Facebook abusivamente usa os números de telefone dos seus utilizadores, para mandar publicidade.

Sem qualquer pedido prévio, e mesmo usando números de telefones que foram introduzidos apenas com o intuito de obter segurança com autenticação de dois factores, o Facebook usa e fornece os números a terceiros para envio de publicidade. É uma quebra de privacidade tremenda e usando dados sobre os quais nunca ninguém lhes deu esse direito.

Confesso que quando li esta notícia fiquei chocado. Numa história paralela, Ando desde à algum tempo a receber chamadas de telemarketing vindas de vários locais do mundo, onde pessoas que mal falam Português tentam dar a conhecer produtos, não me largando o telefone, e tendo a situação levado já a uma queixa junto da polícia sobre este assunto.

Sinceramente não vou associar nada disto com o Facebook, mas o certo é que a situação mostra a realidade do mundo em que vivemos, e da forma como as empresas vendem informação dos seus clientes. Por esse motivos devemos restringir os dados que fornecemos, seja a que empresa for, e seja porque motivo for, pois estes poderão ser usado para questões de monetização.

É certo que a legislação Europeia que está em vigor sobre publicidade penaliza tremendamente as empresas que não cumprem com a legislação, mas como atuar quando as chamadas não originam de países da Europa, e como tal quem liga se está a marimbar para a situação? Essa é a grande questão, e a que me levou a apresentar a queixa por estas chamadas, entregando a lista de números usados, que vão sendo bloqueados, à polícia.

E aqui torna-se irrelevante se me estão a chatear por chamadas, por SMS, por e-mail, por notificações de apps, ou outro método qualquer. É o meu direito não ser incomodado, e estas regras em vigor que permitem às empresas activar por defeito estas situações, podendo desligar se quiser, tem de ser revertida para só poderem usar quem o explicitamente o autorize.



Mas voltando à questão do Facebook, o que se segue é a informação dada pelo Facebook sobre o uso de dados privados introduzidos na rede:

Usamos a informação que as pessoas fornecem para oferecer uma melhor e mais personalizada experiência no Facebook, incluido publicidade. Somos claros sobre a informação colectada, incluindo a informação de contacto das pessoas adicionam nas contas. Podem gerir e apagar os dados de contacto que introduziram, a qualquer altura.



Como se vê o facebook nem sequer nega que pode usar informações de contacto, como o e-mail ou número de telefone das pessoas! Basicamente, um publicitário com ligação ao Facebook pode usar as listas de e-mail, ou até o contacto de telefone ou outros métodos para chatear as pessoas. E há por isso que se ter cuidado com o que se coloca no perfil.

A questão é que o Facebook não usa apenas os dados do perfil. Devido à autenticação em dois factores o Facebook e na qual o promete uma camada adicional de protecção das contas, muitos utilizadores protegeram-se de hacks fornecendo dados sobre o seu número de telemóvel ou e-mails alternativos, que serviriam para indicação e confirmação do login.

Ora de uma forma abusiva e não autorizada, o Facebook misturou esses dados com os restantes… e fornece-os a terceiros.

Mas pior, de acordo com o Gizmodo que revela os resultados do estudo que comprova estas práticas, há aqui um esquema de “informação de contactos sombra” e na qual o facebook obtêm dados de contactos das pessoas baseadas em listas de contactos de outras pessoas que a partilharam, e que possam conter informação sobre terceiros. Basicamente se alguém resolver permitir ao facebook aceder a uma lista de contactos onde está algum dado nosso, o facebook cede-o também.

Por estas práticas abusivas, pouco claras e não reveladas, que necessitam de ser descobertas para serem conhecidas, torna-se perfeitamente clara a necessidade se agir ainda mais veementemente sobre estes assuntos, e em particular sobre empresas com o estatuto de gigantes. Há que as penalizar de forma que lhe doa mais do que nunca, e se necessário dividir as mesmas retirando-lhes capacidade e poder.



Posts Relacionados

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
2 Comment authors
Vitor CaladoBy-mission Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
By-mission
Visitante
By-mission

Já se ultrapassou o limite! Eu por ver o app do Facebook a drenar minha bateria o desinstalei sem pensar duas vezes, mas aí vem o revés, posso abrir o site uma vez ao dia ou um milhão que eles ofertam o aplicativo que desinstalei, se alguém me enviar uma mensagem, e tento visualizar sou redirecionado direto para a GooglePlay não para instalar um aplicativo mas 2…
Ou melhor se alguém compartilhar uma foto ou vídeo do Instagram e tento visualizar essa publicação sou redirecionado direto para a GooglePlay para instalar um terceiro aplicativo!
Fora que em todas as vezes que uso o navegador para não ter três aplicativos sabendo que posso fazer isto em um simples navegador, estes me pedem o número de telefone a cada vez que acesso!

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Eu fechei a minha conta no facebook por isso mesmo, recebia mensagens a toda a hora por vezes a horas impróprias e até acordava em sobressalto a pensar que tinha acontecido algo a algum familiar, podia ter desactivado apenas o número de telefone, mas pensei melhor e cortei o mal pela raiz