Firefox começa a oferecer real privacidade, ao usar DNS encriptados

Apesar de esta situação ser elogiada pelos utilizadores, os ISPs tem-se queixado pois não  conseguem saber que websites os seus clientes visitam.

Não há bela sem senão… E o Firefox ao apostar na privacidade dos seus utilizadores, está a levar com queixas dos ISPs. A culpa é do uso de DNS over HTTPS (DoH), uma situação que difoculta muito a vida aos ISPs que queiram saber que websites estão a ser visitados pelos seus clientes.

Basicamente o serviço de DNS traduz o nome do website que introduzimos no browser, para o IP da máquina onde está alojado, permitindo assim chegar-se ao local pretendido. Basicamente uma tecnologia que não tem sofrido alterações desde que foi criada.

Mas os DNS tem desvantagens. Não só de privacidade, mas igualmente de segurança. E nesse sentido, para utilizadores nos EUA, o Firefoz começou a usar DNS encriptados DoH, um serviço da Cloudfare.

no entanto, quem estiver fora dos EUA tambem o pode fazer, desde que active manualmente o DNS via HTTPS nos settings, em:
Preferences – General – Network Setting – Settings – “Enable DNS over HTTPS”.



Como alternativa à Cloudfare temos o serviço DoH da NextDNS, ou outro qualquer desta lista. Alerta-se porém que estas situações irão requerer configuração manual.

E diga-se que quando um ISP se queixa que não consegue saber onde os seus utilizadores estão, então é porque a medida é mesmo segura.