Curiosamente, quando tanto se falou do Github como revelador da PS5, o que aparentemente o que ele revelou foi a Xbox série X.
Sabemos agora pelas declarações da AMD que tanto Xbox série X como PS5 são baseadas no RDNA 2, e que ambas terão como base o Ray Tracing da AMD.
Esta situação, apesar de não alterar nada do lado da Xbox, que já tinha sido confirmada como sendo RDNA 2, altera muito do que se pensava saber sobre a PS5.
O leak do Github abordou o Arden, o APU da Xbox, bem como o Oberon, que se pensava ser o APU da PS5. Mas esta revelação acaba por anular o que se soube aqui.
O Oberon, testado e reportado no Github, era um APU RDNA 1.0, e sem capacidades Ray Tracing. Ora isso levou a especulações sobre o uso pela Sony de um RT externo. Mas agora a declaração da AMD vem mostrar que esse chip estava longe de ser o APU final da PS5, e que este teve alterações. Não só é agora RDNA 2 como inclui Ray Tracing. E nesse sentido, perante alterações tão radicais, também teremos de deixar de tomar como válida a questão dos 36 CU que atirava a performance da PS5 para os 9.2 Tflops, uma vez que o aumento de unidades de computação no GPU passa a ser igualmente uma possibilidade.
Mas curiosamente o Github parece revelar-se válido num outro ponto. Apesar de o leak incidir mais sobre o Oberon, o Arden tambem foi abordado. E agora que ele é uma realidade e anunciado como tendo 12 Tflops podemos comparar com o que o Github nos dizia e verificar.
E o Arden era dado como sendo RDNA 2.0, com RT da AMD, como foi confirmado. Mas mais do que isso, ele era dado como tendo 56 unidades de computação activas, funcionando a 1675 Mhz.
Ora 56 unidades de computação ou 3584 stream processors a 1675 Mhz dão-nos… 12 Tflops exactos.
O valor que a Microsoft anunciou.
Ou seja, quando se andava a discutir aquilo que poderia ser a PS5 e que não se confirmou, ignorou-se que a Xbox poderia estar revelada. E isto mostra bem a atenção que o mercado está a dar a cada uma das consolas.
Estou a ficar confuso com tanta especulação, afinal das declarações do homem da AMD ontem concluiu-se que a PS4 poderia não ser RDNA2.0 e hoje já está confirmado que a PS5 é RDNA2.0…parece que me escapou alguma coisa…e estou a falar a sério, não é trollagem….afinal está confirmado o RDNA2.0 na PS5 ou não????
A Sony poderia logo divulgar as especificações da consola, mas acho muito sinceramente que depois de eles saberem as da Series X, estão de alguma maneira a tentar melhorar a PS5 e por isso ainda não divulgaram nada.
Eu conheço a Sony desde sempre e conheço a mentalidade dos japoneses, a Sony gosta de cumprir metas de calendário e supostamente a apresentação da PS5 seria em Fevereiro, já estamos em Março e eles nada, alguma coisa se passa e não é o Corona Vírus é algo interno que está a impedir a Sony de divulgar as especificações, é a minha opinião e vale tanto como outra qualquer, mas para mim a PS5 não vai sair este ano…..e mais uma vez repito, tem a ver com problemas internos da Sony e o Corona se for caso disso vai servir apenas como desculpa,
O que foi publicado ontem foi uma correcção às frases citadas pelo Chefe de gestão de produtos da AMD. Segundo o Tequilla, ele teria sido textual a dizer que ambas as consolas eram RDNA 2, mas na realidade não o foi. Poder-se-ia sub entender isso, mas não era de forma alguma factual.
Mas ontem na apresentação a AMD teve várias frases que não aparentam deixar dúvidas, ao se referirem às consolas em geral, como suportando RDNA 2.
Sejq como for, o rumor de exclusividade do RDNA 2 e do VRS para a Microsoft caiu ontem. As tecnologias foram apresentadas como parte do portfolio da AMD, e como tal, disponíveis para todos.
Acredito que a não divulgação do PS5 também se dê pelo fato do PS4 ainda ter conteúdo a vender, nos próximos 3 meses há 2 jogos que provavelmente venderão mais algumas unidades do PS4, The Last of Us 2 e Ghost of Tsushima.
Anunciar o PS5 antes dos 2 jogos pode influenciar em uma possível queda na aquisição do console. Dizem que isso foi um dos motivos da queda das vendas do Gran Turismo 6, o jogo foi lançado (e tb nem teve tanto marketing, o anúncio foi surpresa) logo após o mês de lançamento do PS4.
Sobre quem acerta o quê…já tanto foi dito sobre as consolas da nova geração que alguém vai ter que acertar:~
Olha eu digo que a PS5 vai ter 8,5 Tflops
Espera não, não vai ter 9,2 Tflops
Oh wait, acho que vão ser 12 Tflops
Espera um pouco, estive a rever as contas acho que vão ser cerca de 13,8 Tflops
ai ai afinal acho mesmo que serão 15,2 Tflops
Aposto que eu vou ser um dos que vou acertar ou andar lá muito perto
9.216
18.432
Os 18 TF são especulados na Big Navi mais parruda, ao custo de $999+. Não sei se seria possível isso em um console para 2020 já. Muito triste em ver que essa geração terá um salto gráfico absurdo (nível ps2-ps3) com o dólar bater a os 5 reais. Definitivamente esses $499 ou quem sabe $599 se transformarão em 5/6 mil reais.
Microsoft: a
Sony:108.2 sold
Microsoft: não divulgaremos o número de consoles vendidos…
AMD: são 150 milhões de consoles vendidos!
Microsoft: 42 milhões 🙁
https://www.eurogamer.pt/articles/2020-03-06-amd-revela-que-ps4-e-xbox-one-superam-mais-de-150-milhoes-de-unidades-vendidas
Ou menos… Porque eu não sei se a AMD se refere a consolas efectivamente vendidas, ou se se refere a APUs vendidos às marcas para serem usados nas consolas. Afinal era uma apresentação financeira, e à AMD pouco interessa o que os outros venderam, interessa o que eles venderam.
Seja como for, a AMD refere 150+ milhoes. Não 150 exactos. E o + dá margem para muita coisa.
Mas esta margem de “+” não deve ser muito pois acredito que se fossem 155 ou 160 estariam lá no slide.
Por isso a Microsoft parou de relatar o seus dados comerciais e começou com as manobras pra enganar os acionistas da empresa. Xbox nessa geração perdeu a metade de sua base instalada, Playstation ao fim de vida do PS4 quase que terá recuperado a base perdido no PS3. Sony termina esta geração como vencedora absoluta e com as perspectivas futuras muito positivas
Eu tenho ideia que esse apu 12 tf na altura era apontado como a scarlett. É um chip absolutamente massivo, nao sei bem como e que vai ficar o preço.
Quantas as vendas é so relembrar o passado 155 milhoes passou para 88 e 27 passou para 87.
Vejo muita confiança dos analistas da pcmanias e da eurogamer então, e so relembrar o passado..
Mega drive > saturn
Ps2 > ps3
Psp > psvita
Wii > wiiu
X360 > xbone
Etc
Alias seguindo o passado so por uma vez a sony teve uma consola que ->realmente<- superou a antecessora em 7 gerações combinando as caseiras e portáteis, a ps2.
A Microsoft sabe que esta geracao é vencer ou vencer ou o satya encerra a divisão, sinto que estao a fazer as coisas bem é esperar para ver.
E numa nota final eu ate gostaria que a xbox saisse do mercado para deixar a sony a vos chular forte e feio com o precos dos cartoes de memória a politica de retrocompatibilidade e os remasters eternos.
Aqui normalmente há mais consciência mas na eurogamer a demência é total.
E no meio disto tudo a amd esfrega as mãos.
Falou tudo Rui! Gostam de acusar os outros de fanboy, mas isso só quando não é do Playstation.
Eu não desejo que a divisão Xbox acabe, mas seria bem feito e bem merecido para os fanáticos da Sony. Sem concorrente a Sony faria o que bem entendesse.
Assim como o contrário. Sendo que uma má geração da PlayStation pode ser o fim da consola e da Sony.
Mas isso ninguém vê pois não? Porque na realidade sempre que há uma frase assim, aquilo que parece um pensamento altruísta e de alguém interessado nos jogos e no interesse comum, tem outra visão por trás.
Não posso deixar de achar curioso que sempre que há frases destas ninguém diga “que as consolas sejam semelhantes”. Na realidade há uma escolha para que a performance caia para um dos lados, e a frase acaba por ser vitimista e reveladora de um desejo.
Não percebo essa das vendasPS3
PS2>PS1
PS3
Não vejo padrão. E nem poderia ver com uma amostra tão pequena.
Seja como for por duas vezes a Sony superou a antecessora. Não apenas uma.
Quanto às perspectiva de encerramento da divisão Xbox. Ela não encerra!
Pode é deixar de ter a consola. Algo que aliás acontecerá de qualquer maneira, quer tenha a melhor consola ou não. A Microsoft aposta na Xbox como plataforma e não como consola, com os jogos no PC, e aposta no streaming onde a plataforma será livre de hardware.
Mas se essa perspectiva existe, a da Sony pode ser pior. Uma má geração poderia ser o fim da PlayStation e da Sony como empresa.
Seja como for, aqui não somos bruxos. As nossas previsões pura e simplesmente não existem. Não sabemos o que aí vem, e aceitamos como possíveis todos os cenários. Aliás nem sequer torcemos para nenhum dos lados e, reconhecendo o interesse da concorrência o que desejávamos éra uma geração aproximada a nível de performances.
O que se tem passado é no entanto algo bem diferente. Tem vindo a existir uma pressão enorme dos fans da Xbox em que digamos algo que não podemos dizer. Que dêmos como verdade coisas que não sabemos se o são. Que se diga mal de uma consola que na prática se desconhece.
Eu não sei se por ignorância ou fanatismo, mas isso não faremos. Analisaremos as coisas quando houverem dados factuais e nada é tomado como certo até ser confirmado.
Daí que tanto na notícia em que comentas como na de hoje sobre a revelação da AMD haja um cuidado com as palavras de forma a que a coisa não soe a afirmação factual, pois para nós até a coisa ser preto no branco, nada é factual.
Eu enfatizei o realmente, porque para mim o sucesso da ps4 nao foi o mesmo da ps2 ainda por cima quando a concorrente teve erros tremendos logo abrir a geração.
É verdade o que diz sr mario as empresas sao distintas e a xbox é uma pequena parte da Microsoft enquanto a ps é a maior parte do bolo da atual sony, um falhanço de uma ou de outra vao ter destinos diferentes mas eu acredito que se a xbox falhar é o fim e se a sony falhar talvez consiga ter uma nova chance.
Eu fiz uma pequena amostra do passado mas ha mais casos se formos a ver estatisticamente a empresa que vendeu mais na geração seguinte sofre nao é sempre mas na maioria das vezes aconteceu, com todas as principais marcas a nintendo a ps a sega e a xbox.
Sao poucos os casos em que uma consola supera a sua antecessora.
Quanto as performances eu nao afirmo nada acho estranho é a total ausência da sony quando a rival ja pos as cartas na mesa na minha opinião isso é revelador mas posso estar enganado e ainda sobre as performances ja o disse aqui antes desejo que a Microsoft tenha a melhor consola e se isso nao acontecer para mim é o princípio do fim para a xbox.
E numa nota final a sega também nao desapareceu.. mas toda a gente sente a falta dela, eu sinto, e o sr mario deve ter esta noção, a xbox leva com muito hate em cima a toda a hora a toda a noticia, estou a falar no nosso país e principalmente na eurogamer aonde estao os dementes todos com comentários na ordem dos 25000 mil a 30000 mil.
Mas se a xbox deixar de ter uma consola serao estes paladinos os 1 a chorar a sua ausência no futuro as chamadas lágrimas de crocodilo.
Eu gosto da xbox e gosto da ps mas gosto mais da xbox mas nao quero que a ps desapareça mas isto sou eu.
Sim, a Microsoft teve erros a abrir a geração. E quem mais os teve?
A Sony na geração passada. Consola cara, videos de apresentação que nunca seriam possíveis, etc.
Todas as gerações são sobre isso. Uma empresa acertar mais do que a outra. Estaríamos aqui a falar de erros da Microsoft se a Sony não tivesse acertado?
E repito. O futuro da Xbox já está decidido. Independente do sucesso nesta geração ou não. E seja em que caso for não passa pela consola. Passa pelos jogos como serviço. Disso não tenho grandes dúvidas e o próprio Phil refere-o quando diz que no futuro a competição da Microsoft não será a Sony e a Nintendo.
Não te enganes. A Microsoft já passou a fase da consola. Agora sairá dela mais depressa ou mais devagar, dependendo do sucesso dela.
Quanto aos “dementes” da Eurogamer não comento. Primeiro porque não gosto de adjectivar pessoas que não conheço e depois porque elas não estão aqui.
Posso porém dizer-te e aí já falo com conhecimento de causa, que no início da geração tinha dementes a insultarem-me todos os dias por comparar as consolas e dizer o óbvio. Que a PS4 era superior.
E nesta geração tive dementes que voltaram, atacando-me porque que não escrevo que a PS5 é pior que a Xbox. Algo que nunca farei sem conhecer as especificações, e saber isso ao certo (o que pode nem ser verdade). E mesmo assim, com dados na mão poderei não tomar partidos caso entenda que as especificações não são suficientes para se perceber isso (caso já referido do uso de um ASIC no RT, por exemplo).
Já agora, o facto de serem 25 mil ou 30 mil é irrelevante. Do outro lado há outros tantos ou mais. Podem não estar na Eurogamer, mas estão noutros sítios.
Há alguns deles no Brasil a tentarem todos os dias tirar a PCManias do ar.
Pessoalmente sempre defendi que a geração em que as consolas foram parecidas foi das melhores pela enorme concorrência em que o cliente foi quem saiu a ganhar. E esse cenário é para mim o melhor.
Mas a fase das consolas um dia ira ter um fim seja qual for a empresa isso chegará um dia.
O phill disse que a scarlett nao ia ser a ultima consola da Microsoft mas se esta geração correr relativamente mal como esta última e eu nao acho assim que tenha corrido tao mal considerando tudo. Nao creio que existirá outra xbox.
Dentro de 20 anos vai existir consolas? Duvido muito, mas espero que estejamos cá todos para ver 😁
O Phil não acredita que o Streaming pegue já. Como ninguem de bom senso acredita. E daí ter dito isso.
Mas a questão é que isso vai depender desta geração.
Uma próxima Xbox haverá. Se será para correr jogos localmente ou uma caixa para streaming é o que esta geração vai ditar.
Atualmente:
155 → 88 → ~110
e:
27 → 87 → ~42
110 milhões e ~42 milhões são números que foram extraídos da apresentação da AMD de ontem, já que a mesma informa que a combinação dos 2 indica um pouco mais de 150 milhões de consoles vendidos.
Lol… Acabei de vir do Neogaf e o que vejo? Os fans Xbox acordaram hoje e estão a dizer o que eu digo neste artigo.