EA: Vamos continuar com as loot boxes, apesar das novas legislações

Belgica e Holanda consideram que muitas loots boxes em jogos como FIFA Ultimate Team são o equivalente a jogo, e em violação das suas leis, prevendo-se que a situação seja discutida na Europa e aplicável aos restantes países. No entanto, mesmo com consciência das regulamentações, da polémica, e da tendência, a EA afirma que vai continuar com as loot boxes no seu Ultimate Team.

A pior empresa da América! O que leva a que os consumidores votem regularmente a EA para esta posição? Pois bem, tal deve-se a posturas e atitudes desta empresa que, segundo os consumidores, mostram a total e completa falta de respeito da EA pelos mesmos.

Ora recentemente houve mais uma situação dessas, pois apesar de toda a polémica que Star Wars Battlefront II gerou com as sua Loot Boxes, que levou a boicotes ao jogo e a que vários paises tomassem uma posição sobre este tipo de situações, considerando-as como jogo, a EA acaba, de forma directa, por mostrar que efectivamente não qier saber de nada disso, colocando os lucros acima do consumidor, e da legislação acabada de publicar em alguns paises, uma situação que não é novidade pois foi já demonstrado em diversas situações que para esta empresa os lucros são tudo o que interessa, e nesse sentido a EA deu a conhecer que irá continuar a colocar Loot Boxes no seu modo FIFA Ultimate Team.

O mais caricato é que a EA refere que esta situação mantêm-se a pensar nos jogadores, pois é uma experiência transparente, divertida, justa e balanceada para os jogadores, acrescentando que, irá por isso trabalhar com os reguladores.

Certamente as motivações da EA são a experiência dos seus clientes, e os lucros não terão nada a ver com isso, sendo tudo feito a pensar na “diversão” dos jogadores… Isto apesar de na conferência financeira a empresa dar a conhece que os modos Ultimate Team em FIFA, Madden NFL, NHL, e NBA Live no PC, consolas, e aparelhos móveis, são as suas maiores fontes de receita em serviços. E nesse sentido ter referido aos investidores que pretende proteger esta fonte de rendimento que os ajudou a crescer para lucros de 1,25 mil milhões de dólares (1,25 biliões nas unidades brasileiras e norte americanas), e isto sem lançarem qualquer jogo novo!



Mas isso terá sido mera coincidência. Naturalmente que a maior motivação da EA é a diversão!



Mas voltando à questão da nova regulamentação que apareceu em alguns países e que consodera as Loot boxes como jogo, e Apesar de os reguladores Belgas e Holandeses terem considerado especificamente, por intermédio de documento do Ministro da Justiça que podem ler aqui, que as Loot Boxes de Fifa 18 (referidas especificamente) são ilegais por serem jogo, a EA refere:

Estamos a trabalhar com todas as associações da industria globalmente e com reguladores de certas regiões e territórios.

Acrescentando:

Muitos dos reguladores com quem trabalhamos à muito tempo, avaliaram e estabeleceram que programas como o Fifa Ultimate Team não são jogo.

É um bocado caricato que se justifique com opiniões de terceiros não claramente identificados algo que um ministro da Justiça oficializou, especialmente quando se sabe que a Holanda está propor uma normalização de regras por toda a europa com o alargamento desta ilegalidade para todo o território Europeu, como podem ler aqui.

No entanto a EA ignora essa situação, alegando que, na opinião deles, que como sabemos é parte interessada, há motivos para se acreditar que não estamos perante jogo, sendo que uma das principais razões é não se poder converter os ganhos de Fifa em dinheiro real (cash out). Uma situação que, como este artigo prova, está longe de ser verdade!

A EA refere que está a tentar eliminar essa situação, que considera ilegal e não promovida por eles, algo que como é coerente pensar-se é praticamente impossível de ser feito, seja por leilões combinados, seja por venda de contas. Há aliás todo um mercado de venda de moedas e jogadores a funcionar na internet que só não conhece quem nunca procurou, e isso quer dizer que, promovido por eles ou não, o facto é que é a existência das Loot boxes que permite isso.

 



Posts Relacionados