Ficaram confusos o que se passou com os USB 3.2? Pois fiquem agora com esta: Thunderbolt 3 será chamado… USB 4!

Se ficaram confusos com as mudanças de designação que o USB 3.2 trouxe, então fiquem a saber que a coisa não fica por aqui, e que o Thunderbolt 3 será o USB 4.

Na semana passada a USB-IF apresentou formalmente o USB 3.2 e com ele veio uma confusão de designações provocadas pelo novo esquema de nomes. Mas o certo é que o USB 3.2 e as suas variantes parecem que terão uma vida curta pois vai aparecer um novo standard USB.

O USB Promoter Group veio revelar as especificações do USB4, e graças à contribuição da Intel e do seu standard Thunderbolt ele vai oferecer 40 Gbps de largura de banda, o dobro do USB 3.2 Gen 2X2.

Basicamente a Intel entregou o Thunderbolt 3.0 ao USB Promoter Group, que o vai tornar na próxima iteração do USB, mantendo a retro compatibilidade com o USB 3.2, USB 2.0 e Thunderbolt 3.

O motivo que levou a Intel a fazer isto prende-se com a adopção de mercado e competição. A Intel planeia passar a integrar o Thunderbolt 3 directamente nos seus CPUs, começando com os Ice Lake. Mas dada a baixa adopção do Thunderbolt, a conversão do mesmo para USB 4 é algo que só traz vantagens à Intel que será assim a primeira a suportar o standard, e ganhando assim uma vantagem, mesmo que temporária, sobre a AMD.



Para a USB Promoter Group, tal é também uma vantagem uma vez que o standard é-lhes entregue já preparado e funcional, o que permite o rápido lançamento do standard.

O conector usado será o USB Type C!

Thunberbolt 3 becomes USB4? - Intel Contributes Thunderbolt 3 to Create USB4 Specification

Uma explicação técnica completa sobre o standard USB 4 será dada a conhecer no USB Developers Day 2019.



Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of