



Halo Reach

Se há uma série reconhecida pela sua banda sonora, é Halo… Halo Reach pegas naquilo que foi criado nos jogos anteriores e eleva-o a um patamar ainda mais elevado, sendo, talvez, um dos expoentes máximos da banda sonora deste jogo, fazendo-nos sentir verdadeiros heróis. Épico!

The Last of us



A banda sonora deste jogo destaca-se pela forma como ela se enquadra com o ambiente do jogo. Basicamente todo o sentimento que o jogo nos passa, é ampliado por esta banda sonora, sendo que ela se destaca por isso mesmo. É uma música sombria e com tons depressivos, com violoncelos com tons arrepiantes e outros ecos de cordas perturbadores.



error: Conteúdo protegido