Forza Horizon 5 teve downgrade? Talvez sim, talvez não!

5 6 votes
Avalie o nosso artigo

Ao contrário do que muitos fanboys Playstation alegam ser descarado, torna-se difícil de comprovar se Forza Horizon 5 teve ou não downgrade. E o principal motivo é a diversidade de hardware em que o jogo vai correr.

Para começar este artigo inicio com um pequeno video de apenas alguns segundos

Bonito certo? E foto realista!

Agora confessem, será que podemos esperar que a Xbox One nos mostre esta qualidade? É algo, no mínimo, questionável!



O grande problema de avaliar Forza Horizon 5 é exactamente esse. O jogo vai correr numa variedade de hardware tremenda, que vai desde uma Xbox One até um PC com placas gráficas 3090 Ti en sli ou quad sli. Mas mesmo não saindo das consolas, passar de uma XBox One para uma Xbox series S ou de uma One X para uma series X é um salto gigante. É, provavelmente, pouco realista da nossa parte esperar que o jogo possa manter esta qualidade num sistema de 1.3 TFLOPS e num de 12.15 TFLOPS, ou num PC com uma RTX 3090 e 35.5 TFLOPS, apenas reduzindo a resolução e os fps.

Daí que quando vemos uma imagem ou clip de jogo, terá de surgir a pergunta… mas em que hardware está isto a correr? E seria verdadeiramente correto apresentar todo o conteúdo do jogo na qualidade máxima, quando sabemos que ela vai ser variável não só de sistema para sistema, como eventualmente até nas diversas partes do mapa, ou em modos diferentes (performance/qualidade)? Não haverá aqui pelo meio uma mistura de resultados em modos diferentes, e em hardwares diferentes?

Uma das imagens da polêmica é a seguinte:

A imagem de cima já vimos de onde surgiu (apesar que não sabemos exatamente em que sistema estava a correr). Mas e a de baixo?

A de baixo surge deste outro video:



E mais especificamente, aqui, neste exato segundo:

O texto da imagem não aparenta mentir. É uma imagem 4K… mas de que sistema? Xbox One X, Xbox series X, ou PC?

A realidade é que o video de cima aparenta misturar versões ou, quem sabe, cut scenes com jogo. Reparem:



Vejam a qualidade da cena neste minuto:

Neste minuto:

Neste minuto:



E neste minuto:

E agora comparem com estas outras cenas:

A imagem em causa onde as arvores e arbustos não parecem tão realistas, a água parece menos real, e a relva deslavada e escassa:



E comparem tambem com isto:

Notaram algo estranho nesta última? Não?

Pois bem, reparem bem no templo, particularmente na pequena estrutura mais pequena ao fundo… Reparam na total ausência de sombras? E aqui nem a desculpa de uma eventual posição do sol existe, pois o arco existente na estrutura teria forçosamente de fazer sombra sob o mesmo.



E o mesmo se passa nesta imagem:

Onde estão as sombras? Estão completamente ausentes!

Sinceramente a ideia que passa é que estamos a ver capturas de diversos sistemas, ou modos (performance/qualidade), todas misturadas uma vez que o nível de detalhe e de qualidade das cenas aparenta variar.

No entanto, estas explicações não abrangem tudo… Porque há videos de youtubers, a correr a versão da série X, que aparentam mostrar grandes diferenças face ao apresentado antes.



Vamos analisar:

A imagem de cima mostra três capturas de ecrã obtidas mais ou menos no mesmo local. A de cima apresentada num video oficial e as duas de baixo capturadas por dois youtubers brasileiros.

E o que vemos nas três capturas são coisas radicalmente diferentes.

A pergunta que se coloca então é: E face à imagem de cima, estamos então perante um downgrade?



Sinceramente, com muita honestidade, não consigo dizer!

Para começar, as imagens não são exatamente iguais, possuindo ainda por cima aparentes gamas, temperaturas e brilhos diferentes criados pelas diferentes placas de captura. Repare-se que na foto do youtuber da direita o mato, que deveria ser algo castanho, é verde, e isso afecta igualmente a poeira. Tal situação implica uma alteração radical nw imagem.

Mas em ambos os casos, o brilho existente na captura é tambem muito superior ao da imagem de cima, provavelmente capturada diretamente pela consola, ao passo que as imagens dos youtubers são um live stream, ou capturadas por um PC, e assim sendo, dependentes da qualidade e regulações de um hardware de captura.

Condições, portanto, bastante diferentes.

Mas mais ainda, o youtuber da esquerda aparenta estar a jogar no modo Performance pois face ao da direita há uma aparente quebra na qualidade do motion blur e na densidade dos arbustos, bem como dos reflexos no carro. A imagem de cima, por comparação com as duas de baixo apresenta mais semelhanças com a do youtuber da direita, que deverá estar no modo qualidade.



No entanto, tal afirmação é suposição da nossa parte, pois não vimos os videos, e apenas obtivemos esta imagem no Google.

Agora a realidade é que, com as cores tão distorcidas/diferentes, não conseguimos afirmar com certezas que há downgrade.

Conscientes de que tal seria um tiro no escuro, resolvemos meter a imagem no photoshop e tentar fazer acertos nas cores. E apesar de tal ser uma tarefa quase impossível sem se saber o que foi alterado, eis o resultado aplicado ao youtuber da direita, que me parece ser o que está a jogar nas condições equivalentes ao vídeo da captura:

Perante esta aproximação conseguida (mas não perfeita), continuariam a dizer que há downgrade??? Eu continuo sem o conseguir afirmar!



Numa outra nota, acho ridiculo ver pessoas a rirem-se e a gozar com o jogo por terem visto a seguinte imagem.

Segundo estas pessoas, a parte inferior do carro é uma situação ridícula, e mostra a falta de atenção ao detalhe e uma simplificação extrema dos gráficos, tudo para poupar processamento e negligenciando o realismo do modelo.

Mas quanto a isso, deixo só esta imagem que dirá tudo:



Com referido, não consigo ver aqui downgrade. No entanto não nego que o mostrado em Forza Horizon 5 é um mistério, pois tanto nos mostra esta qualidade:

Como depois vemos isto(avancem para os 6m), e onde o popin na vegetação é regular, e mesmo em frente ao veículo.



5 6 votes
Avalie o nosso artigo
12 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Zidane
Carlos Zidane
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Sim, sua análise foi correta, bom trabalho Mário, a sensação que tive vendo variados vídeos no YouTube é que em alguns é nítido pra gente que a coisa está simplificada, não se pode mentir pro que se sente, este que mostra a parte de baixo do carro, não me incomodou por isso, mas todo o resto é por demais simples e sem detalhe, é muito fraco o gráfico nessa corrida.

Então, a correr em tantos sistemas e a empresa querer mostrar o melhor é normal, mas pode ser pouquinho frustrante talvez as pessoas que não tem uma 3090 e sim um Serie X perceber que não poderão esperar que esses gameplay trailers lhes mostre o que será entregue, no Serie S a pessoa já deve saber que a coisa terá alguma limitação mesmo que pouca, e no One nem se fala.

Eu principalmente lamento muito que os consoles da MS não tenham otimização máxima como no PlayStation. Ora, se um PS4 mostrou todo aquele potencial, como esses monstrinhos com Ryzen e Navi podem ficar restringidos? É triste pra gente que gosta de tecnologia.

José Galvão
José Galvão
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Nada melhor que esperar pela DF e afins para tirar conclusões, e mesmo assim depende de que analisa, se for o Sr Alex, duvido que compare com o que foi mostrado em Junho.

Sparrow81
Sparrow81
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Problema é que a Microsoft é dona de uma plataforma e não apresenta seus jogos nela. Da preferência ao PC. Isso sim é bizarro.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Sim, isso é o que me desagrada. O Serie X deveria ser o foco. Mas infelizmente é uma espécie de “Steam Machine” por assim dizer, embora DIRECTX BOX a origem do nome já diga tudo.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

Só que adivinha qual plataforma é da Microsoft? O Xbox. O PC não é dela.

No mais, acharia justo e honesto especificar na apresentação da E3 qual hardware estava rodando o trailer. Pode não ter downgrade técnicamente falando, mas da apresentação da E3 para o rodando no SX em modo qualidade tem uma boa diferença. Negócio é esperar lançar e aí tiramos conclusões mais precisas.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Sparrow o Pc/windows é da Microsoft ela é que diz o que pode e o que não pode em sua plataforma e só não impõe limitações pois seria ruim para a imagem de um de seus carros chefes, mas pelo visto ela já esta começando a fazer com o win 11.

Eu também acho que ele deveriam especificar em qual plataforma esta rodando os jogos nas apresentações e se for no Pc ainda em que configurações estão rodando.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
1 mês atrás

O windows é da Microsoft. O hardware não! Esse é o ponto. Ela está priorizando um hardware que não é dela em detrimento do próprio hardware criado por ela.

Em tempo, isso é enganar! Pois você coloca o jogo no evento rodando no melhor PC que se pode comprar e que nem 0.5% do pessoal do PC tem essa máquina. É enganoso até para quem tem PC. O honesto era colocar qual máquina tá rodando. Especificar processador, armazenamento, memória e placa de vídeo.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
1 mês atrás

Verdade, concordo com você

nETTo
nETTo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mas pra mim era óbvio que a versão do primeiro trailer rodava num dos ditos PC da Nasa.

Fora isso, Horizon 4 já é lindo de morrer, se este aí evoluir minimamente sobre o 4 já vai ser de outro patamar

Livio
Livio
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Entendo que a qualidade depende do hardware que está executando o jogo, entretanto, na minha opinião, a MS tem a parcela de culpa quando alguns alegam downgrade pois é a própria MS a divulgar que jogo X poderá rodar no One através do XCloud.

Quem recebe uma informação dessas e não tem muita noção de hardware vai pensar que através do Xcloud poderá jogar no One com a mesma qualidade de um Series X. Aliás era esse o antigo marketing da MS, em que através da Cloud o One teria uma potencia muito superior ao PS4.

Juca
Juca
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Hoje em dia está difícil concluir as notícias como um fato… existe muito fanboysmo e haterismo na internet (nos portais, canais e comentários).
Quando eu soube do boato de downgrade procurei vídeos e vi exatamente o do youtuber da esquerda que é bastante popular pra audiência brasileira, e se não me engano, ele setou o modo qualidade usando um series X, porém não sei o que mais o jogo permite setar, e o que ele escolheu nas demais opções.
A remoção de “motion blur”, por exemplo, sobretudo num modo 30fps faz perder um pouco a sensação de velocidade e aspecto filmográfico. No vídeo dele, achei o jogo apenas um pouco melhor que as versões anteriores, mas é bom esclarecer que eu os jogos numa 2070s (3 e o 4).
Não sei se foi apenas o impacto inicial seguido pelo costume, ou se na E3 o gameplay teve um tratamento de edição de vídeo… sinceramente achei que perdeu um pouco do realismo que senti ao ver o trailer da E3 vendo o gameplay pelo youtuber que citei. Mas é muito difícil dizer qualquer coisa sem realmente ver o jogo, que certamente jogarei no futuro no meu PC.

error: Conteúdo protegido