GTA agradece a fan que descobriu e resolveu o problema dos tempos de carga de GTA V, e oficializa a situação num patch

5 5 votes
Avalie o nosso artigo

O último patch da Rockstar melhora drasticamente os tempos de carga de GTA V, e tudo graças a um fan que descobriu o problema que levava a que os tempos de loading fossem grande.

Recentemente um fan de GTA fez uma análise à possível causa dos elevados tempos de carga de GTAV no modo online. Analisando os tempos de carga no modo offline e online constatou que haviam diferenças enormes entre a carga da mesma coisa nos dois modos, pelo que resolveu investigar. E descobriu que o culpado era um pequeno ficheiro em Javascript que, quando das cargas do modo online, possuía problemas de programação, pelo que o processamento dos dados de carga estava a ser executado apenas num núcleo do CPU.

Nesse sentido, o fan, que possuia conhecimentos de programação, criou uma correção que aplicou ao seu jogo, diminuindo o tempo de carga de 6 minutos para 2 mimutos.

Perante a divulgação deste dado a Rockstar analisou o ficheiro em causa e confirmou ao problema. A consequência foi um patch (1.54), baseado no trabalho do fan, que reduz o tempo de carga em quase 70%.

Mas o mais interessante é que a Rockstar não deixou a coisa por mãos alheias, e resolveu agradecer ao fan pela descoberta do problema. Ao contrário de empresas como a Nintendo que teriam colocado o fan em tribunal por ter estado a mexer no código do jogo, a Rockstar usou um programa de recompensas para deteção de bugs, para recompensar o fan, atribuindo-lhe a módica soma de 10 mil dólares.



Nada mau para o fan que perdeu tempo a descobrir o problema, e nada mau para a comunidade em geral que beneficiou no novo patch.



5 5 votes
Avalie o nosso artigo
29 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
José Webston Alves Da Silva
José Webston Alves Da Silva
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Que este exemplo da Rockstar possa servir de referência às demais empresas de videogames (Não acredito que a Nintendo colocou um fan no tribunal por ele ter mexido no código do jogo).
Não é todo dia que esse tipo de reconhecimento acontece.

Livio
Livio
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Ainda bem que esta a recompensou, já estava a imaginar que teriam utilizado a solução e deixado o fan de lado.

Sparrow81
Sparrow81
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Parabéns para Rockstar. Além de uma excelente desenvolvedora no quesito técnico, também consegue ser muito boa na parte de gestão.

Isso também é uma prova de humildade e reconhecer que todos vivem aprendendo o tempo todo… Pode ser a pessoa mais notável e com o QI mais elevado já existente: Todos os dias a gente aprende.

Também pode ser um meio de angariar novos talentos. Se a moda pega, seria muito bom para a indústria.

Livio
Livio
7 meses atrás

[OFF] Mário, haverá algum artigo a falar sobre o Super Mario 3D All-Stars?? Pergunto isso porque estou complemente perdido com esta decisão da Nintendo a remover o jogo das lojas físicas e digital, não entendo o que ela quer fazer com isso, forçar a comprarem o jogo por estar disponível por pouco tempo? Há algum problema com o jogo? Até cogitaram em algum direito autoral a vencer mas acho muito dificil um jogo nintendo ter direito autoral de terceiros.

eduard08
eduard08
Responder a  Livio
7 meses atrás

Desde que o jogo foi anunciado, foi dito que seria um jogo que estaria à venda ate uma certa data (se nao me engano fim deste mes), nao e novidade nenhuma
Agora removê-lo das lojas fisicas nao acredito, pois que não distribua mais e uma coisa, agora nao pode impedir as lojas que os compraram de os meterem a venda apos essa data
Quanto ao resto e uma decisão tomada pela nintendo como uma outra qualquer, eu nao concordo mas quem comprou o jogo ja sabia ou deveria saber que e um jogo com uma data de venda limitada

Livio
Livio
Responder a  eduard08
7 meses atrás

Pois tem notícia de que até as lojas físicas irão deixar de vender.

Só queria saber do porquê essa venda por tempo limitado, pois pelo que dizem o jogo esta a vender bem.

eduard08
eduard08
Responder a  Livio
7 meses atrás

Isso e tudo marketing da nintendo, ela fez uma decisão e pelos vistos acertou pois o jogo pelos vistos vendeu bem, foi uma decisão como muitas outras empresas fazem quando lençam um produto limitado a um numero, so que aqui a nintedo nao quis tar a fazer um numero limitado mas uma data, quem sabe que nos dias a seguir ela nao venha anunciar algo que esta relacionado com isso
Agora so espero que com o fim da venda do jogo ela deixe de suportar o jogo
Quanto as vendas fisicas pelo que vi so sera na Nintendo Tokyo store que deixara de ser vendido mais o Game & Watch e tudo o resto que está relacionado com os 35 anos do Mario

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Livio
7 meses atrás

A Nintendo SEMPRE teve jogos edição limitada… É essa a proposta pro colecionador. Os caras adoram isso.

Edson
Edson
Responder a  Livio
7 meses atrás

Provavelmente eles venderão esses jogos separadamente na eshop, ou seja, de forma digital.

Hiago
Hiago
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Off – Rumores que a Sony vai abandonar o PS3 e o PSVita (esse último até entendo), mas agora quero ver os sonystas mais fanáticos defender esse tipo de coisa, antes de começarem os argumentos de que principalmente o PS3 é um console ultrapassado, lembre que países como o Brasil pelo custo e renda das pessoas consoles antigos ainda são muito populares, então se for verdade está cada dia mais difícil defender as atitudes da Sony. https://twitter.com/thegamerwebsite/status/1373993078386790402?s=20

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Hiago
7 meses atrás

Hiago a Sony fazer este tipo de coisa, eu não vejo problema e é ate comum, pois o Ps3 e Vita já estão há 2 gerações e uma hora ou outra isto iria ocorrer.

Agora outra coisa que critico a Sony é a nova aquisição que ela fez a EVO, ou para quem não conhece um dos maiores senão o maior campeonato de jogos de luta existente. Para mim em um período de pandemia como estamos passando isso é um negócio furado.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
7 meses atrás

Uma empresa pensa a longo prazo. Não viveremos em PANDEMIA para sempre e provável que conseguiu comprar por um valor bem atrativo. São aquisições estratégicas.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
7 meses atrás

Eu imaginei isso, porém a Sony precisa é comprar mais studios ao meu ver e não eventos. Isso entra em meu check list:

Sony aumentar preço de jogos para 70 dólares porque as produções estão caras= OK
Liberar jogos no PC para arrecadar mais dinheiro= OK
Fechar a Japan Studios= OK
Abandonar o Japão= OK
Gastar com a compra do Crunch Roll= OK
Gastar com a EVO= Ok
Comprar novos estúdios= Not OK
Responder as investidas predatórias da Microsoft não liberando seus jogos= Not OK
Fazer a Retro com o PS3= Not OK

Para mim a Sony está visando só o dinheiro e os fãs que se danem, pois estes sempre vão aplaudir.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
7 meses atrás

Certo, mas:
1- Reconheço seu argumento

2- Não, Horizon não é o único Days Gone também irá sair, e a título de curiosidade descobriam através do Steam data base que o Days gone já estava registrado 1 ano antes do anúncio e há outros jogos da Sony nesta situação. Peço desculpas pois não consegui copiar o link.

3- Ok, mas nunca que estes 2 times terão o mesmo peso no nome, e aposto que ninguém sequer ouviu falar deles, pelo menos até este anúncio da Sony.

4- Peço desculpas de novo, mas quando me referi ao abandono do Japão, também quis dizer de sua sede além dos jogos.

5- Verdade, aqui não tenho o que discodar.

6- Estamos de acordo.

7- Não me referi a ela sair comprando que nem louca, mas ser um pouco mais ousada e quando falei não liberando os jogos quis dizer que ela soltando jogos no pc só beneficia a Microsoft e indiretamente faz o catálogo dela parecer mais gordo, além das pessoas com o tempo irem perdendo o interesse no Ps, por isso manter seus jogos apenas na sua plataforma.

8- Em outra conversa eu já falei isso, a partir do momento que uma equipe que não teve acesso as ferramentas do Ps3 e fizeram engenharia reversa, hoje consegue ter bons resultados mesmo que caso a caso, seu argumento para mim cai por terra. E só para lembrar a Microsoft começou com poucos jogos e hoje a retro do Xbox é uma das melhores coisas que o console oferece. Também não entendo o por que de manchar o nome, só apenas porque o catálogo de início não vai abranger todos os jogos.

nETTo
nETTo
Responder a  Daniel Torres
7 meses atrás

Hehehe

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
7 meses atrás

Já tivemos essa discussão aqui de combater a Microsoft com compra de novos studios e eu listei o que a Sony tá fazendo já. Naquele momento você concordou… Não estou entendendo o ponto.
A Microsoft comprou um monte de Studios e entregou o que? Você realmente acha que a líder do mercado de games não sabe o que está fazendo e que deve combater a terceira empresa na corrida de consoles fazendo exatamente o mesmo, como se fosse exemplo a ser seguido? É isso mesmo? Você tá sendo um pouco confiante demais com você mesmo né? Haha

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Sparrow81
7 meses atrás

Sparow verdade, mas cada vez que eu penso nisso me surge dúvidas por isso que eu mudei meu pensamento de novo.
Para mim a Microsoft não é de forma alguma um exemplo a ser seguido e peço desculpas se eu dei essa idéia, porém é inegável que a compra que ela fez pode prejudicar a Sony e por isso falo que esta tem que ser mais ousada em fazer aquisições. E eu não estou sendo confiante apenas não consigo exergar com bons olhos estas decisões que a Sony vem tomando e gosto de colocar estas opiniões minhas aqui, pois é o único site em que ainda se mantém uma conversa saudável e ninguém sai se xingando.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Daniel Torres
7 meses atrás

Tranquilo, amigo. A Bethesda não estava nos seus melhores dias… Dos últimos jogos, só Doom que se pode dizer que é acima da média tecnicamente. Mesmo assim, Doom é a mesma coisa desde sempre.
Microsoft compra Studios, Sony amplia e duplica suas equipes. Já criou 2 novos studios em 2020 também. Então a Sony aposta no que dá resultado. Insomniac é compra com certeza de qualidade, depois de anos lançando jogos excelentes e com clara evolução a cada projeto novo. Aí você reconhece o amadurecimento de uma equipe. A Sony não vai comprar uma empresa em decadência (bethesda) para fazer volume em Studios. Pode esquecer disso.
A compra da Evo é estratégica. Nao sabemos qual o plano estratégico da empresa para falar que foi algo não pensado e sem sentido.

No mais, lembro que algumas pessoas da indústria vem falando, desde ano passado, que ainda veremos a Sony com outros olhos no decorrer da geração e que nos surpreenderemos. Se isso vai ou não acontecer, só o futuro dirá, mas que a empresa tem algumas supresas para anunciar, com certeza tem.

eduard08
eduard08
Responder a  Hiago
7 meses atrás

Isso e uma evolução normal como todas as outras, e nao e so a sony que o faz, a nintendo e mesmo a microsoft fazem o mesmo
Sao consolas que ja começam a ser antigas, ja nao ha jogos que saiem e acredito que nem actualizações de jogos, para que continuar a ter despesas para mester uma coisa que nao rende mais?
E esta e uma coisa que vai acontecer mais no futuro, e e por isso que jogos so compro fisicos e esses ja para pouco vao servir pois hoje em dia o cd so serve para dizer que existe pois no fim temps de descarregar quase tudo para poder jogar
E esta e uma realidade que todos que querem o 100% digital tem um pouco de mal a ver pois de um dia para o outro a store fecha e nao tem acesso a mais nada, nem ao jogo mesmo que sem patch

Livio
Livio
Responder a  eduard08
7 meses atrás

Nem produção de hardware tem mais

Deto
Deto
Responder a  Hiago
7 meses atrás

a Nintendo já desligou as lojas do Wii U ano passado…

console lançado depois do PS3.

viu algum “sonysta” reclamando?

o importante é apenas deixar os servidores de updates e downloads de jogos ativos por mais tempo.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
7 meses atrás

OFF Achei um comentário do neogaf bastante interessante, abordando o uso real dos Teraflops de uma GPU. Ele usou até um artigo científico para embasar seu raciocíno.

Link do comentário: https://www.neogaf.com/threads/next-gen-ps5-xsx-ot-console-tech-thread.1480978/post-262819787

Link do artigo científico: https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/3377138

Segue abaixo uma transcrição com uma leve revisão que fiz no texto.

O gráfico acima (fonte: https://doi.org/10.1145/3377138) contém uma amostra de carga de trabalho da GPU, onde utilização real média é de cerca de 40% ou mais. Isso é impulsionado principalmente por duas coisas: arquitetura (ou seja, quão bem a GPU pode alimentar suas Unidades Computacionais e como todos os componentes individuais são escalados um em relação ao outro para evitar filas) e programação (ou seja, quão bem está o código escrito para evitar subutilização, sejam drivers, APIs, engines gráficas, etc.).

É por isso que o consumo de energia pode variar no mesmo clock de GPU. Isso é o que a maioria das pessoas não percebe ao discutir a tecnologia de Smart Shift e as soluções de refrigeração. Estou quase certo de que a maioria de nossas GPUs em nossos PCs teriam soluções de resfriamento inadequadas se o software realmente pudesse fazer com que 100% dos transistores da GPU fossem usados simultaneamente – a GPU desligaria porque a solução de resfriamento foi construída para lidar com o padrão – o que acaba ficando bem longe de 100% da utilização real.

Em outras palavras – olhando para o gráfico acima, se você tem uma placa de pico teórico com 10 TFLOPs, os gráficos mostram que a GPU está usando em média cerca de 4 TFLOPs. O que Cerny tentou fazer com o PS5 é aumentar esses 40% de utilização média para um número maior. Por isso que investiram tão pesado e foram tão conservadores na solução de resfriamento. Para fins didáticos, vamos dizer que o PS5 aumentou esse número para 50% em vez de 40% devido a um melhor i/o ou novas otimizações de cache (como os cache scrubbers) – ou seja, um aumento de 25% no desempenho. Agora todos podem ver que uma diferença de 18% no pico teórico de TFLOPs não é muito no final do dia.

A segunda dimensão – como mencionado – é o software e para consoles este é o ambiente de desenvolvimento e quão otimizado é o conjunto de APIs na utilização do silício. Não é por acaso que a Sony passou todo esse tempo com a Epic para garantir que a Unreal Engine 5 seja otimizado tanto quanto pode ser para o PS5. Isso é provavelmente mais importante do que o hardware como tal, considerando a quantidade de transistores que não são usados em média. Pessoalmente, acredito que a decisão da MS de unificar o ambiente de desenvolvimento entre PC, XSS e XSX é um desafio aqui – torna cada vez mais difícil obter uma boa utilização do transistor quando você opta por uma solução que serve para todos.

Se você for bem-sucedido como designer de hardware e software em aumentar a utilização do transistor, você precisa de um sistema que possa lidar com isso. Isso significa que você precisa de uma solução de resfriamento realmente boa (todos nós sabemos o que aconteceu no final com o PS4 quando a utilização do transistor aumentou, o console parecia uma turbina de avião de tão barulhento, pois a solução de resfriamento estava nos limites) e você precisa de um sistema de gerenciamento de energia que pode sobreviver a um aumento bastante significativo na taxa de utilização do transistor. Aqui está a razão para a solução de refrigeração nos dois lados da placa e o metal líquido, e por que a Sony optou pelo Smart shift. É por isso que o Smart Shift atualmente não significa que a frequência diminuiu de forma alguma – mas no futuro isso pode muito bem acontecer se a utilização do transistor for aumentada. Observe que se a utilização do transistor aumentar em 25%, de forma que o consumo de energia seja muito alto, você provavelmente precisará ajustar a frequência em menos de 10% para tornar o envelope térmico e de energia adequado. Em outras palavras – ainda é uma vitória de desempenho. Ou em outras palavras – você não precisará reduzir o clock, a menos que observe um real aumento de desempenho devido ao aumento da utilização do transistor.

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
7 meses atrás

Eu como sou macaco velho, sempre achei brilhante essa ideia do Cerny.

sempre percebi que variava o consumo de acordo com o jogo, e não necessariamente o “melhor gráfico” consome mais… basta ver que teste de tortura de PC exibe alguma coisa tosca como uma “rosca” com texturas e não um gameplay do demons souls.

lembro de teste de tortura do PC que era uma meia duzia de bolinha com luzes aplicadas e fundo tosco… e não um gráfico tipo last of us.

tambem percebi com o PS4 PRO, que nunca “melhor gráfico” significava maior consumo, exemplo do mapa do horizon zero dawn

eu entendi perfeitamente e achei muito boa a ideia…

tambem sei muito bem que quase NUNCA CPU e GPU são usadas simultaneamente no máximo.

eu entendo perfeitamente “usuário de fórum” duvidando disso…

agora Leadberg perguntando para o cerny se “o PS5 fizer um bench de tortura da GPU” e o alex bucaca correndo na internet, pq os jogos tinham prioridades de CPU e GPU como “fail safe” dizendo que isso significava que a GPU e CPU nunca ficavam ao mesmo tempo no máximo… ai tive certeza que eles são fanboys ou haters.

mas me diverti, o alex bucaca sumiu e até eu dei com o pé no peito dele esses dias… o leadberg tá bem tristinho pq a MS “gastou mais em silicio” e “não está rendendo nos jogos” fazendo “cara de choro” quando o joystick do PS5 teve mais engajamento que o “teardown” fake que ele fez do xbox sx

depois teve DEV puxando a orelha da DF publicamente com a punhetagem deles de resolução… q já deve ter irritado lá no Hitman com o click bait desesperado deles.

uhauhauhauh

================================================

por isso que leio o neogaff….

no resetera o alex bucaca tem passe livre para dar xilique e quem mostrar os erros dele “esta perseguindo e é banido”

no gaf tem muito troll e incel e eles liberam d+, em compensação tem esse tipo de post.

resumo: gaf tem coisas ruins e coisas boas, Era só tem coisa ruim.

locuste se queimou comigo… veio de novo com o papo de “ps5 não sustenta o clock”

depois das analises dos jogos todo mundo já entendeu que o Cerny falou a verdade, para quem ainda duvidava, e o clock baixa sim… mas é baixar o clock praticamente em “margem de erro” e parou de importar esse papo e ninguém mais liga para “performance insustentável” que a MS tentou emplacar.

aviso legal:

“ainnnn vc vive falando mal da DF”

linus falou groselha do PS5, pediu desculpas e eu nunca mais citei ele na internet.

alex bukaka foi correndo na internet dizer que “o cerny mentiu, o clock não fica no máximo ao mesmo tempo” e não pediu desculpas…

mês passado estava falando groselha do Control ser menor no PS5, tentando diminuir a vantagem dizendo que “no play 4 é assim tb” e nem se prestou a ver o tamanho do jogo de graça na plus para confirmar que o jogo era bem menor no PS5 que no PS4 e sim, é o kraken e o choro de desesperados para diminuir o play é livre.

basicamente esse alex bukaka não aprende com os erros, pq o fanboylismo dele é maior que a vergonha na cara de falar groselha para diminuir o playstation.

eduard08
eduard08
7 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu acho que deveriam era contratá-lo :-p
Esta e uma das provas que afinal so nao existe o lado mal nos MODS
Mario apenas um a parte

Como muitos aqui, pedi o adaptador da psvr para a ps5 em Outubro e ate hoje nada, por isso na semana passada decidi de tentar pedir um outro para ver se funcionava mudando o meu e-mail, como era de esperar marcava que ja o tinha pedido pois o numero de serie ja tinha sido usado, por isso tentei mudar o último digito do número de serie e para o meu espanto funcionou e hoje nem uma semana depois tinha o adaptador na caixa do correio

error: Conteúdo protegido