Hoje é dia de contar uma historinha… ou melhor duas historinhas.
História 1
Era uma vez um programador… Nos seus tempos livres ele concebeu um pequeno jogo. Um jogo com uns gráficos interessantes e que se baseava numa IA pouco avançada, um som rudimentar, e uma física quase inexistente. Mas era um conceito muito muito bom.
Um dia este programador respondeu a um anuncio de emprego. Uma grande empresa, de nome Sony, estava a contratar pessoal para os seus estúdios. E ele foi à entrevista.
Foi contratado!
Após alguns meses de trabalho, numa reunião, foi proposto à equipa apresentar ideias sobre um futuro jogo. E este programador resolveu mostrar o seu conceito que tinha criado uns anos antes.
O conceito apaixonou tudo e todos. Foi então proposto pegar-se naquilo que existia, passar aquilo para um motor gráfico de topo, criar personagens mais realistas e animadas com motion capture, e colocar aquilo tudo a 4K num jogo com um grafismo de topo apoiado em Ray Tracing. A fisica seria remodelada, seria acrescentado um motor de contexto, cenários destrutiveis, uma IA que aprende com os erros, e um conjunto de novidades adicionais. O som seria igualmente melhorado para algo imersivo, 3D, e com refracção igualmente baseada em Ray Tracing, e tudo optimizado para o hardware da sua mais recente consola, a PS5.
E o jogo saiu… um exclusivo PS5, e foi um sucesso de vendas.
História 2
Era uma vez um programador… Nos seus tempos livres ele concebeu um pequeno jogo. Um jogo com uns gráficos interessantes e que se baseava numa IA pouco avançada, um som rudimentar, e uma física quase inexistente. Mas era um conceito muito muito bom.
Um dia este programador respondeu a um anuncio de emprego. Uma grande empresa, de nome Microsoft, estava a contratar pessoal para os seus estúdios. E ele foi à entrevista.
Foi contratado!
Após alguns meses de trabalho, numa reunião, foi proposto à equipa apresentar ideias sobre um futuro jogo. E este programador resolveu mostrar o seu conceito que tinha criado uns anos antes.
O conceito apaixonou tudo e todos. Foi então proposto pegar-se naquilo que existia, passar aquilo para um motor gráfico de topo, criar personagens mais realistas e animadas com motion capture, e colocar aquilo tudo a 4K num jogo com um grafismo de topo apoiado em Ray Tracing. A fisica seria remodelada, seria acrescentado um motor de contexto, cenários destrutiveis, uma IA que aprende com os erros, e um conjunto de novidades adicionais. O som seria igualmente melhorado para algo imersivo, 3D, e com refracção igualmente baseada em Ray Tracing, e tudo optimizado com bastante streaming do SSD.
O problema… é que haviam aqui não uma, mas sim várias peças de hardware a serem suportadas. A Xbox série X, a Xbox série S, A Xbox One X, a Xbox One, e o PC.
Ora o jogo foi então concebido para a série X, tirando partido das suas potencialidades.
Mas quando passou para a série S, a RAM era menor… daí que as texturas de alta definição tiveram de ser removidas. Mas isso não seria um problema pois a resolução também seria menor.
O problema é que a proporção potência resolução não é compatível. Com a série X a 4K, 4 Tflops (o valor que se refere para a Lockhart) não aguentam com 1440p. Enfim, lá se terá de reduzir para menos!
Mas eis que nos surge outro problema… A Xbox One X… a memória é mesma, mas a capacidade do GPU, apesar de teoricamente ter mais Flops, não é exactamente igual. Vamos ter de ir para os 1080p… se calhar dinâmicos.
O problema agora é que temos um HDD… que não tem o mesmo nível de streaming. Teremos de cortar na geometria, nas texturas, e em outras coisas para manter a coisa na largura de banda de um HDD.
A piorar a coisa, o CPU não aguenta com o mesmo nível de física, IA e outros… Ter-se-à de re-escalar a coisa. E das duas uma, ou teremos uma versão inferior aqui, ou tem de se cortar também nas versões de cima para manter a paridade.
Mas há também a Xbox One. Aqui o CPU ainda é inferior e o GPU, esse nem se fala… O problema é que se a Xbox One X está a 1080p dinâmicos, esta consola não consegue correr o jogo numa resolução aceitável…
O grande problema é que esta consola é a que tem a maior base… e manter-se o suporte à geração anterior, sem suportar esta consola… não faz sentido.
Daí que a grande tarefa agora é… optimizar o jogo para todas estas plataformas… e manter algo que se possa dizer ser o mesmo jogo em todas. Talvez o melhor perante tantos cortes seja mesmo começar por baixo, e melhorar para cima. É menos problemático.
Apesar que, claro… vamos ter como base um jogo de Xbox One… e as revoluções que o novo hardware poderia dar… terão de ficar em stand by.
Ah sim… e não se esqueçam… a seguir vamos optimizar para PC!
Moral das histórias
Basicamente esta história surge para demonstrar o enorme quebra cabeças em que a Microsoft se está a meter ao não criar exclusivos para a nova geração. Eles existirão, mas segundo Matt Booty, isso poderá demorar um ano ou dois. Um período em que esse problema não existirá na concorrência.
É uma medida que de vantajoso não tem nada. E nem sequer venham cá com o ser pro-consumidor, pois na realidade estamos apenas a adiar algo que será inevitável, e a prejudicar os novos compradores que terão de aguentar com jogos que não tiram partido total das suas máquinas. Onde é que está o pro-consumidor para eles?
Uma consola não vale pelos seus Tflops, nem pela velocidade do seu SSD. Vale pela quantidade e qualidade de grandes jogos!
E esses jogos estando limitados, não serão a melhor mostra possível para a série X.
Basicamente se o Menu da Sony passará a ser:
Optimizar para a PS5
O menu da Microsoft está grande demais.
Optimizar para a XsX
Optimizar para a XsS
Optimizar para a XOX
Optimizar para a XO
Optimizar para 12.15 Tflops RDNA 2
Optimizar para 4 Tflops RDNA 2
Optimizar para 6 Tflops GNC
Optimizar para 1.3 Tflops GCN
Optimizar para 16 GB
Optimizar para 12 GB
Optimizar para 8 GB
Optimizar para Zen 8 núcleos a 3.6 Ghz
Optimizar para Jaguar 8 núcleos a 2300 Mhz
Optimizar para Jaguar 8 núcleos a 1750 Mhz
Optimizar para SSD
Optimizar para HDD
E agora digam olá ao PC.
No meio disto tudo, falar de uma optimização ao nível do que é possível ser feito com o hardware único da PS5 é uma utopia. E claramente o hardware inferior vai limitar o superior.
Nota: Este artigo toma a Xbox série S como uma realidade.
Ou seja. Aquilo que era discutido algum tempo atrás sobre longevidade da plataforma de certa forma esta sendo criticada hoje ? Sou leigo, mas está claro que GCN está mais do esmiuçado e os programadores o conhecem bem. O que ainda não conhecem é a nova geração. Aonde podem chegar? Quais os gargalos ? Que tecnologias casam ? Será o que temos hoje disponível de tecnologia a GCN de certa forma ainda suporta ? Vale também uma reflexão.
Acredito que eles vão voltar atrás na decisão. Principalmente, a Xbox one. Vão mencionar que o jogo não era possível na consola.
Isso vai ser um tiro no pé, pois foram eles que prometeram que iam dar suporte. Eles se encurralaram sozinhos, podiam ter ficado calados pois agora se eles não derem suporte vão sofrer no marketing pois vão ser considerados mentirosos mas se mantiverem a dar suporte, os jogos deles vão ficar para trás comparados aos da Sony por causa das limitações do hardware(claro se a Sony entregar jogos de qualidade que não eram possíveis pelas as limitações de hardware)
Já terá alguns jogos indies no lançamento, exclusivos para a nova geração do Xbox, imagine jogos de maior orçamento? A não ser que o Xcloud sirva para essa lacuna, mas a pessoa terá que pagar mais uma subscrição, pois duvido que eles subsidiam mais alguma coisa além do gamepass. Penso que ou terão que pagar um adicional proporcional ao tempo restante, ou será um custo separado.
Tá aí o pessoal falando do pro consumidor… Já tem retro nos consoles, não existe lógica alguma em manter o console anterior por mais 2 anos com os mesmos games. O Xbox one foi um vexame em vendas no mundo (só nos EUA vendeu bem e assim mesmo perdeu para o concorrente) e o series x será mais um se não tiver o que as pessoas querem: JOGOS NOVOS, DE QUALIDADE, PROPOSTAS NOVAS… Ninguém aguenta mais Gears, Halo e Forza e jogos com investimento minúsculo para aparecer day one em gamepass.
Mais um artigo bem esclarecedor, principalmente para quem não tem conhecimentos específicos sobre desenvolvimento de jogos.
Muitos elogiam os estúdios da Sony (Naughty Dog, Guerrilla, Santa Monica, etc..) alegando que fazem milagres com as consolas Playstation. Mas uma das grandes vantagens desses estúdios é o facto de que todos os esforços são concentrados em uma única peça de hardware. Com isso criam seus motores (engines) personalizados, extraindo o máximo que a API ou devkit da consola pode oferecer (GMN/GMNX no PS4 e uma customização de Vulkan para o PS5).
Já no caso da Microsoft, mesmo que abandonassem completamente o Xbox One, os seus estúdios precisam trabalhar sobre DirectX, que é uma API voltada para várias peças de Hardware, já que isso inclui o PC e suas mais variadas configurações. Com isso, muitos estúdios da Microsoft nem criam seus próprios motores, terceirizando para motores “genéricos” como Unreal Engine, Unity, dentre outras. Então não acredito que os programadores da Sony são necessariamente melhores, mas sim que os esforços são concentrados para um único hardware.
No seu artigo, você expõe um problema ainda maior, que além de precisar optimizar pc e consola, agora também se fará necessário optimizar entre consolas de gerações diferentes, considerando diferenças de 40x em e/s, 10x em GPU, 5x ou mais em CPU. E além de optimizar, existem problemas a se resolver quanto a modelagem dos personagens e ambientes. Por exemplo, no Xbox 360 um personagem era modelado com cerca de 25 mil polígonos, já no Xbox One com cerca de 100 mil polígonos. Se o Xbox Series X tem capacidade de suportar 200 mil polígonos no personagem, é óbvio que a carga será demasiadamente grande para o Xbox One, e construir duas modelagens distintas para cada geração de consola multiplicará os custos. Logo, não vejo outra alternativa senão trabalhar com 100 mil polígonos em ambos, não usando o potencial do Xbox Series X.
Abraços.
A pergunta do milhão de dólares… Andas a passar informações deste website ao Lord sem citares a fonte?
Não tenho problemas com isso, mas a fonte tem de ser dita e os créditos tem de ir para quem de direito.
Fico à espera de uma resposta.
Mario, eu leio alguns dos seus artigos, comento por aqui, expondo meu ponto de vista, e com certeza seu conteúdo ajuda a formar a minha opinião.
Eu havia lido no site da Digital Foundry que o SeriesX usa bcpack para texturas, e zlib para demais informações que não são texturas. E ajudei ele ao expor a idéia de que o SeriesX tem uma descompressão superior para texturas, mas inferior para os demais tipos de assets. Inclusive para um vídeo futuro ao abordar Sampler Feedback Streaming, que é uma optimização apenas de texturas. E vimos a apresentação da Imnsomniac no GDC sobre o game Spiderman para entender qual é a divisão de texturas usadas em games, para tentar dimensionar isso melhor.
Agora facto é que para entender a diferença de performance entre o zlib e o Kraken, além da apresentação do Cerny, eu vi o seu artigo onde você usa uma figura do Oodle (http://www.radgametools.com/oodlekraken.htm). Eu cheguei a comentar com o Lord que vi aqui, mas também falei que como a figura era de domínio público, achei que não haveria problemas. Acredito que neste caso houve falta de sensibilidade da minha parte, pois mesmo que a figura esteja em outro local, eu a vi primeiramente aqui. Por isso peço desculpas e vou pedir a ele para citar na descrição do vídeo o link do seu comparativo.
Agradeço.. é só isso que peço!
De resto a informação da PCManias é pública… o Lord e tu podem-na usar.
Aliás o Lord é correctissimo nesse ponto, citando sempre as fontes. E já vi que tu tambem és!
Assim sendo, estamos todos contentes… Até porque muitos dos meus leitores veem os videos do Lord, e comentaram que o que ali ouviram era em tudo semelhante ao que leram aqui.
Assim, ficando os créditos devidamente dados a todas as partes, todos ficam contentes.
Obrigado!
Não é bem assim não, meu caro. A Microsoft tem condições de sobra para tirar o máximo do seu console, só não fez até agora pq não “quis”!!! Estamos falando de novidades, onde SSD e outros quesitos farão MTA diferença para os consoles e como sempre com mais vantagem ainda ao ps5. PQ? Porque é assim que sempre foi!!! Microsoft coadjuvante em consoles sempre e não pq tem limitações para competir, é pq não tem o tesão da Sony no negócio. Se o que vc falou fosse realidade, exclusivos de PS4 seriam impossíveis de portar para o Pc. A realidade é que a Microsoft não liga para a divisão Xbox e isso já foi demonstrado várias vezes. A última? Lançar Gears Tactics antes no Pc. O Xbox é apenas um trampolim para a Microsoft e o PlayStation é tratado com “amor” pela Sony. Eles investem em pesquisa, não montaram um console como se monta o Pc. Foram bem criticados por isso, mas confiam no trabalho e pesquisa deles. No mais, uma hora ou outra os PCs vão ter que acompanhar o ps5 e isso é evolução. Pq não foi a Microsoft que mostrou esse caminho? Bom, já dei a resposta acima.
Não há exclusivos impossíveis de serem portados. É tudo uma questão de evolução do hardware.
O que me podes dizer é que os exclusivos Sony seriam impossíveis de serem colocados no PC em hardware igual ou até ligeiramente superior. Mas impossíveis de serem colocados em máquinas superiores, isso não acontece.
De resto eu não digo que a Microsoft não coloque amor na XBox… porque coloca!
A diferença entre eles e a Sony é que para a MIcrosoft a Xbox é apenas mais um negócio. E nem é dos mais lucrativos, nem dos que mais se adaptam ao core bussiness da empresa. Daí que a consola é uma fase de transição para os serviços, esses sim, o seu core business.
Já a Sony tem na Playstation a sua divisão mais lucrativa. O seu negócio é o entretenimento. Daí que a aposta no seu hardware é muito forte. E os anos de experiência acumulados, ajudam.
Ao longo da história a Sony nunca se prendeu ao PC. A sua consola apostou sempre em hardware exótico. Isso alterou-se com a PS4 como sinal dos tempos. A dificuldade em programar, os altos custos de desenvolvimento, e o custo do hardware assim o obrigaram. Mas isso não quer dizer que a Sony se prenda com o que o PC pode ou não pode fazer. E já para a Microsoft isso não é assim tão irrelevante.
São realidades e diferenças. Nada que impeça a Microsoft de poder ser líder neste mercado, mas que a limita na forma de actuar no imediato.
Mas a questão é como as coisas são tratadas na divisão Xbox… Eu ficaria bem revoltado de ver um game teoricamente exclusivo do console que eu investi saindo antes no Pc. Isso chega a ser uma afronta ao donos de Xbox. É como falar “Não nos importamos com vcs. Preferimos o PC”. No mais, gamepass dando games e tudo mais por 1 real no Brasil e os fãs do Xbox satisfeitos com isso. Cada um tem o que merece. Só que eu vejo muita gente abandonando o Xbox e pulando a cerca. Consolista não quer saber de retro e tudo mais, isso é plus e a Sony já fez no passado, tb constatou que cobram retro mais jogar mesmo não jogam. Por isso no lançamento de ps4 quando questionados de retro, os japoneses falaram: retro pra que? Tinha e vcs não jogavam! O que consolista quer é novidade, jogos de qualidade, novas ips saindo para um console. Retro, serviço, etc é plus, não o necessário para quem tá comprando uma plataforma nova. Afinal de contas, se compra um console novo para jogar games novos, né?
Quanto a port de consoles para Pc, vejo que ficou mais complicado com a nova geração e abordagem do ps5. Pois quantos PCs vão conseguir rodar um game feito pensado no ps5? No momento, quem sabe um que custe 1 carro. Mas isso com certeza o Pc vai ter que acompanhar e logo vão adotar um sistema inspirado no que o ps5 fez, mais eficiente, já que eficiência igual só conseguirão com uma máquina muito mais parruda e para esse Port compensar para a Sony, tem que ter uma base boa que jogue esses games no Pc né. Não vejo como o ps5 portar algo para Pc agora e nem a médio prazo, quem sabe no fim da geração
Mas Sparrow… Isso já aconteceu!
A Xbox tinha jogos exclusivos e perdeu-os todos. Para jogares jogos da Microsoft não precisas de uma XBox. Um PC serve.
Quanto à comparação da PS5 com o PC, ontem li uma coisa muito interessante.
O Mark Cerny referiu que o sistema de descompressão da consola se equivale a 9 núcleos Zen 2.
Isso quer dizer o que? Se o PC tiver o equivalente a 9+8 núcleos da PS5, pode fazer o mesmo?
na realidade… não! A pessoa que comentou analisou o código do Kraken, e verificou que ele a descomprimir suporta no máximo duas threads. Ou seja, só lhe podes dedicar dois núcleos no máximo, ou um núcleo com Hyperthread. Mas se queres o máximo de performance, precisas de lhe dedicar 2 núcleos.
Ora a PS5 tem o poder de descompressão de 9 desses núcleos a 3.5 Ghz. Ou seja, precisavas de um CPU com 2 núcleos a 16 Ghz, ou um com 1 núcleo a 32 Ghz… Ter mais núcleos não ajuda com a presente versão do Kraken.
A PS5 consegue isso com um ASIC dedicado à descompressão. Não são núcleos Zen reais.
Isto pode ser alterado no futuro, mas implica alterações ao Kraken, e desconhece-se se isso permitia manter a eficiência, ou se subiria os requisitos ainda mais.
Perfeito, Mario. Em tempo, meus parabéns pelo trabalho que vem fazendo aqui. Conheci a pouco tempo e sempre venho dar uma olhada. Traz coisas fundamentadas e de fácil compreensão para o público leigo. TB é um espaço onde seus leitores são mais concientes e debatem de forma tranquila, sem fanatismo. Sou um crítico do Xbox, pois realmente gostaria de ver a MS tendo outra postura e que o console fosse cada vez melhor para o público, pois aí eu teria uma plataforma a mais para jogar e TB a concorrência pressiona as empresas a saírem da zona de conforto e se reinventarem sempre. Mas o caminho que o Xbox vem trilhando, não me deixa animado para nada e dificilmente eu vá gastar dinheiro num console que não é prioridade nem para empresa que o construiu. Abs
Esse ponto da matéria é outro que eu comento sobre o motivo do xbox estar do jeito que está, são os seus “fãs”
olha as opções de “um fã” de xbox na internet:
a) inventar fake de “hurrr durrr downgrade” e vazar spoiler FAKE do Ghost of tsushima e last of us parte 2.
b) cobrar suporte exclusivo da MS para o SX, para ele não ser humilhado pelos jogos do PS5 no comparativo.
ou vcs acham que não vai queimar as VENDAS do SX ter jogo “remasterizado” de xbox caixão durante 1~3 anos?
Como vcs acham que vai ser no comparativo de PS5 vs SX, com o PS5 com horizon zero dawn 2 somente no PS5 e o SX com halo tendo que rodar no xone caixão?
Mário de à umas semanas para cá tenho acompanhado com afinco as publicações feitas aqui no pcmanias, tornando-se o meu site de eleição relativo a este tipo de conteúdo, quero parabenizar pelo trabalho e agradecer pelo o conhecimento que venho a adquirir lendo as suas publicações. Relativamente ao artigo entendi na perfeição o problema que nos apresenta, relativamente à XBOX não tenho muita vinculação à marca e nem aos jogos, mas não é por isso que desejo algo de mal para mesma visto que no mercado é sempre melhor existir concorrência e isto faz com que os outros intervenientes se esforcem mais e o consumidor ganha. Queria finalizar perguntando ao nesta questão da retrocompatibilidade, para muitos tenho visto pelos canais de YouTube e afins a reclamarem da falta de retrocompatibilidade da PS5, já entendi que neste caso em questão poderá até ser benéfico para o desenvolvimento da consola, mas não acha que a Sony poderia dirigir-se à comunidade, visto que estamos a ouvir que muitos por questões de nostalgia gostariam de jogar jogos antigos, pedir à comunidade uma seleção de títulos de todos as plataformas anteriores e apresentá-los na PS5 em estilo de remake ou remasterd, para suprir a falta de retrocompatibilidade e agradar os que querem um sistema com aptidão para tal? Desde já deixo um abraço e irei divulgar o seu site quando vir uma bacorada por está tão triste internet por aí a fora
Falta de retro-compatibilidade da PS5? Pelos vistos há quem saiba mais do que eu!
Porque eu sobre esse assunto apenas sei que os jogos da PS4 irão todos correr. Aliás eles até correrão num modo expandido da PS5, onde a maior parte dos 100 títulos mais populares já foi testado e corre sem problema.
Quanto a outras consolas, como a PS3, PS2 e PS1, não sei nada… Nada impede a emulação de jogos PS1 e PS2. Já os PS3 é algp a ver-se, mas não posso dizer se eles serão suportados ou não… porque não sei!
E se alguem diz que não ou que sim… sabe mais do que eu!
De resto, obrigado pelos elogios.
Certo entendi, não sei se queres que meta aqui os canais, mas foi o que ouvi e eles fazem isso no comparativo com XBOX Series X, sendo que “pelos vistos” com o estardalhaço que alguns fazem sobre o assunto toda gente quer, eu estou mais interessado nos jogos novos, já sei que poderei jogar alguns dos antigos e isso para mim é um bónus, mas sendo eu uma pessoa que já mudou de casa sei lá onde andaram os jogos antigos, o que me iria chatear mais era os periféricos se não tivessem. Outro eles já falaram em 100 jogos, eu não tenho 100 jogos xD, resta agora saber quais jogos.
Em suma, foi publicado agora na eurogame informações sobre uma entrevista do Phil Spencer, que está muito boa e eles pegaram na questão da linha de produção, mas eu achei a entrevista deveras interessante na sua totalidade, deixo aqui o link para quem não sabia e para o Mário possivelmente comentar, um abraço
https://youtu.be/v8bRAVKcSPY
A entrevista começa no minuto 17+\-
Atenção que 100 jogos são os jogos que vão correr no modo melhorado. Se for em retro compatibilidade normal, isto é, o jogo como na PS4 ou PS4 Pro, sem melhorias, são mais de 4 mil jogos disponíveis.
O Playstation 5 terá o modo legacy embutido no seu próprio hardware, onde os relógios de CPU e GPU serão ajustados para executarem como se fosse um Playstation 4 Pro. O Cerny apresentou essa informação, e depois a Digital Foundry a consolidou no seu artigo “PlayStation 5 uncovered: the Mark Cerny tech deep dive”.
Os 100 títulos citados são os que já terão melhorias usufruindo do hardware do Playstation 5 (resolução? quadros por segundo? HDR? não sei), mas certamente haverão mais. Caso não tenha, os outros 3900 títulos irão executar neste modo legacy.
Sobre as demais consolas, Ps3, Ps2 e Ps1, de facto não sabemos se haverá retrocompatibilidade. Se for para dar algum palpite, acredito que estarão disponíveis apenas na PSNOW.
PS3 talvez… PS2 e PS1 não sei. Mas o PSN+ vai passar a ter uma modalidade com PSNow incluído.
De fato, quem já trabalhou com algum tipo de programação, sabe que poder desenvolver tendo em vista uma plataforma específica traz grande impacto na otimização do software. Como o Carlos Eduardo comentou acima, podemos ter uma noção disso pelos resultados que os estúdios First party da Sony vêm alcançando nos últimos anos.
Mário, apenas especulando, será que a Microsoft poderia adotar uma solução de escalabilidade como a da UE5 para tentar minimizar a dificuldade de desenvolvimento multiplataforma?
Claro que sim… é esse o objectivo final. A questão é que acabares com o Uncharted 4 num lado e o Manic Miner do outro, não é exactamente algo que se possa olhar com bons olhos.
Acima de tudo porque há questões como a IA, física e outros que não podem ser re-escalados, a não ser que tenham inteligência artificial de um lado e estupidez artificial do outro. E isso vai ser limitado pela plataforma mais fraca.
Estupidez artificial me fez ganhar o dia 🤣
[OFF] Só tenho a dizer uma coisa, que venha The Last of Us 2, vocês viram o novo gameplay? Aquilo mostra que o PS4 ainda tinha terreno por mais uns 2 anos!
Não só ele @Lívio.Ghost of Tsushima esta abismal,a Mic tem um longo trabalho pela frente ao ter contra estes dois pesos este ano.
dois pesos de geração anterior
Eu falo por mim evoluir é sempre bom mas aguentava na boa mais 2 anos com a minha PS4 FAT.
(só alguns jogos é que me começa a chatear o serrilhado que aparece,principalmente em jogos de mundo aberto…espero que a nova geração se livre disso)
2 anos eu acho muito. Eu acho que o jogos já chegaram no seu pico de evolucao grafica. Vale lembrar que os trailers sao mostrados nas versoes de meio de geracao dos consoles.
Verdade. Mas como alguém que já teve oportunidade de comparar na PS digo-te que tens o mesmíssimo jogo. Só muda a acuidade visual.
Não sei não,mas pelo últimos acontecimentos da industria no que se referiu aos mesmos jogos mas em plataformas diferentes,ex:Rise of Tomb Raider onde tivemos uma equipe não a principal a lidar com um aparelho muito mais “fraco” e tivemos um resultado final excelente,na minha opnião sobre o assunto os jogos feitos com a SX em mente serão feitos por uma equipe(pode ser até do mesmo estudio)mas utilizando seu potencial e nas demais plataformas um quadro menor de designers e afins para polir o jogo naquilo que é capaz.
É como acontece todas as vezes como os Fifas,CoD,Bf e afins onde temos versões de jogos iguais no nome,mas com algumas diferenças que farão o utilizador querer aderir a nova plataforma.
Não acho que a Mic vai olhar a Sony destruir seu console no que diz respeito a resolução,detalhes e fps devido aos seus exclusivos(franquias)sair em plataformas mais modestas.
Rise of the Tomb Raider, ou aliás todos os Tomb Raiders, são jogos básicos no seu núcleo. Basicamente é uma personagem que se move e dá uns tiros. Não há um mundo aberto, não há streaming de dados em quantidade, não há IA avançada, não há interacção com o mundo (excepto nas partes pré definidas), não há fisicas avançadas, etc.
É um jogo que, com as devidas mudanças gráficas, pode correr numa Wii ou numa série X.
O que se fala não é destes jogos… estes vão continuar a existir e passarão, com as devidas adaptações, relativamente bem. As diferenças são gráficas, e com aldrabices aqui e ali, eles passam! Basicamente usas um efeito complexo no topo, e algo simulado na base.
O que eu falo são de jogos de nova geração. Jogos com fisicas elaboradas detalhadas e super realistas, IA avançada e baseada em capacidades do hardware, mundos persistentes e destrutiveis, etc. Coisas que pura e simplesmente não podem ser feitas e hardware inferior.
E jogos onde o grafismo na consola de topo já é aldrabado e simulado para se conseguir manter a qualidade gráfica, ou tem uma qualidade tão alta que é impossível descer-se sem severos sacrifícios.
Jogos que realmente serão um avanço e definirão a nova geração. É esse tipo de salto que quer ver ser dado. Não o manter jogos como os actuais mas com efeitos mais bonitinhos ou mais fps!
Porque se é só para isso que serve a nova geração, ela não justifica verdadeiramente, e mais vale manter as consolas antigas.
Foi noticiado ontem que a Xbox SX além de retro compatibilidade e melhoramento visual terá também um upgrade de fps nos jogos já existentes para este aprimoramento ou seja temos aqui no lançamento um punhado de jogos já disponível a um nível muito acima do habitual já entregado pelo retro.
Onde quero chegar é que somente o hardware mais potente nunca esteve em causa,mas sim sua biblioteca de jogos,nesta gen por suporte de exclusivos a Sony deu uma lição a Mic um “baile”para ser mais exato,mas há pessoas que dizem”Meu Xbox ta juntando poeira”.Será mesmo pois se tens um One X ou um Pro onde tu ira comprar os jogos Third,na X ou na Pro,pela lójica do raciocínio e como se tem visto em foruns e aqui,a resposta seria na X.
Estive a ver a demo novamente do U5 e será que o user Fernando não esta certo?Pois temos ali uma resolução e fps da geração atual,mas com níveis de detalhes que os consoles não chegam,mas também pô são consoles de 2012 lançados em 2013 a evolução tem que existir e fico a pensar aonde que chegaria os detalhes numa imagem utilizando os efeitos de Quatum Brake,Uncharted 4 ou God of War a resolução ficaria na mesma e o FPS também?
Não estou a desmerecer a demo somente ficou esta dúvida no ar,pois a X também utilizará esta engine em seus games,não é uma tecnologia exclusiva do console Sony,não sei o que pensar,mas uma coisa eu sei que esta geração que esta a chegar será incrível e que o mais importante são jogos,tflops,ssd,isso ou aquilo é segundo plano,porque o primeiro são os jogos eu fico a imaginar o que terá a SX,pois a Sony eu já sei o que esperar,como foi todas suas gerações.
Para mim a Sony tem uma vantagem enorme,mas não é tudo isso que andam a dizer,analizando friamente a U5.
Quero ver os seus exclusivos,pois sei que é neles que veremos os resultados mais impressionantes,mas acho que na Sx teremos surpresas grandes por parte das first e não terá nada a ver com suporte para a geração atual.
Vamos ver.E quero ver.
Sim anunciaram suporte para fps incríveis em títulos retro….
Mas por algum motivo… AC Valhalla correrá a 4K 30 fps.
Se a Ps5 fizesse o mesmo tu não acharias bom!@Bruno…..AC Valhalla não foi lançado ainda,pode haver surpresas ai e a tech demo de U5 mostrou que tanto o Ps5 e SX é capaz.
O futuro dirá.
E na tua primeira frase resumes o grande problema que tens com esta demo… O facto de ter sido demonstrada na PS5!
Não importa se eu acharia bom se a demo corresse na PS5 assim ou não.
Não sou eu que ando a dizer que a PS5 irá permitir correr os jogos da atual geração com muitos mais fps e melhoramento visual. Muito menos a Sony. És tu.
A repetir a lengalenga que os responsáveis da Xbox andam a alardear o Twitter e na qual basearam o Inside Xbox…
Para chegarem ao fim e teres um título current gen a correr a 4K 30 fps.
Pouco me importa aonde foi a demo amigo @ Bruno.Só referi o porque de não ter sido 4k,teria sido uma propaganda enorme ao meu ver e um desperdício de oportunidade.
Mas o @Mário já me respondeu.Obrigado
igual prometeram 60fps como padrão no SX?
Apesar que coisas como o HDR ou um aumento de resolução podem ser feitas por pós processamento, a realidade é que qualquer outra alteração será obrigada a alteração ao código. E isso implica uma retro compatibilidade entregue aos pedaços como a actual, onde não é possível colocares todos os jogos da 360 ou da Xbox original a funcionar.
Não sabemos nesta fase se a PS5 faz algo semelhante ou não!
Tendo experiência com várias consolas ao longo dos anos, posso responder a isto bem.
Há vários factores que pesam numa escolha sobre qual a plataforma a escolher na compra dos multi.
Por exemplo, se tiveres uma Pro ou uma X, e não tiveres uma TV 4K, certamente não é pelos pixels a mais da X que vais optar. Num caso desses a versão mais barata será a que pesará.
Mas há outros factores que pesam… Como dizes e bem, caso uma versão seja melhor que a outra, opta-se pela melhor. Mas aqui estou a dar casos onde a vantagem não existe. E nesse caso a consistência da biblioteca de jogos pesa muito. Se a maior parte dos meus jogos estão numa plataforma, optarei por essa, Não me adianta de nada estar a espalhar os jogos por vários sitios.
Ao longo dos anos, essa situação sempre pesou para mim. Mantendo as consolas que sempre tive, a ideia de elas poderem avariar sempre foi um dos factores de aglomeração dos jogos. Assim, uma vez fora de vida, fico só com uma.
Poderiamos pensar que com a retro compatibilidade isso acabaria. Mas curiosamente não acabou!
Por exemplo, ainda mantenho a minha X360, apesar de ter uma One que é supostamente retro compatível.
E digo supostamente porque é isso mesmo que acontece! Não só nem todos os jogos que tenho correm lá, como os que correm alguns demoraram largos anos a serem suportados. E pior ainda, em alguns não consigo gravar pois a retro só suporta cloud saves, algo que não só nem todos suportam, como, por aquilo que vejo agora, o Gold é preciso para os usar. Algo que eu cancelei à alguns meses pois não há neste momento nenhum jogo da X que me interesse.
Como é que é??? Resolução de geração actual?
Mas que resolução é que queres? As novas consolas vão funcionar no máximo a 4K, e isso também é uma resolução actual. E como já calculei aqui, com um salto gráfico igual ao da geração passada para a actual, precisarias de 26 Tflops. Daí que em jogos com esta qualidade, terás sempre 4K reconstruidos. Não há como fugir à realidade das coisas! É matemática e física.
Agora o que vale aquela demo na Xbox? Não sei! Sei que a EPIC não escolheu a PS5 porque a Sony lhes pagou ou algo assim. A demo nem sequer tinha um logótipo da PS5, e se isso acontecesse, teria.
A EPIC demonstrou o seu novo motor… e usou a consola que entendeu que se adaptava melhor à sua tecnologia. Tal e qual como sempre aconteceu com as escolhas de GPUs nas suas demos.
E só posso citar o CEO e dono da empresa que refere:
Mesmo que o Tim aqui se referisse apenas a consolas, se a Microsoft tambem fez esses avanços que permitam a demo, não sei dizer. Quer-me parecer no entanto que sim, que eles existem… mas o certo é que não vão ao nível do que a Sony fez. O que a Microsoft deu a conhecer, não é nem de perto, nem de longe algo ao nível do que a Sony deu a conhecer.
S série X, a Xbox One, e mesmo telemóveis… Todos vão usar este motor. Isso nunca esteve em causa. Mas cada um apresentará resultados de acordo com as capacidades do seu hardware. E mesmo que todos sejam impressionantes, eles não serão iguais.
Mas conta-me lá que análise fria ao U5 é essa… Diz-me lá então o que é que não te impressionou?
Nenhum sistema, nem mesmo os actuais PCs topo de gama, são capazes de processar 16 mil milhões de polígonos em tempo real. Há até um video em que um tipo mete no Unreal Engine 4 uma geometria com 4 milhões num PC com um processador de topo, uma GTX 2080 Ti e 64 GB de RAM, e quando mete três cópias já está com 18 fps. Naturalmente que o motor não é o mesmo… mas seja ele qual for, meter 16 mil milhões de polígonos no ecrã e movê-los a 30 fps é algo que nenhum sistema faz.
Isso consegue-se tratando a geometria como se fosse video. Basicamente fazes streaming dos polígonos para o ecrã em tempo real. É tão simples como isso.
Só que fazer isso não é apenas velocidade do SSD. Os dados do SSD quando chegam à RAM tem um longo processo de tratamento antes de serem utilizáveis. E a PS5 o que fez foi basicamente eliminar isso. Isto não é apenas uma questão de se poder utilizar o SSD como memória, é de o SSD se portar ele mesmo como memória. Parece a mesma coisa, mas não é! É bem diferente.
Nesta fase eu não posso dizer que a Xbox não consiga também fazer algo semelhante. O que posso dizer é que, do que é conhecido, a Xbox não faz isso nem de perto, nem de longe ao nível do que a PS5 faz. E não é uma pequena diferença… é milhas de distância… são patamares radicalmente diferentes!
Ainda hoje lia um tweet de um gajo que referia que as pessoas não tinham bem a noção do que estava na PS5. Porque se o Kraken não era o descompressor mais rápido do mercado, e nem sequer o mais eficiente do mercado (apesar de ser o mais equilibrado), a sua implementação no hardware pela Sony não permite sequer comparar com aquilo que são os valores da sua versão software. Ele é muito mais rápido!
Mais ainda, ele dá a entender que o Kraken da PS5 é mais avançado que o que todos conhecem, e tem caracteristicas de outros descompressores acrescentadas.
Uma das características é a especialização no streaming ao dividir tudo em blocos de 256 KB, o tamanho ideal para minimizar pesquisas. Mais ainda, como a PS5 não descompacta na RAM, mas na memória cache que tem no seu sistema de I/O, tal não tem impactos na largura de banda ou performance da RAM, ficando assim acessível de forma directa.
Perante estes dados da PS5, e o desconhecimento de algo remotamente parecido na Xbox, tenho muita dificuldade nesta fase, em dizer que neste campo as consolas são sequer comparáveis. Teremos de aguardar para ver.
Sim @Mário,mas porque não colocar a demosntração em pelo menos 60fps como alvo,pois se estamos a FHD e não em UHD ou seja esses 16 milhões cairiam para quanto?Os detalhes estão lá e sim também achei impressionante,mas uma demosntração a 1080p e ainda a 30fps,sem particulas de impacto,faíscas,etc e vendo como se portou uma RTX em 4K num game como Control já dava para esperar pouca coisa desta placa nos jogos futuros e qual Pc foi feita a análise em um Intel?ou uma AMD,sabemos das diferenças de ambas e sabemos também quem ganha em arquitetura.
Na apresentação do xbox na game warads 2019 a demonstração foi toda em 4k pelo que me lembro(não tenho certeza)e Helblade foi demonstrado a 4k e 30fps e foi um alvoroço negativo e ai vem uma demonstração de uma tech demo a 1080 e 30fps e as pessoas gritam de alegria,não sei o que pensar!antes éra resolução isso e aquilo 900p estão longe dos 1080p agora 1080p não estão lomge dos 4K.
Acho que a industria não tem jogadores,mas sim um bando de gente procurando o quem tem e o que não tem,se esquecendo que o que importa é a diversão
Hellblade 2 não tinha gameplay, não era 4K(74% de 4K nativo), não era em tempo real e rodava a 24fps, alem de ser uma apresentação In-Engine.
https://www.eurogamer.pt/articles/digitalfoundry-2019-senuas-saga-hellblade-2-analise-trailer
O mais honesto a se dizer daquilo é que o Teaser é um objetivo a ser alcançado neste jogo linear Full script.
A techdemo UE5 rodava a 1440p 30fps, e a própria Epic diz ter margem pra irem a 60fps.
Tem pessoas que não gosta de nenhuma franquia da Nintendo ou Microsoft,mas também tem muita gente que não vê nada de especial nas franquias da Sony,o hardware nunca foi a peça principal da festa,sempre foram os jogos,aceito quando dizem que o Ps5 trouxe avanços para a industria isso ou aquilo,mas tem um produto do outro lado que também é muito bom.
A máxima que utilizo sempre vai ser a inovação e imersão que tal hardware traz,sem isso tudo se perde no caminho.O Wii e o Switch estão ai para provar e se cá o Wii e o Switch tivessem um hardware mais poderoso o estrago causado de ambos seria muito maior.
Ewerton… particulas de impacto tinhas… quando as coisas desabavam elas libertavam poeiras. E as faiscas são algo igual, só muda o shader.
De resto a demo é escalável, ela pode correr a 4K 60 fps, e a Epic já o afirmou.
Mas eles ali optaram por demonstrar o motor a ser esganado porque sabiam que junto da comunidade que lhes compra o motor, os developers, era mais relevante mostrar que o motor não tem limites de triangulos do que mostrar 4K. Aind para mais com aquela qualidade de reconstrução.
Quanto ao Control, é um jogo bonito… mas não vamos comparar. É um jogo limitado ao que a actual geração pode fazer.
E vamos lá corrigir-te!
Na apresentação da Xbox o Minecraft estava a 1080p 30 fps, e o Hellblade II a 3840×1608 a 24 fps (não era jogo com câmara móvel, era uma cutscene in-engine)
A Demo do Unreal 5 estava a correr nativamente entre 3840×2160 (4k) e 2560×1440, sendo que era nesta resolução que estava na maior parte do tempo.
Ela foi uma demonstração técnica tremenda. O que ali foi mostrado foi algo que o mundo nunca tinha visto. Um sistema caseiro a lidar com 16 mil milhões de polígonos de forma fluida e em tempo realm 30 fps.
Independentemente de a Xbox poder fazer igual ou não, aquilo é de impressionar qualquer um, pois os actuais sistemas ficam todos engasgados quando alcançam os 20 milhões de polígonos.
Daí que fiquei entusiasmado sim. Não sei se a Xbox pode fazer igual. O que foi divulgado da consola não mostra que o consiga fazer ao mesmo nível, mas… quem sabe? Sou correcto e refiro aquilo que é a verdade, é muito cedo para se dizer seja o que for para qualquer dos lados pois há muita coisa ainda desconhecida.
Mas uma coisa é certa. O que se viu ali foi uma tecnologia de de banal não tem nada.
Agora com sua explicação @Mário entendo o porque.Obrigado.
Sobre Control @Mário o que relatei é ver um RTX sofrendo para rodar o game em 4K 60FPS isso numa placa de $600 dólares,mostra o quanto essa geração vai proporcionar.
Minha opnião é que o PS5 trouxe metodologias de hardware que irá influenciar a industria no futuro próximo quanto a Mic optou por um hardware robusto,mas no modelo clássico de avanço.
Uma RTX 2080 Ti não corre o Control a 4K 60 fps com o RT ligado.
Mas curiosamente o Quantum Error da PS5 foi anunciado como usando RT total a 4K 60 fps.
Torna-se por isso dificil comparar as consolas com o PC, e mais ainda comparar entre elas.
Julgar que a Microsoft tem melhor RT é, nesta fase, prematuro. E explico-te porquê.
O RT é um processo que consiste em disparar raios de luz e verificar o seu comportamento no mundo 3d, de acordo com as propriedades dos materiais encontrados.
Mas de forma alguma tu consegues ter um número suficiente de raios para simular a realidade.
Daí que o RT tem uma segunda fase extremamente importante, o denoising.
Basicamente os raios vão dar uma ideia global da iluminação, sendo que vais ficar com uma imagem com lacunas de informação por não teres raios para tudo. O denoising é um algoritmo de cálculo igualmente intensivo que analisa essa imagem e corrige as partes em que a informação está em falta.
Agora a pergunta: De quantos raios precisas?
Bem, quantos mais melhor… e isto porque se tiveres capacidade para disparar mais raios, menos denoising precisas de fazer.
Mas isto é um pau de dois bicos, pois quanto mais eficiente for o teu denoising, menos raios precisas de usar.
O que nos parece que sabemos é que a Microsoft terá mais capacidade para lançar raios. Aceitando que ambas as marcas usam o esquema standard da AMD, e estando as unidades de raios nos TMUs que por sua vez estão ligados aos CU, a Microsoft, ao ter 40% mais CU, tem a capacidade de lançar 40% mais raios (Na realidade é só mais 18% pois as unidades da PS5 são 22% mais rápidas a lançar raios).
Mas e o Denoising?
Será que as capacidades de denoising são iguais? É superior na Microsoft, ou superior na Sony?
É isto que falta saber. Não pode os excluir a hipotese de a Sony ter apostado em algo para auxiliar o denoising, compensando a menor capacidade de raios.
E nesse sentido, tudo o que se refere sobre as capacidades de RT das consola tem de ficar em stand by.
Saber que a PS5 consegue RT a 4K 60 fps quando a RTX 2080 não consegue é um dos principais factores para esta questão ficar no ar.
O que parece não entenderes é a diferença entre jogo e demo técnica! O Hellblade poderia estar a correr a 4k 60ps que seria o expectável, até poderia ser a 30fps, que seria perfeitamente aceitável, o problema é que estava a correr a 24fps, o que é mau para jogos.
Já uma demo técnica a resolução e fps é algo secundário, mas sendo uma demo para jogos, espera-se o mínimo aceitável para a demo em questão. Neste caso o mais importante era mostrar duas novas tecnologias, a Nanite e o Lumen, e o objectivo nestas demos é mostrar o que é capaz de fazer. No caso da Nanite era mostrar os milhares de milhões de polígonos, no Lumen a iluminação global em tempo real. A resolução era completamente irrelevante, ainda por cima quando a tecnologia é escalável. Se o objectivo era mostrar uma tecnologia que mostrasse formas de aumentar a resolução, podes ter a certeza que eles iriam mostrar algo a correr a 8k ou 16k, mas não era o caso.
Se ainda continuas a criticar a demo por causa da resolução e dos fps é porque não entendeste o seu objectivo.
Vamos lá @Rui,tudo bem contigo,é um prazer conversar e debater assuntos aqui e com você nunca conversei e sobre Hellblade,como esta em estágio inicial de produção tem muito o que melhorar,veja o exemplo de God of War no inicio de sua produção,onde o que foi mostrado ali somente mostra o que esta por vir,apesar de não gostar do apelo do game,sobre a demo o que referi foi o porque de não utilizarem resolução 4K (pô)seria uma propaganda daquelas e ainda assim depois do desastroso inside da Microsoft.Mas o Mário já respondeu a minha indagação.
Abraço a sua explicação.
Desculpa meter-me. Mas é dificil de se saber o que levou a que Hellblade corresse como correu, isto é a 60% do débito real de 4K 60 fps.
Presumir qualquer limitação da consola é errado. Temos de ver que os jogos são expressões de arte, e muitas vezes há opções que são meramente relacionadas com a visão do criador e não com limites do hardware.
Por exemplo, o facto de a resolução ser o que é pode, e certamente até será, relacionado com uma visão cinema de ecrã 21:9. Assim como os fps que ao serem 24 pretendem dar a mesma visão cinemâtica (se bem que 24 fps aplicados a imagens computadorizadas em tempo real dificilmente consegue exactamente o mesmo efeito que 24 fps de cenas reais filmadas).
A referência que te fiz foi porque falaste na resolução do UE5, e referiste que na apresentação da Xbox viste isto a 4K 30 fps, quando na realidade independentemente das razões existentes, o que viste foi algo que no rácio fotogramas e resolução debita a 60% dos pixels de 4K 30 fps.
Mas tal como havia razões para que o UE5 desse preferência aos polígonos em detrimento da resolução nativa, aqui, para se ser correcto temos de explicar que poderão igualmente haver razões para isto.
Meu Xbox tá juntando poeira e é um One fat, nos casos dos multi o PS4 base fica melhor, ahh e tb tenho o Pro, mas como são poucos os multi que pego e geralmente são pela Plus o Xbox fica para exclusivos.
@Livio,mas você ta limpando ele direitinho né,rapaz eu vi um Xbox One aberto e o que vi na assistência me causou espanto tamanha quantidade de poeira interna.Parece que o videogame estava interrado.
se eu te disser que não, tá ele, o PS3 e o PS4 fat. Todos estão no quarto e não os utilizo pq o filho sequestrou a TV!!! O Pro pelo menos está na sala, aí ele está mais limpinho!
PS: Eu não os utilizo, mas o PS4 base é utilizado com Spotify para fazer o pequeno dormir e as vezes rodando algum jogo para distraí-lo.
Coisas de Pai @Livio,acontece comigo também,tem dias que fico quase 2 semanas sem ligar algo.Kkkkk
Eu pago pra ver se vai existir um, apenas um único jogo exclusivo de PS5 que vai tirar partido das funcionalidades de nova geração a ponto de tornar impossível a experiência no PS4 em 2020 ou 2021.
A data limite da Microsoft para suporte nas duas plataformas é final de 2021, mas aí eu não sei se é uma falha de interpretação de vocês ou se é má fé mesmo, por que isso não é uma regra, é a intenção da Microsoft com seus jogos exclusivos, não é uma imposição ao mercado, igual o plano da Sony visto hoje de obrigar os devs que lançarem jogos no PS4 a partir de julho de também o lançarem no PS5, o que automaticamente vai limitar a oferta de jogos na plataforma, já que nem todos os jogos vem de estúdios grandes o bastante para suportar várias plataformas e que podem se dar ao luxo de abandonar uma de 100 milhões de potenciais clientes por uma aposta que muito provavelmente vai ter adesão lenta no primeiro ano.
Já existem jogos anunciados como exclusivos no Series X, como o Scorn, que o Dev disse que é exclusivo do Series X por causa do desempenho.
Além disso, como já disse um milhão de vezes, estamos em pontos muito diferentes da tecnologia do que estávamos em 2013. Consoles atuais rodam jogos muito melhor do que final da geração passada e todas as melhorias ainda são muito conceituais. No final de 2013, Crysis 3 no PC já chutava pra milhas de distância tudo que rodava no PS3 e Xbox 360. Agora em 2020 é impossível apontar um jogo que faça igual o pelo menos chegue perto de o fazer.
Em 2019, o Mark Cerny em entrevista deu a entender que a transição da geração seria mais suave e vários jogos seriam cross gen, como Death Stranding. Essa conversa foi deixada de lado e os fanboys da Sony fingem que nunca aconteceu…
Existe um motivo pelo qual a Sony não mostra nada, não fala nada e parece só agir em resposta à movimentação da Microsoft. Não é por que eles são os líderes de segmentado mais medrosos da história. Mas por que eles sabem bem o que não podem fazer muito além de aproveitar a euforia de uma demonstração técnica que não representa nem os próximos 3 anos de jogos reais.
Como líder de mercado, a Sony é quem deveria propor o jogo, e na verdade ela está só jogando na retranca e deixando pessoas se enganarem. Essa época está muito igual à 2005, quando o Xbox 360 e o plano da Microsoft foram subestimados. A Sony usava de vários artifícios para se promover, como a e3 2005 e as techdemos que não representavam os jogos verdadeiros que estavam vindo para o lançamento do PS3, e na verdade só foram conseguidos em 2009. Isso serviu para criarem a narrativa de que o Xbox 360 não seria bom e era o Xbox 1.5. Eu me lembro bem quando o PS3 chegou no mercado e as pessoas viam os primeiros jogos e pensavam, “é isso?”
Isso vai acontecer de novo, é só pensar um pouco, qual grande estúdio AAA da Sony tem um projeto bom o bastante para ser impossível de executar na geração atual?
Naughty Dog – Terminando TLOUS2 para o PS4 – Sem chances
Santa Monica – Terminou God Of War a 2 anos, não dá tempo de criar algo dedicado à nova geração de verdade – Sem chances
Sucker Punch – Estão terminando um jogo para PS4 – Sem chances
Insomniac – 2 anos do lançamento de seu último jogo, não dá tempo de criar algo pensado desde sempre pra nova geração.
Sony Bend – Um anos de lançamento de Days Gone, nem são um estúdio AAA, sem chances.
PD – 3 anos de GT Sports, ainda estão trabalhando nas atualizações, são bons candidatos mas dificilmente será uma grande evolução.
Guerrilla – 3 Anos desde Horizon Zero Dawn, demoraram 5 anos para desenvolver um jogo que tire total proveito do PS4. Horizon 2 pode acontecer, mas não vai ter tecnologia que o torne impossível de replicar na geração atual.
Quem sobrou pra trazer o grande jogo que vai soprar o mercado? A Sony tem algum e stpudio escondido que está criando jogos para nova geração à 5 anos?
Bem, vamos descobrir dia 4 Junho.
Basta trazer uma versão do the last of us 2 e do ghosts of tsushima com alterações para o hardware da ps5.
Só isso já é o suficiente para movimentar o mercado.
E mais… Exatamente como você mencionou, a Sony ainda não se pronunciou sobre os jogos de lançamento, pode aparecer surpresas, como também pode não aparecer nada.
E o mundo vai continuar a girar e cedo ou tarde vão aparecer jogos.
O que você nunca se lembra é que TODOS os estúdios da Sony têm provas dadas e ao comprar uma ps5 a simples certeza de que irão aparecer esses jogos já é uma grande diferença.
A Microsoft está agora a agir e a tentar recuperar dessa diferença enorme entre os exclusivos, com certeza vão conseguir fazer jogos excelentes, tenho certeza absoluta.
Mas no momento as certezas de quem comprar as novas consolas serão essas :
PS5 : God of war, horizon zero dawn, ratchet and clank, spiderman, uncharted, infamous, ghost of tsushima, last of us, days gone, gran turismo, dreams(média molecule)…
XboxX : Halo, forza, gears of War.
Parece a alguém que tenha cérebro que realmente não faz diferença?
Essa sua birra com a Sony já cansa, é sempre a mandar bitaites sem o menor fundamento, simplesmente com base no achismo.
É assim difícil aceitar que é apenas uma questão de gosto?
As duas consolas apresentam propostas diferentes, sendo excepcionais nas próprias condições.
Para quê essa birra?
Se gosta da Xbox, compra uma, te garanto que será uma boa escolha!
Para quem gosta da ps5, será uma boa escolha também!
@Fernando Medeiros
Vais pagar quanto?
Eita que já tirei um print desse teu ataque de pelancas! Nos vemos dia 4 de junho…
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-05-29-evento-ps5-confirmado-para-4-de-junho
Vamos ver se não pagas já no dia 3. 😉
Que é nos seus exclusivos já todos sabemos… Se há má fé aí é da tua parte que referes final de 2021… Nunca vi nada disso referido. Mas espera… não era pro consumidor suportar as duas plataformas? Vai acabar? Então se vai, porque raio é que não acaba já e dão a quem comprar uma série X os jogos que merecem?
Engraçado que uma das possibilidades ele diz que não será uma grande evolução, sei que não acompanhas o GT e nisso faço uma correção, já tem um tempo que a PD deixou de focar nas atualizações, o prórpio Kaz já falou que updates serão mais escassos, não é a toa que o último foi de 1 só carro.
Há uma grande probabilidade de um GT aparecer na janela de lançamento do PS5 pois segundo o próprio estúdio as modelagens já são em 8K ou seja servem no PS4, PS5 e numa possível geração pós PS5.
E na alegação dos outros estúdios é interessante como a desculpa de que estúdio X tem 2 equipes desaparece.
E uma coisa digo, esses jogos sob a tutela do tio Phill estão demorando a aparecer né? Entrou em 2014 e até agora nada de jeito além da santíssima trindade.
Se eu fosse você, eu iria pesquisar o output de jogos da Insomniac antes de falar. Pode ser que te surpreendas.
@Mário, ele nem precisa esperar pelo dia 04/06/2020:
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-05-29-sony-reafirma-que-esta-a-desenvolver-exclusivos-que-apenas-poderas-jogar-na-ps5
A Sony vai continuar a apostar na PS4. Nem todos os títulos exclusivos da Sony são AAA. E as thirds vao certamente fazer isso. Mas a PS5 terá o suporte que merece. É a forma de a Sony ver as coisas. Não é algo que se necessite de explicar, é uma filosofia que está entranhada na empresa, e que já todos conhecem.
Basicamente é um ponto a favor. As pessoas não precisam de ver os jogos para saberem que eles vão existir. Já na Microsoft é ao contrário… é ver para crer!
E isto tornou-se ainda mais evidente na geração actual.
Foi exactamente o que eu disse no meu comentário em resposta ao Fernando Medeiros.
A confiança nos estúdios da Sony atingiu um ponto, em que mesmo que de início não se tenha nada, sabe-se que chegará e será com qualidade.
Isso é um grande diferencial.
Se Scorn e The Medium são exclusivos de parceiros pro Series X já no lançamento, não vejo a Sony lançando jogos menores para o Ps4 daqui pra frente também. Aliás, ela nem precisa, pois a base de consoles que ela terá já no final do ano com seus 2 grandes lançamentos + royalties (não sei se essa é a palavra adequada) de third party, permite uma posição confortável por muito muito tempo. Na minha humilde opinião, a Sony tem que aproveitar esses 2 primeiros anos, porque querendo ou não, a Microsoft vai acabar limitando a evolução third party, sem contar os seus próprios jogos. Sobre o evento de semana que vem, achas que a Sony tem alguma coisa haver com o anúncio relacionado a Sega semana que vem? Se há uma empresa que seria capaz de revitalizar a Sega, a meu ver, seria a Sony. Enfim, só no aguardo agora, porque será uma ótima semana.
A Sega pertence a um consórcio chamado Sega Sammy que tem negócio s Al dos videojogos. Não estou a dizer que não vai acontecer mas é pouco provável porque a Sega Sammy corp é grande.
unica empresa que vive de coisas escondidas, “espere e verá”, e que nunca vira realidade?
Deto… Eu não sei se lês as minhas respostas, mas eu não vou dizer de novo. Há regras de etiqueta aqui. Adjectivar pessoas com termos que possam ser considerados insultuosos não é permitido.
Se voltares a fazer mais alguma, dado que as regras são para todos, bloqueio-te.
Podes dizer o mesmo sem insultar ninguem. Revê o que escreves.
https://www.pcmanias.com/regras-de-participacao-nos-comentarios-2/
https://www.pcmanias.com/regras-de-comentarios/
mas ai eu estou falando da MS, que adora fazer promessas e não entregar.
prometeu “true 4k” e o unico EXclusivo do xoneX que é assim é o forza, o resto é tudo “fake”
destaque para Gears 5 com “checkboarding” e resolução dinamica que cai para 1080p ainda no xoneX “true 4k”
o cara vem ai falar de “estudio escondido”, como se fosse a Sony que aplicasse “coisas escondidas”.
Vai ser interessante, o Phill Spencer já veio falar que “não vamos ter tantos exclusivos no lançamento quando no xbox one pq ninguém compra 5 jogos com o console de cara”, e ontem e hoje já tivemos a MS hypando retro.
SX vai ser o xone X “2”, mas para o rapaz ai ir no twitter do Phill Spencer, o pró consumidor que escuta os jogadores, cobrar ele, ai não… não importa, sim ficar falando mal da Sony na internet.
Podes falar da Microsoft… deves expor as tuas ideias. Mas chamar estúpido às pessoas, não.
Bluepoint. Novo estúdio em San Diego. Japan Studio.
Sobre o ter ou não ter tecnologia só te relembro disto…
Sucker Punch: infamous 2 2011, Infamous SS 2014.
Guerrilha: Killzone 3 2011, KZ Shadowfall 2013.
Não assumas nada.
Confirmado… apresentação oficial da Ps5 dia 4 às 20 horas
Jim Ryan also states that PlayStation is not interested in bringing new PS5 games over to PS4
“It’s time to give fans something that can only be enjoyed on PlayStation 5”
a Sony tb com frases para alfinetar a concorrência.
vamos ver se as coisas esfriam ou aquecem nas alfinetadas… veremos dia 5/06.
Se liberte amigo
Desde 2012 ainda nessa cruzada kkk
Sei que vc curte o Xbox, aproveite a sua plataforma, ou então vista a camisa da Microsoft e saia as ruas afim de convencer as pessoas do contrário, vire um garoto propaganda do Xbox, pois de trolls de PlayStation já existem aos milhões, e saiba que de nada adianta pelo jeito.
A realidade desta geração é simples:
A Microsoft tem melhor GPU. A Sony tem melhor I/O e SSD.
O primeiro era o mundo. O segundo não valia nada.
Agora que se sabe que o I/O, mesmo sem os Tflops pode mudar o aspeto visual de um jogo ao ponto de fazer o que se fez no UE5, já todos só falam do SSD (que diga-se sozinho não vale nada).
A nova geração ainda nem entrou e aqui na PCManias já tinham lido desde sempre que o SSD da Sony ia revolucionar, que ajudaria nos gráficos.
Como eu sempre disse, sou humano, posso errar. Mas o facto é que desde que abri a PCManias poucas foram as vezes que isso aconteceu.
Fernando Medeiros
Seus comentários atualmente são os mais interessantes (eu sei que você é um troll), especificações técnicas já estão saturadas e nem estou mais lendo comentários como antes pois está massante, fico pelos artigos mesmo, mas essas flame voltaram a ficar divertidas pra mim.
Continue firme que tá divertido
O que disse obviamente é só choro e controle de dano pois sabe que a Microsoft é só conversa, e a maior parte dos jogadores gostam de jogar e não ficar igual idiotas de chan, e esses vendo a oferta da Sony de alta qualidade contra essa vergonha de indies mobile do Xbox, não tem dúvidas.
Tanto que o gamespass a preços simbólicos não levanta o xbox e ele segue com a lanterna por falta de: conteúdo decente.
Quer jogar XB360? Pra que 12 TFlop???
Playstation 5 com arquitetura tão avançada que nem precisa de 12 TFlop.
Próximos meses do Playstation: The Last of US 2, Ghost of Tsushima
Próximos meses do Xbox – shantae half genie, Bleeding (Eyes) Edge (ou qualquer porcaria dessas)
Boa sorte com essas pérolas selo Gamespass de qualidade
:p
Agora sério
Que Deus esteja com todos que tem fé nEle e os ajude nesses tempos pavorosos de mentiras, doença, OMS criminosa, corrupção, propaganda terrorista da midia, malandragem de preços absurdos (Brasil), desemprego, quebras no mundo todo, perda gradual da liberdade etc
Todos os políticos são só fantoches comprados do sistema e fazem todo mundo de trouxa. Fiquem atentos.
Falando em GamePass assim fica fácil ter 10 milhões de usuário:
https://photos.google.com/u/1/share/AF1QipOZu1Mrqjwd8DheLBU7ZWzE5Jo-HPGHSb87CFveLx3ZSaYTbRfF_uqL6uP5k2UB0w/photo/AF1QipNxhkt-tftKPDkQbK8_3uLlSEWuc81SfuOF7YtQ?key=T0pmcllZbnBSN3EyVENFekVMSVFKLXFaM1FBaUZn
https://photos.google.com/u/1/share/AF1QipOZu1Mrqjwd8DheLBU7ZWzE5Jo-HPGHSb87CFveLx3ZSaYTbRfF_uqL6uP5k2UB0w/photo/AF1QipOXMG_6laGlxnud-hQm405Nef16g2RTXifrYFfB?key=T0pmcllZbnBSN3EyVENFekVMSVFKLXFaM1FBaUZn
@Mario a incorporação de imagens foi bloqueada? Pelo que lembro eu conseguia colocar imagens do Google Photos nos comentários
É nisto que acreditas?
Depois de Aaron Greenberg ter desculpado os 720p iniciais da Xbox referindo algo do género de “Sabem que todos os jogos tem um output a 1080p, certo?”, e de referir algo dp género “O padrão da Xbox série X vai ser 60 fps. O hardware até nos permite ir aos 120” que corrige quando AC Valhalla sai a 30 fps para “O padrão vao depender do desenvolvedor”, temos agora esta joia.
https://twitter.com/aarongreenberg/status/1266460080951582720
Depois de Phil Spencer ter anunciado o fim das gerações, como a malta se queixa que a Série X não tem exclusivos por causa disso, agora tenta dar a volta ao bico do prego.
Como é que pessoas que se contradizem constantemente ainda tem credibilidade junto dos fans é algo que escapa à compreensão.
As políticas da Microsoft não existem… eles dizem o que for preciso conforme acharem no momento que é conveniente, e conforme as reações do público.
Eles vão mudando conforme lhes dá jeito. Quando virem que a Ps5 está a vender bem devido aos exclusivos, vão só criar jogos para a Xbox sx
Essa “mudança” que faz o console/marca perder a credibilidade. Se eles não tem certeza de que os jogos serão ou não lançados para 2 gerações, é melhor deixar em aberto, para ai sim ir de acordo com a maré. Eu não duvido nada de mudarem logo depois da apresentação da Sony (tenho por mim que será excelente), só que idas e vindas assim pegam muito mal.
se vc procurar no google tem lá:
“phill spencer diz que não esta interessado em lançar um console mais poderoso”
https://www.gamespot.com/articles/dont-expect-xbox-one-and-a-half-xbox-head-says/1100-6436510/
um defensor da MS iria dizer que o xoneX não é “xbox 1.5”. Obviamente o xoneX é um xbox 1.5, e nem a promessa do “true 4k nos exclusivos” eles cumpriram.
o curioso disso que obviamente eles já estavam trabalhando no xoneX nessa epoca.
Aí o crapGamer vem e responde:
https://twitter.com/The_CrapGamer/status/1266463473090932737?s=20
Só esperar a desculpa da MS quando o Xbox One começar a não receber jogos, irei perguntar onde fica o conceito de fim de gerações.
https://twitter.com/aarongreenberg/status/1266460080951582720?s=20
Impressionante isso, ontem a MS deu umas alfinetadas na sony e sony ficou na dela.
Hj a sony posta algo e o aaron já vai chorar no twitter kkkk
-Galvao?
-Diga la tino?
-Sentiu…
Só poucos irão entender!!
@Indianproxynow
“Microsoft” as 23:59
– Não gosto do conceito de gerações, é antiquado e vai mudar.
– Não gosto do conceito de exclusivos, é antiquado e vamos muda-lo.
– Jogos single players estão morrendo, não possuem a mesma relevância.
– Todos os jogos no Xbox One X serão a 4K nativos.
– 2014~2020 Teremos o maior e melhor alinhamento de jogos de todos os tempos…
“Microsoft” as 00:00
– Acreditamos no conceito de gerações e o apoiamos.
– Exclusivos são importantes e compramos vários estúdios para criamos mais jogos.
– Single players são importantes e criamos um estúdio novo para apoiar experiência a solo.
– A resolução nos jogos será decidida pelos desenvolvedores.
– No nosso inside de Maio prometemos um primeiro olhar sobre os jogos da nova geração, desculpe-nos por não atender a expectativa que criamos. Por favor, aguardem até o inside de Julho…
Lembrando que TODAS as declarações acima citadas, foram dadas ou pelo Phil Spencer ou pelo Aaron Greenberg.
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-05-29-aaron-greenberg-diz-que-a-xbox-acredita-nas-geracoes?page=comments
O Silêncio devia ser mais valorizado na MS. Eles precisam urgentemente de controlar o que dizem… E o que fazem.
Começaram bem com a revelação inicial da XsX mas só tem dado tiros nos pés mais recentemente e em resultado das políticas estapafúrdias que andam a seguir.
Já sabia, quando vieram com a historinha de fim de geraçoes, que aquilo era treta pura precisamente pelas mesmas razões do comentário do crapgamer. A cereja no topo do bolo é vê-los tão enredados devido ao Inside Xbox que agora se vem contradizer.
A pior parte é que nada disto tem a haver com a máquina que construiram, só tem a haver com as políticas estapafúrdias desta administração.
Sinceramente, porque vinhamos de uma 360 de sucesso, a determinada altura, acreditei que o porblema da Microsoft estava no Don Mattrick. Mas rapidamente me fui apercebendo que o problema é bem mais enraizado. A questão pode passar por quem faz pesquisas de mercado e recomenda a liderança a seguir determinadas políticas. A questão é que a base de fans mais acérrima é tão leal que não vê um palmo à frente dos olhos. Vês isso com o Gamepassa e com esta ideologia do fim das gerações estilo PC. Isto era expectável… porque as pessoas que compram consolas querem consolas, não querem PCs. E comparar com o PC é muito bonito até veres que aquilo que levou as pessoas a sair dos PCs para irem para as consolas, afinal está nas consolas tambem.
A insistência no paleio dos 60 e 120 fps passa por aí. Eles projectaram a consola para ser poderosa, mas para maioritáriamente correr os jogos actuais com mais fps e a 4K. E se isso é um excelente extra, nunca poderia ser o núcleo da consola. Esse teriam de ser os exclusivos que tirem total partido do seu hardware.
Algo que a Microsoft adiou e que os fan aplaudiram por ser pro consumidor… e talvez o seja, se olharem apenas para o seu umbigo e não para a realidade que o abandono da atual geração é algo que é inevitavel e que neste adiamento quem comprar a nova consola vai ficar limitado ma oferta (e onde está o pro consumidor para esses)?
O Phil Spencer era o segundo na cadeia de comando na altura. E o que vemos ao longo dos seus 6 anos de administração (quase) foram promessas. Promessas que nao cumpriu. A única grande Vitória que ele teve foi a retro e foi o redesenhar da consola. De resto, só tem dito bacuradas que minam a confiança na divisão porque põe em causa o suporte e o valor.
Foi dele que saíram a partilha com PC, GamePass, fecho e cancelamento de jogos seguidos de dois anos de promessas de imenso suporte a para entregar índices que na maioria posso jogar no telemovel.
Mas a lengalenga de fanáticos ( e a está altura acho que pesdoal como o do discord está a ser pago para isso) apenas segue as coisas sem sentido que a direção da MS faz. São zombies e não acreditam em nada.
Admirar-te-ia se fossem pagos? Os Astroturfers não são uma novidade na história da Microsoft.
E nem o FUD. Aliás na definição de muitas das más práticas de mercado descritas no wikipedia, o nome da Microsoft, muitas vezes associado a condenações, aparece recorrentemente.
Sera que a longo prazo o FUD que não da certo tem efeito contrário?
imagine ficar lento um monte de FUD do PS5 “PS5 lixo bla bla bla”
o console sai com uns jogos fodões e vc compra ele e acha muito bom.
o PS6 vc le as mesmas bobagens e pensam “tudo fake, falaram groselha do PS5 e foi um otimo console, mesma coisa agora com o PS6”
Eu por exemplo li muita bobagem sobre Blu Ray ser um lixo para consoles em 2006~2009, na epoca eu jogava no PC tb, e veja só hoje… todos os consoles usam BR.
Não foi para o Ybarra que perguntaram no twitter se o xbox tinha mudado totalmente com o Phill Spencer?
ele respondeu “não, continua como sempre foi”
Eu não consigo achar esse twitte dele, falta as palavras chaves para busca.
Nunca vi isso… procura o Tweet.
20min depois…. não lembrava de nenhuma palavra chave para busca, tive que olhar tudo.
impressionante como o Ybarra interage com os fanboys do EUA do xbox… procurando twitte por twitte eu vi ele interagindo com todos os fanboys do xbox do EUA que eu conheço.
https://twitter.com/Qwik/status/1211713249143443457
já tirei um print, só para garantir.
Podem dizer o que quiserem, mas desde 2013 fartei-me de ver pessoas da Microsoft a interagir com fanboys acérrimos conhecidos, a ir aos canais deles, a dar-lhes respostas e a interagir.
Faço aqui o desafio de me mostrarem algo idêntico vindo da Sony. Porque sinceramente se houve ou não vi ou não me recorda.
Scorn? Aquele que rodou em um PC no último Inside Xbox? Quando se desmerece uma tech demo a própria dev confirma que o jogo não estava a rodar no hardware do XSX.
Minecraft RT em 1080p
HellBlade 2 com partes sub 4K e 24fps sem parte jogável
Scorn rodando em PC.
[Off] me repassaram via whats o rumor oriundo de uma pagina turca em que fala que o PS5 será retro com PS2, PS3 e PS4 via disco. Sobre o PS1 há um TBA.
Caso isso seja verdade o PS5 terá um leitor “parecido” com o do PS4 que somente irá ler DVD e BD. Com isso ele não será compatível com todos os jogos do PS2 pq há alguns em mídia CD
Noticia boa @Livio,acabou a saudade dejogar aquele clássico do passado.
Pessoal, produtor de scorn confirmando (o óbvio) que jogos desenvolvidos crossgen ficam limitados pelo hardware inferior
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-06-01-director-de-scorn-diz-que-optar-por-cross-gen-limita-a-versao-de-proxima-geracao
Mas espera… Há mesmo quem precise que ele diga isso para acreditarem no óbvio?
Se aqui há alguém que precisava disso, então deve-me achar um aldrabão… e nem sei o que anda aqui a fazer! E para além de cego, ainda por cima seria burro!
Não creio que haja alguém aqui assim! Ou pelo menos espero!