O novo Flight Simulator da Microsoft tem virado muitas cabeças pelo realismo gráfico. Mas ele não é único nesse campo e tem um concorrente à altura, que não só permite combate aéreo super realista, como… é Free to play!
Nota: Texto do artigo ligeiramente alterado devido a queixas de potenciais más interpretações do anteriormente escrito.
Como foi dito nas linhas anteriores, o Flight Simulator da Microsoft é o simulador de voo mais realista de sempre, aliando a tradição do realismo do Flight Simulator da Microsoft que já tivemos de conhecer ao longo dos anos, a um grafismo foto realista, baseado em topografia e imagem real dos locais do nosso planeta obtida por streaming em tempo real dos servidores da Microsoft.
Nesse aspecto Flight Simulator é único e sem concorrência. Não há absolutamente nenhum outro simulador de voo que faça isso.
No entanto, isso não impeça que hajam concorrentes à altura. E um deles é o DCS world.
O nome certamente não diz nada à maior parte das pessoas. DCS significa Digital Combat Simulator, e trata-se de um simulador de voo de aviões de combate. Basicamente um simulador que oferece algo mais do que o simples passeio do Flight Simulator da Microsoft, mas que não conta com a mesma qualidade gráfica ao não usar a internet e como tal não ter acesso à cartografia e fotos reais do nosso planeta.
Mas será que isso o torna inferior? Bem, no capítulo gráfico puro e duro… sim. Mas este simulador compensa a coisa muito bem, com mapas criados baseados em cartografia real e com uma elevada qualidade gráfica. Ao ponto de ele mesmo conseguir igualmente passar por fotorealista.
O melhor de tudo… bem é gratuito para se jogar (apesar que expansões serão pagas). Flight Simulator dificilmente o será, quando muito pelo acesso aos mapas irá exigir certamente uma subscrição Live Gold, o que torna este DCS World, algo extremamente atractivo e sem custos para umas horas bem perdidas antes do lançamento do jogo da Microsoft
A Nível de requisitos, precisamos do Windows 7,8 ou 10, versão 64 bits, DirectX 11, um i3 a 2.8 Ghz ou um CPU FX da AMD, 8 GB Ram (16 nas missões pesadas), 120 GB de disco, e uma GTX 760 ou uma R9 280X.
Para o detalhe máximo isso tem de subir. O CPU passa para um i5 a 3Ghz, e poderemos precisar de 32 GB RAM para as missões mais pesadas. O GPU vai para uma GTX 1070 ou uma Vega 56.
Mas deixemos-nos de paleio… e vamos às imagens. Seguem-se quatro vídeos onde podem ver o que o jogo vale.
Preparados para o testar?
Cada avião custa 80 usd e cada mapa custa 50 usd, para teres uma quantidade de aviões e de mapas semelhante ao jogo da Microsoft terias que gastar qualquer coisa como 17.500 usd em mapas extras e aviões extras…hoje em dia de borla só o oxigénio que respiramos e isso por enquanto…quanto muito será um aperitivo para o jogo da MS com apenas dois aviões e um mapa minúsculo comparado com o mundo inteiro do FSM, se comprares mais 2 ou 3 aviões e mais 1 ou 2 mapas lá se vão 340 usd…acho que mais vale comprar o jogo da MS por 70 usd e jogar no mundo todo
Um jogo não substitui o outro. Este é Free to Play (e como todos tem conteúdos extra pagos). Tem um mapa do Cáucaso e 2 aviões gratuitos.
A ideia do artigo é fazer ver a qualidade deste jogo, que é jogável sem gastares um tusto, comparando-o ao que de melhor conheço. Não é dizer que ele é substituto do outro.
A comparação com o FS da Microsoft é uma forma de elogiar a qualidade deste jogo, não de denegrir o FS. Aqui estás mais limitado sim, mas de graça!
Não confundas!
Seja como for, já que falas em preços, o mapa Flaming Clifs pode ser arranjado a 36 euros, e possui um total de 8 avioes adicionais, uma campanha nova e 15 missões fora dela.
Não sei os preços do FS, mas o Live custa 60 euros por ano e certamente será preciso.
O FS estará no game pass!
Não invalida os 60 euros do live e os 10 euros por mês do Gamepass. Mas a ideia não é essa. Estais a deturpar tudo e não é de forma inocente (não fosse o caso de este site estar cheio de fanboys de ambos os lados que se veem quando os artigos que não são de consolas só tem comentários quando há offtopics a falar de consolas). A ideia não é criticar o FS, é elogiar o que aqui pode ser obtido de graça comparando a qualidade com um jogo que aparenta ser o melhor no género.
Seja como for o texto foi revisto em alguns parágrafos, acreditando agora não dar azo a más interpretações.
Deturpar? Só disse que o game estará no game Pass, ou seja, uma afirmativa! Ah! Esse game seria mais um concorrente de Ace Combat, não?
Não… o Ace Combat é Arcade. Este é um simulador.
Quanto ao teu comentário ele surge no seguimento do meu onde eu refiro pelo menos o custo do Live Gold.
Ora o Game Pass não só não é gratuito, como pagas o Gold na mesma.
Precisa ter a gold para poder assinar o game Pass? Estou perguntando, pq não tenho xbox.
Não. Mas precisas da Gold para acederes ao online.
Não precisa @Edson mesmo quem não tem a Gold o game pass esta disponóvel para assinatura,agora quem já tem a gold é só mudar para o game pass ultimate,tudo no xbox para aceder on-tem que ter ou a gold ou o game pass.
E acrescentando eu acho este jogo concorrente de Ace Combate por focar em combates tanto em ar como terra sendo mais realista do que no Ace,pois acho @Mário que o jogo da Nanco não esta mais arcade não.A cada geração esta cada vez mais realista,olha o 7 com suas nuvens volumétricas e efeitos bem realistas,não tenho o game só estou afirmando o que li em reviews e game play falado.
Na realidade Edson a resposta e sim, precisas:
De acordo com a FAQ oficial da Microsoft:
Can I play multiplayer games with Gamepass:
“Depending on the game, yes—though for multiplayer you need either Xbox Game Pass Ultimate or a subscription to Xbox Live Gold (sold separately).”
___TRADUCAO:_________________
Posso jogar jogos multijogador com o Gamepass:
Dependendo do jogo, sim – para o multijogador precisas ou do Xbox Game Pass Ultimate ou de uma subscricao para o Xbox Live gold (vendida separadamente)
O Gamepass ultimate e a combinacao do Gold e do Gamepass num unico pagamento. Custa 15 vs 10 $ do gamepass normal. Ou seja, por mes paga mais 5 euros face ao normal 5 x 12 sao 60,uma subcricao anual de gold. O ultimate nao tem nada de especial… nao e por pagares ultimate que nao pagas Gold, estas e a pagar o gamepass e o gold, sem desconto nem num nem no outro.
Nada é de graça!!!
Bom dia. Antes de tudo, o site é excelente e absorvo muito conhecimento aqui. Mas, sempre que vejo uma notícia sobre qualquer coisa que venha da MS, tem um contra argumento para bater o mesmo. E, percebo uma esforço maior para enaltecer demasiadamente tudo que vem da Sony. Sei que não é o caso dessa matéria mas, é só uma percepção, vide o esforço que teve para tirar o foco de um jogo que tem proposta difere do mesmo que citou.
Boa tarde Sir Tavares (Cavaleiro de Sua Majestade?) 😉
Antes do mais obrigado pelo cumprimento.
Quanto ao resto, a Microsoft é uma empresa muito grande, mas gerida por uma só cabeça. Isso quer dizer que as políticas das partes se gerem pela política aplicada ao todo.
Isto é verdade a nível geral, como a nível de divisões.
Daí que não nos é possível olhar para a árvore, ignorando a floresta.
E nesse sentido o que possa estar a ler tem sempre a ver com o enquadramento do que está em causa nas políticas globais.
Por exemplo, creio que ninguém de bom senso conseguirá deixar de dizer que a nova consola da Microsoft é uma obra de arte.
Excelente hardware, excelente estética.
Mas podemos olhar para a consola e ignorar que a Microsoft vem de uma geração onde o suporte foi lacustre?
Uma geração apoiada na promessa de uma consola “cloud powered” que nunca o foi?
Poderemos ignorar que a Microsoft está a entrar numa nova geração mas tem a sua atenção dividida entre a consola e os serviços de subscrição que tantas dúvidas geram quanto às sustentabilidade do futuro das consolas?
Acredito que seja nesse sentido que fala. Pois ignorar a floresta e ser politicamente correcto não é connosco, seja com a Sony ou Microsoft. E pode apostar que caso a Sony tenha metido a para na poça na sua consola desta geração, vai ler muita muita crítica aqui.
Quanto ao artigo, a ideia do mesmo não é tirar qualquer mérito ao FS. Um jogo/simulador que ainda não saiu, e sobre o qual não posso falar.
A ideia é pegar no hype que ele está a gerar, e à boleia dele promover um pouco este jogo. Um jogo que tem muito mérito e que, por ser gratuito, pode e deve ser testado por quem tem um PC.
Lamento se o texto dá a entender algo mais do que isso, mas aí eu tenho de questionar se terei sido eu que não fui claro na forma de o escrever, ou se são as pessoas que o lêem já com ideias pré concebidas e como tal deturpam o que lá está.
Quanto a isso peço a ajuda a outros leitores, pois caso o erro seja da minha parte, terei todo o gosto em corrigir o texto uma vez que essa não era a imagem que pretendia passar.
O primeiro parágrafo do comentário aparentava uma critica válida.
Os seguintes deram a perceber a realidade. E o historial do utilizador deu a perceber o resto.
O texto foi alterado, esperando que não dê mais azo a confusões e transmita mais a ideia inicial.
Fica só a informação que o Game Pass não é, e nem nunca foi, de graça.
Perdão, mas supostamente não se tem que pagar 10€ mês para o acesso ao Gamepass?
Ou as promoções/hacks a 1€ por vários anos se tornaram tão comuns que toda a gente assume que o serviço é gratuito?
O Gamepass custa 10 euros por mês. O acesso ao Gold custa 60 euros ano.
Existe o ultimate e eu apesar de ser o preco tabelado em 14 anos de gold nunca paguei 60 euros, nunca.
Quanto aos reparos eu tenho grande consideração pelo sr mario e pelos os artigos e acho o justo e coerente 98% das vezes, agora sejamos sinceros desde que sigo a pcmanias ja ha longos anos ja senti uma ou outra vez um olho de lince nas falhas da Microsoft, e tudo bem o sr Mário tem as suas opções e tem de se respeitar.
Aqui tenho a certeza que ha muitos fanboys eu sou um deles prefiro a xbox desde a e3 2005, e tento dentro da minha perspectiva verde (e azul e branco) dar a minha opinião sobre os factos, ninguém é 100% isento desde que exista coerência e honestidade nao ha problema nenhum e o sr Mário nem sempre concordo mas respeito muito.
Eu sei… eu tambem nunca paguei preços de tabela por nenhum serviço.
Mas a realidade é que os preços oficiais são esses. E são esses que podemos e devemos tomar como referência.
E sim, eu caio em cima da Microsoft. Eu reconheço isso! Mas caio por um motivo simples, o de eles estarem a falhar. Eu com a Xbox 360 converti-me à Microsoft. Apesar de ter tido uma Xbox original, olhava para ela como um bicho estranho. Um PC em forma de consola!
Na Xbox 360 mudei a forma de ver. A consola foi excelente, tornou-se a minha favorita, o suporte era bom, os jogos bem feitos, e por norma com melhores performances que a PS3, algo que só no final da geração, com o domínio do Cell, começou a mudar.
Daí que comecei a esperar da Microsoft. Contava que ela continuasse pujante e activa na guerra. A geração X360/PS3 foi a meu ver a melhor de sempre para os gamers. A concorrência dava grandes exclusivos para os dois lados, e a oferta de qualidade era enorme.
E entrei na actual geração com essas expectativas.
Mas o que vi? Uma Microsoft que acreditava dominar o mercado ao ponto de poder impor uma consola. Era mais cara, menos capaz, e impingia um kinect que ninguem queria. Tinha DRMs estúpidos, era sempre online, não permitia usados, controlava as compras e vendas, e desculpava-se com promessas de performance utópicas baseadas na Cloud.
Desde o início que comecei a ver uma geração desastrosa e comecei a escrever criticando tudo isso.
A coisa não mudou. A Microsoft continuava com promessas de cloud que eu sabia serem ridículas, prometia performances com o DirectX12 que eu sabia não fechariam o fosso uma vez que APIs de baixo nível já eram usados pela Sony e Microsoft à muito tempo (apesar de a implementação da Microsoft ser arcaica em comparação, o que só mudou com o DX 12).
Tudo isso era ridiculo. Eram patranhas. Conversas para boi dormir. Nada disso mudaria nada.
A Microsoft tinha mais era que dar suporte à consola, e suporte em quantidade. Explorar a mesma ao máximo e criar jogos que levassem as pessoas a olhar para a consola com outros olhos. Com olhos de eu quero-a pois aqueles jogos estão lá.
Isso não aconteceu, a Xbox teve periodos de autêntica seca. Históricamente é a consola com pior suporte de sempre. E isso reflectiu-se nas vendas.
O que a Microsoft faz? Aposta em serviços.
Quando o Gamepass sai, eu faço um grande artigo a elogiar o serviço. Wow, que categoria, uma coisa com enorme oferta a baixo custo, que maravilha.
Mas eis que a Microsoft volta a entrar em utopias, e começa a meter os exclusivos lá. E surge logo a questão: Como é que se rentabiliza isto?
Isto é um grande serviço para oferecer quantidade a baixo custo, mas isto não suporta jogos recentes. Não há forma de os rentabilizar os grandes título, e mesmo que seja rentável a longo prazo, não o é a um ritmo que permita a cadencia de lançamentos actuais.
Basicamente isto é uma ameaça à qualidade. Não podemos manter jogos como os actuais com serviços destes. A única hipotese era o mercado ser gigante, mas isso não vai acontecer dado que os smartphones oferecem alternativas a custo zero.
E eis que a Microsoft avança com o Xcloud. Streaming para alargar o mercado.
Isto é uma ameaça ainda maior. Porque o streaming torna o desenvolvimento mais batalha ao eliminar barreiras de hardware. Basicamente uma versão dá para todos. Mas a qualidade da jogabilidade sofre, as optimizações específicas perdem-se, há lag, latência e ficamos dependentes da internet, da qualidade de ligação e de uma série de factores que antes não existiam. Perdemos a posse, perdemos o controlo, podemos perder o direito a jogar por problemas técnicos, por queixas de pessoas maldosas, etc,etc.
Rui… se vês com maus olhos eu escrever e criticar isso, aquilo que eu não vejo mal nenhum, o teres uma preferência Xbox, atingiu limites de fanboyismo extremo onde perdeste a razão. Eu também critiquei e continuarei a criticar, atitudes de outras empresas. A questão é que mais nenhuma está a tentar dar um novo rumo ao mercado que tanto adoro.
Fala-se que é o futuro… e é! Mas não o é hoje, não o é amanhã. Estamos longe de termos as condições para isso.
Pois… Mas não é de graça.