Github não revelou a PS5, mas aparentemente revelou a Xbox série X

Curiosamente, quando tanto se falou do Github como revelador da PS5, o que aparentemente o que ele revelou foi a Xbox série X.

Sabemos agora pelas declarações da AMD que tanto Xbox série X como PS5 são baseadas no RDNA 2, e que ambas terão como base o Ray Tracing da AMD.

Esta situação, apesar de não alterar nada do lado da Xbox, que já tinha sido confirmada como sendo RDNA 2, altera muito do que se pensava saber sobre a PS5.

O leak do Github abordou o Arden, o APU da Xbox, bem como o Oberon, que se pensava ser o APU da PS5. Mas esta revelação acaba por anular o que se soube aqui.

O Oberon, testado e reportado no Github, era um APU RDNA 1.0, e sem capacidades Ray Tracing. Ora isso levou a especulações sobre o uso pela Sony de um RT externo. Mas agora a declaração da AMD vem mostrar que esse chip estava longe de ser o APU final da PS5, e que este teve alterações. Não só é agora RDNA 2 como inclui Ray Tracing. E nesse sentido, perante alterações tão radicais, também teremos de deixar de tomar como válida a questão dos 36 CU que atirava a performance da PS5 para os 9.2 Tflops, uma vez que o aumento de unidades de computação no GPU passa a ser igualmente uma possibilidade.



Mas curiosamente o Github parece revelar-se válido num outro ponto. Apesar de o leak incidir mais sobre o Oberon, o Arden tambem foi abordado.  E agora que ele é uma realidade e anunciado como tendo 12 Tflops podemos comparar com o que o Github nos dizia e verificar.

E o Arden era dado como sendo RDNA 2.0, com RT da AMD, como foi confirmado. Mas mais do que isso, ele era dado como tendo 56 unidades de computação activas, funcionando a 1675 Mhz.

Ora 56 unidades de computação ou 3584 stream processors a 1675 Mhz dão-nos… 12 Tflops exactos.

O valor que a Microsoft anunciou.

Ou seja, quando se andava a discutir aquilo que poderia ser a PS5 e que não se confirmou, ignorou-se que a Xbox poderia estar revelada. E isto mostra bem a atenção que o mercado está a dar a cada uma das consolas.





newest oldest
Notify of
Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Estou a ficar confuso com tanta especulação, afinal das declarações do homem da AMD ontem concluiu-se que a PS4 poderia não ser RDNA2.0 e hoje já está confirmado que a PS5 é RDNA2.0…parece que me escapou alguma coisa…e estou a falar a sério, não é trollagem….afinal está confirmado o RDNA2.0 na PS5 ou não????

A Sony poderia logo divulgar as especificações da consola, mas acho muito sinceramente que depois de eles saberem as da Series X, estão de alguma maneira a tentar melhorar a PS5 e por isso ainda não divulgaram nada.

Eu conheço a Sony desde sempre e conheço a mentalidade dos japoneses, a Sony gosta de cumprir metas de calendário e supostamente a apresentação da PS5 seria em Fevereiro, já estamos em Março e eles nada, alguma coisa se passa e não é o Corona Vírus é algo interno que está a impedir a Sony de divulgar as especificações, é a minha opinião e vale tanto como outra qualquer, mas para mim a PS5 não vai sair este ano…..e mais uma vez repito, tem a ver com problemas internos da Sony e o Corona se for caso disso vai servir apenas como desculpa,

Livio
Visitante
Livio

Acredito que a não divulgação do PS5 também se dê pelo fato do PS4 ainda ter conteúdo a vender, nos próximos 3 meses há 2 jogos que provavelmente venderão mais algumas unidades do PS4, The Last of Us 2 e Ghost of Tsushima.

Anunciar o PS5 antes dos 2 jogos pode influenciar em uma possível queda na aquisição do console. Dizem que isso foi um dos motivos da queda das vendas do Gran Turismo 6, o jogo foi lançado (e tb nem teve tanto marketing, o anúncio foi surpresa) logo após o mês de lançamento do PS4.

Vitor Calado
Visitante
Vitor Calado

Sobre quem acerta o quê…já tanto foi dito sobre as consolas da nova geração que alguém vai ter que acertar:~
Olha eu digo que a PS5 vai ter 8,5 Tflops

Espera não, não vai ter 9,2 Tflops

Oh wait, acho que vão ser 12 Tflops

Espera um pouco, estive a rever as contas acho que vão ser cerca de 13,8 Tflops

ai ai afinal acho mesmo que serão 15,2 Tflops

Aposto que eu vou ser um dos que vou acertar ou andar lá muito perto

bruno
Visitante
bruno

9.216

18.432

daniel
Visitante
daniel

Os 18 TF são especulados na Big Navi mais parruda, ao custo de $999+. Não sei se seria possível isso em um console para 2020 já. Muito triste em ver que essa geração terá um salto gráfico absurdo (nível ps2-ps3) com o dólar bater a os 5 reais. Definitivamente esses $499 ou quem sabe $599 se transformarão em 5/6 mil reais.

By-mission
Visitante
By-mission

Microsoft: a
Sony:108.2 sold
Microsoft: não divulgaremos o número de consoles vendidos…
AMD: são 150 milhões de consoles vendidos!
Microsoft: 42 milhões 🙁

https://www.eurogamer.pt/articles/2020-03-06-amd-revela-que-ps4-e-xbox-one-superam-mais-de-150-milhoes-de-unidades-vendidas

nETTo
Visitante
nETTo

Por isso a Microsoft parou de relatar o seus dados comerciais e começou com as manobras pra enganar os acionistas da empresa. Xbox nessa geração perdeu a metade de sua base instalada, Playstation ao fim de vida do PS4 quase que terá recuperado a base perdido no PS3. Sony termina esta geração como vencedora absoluta e com as perspectivas futuras muito positivas

Rui
Visitante
Rui

Eu tenho ideia que esse apu 12 tf na altura era apontado como a scarlett. É um chip absolutamente massivo, nao sei bem como e que vai ficar o preço.

Quantas as vendas é so relembrar o passado 155 milhoes passou para 88 e 27 passou para 87.

Vejo muita confiança dos analistas da pcmanias e da eurogamer então, e so relembrar o passado..

Mega drive > saturn
Ps2 > ps3
Psp > psvita
Wii > wiiu
X360 > xbone
Etc

Alias seguindo o passado so por uma vez a sony teve uma consola que ->realmente<- superou a antecessora em 7 gerações combinando as caseiras e portáteis, a ps2.

A Microsoft sabe que esta geracao é vencer ou vencer ou o satya encerra a divisão, sinto que estao a fazer as coisas bem é esperar para ver.

E numa nota final eu ate gostaria que a xbox saisse do mercado para deixar a sony a vos chular forte e feio com o precos dos cartoes de memória a politica de retrocompatibilidade e os remasters eternos.

Aqui normalmente há mais consciência mas na eurogamer a demência é total.

E no meio disto tudo a amd esfrega as mãos.

Davi
Visitante
Davi

Falou tudo Rui! Gostam de acusar os outros de fanboy, mas isso só quando não é do Playstation.
Eu não desejo que a divisão Xbox acabe, mas seria bem feito e bem merecido para os fanáticos da Sony. Sem concorrente a Sony faria o que bem entendesse.

Livio
Visitante
Livio

Atualmente:
155 → 88 → ~110

e:
27 → 87 → ~42

110 milhões e ~42 milhões são números que foram extraídos da apresentação da AMD de ontem, já que a mesma informa que a combinação dos 2 indica um pouco mais de 150 milhões de consoles vendidos.

Mário Armão Ferreira
Visitante

Lol… Acabei de vir do Neogaf e o que vejo? Os fans Xbox acordaram hoje e estão a dizer o que eu digo neste artigo.