Gamepass tem agora 10 milhões de subscritores

O número de subscritores do Gamepass aumentou graças à pandemia. Eles cifram-se agora em 10 milhões de utilizadores. Mas o que explica que o Gamepass não venda consolas, mas alcance estes números junto de quem já a tem?

A Microsoft veio a campo revelar alguns números interessantes:

• O Xbox Live tem cerca de 90 milhões de utilizadores activos.
• O Xbox Game Pass tem mais de 10 milhões de subscritores.
• O Projecto xCloud tem centenas de milhar de utilizadores activos na Preview.

Vamos analisar os dois primeiros números!

O Xbox Live tem cerca de 90 milhões de utilizadores activos.

Olhando para as últimas divulgações de utilizadores mensais activos na rede de 2019, vemos que o número estava basicamente estagnado desde o inicio do ano, até à altura em que deixou de ser divulgado em Setembro, entre os 64 e os 65 milhões de utilizadores.



Temos por isso aqui um aumento de basicamente 25 milhões de utilizadores. Um número significativo.

Agora o que convêm que se perceba é que estes números não derivam de um crescimento normal. Eles são uma anormalidade e que aparece devido a um maior uso das consolas e computadores devido a um confinamento que afecta a quase globalidade do mundo tecnologicamente mais avançado.

Ou seja, apesar de o número soar a um aumento impressionante temos de ter presente que o confinamento está a ocorrer a nível planetário afectando cerca de mil milhões de pessoas, o que nos coloca num outro patamar de compreensão deste aumento.

No presente caso, este aumento surge como consequência clara de um maior uso do hardware já existente, seja ele derivado do uso das consolas Xbox, ou do uso dos jogos e serviços Xbox no PC, Playstation (nos jogos Minecraft), ou na Nintendo Switch (Nos jogos Minecraft, Ori and the Blind forest e Cuphead), mas não como consequência de um aumento nos últimos tempos das vendas de consolas Xbox, que estão neste momento em mínimos históricos (ver aqui e aqui).

Daí que este número não surja como uma surpresa, e nem pode ser tomado como uma referência dada a anormalidade que o mundo atravessa. O que realmente é surpresa no meio de tudo isto é o facto de ele ter sido pura e simplesmente revelado.

É que em Setembro de 2019, a Microsoft dava a conhecer num comunicado que iria deixar de revelar o número de utilizadores activos na sua rede, aos investidores. E a situação foi justificada da seguinte forma:



A métrica do MAU apenas captura uma pequena quantidade das oportunidades na plataforma da Microsoft. Mais ainda, esperamos uma grande volatilidade na métrica daqui para a frente, com a introdução de novos conteúdos e serviços

Resumidamente, a métrica deixou de ser utilizada porque a Microsoft entendia que ela não mostrava a realidade de todas as oportunidades da Microsoft, e porque era um número volátil, ou não estável, que se tornaria ainda pior com a introdução de novos conteúdos e serviços.

Mas de repente, em Abril de 2020, subitamente uma métrica que estava ignorada por ser volátil, é usada para mostrar valores obtidos num período todo ele extraordinário e anormal. É extremamente curioso como a métrica não era fiável nas alturas estáveis, se revela agora interessante numa altura onde a volatilidade dos números apresentados atinge o seu maior pico!

Mas enfim… políticas! E cada um tem as suas. Torna-se necessário é que haja a decida contextualização.

O Xbox Game Pass tem mais de 10 milhões de subscritores.

Pela primeira vez desde que o serviço foi apresentado, a Microsoft deu a conhecer quantos utilizadores o Gamepass possui.

Infelizmente esta revelação surge numa altura em que o Gamepass abrange igualmente o PC, pelo que se torna difícil perceber a sua taxa exacta de adesão na consola. Mas enfim… é melhor do que o que se conhecia antes, ou seja, nada!



São 10 milhões de utilizadores. Basicamente 25% do número total de consolas vendidas, e um número extremamente relevante se compararmos com o último anunciado pela Sony para o seu serviço concorrente, o PS Now, que se cifrava em 1 milhão de utilizadores, ou seja, algo que se traduzia em menos de 1% do total de consolas vendidas.

Mas este número também tem um contexto! Naturalmente, este é um serviço que, tal como o caso anterior dos utilizadores activos, está inflacionado pela pandemia, mas esse não é o único motivo pelo qual o serviço tem tantos utilizadores activos.

Repare-se na seguinte questão que imediatamente surge! Perante as vendas de consolas (que linkamos em cima), e onde vemos que a Xbox está com uma média semanal de vendas de consolas de cerca de 55 mil unidades, um dos valores mais baixos de sempre (Compare-se com as vendas da consolas da Sony que está a vender em média 250 mil consolas por semana, valores ao nível dos melhores de sempre), como é que o Gamepass não se revela um fator de compra na consola, quando no seio dos seus utilizadores estes estão a aderir de uma forma tão maciça?

Face ao que se vê acontecer no serviço equivalente da Sony, não deveria a Xbox estar a vender melhor se o Gamepass se revela assim tão interessante?

Parte da explicação para estes 10 milhões de utilizadores podemos encontra-lo explicado na página oficial do Gamepass, que se encontra aqui:



A compra do Xbox Game Pass Ultimate atualiza automaticamente as subscrições Xbox Live Gold ou Xbox Game Pass existentes para o Xbox Game Pass Ultimate a uma taxa de conversão com base nos dias restantes.

Máximo de 36 meses de Xbox Game Pass Ultimate resgatados por conta de cada vez, incluindo o tempo convertido do Xbox Live Gold e/ou do Xbox Game Pass.

O que isto quer dizer?

Bem… é muito simples! Se alguém aderir ao Xbox Live Gold durante um período (máximo 36 meses), e for um utilizador novo do Gamepass, a compra de 1 mês de Gamepass Ultimate converte o seu Xbox Live Gold em Gamepass ultimate durante o período de duração do Xbox Live Gold, ficando o utilizador com direito a esse tempo, mais o mês adicional de Gamepass adquirido.

Ou seja, se comprarem até 3 anos de Xbox Live Gold, o que pode ser feito por menos de 150 euros, e aderirem a 1 mês de Gamepass Ultimate, o que pode ser feito por 12.99€, irão obter 37 meses, ou 3 anos e um mês de Gamepass Ultimate.

Isto perfaz uma despesa de 170 euros, para ter o serviço durante 3 anos e um mês. É o que se chama um negócio da China, pois quem quer mesmo gastar pouco consegue assim 3 anos de Gamepass a menos de 5 euros por mês, garantindo assim um fluxo de jogos constante por 3 anos, incluindo os exclusivos Microsoft, e sem a necessidade de gastar mais um tostão que seja.

Se dúvidas há sobre esta situação, nada como vê-la explicada pelos moderadores do forum da Microsoft.



O utilizador Vasilis23GR questiona:

Olá a todos. Comprei uma assinatura Gold de 12 meses. Gostaria de saber se ao fazer o upgrade da minha assinatura comprando um mês do Ultimate, isso atualizará meu Gold para Ultimate por um ano inteiro? Desde já, obrigado.

O embaixador Xbox NaZoooom responde:

Olá Vasilis23GR,

De acordo com as Perguntas frequentes do GamePass, quaisquer assinaturas existentes como o Live Gold serão atualizadas para o Ultimate por até 36 meses.

Portanto, seu Xbox Live Gold de 12 meses será atualizado automaticamente para o GamePass Ultimate e você não perderá qualquer tempo.

Depois de a sua conta for atualizada para o Ultimate, qualquer GamePass ou Live Gold adicionado estará sujeito a conversão e verifique as taxas de conversão nas Perguntas frequentes acima, para que você saiba. 🙂

Espero que isso ajude e escolha uma boa opção para atualizar 😀 qualquer dúvida, pergunte

O embaixador Xbox MindOfTim acrescenta:

Se nunca tiveste gamepass antes e atualmente possuis 12 meses de associação ao ouro, se comprares 1 mês de Gamepass Ultimate, na realidade, terás 13 meses de inscrição no Gamepass. Isso funciona apenas uma vez e pode funcionar por um total de 36 meses, por isso pode valer a pena comprar mais um ou dois anos de ouro antes de atualizar

Esta situação permite colocar os preços mensais a 4,77€, o que o coloca ao nível dos do PSNow (5 Euros por mês), evitando assim pagar-se o Xbox Live Gold em paralelo com o serviço.

Basicamente, tal como aconteceu em 2019 onde por 1 € a Microsoft permitia passar até 3 anos de serviço Gold para o Gamepass, agora a Microsoft continua a fazer a coisa de outra forma. Basicamente, para um serviço que deveria ter o preço de 12.99£ mensais, a Microsoft permite, de forma oficial, que se compre o serviço a menos de metade do valor por 3 anos.



Uma situação oficial que dura desde inícios de 2019 e que, ao forçar a uma adesão por 3 anos para este preço, serve apenas para aumentar os números de adesões, mantendo os utilizadores a cada nova contagem, e passando assim uma imagem de um sucesso superior ao que realmente poderiam apresentar se os utilizadores assinassem o serviço conforme as suas necessidades reais, mas a 12.99 euros e por mês.

Ora é fácil fazer contas. Se no PSNow, o custo do serviço é o mesmo, quem aderir não vai ter tão cedo acesso aos exclusivos da Sony. Já no gamepass, esses exclusivos estarão disponíveis no dia de lançamento. Ora se a Microsoft lançar o equivalente a 4 jogos AAA por ano, estamos a falar de 70×4 ou 280 euros poupados por ano, ou 840 euros em 3 anos. Ou seja, a Microsoft está a assumir, de forma oficial, que está disposta a potenciais perdas enormes, apenas para mostrar números de adesões.

A assim sendo, com a Microsoft a basicamente a dar o serviço (algo que sempre referimos que acontecia), e a permitir assinantes por 3 anos por uma bagatela, que se acumula nestas “promoções” desde 2019, o número de 10 milhões de utilizadores até soa a pouco. Torna-se claro que a Microsoft está a perder dinheiro aqui, em troca de números e de conseguir convencer as pessoas que o futuro passa por ali. Algo em que muitos, iludidos pelo oferecido, e quem sabe, no poderio económico da Microsoft, acreditam que pode ser mantido nestes termos.

Esperemos é que a Microsoft tenha consciência que esta acumulação de utilizadores da sua maior base fans pode, e vai certamente afetar a probabilidade de recuperação de eventuais prejuízos na venda sua Série X. A realidade é que estas adesões por três anos vão entrar pela nova geração, e no caso de a Microsoft assumir prejuízo na venda da Série X para melhores, preços, estas pessoas ao terem um fluxo de novos jogos que até se ajustam, sem custos extra, à consola usada, e sem exclusivos para a nova geração nos primeiros tempos, poderão sentir-se servidas com os jogos do serviço, não aderindo às compras de jogos Full Price no nível desejado para a recuperação do investimento.

Mas enfim, o que são mais uns milhões de euros.



 

 



error: Conteúdo protegido