Escolha do Kraken pela Sony não teve só a ver com a capacidade de compressão.

A compressão é claramente essencial, mas num sistema que pretende performance, tão importante como a compressão, é… a descompressão!

A compressão de ficheiros é extremamente relevante no sentido que ela poupa espaço em disco. No entanto, uma vez em memória, os ficheiros tem de estar totalmente descomprimidos, o que quer dizer que a compressão não toma relevância aí.

Mas há mais dados a se ter em conta, pois ao se ter mais compressão, apesar dos ganhos de espaço no disco serem claros, e de a transferência do disco ser maior ao transportar mais dados reais no mesmo número de MB lidos, mais compressão obriga a maior poder de descompressão, e acima de tudo a que a mesma possa ocorrer em tempo útil.

O Zlib tornou-se um standard por conseguir elevadas taxas de compressão, que conseguem ser descomprimidas em tempo útil.

Para vermos as diferenças, vamos comparar o Zlib com outros compressores da mesma família, todos eles livres de royalties e passiveis de uso standarizado na industria:



Pode parecer à partida que a descompressão não é relevante. Afinal as consolas referem ter descompressores que fazem isso em tempo real.

Mas tempo real não significa que entreguem os mesmos dados no mesmo tempo. Uma maior capacidade de descompressão permite mais entrega no mesmo tempo. Daí que a diferença na velocidade de descompressão continua a ser relevante!

Na imagem de cima tempos vários compressores descompressores comuns no mercado, e criados para fazer o mesmo que o Zlib, funcionando naquilo que vulgarmente se denomina “Tempo real”. E como se percebe desde já, a taxa de compressão e de entrega de dados não é igual em todos.

O Zlib sendo a ferramenta mais comum, e o standard de mercado, está presente em todos os quadros de cima, sendo tomada como elemento comparador.

Assim ele é comparado com os seguintes compressores disponíveis para uso público:



Lzma
Kraken
Leviathan
Mermaid
Lz4hc
Selkie

Como se pode ver, todos estes compressores tem vantagens e desvantagens, sendo que claramente alguns são melhores que outros. Mas podemos ver igualmente que a compressão e a capacidade de descompressão são dois fatores distintos a se tomar em conta.

Se fossemos a ver, comparativamente ao Zlib que tomamos como base (100), teríamos os seguintes valores para estas alternativas:

Zlib Lzma Kraken Leviathan Mermaid Zl4hc Selkie
Compressão 100 140 130 140 115 90 101
Descompressão 100 12 400 250 833 936 1430
Média 100 76 265 195 474 513 765,5

Ou seja, se o objectivo fosse apenas a compressão, o LZMA ou o Leviathan seriam os escolhidos pois ofereciam compressão superior ao Zlib em até 40% adicionais.

Se o objectivo fosse a descompressão, o Mermaid, o Zl4hc e o Selkie, todos eles ofereciam uma capacidade de entrega de dados no mesmo tempo, esmagadoramente superior.



Mas o objectivo aqui foi o equilíbrio. Não só aumentar a compressão, como também aumentar a capacidade de entrega da descompressão, e nesse campo apenas o Kraken, o Leviathan, e o Mermaid cumpriam com esses requisitos.

O Mermaid elimina-se facilmente pois apesar de ser o mais rápido a descomprimir, apenas aumenta a compressão em 15%, não sendo por isso o mais interessante. O Leviathan é o que comprime mais, superando em 10% o Kraken. Mas no entanto a sua velocidade de descompressão é apenas de 2.5x superior ao Zlib, ao passo que o Kraken é 4x mais.

E nesse sentido, o Kraken, pelo equilíbrio apresentado, soava à melhor escolha.

É uma ferramenta que aumenta a compressão em média 30% face ao Zlib, mas que entrega os dados até 4x mais rápido. E quando a ideia é ter-se os dados comprimidos, mas ao mesmo tempo acessíveis na maior quantidade possível, no mesmo espaço de tempo, o Kraken é uma excelente opção.



14 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
By-mission
By-mission
24 dias atrás

Estava vendo um vídeo no YouTube, onde o rapaz pergunta:

‘como um jogo que usa a velocidade total da PS5 poderia ser portado para o PC? Visto que mesmo hoje não há SSD com esta velocidade.’

O YouTuber respondeu, “da mesma forma que sempre fizeram, usando a memória RAM como cache, lógico que aqui estamos a falar de muita memória talves 32Gb…”

Mario, concorda com o que este diz, que seria possível alocar o cache na memória RAM e compensar o SSD.. Na hora até pensei que sim com a memória RAM ele teria como compensar, mas tem os níveis de prioridade e processadores de coesão, então eu acho que não, não teria como compensar. O que tu acha?

nETTo
nETTo
Responder a  By-mission
24 dias atrás

É possível sim, mas vai precisar de muita memória RAM mesmo, pois o PS5 para além de velocidade bruta no seu SSD, ainda tem o I/O

daniel
daniel
Responder a  nETTo
24 dias atrás

A implementação das memórias ddr5 (mais rápidas e mais capazes) devem dar conta desse problema no médio prazo. Mas a pergunta; a que preço?
Os consoles são o norte da evolução dos games de maneira geral, e penso que já nesse ano, jogos como Godfall (Ps5 + PC) e The Medium (Series X e PC), mesmo sendo de parceiros menores, serão jogos extremamente exigentes para o jogador de PC médio atual.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  By-mission
24 dias atrás

É possível, mas é uma forma levemente diferente de se projetar o jogo.

No SeriesX por exemplo, a arquitetura velocity foi construída para se trabalhar com 100GB de RAM virtual. Com isso, parte das texturas estarão na RAM física, e outra parte na RAM virtual. O jogo será projetado com isso em mente, que qualquer um desses 100GB poderão ser acessados praticamente em instantâneo.

Mesmo que se obrigue o consumidor de PC a trabalhar com 32GB de RAM para jogos, isso é consideravelmente inferior a 100GB, logo a RAM virtual no PC só será possível com SSD.

Além disso, o Direct Storage construído para o SeriesX também funcionará no PC, e espera-se que SSDs possuam preços mais acessíveis nos próximos anos.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
24 dias atrás

Artigo interessante Mário, mostra as alternativas existentes, e como o Kraken foi bem escolhido. Achei bacana o relato do Cerny, dizendo que conheceu o Kraken em visitas a estúdios conversando com os desenvolvedores. De fato networking (ou troca de idéias entre profissionais da mesma área, não sei como vocês chamam isso em Portugal) é muito importante.

Seria interessante analisarmos o BCPack. Pelo que entendi, o BCPack foi feito exclusivamente para compressão/descompressão de texturas, enquanto que o Kraken possui boa performance para qualquer tipo de dado. No caso, para outras informações, a MS usa outro algoritmo (não sei qual, talvez Zlib mesmo).

E por fim, não sei se você tem algum artigo explicando o que é compressão/descompressão, mas eu tenho algumas dúvidas. Os dados estão comprimidos no HD (tipo compactados, zipados), e quando vai colocar na RAM, precisa descompactar (fazer descompressão). Neste caso, quando se faz a compressão?

AlexandreR
AlexandreR
24 dias atrás

Offtopic: a Insomniac games continua com tweets do resistance. (Será um título de lançamento na Ps5?)
E acho que o state of play, devia ser depois do lançamento do the last of us part 2

Deto
Deto
Responder a  AlexandreR
24 dias atrás

e o FPS que a guerrilla está trabalhando?

não vai ser para o lançamento do PS5? duvido que a Sony venha com dois FPS no primeiro ano do PS5…

Mas eu tenho certeza que vai ter um FPS exclusivo no lançamento do PS5, o Cerny já demonstrou isso na palestra falando do SSD do PS5, que vai carregar por streaming dados até quando o jogador gira a câmera.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Deto
24 dias atrás

A Guerrilla não deve estar a trabalhar no Killzone, pelo menos para já….

Andrio
Andrio
24 dias atrás

Até ja tinha falando em outro artigo, mas cada coisa apontada aqui pelo mario sobre o ps5 da pra ver que foi tudo pensado na otimizacao do hardware. Essa interaçao entre cerny e os estudios rendeu bons frutos

[OFF] Pelo visto a MS já voltou atrás… eu acredito que os novos consoles conseguem rodar os jogos a 60fps, mas o marketing tem que ter cuidado.

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-05-12-microsoft-os-60-fps-na-xbox-series-x-nao-sao-padrao-ou-obrigatorios

[OFF 2] Posso copiar marvel? rsrs mas ficou legal
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-05-12-sony-anuncia-a-playstation-studios

[OFF 3] Quita vai ter state of play só com Ghost Of Tsushima <3
15m a 18 minutos sobre o jogo.

Muita gente anda a criticar a sony pq ela n fala muito do ps5, mas eu ate entendo ela n falar. Depois de lançar os 2 grandes triple AAA, acredito que ela vai começar o marketing em cima do ps5.

Deto
Deto
24 dias atrás

Mário, vc viu que andou vazando bastante coisa da Ampere da Nvidia? saí algum artigo sobre isso?

0:22s ampere:

https://youtu.be/hlvZBSNiKFs

do mesmo pessoal que está falando que tem fontes dizendo muito bem sobre o SSD do PS5 e que o PS5 vai ter algumas coisas do RDNA3.

DLSS 3.0 pegando jogo rodando em 540p e botando em 1080p sem queda perceptível de qualidade, provável que isso seja o foco para e-sports com 240fps…

Nvidia querendo empurrar 4k 60fps + RT nas Amperes Mid, acho que só com DLSS dai.

RDNA2 mandando muito bem em machine learning.