EA pretende abandonar o nome FIFA

CEO refere que o nome FIFA são apenas 4 letras no nome.

A EA pretende abandonar o nome FIFA. As causas são simples, a renovação da licença iria custar algo como 2.5 biliões de dólares a serem pago ao longo da próxima década, ou pelo menos esse é o valor pedido pela FIFA para a renovação da mesma.

A atual licença de 10 anos está prestes a terminar, e caso não haja renovação o jogo que todos conhecemos como FIFA, e vindo da EA, morrerá aqui.

Numa conversa com os seus funcionários, o patrão da EA, Wilson referiu que o abandono da Fifa poderia até ser vantajoso para os criadores e jogadores, especialmente nos anos em que não há nenhum torneio mundial para ser colocado nos jogos.

A relação da EA com a Fifa dura já à 30 anos, e tal deu biliões a ganhar a ambas as partes. O IP é dos maioers do planeta.



Wilson atreve-se a dizer que a marca FIFA tem mais significado como um videojogo do que no mundo do futebol.

Segundo ele, tudo o que recebem da Fifa num ano onde não haja um campeonato do mundo são 4 letras que colocam na caixa, e isto num jogo onde as pessoas cada vez menos querem saber da caixa pois compram digital.

Claro que isso muda nos anos de campeonato do mundo. Mas isso não interessa assim tanto pois a EA tem mais de 300 outras licenças para o conteúdo que coloca no jogo.

Refere ainda que é pretensão da EA fazer o Franchising crescer, que isso até pode beneficiar o jogo ao remover as restrições que a FIFA impõem na sua licença. Um exemplo é que as pessoas querem ver marcas como a Nike no jogo, mas a FIFA como possui contrato com a adidas impede o uso de outras marcas.

Os fans tambem querem mais modos de jogo para além do 11vs11, e jogabilidades diferentes. Mas a FIFA opem-se a tudo isso pois a licença impõem restrições das mais diversas.

Assim, devido a estes a outros fatores, a EA acredita que renomear o seu jogo pode acabar por trazer mais vantagens do que desvantagens pois pode alcançar mais parceiros. Isso não implica que a  EA não esteja disposta a pagar a licença da FIFA, mas não no valor pedido que acredita não valer.



 



5 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Gervas69
Gervas69
4 de Março de 2022 8:21

Não sei se tem a haver mas o licenciamento do nome dos jogadores e equipas também está incluído, foi o que fez sobreviver ao PES, para mim fez diferença na única altura em que tive um PC mais ou menos gamer para poder aplicar os patches com os nomes corretos no jogo

Hennan
Hennan
Responder a  Gervas69
4 de Março de 2022 12:34

São coisas distintas. O contrato com a Fifa só dá direito ao nome do jogo e suas competições. E é muita ganância da mesma. O contrato por 10 anos era 1 bilhão. Já muito bem pago.

Sparrow81
Sparrow81
4 de Março de 2022 15:03

Por mim, pode mudar o nome do jeito que for, esse jogo não pega meu dinheiro nunca mais. Torço pra vir alguma outra empresa e faça um futebol realmente decente e que não seja anual. Porque se for depender de EA e Konami….

Juca
Juca
4 de Março de 2022 20:29

Será EA Soccer?!?!

Last edited 2 anos atrás by Juca
error: Conteúdo protegido