Guerra das consolas – Quem vencerá a nova geração? Parte 2

Será que uma análise das vendas passadas nos pode ajudar a avaliar o futuro? Sim e não! O futuro é imprevisível, mas uma análise das vendas das consolas em todo o seu período de vida dá bons indicadores do que pode ser o futuro, e é isso que se pretende tentar avaliar com este artigo.

Numa análise aos números de vendas de consolas, verificamos na actual disputa pela conquista do mercado a superioridade clara da Wii, com um total de 22,45 milhões de consolas vendidas.

Logo em segundo lugar aparece a Xbox 360 e finalmente a PS3. A Xbox 360 apresenta 17,5 milhões de consolas, um número que não se encontra assim tão longe como isso das vendas totais da Wii. A PS3 aparece em terceiro lugar com um total de 10,79 milhões.



Mas na realidade, e apesar do seu segundo lugar, as vendas da Xbox não podem ser comparadas directamente com as da Wii e da PS3. O motivo de tal é o período de tempo em que a consola se encontra no mercado.

Assim, e apesar dos valores, um gráfico mais correcto de vendas seria o que se segue:

Efectivamente, a Xbox 360 entrou agora no seu terceiro ano de vida, ao passo que a Wii e PS3 estão a começar o seu segundo.

Para todos os efeitos, e considerando apenas o tempo de vida comum de todas as consolas, podemos dizer que a Xbox 360 começou a verdadeira guerra com a concorrência com uma vantagem de 6 milhões de consolas vendidas. O gráfico seria então algo assim:

Este gráfico demonstra várias realidades. A primeira, é que apesar da sua vantagem inicial, a Wii, no seu primeiro ano de vida ultrapassou as vendas totais da Xbox 360. A segunda realidade é que a PS3, apesar de se manter com uma distancia aproximada da que existia do inicio da guerra, vendeu bastante mais no seu primeiro ano de existência do que a Xbox vendeu. Aliás o actual número de PS3 no mercado praticamente só foi conseguido pela Microsoft após mais de ano e meio de presença no mercado.

Dado que a Xbox 360 entrou agora no seu terceiro ano de vida, isso significa que durante um ano esta esteve sozinha no mercado sem qualquer concorrência, e no seu segundo ano a concorrência que fazia era desleal ao apresentar um numero de títulos disponíveis que a concorrência, por ser novidade no mercado, não possuía. Neste momento, e apesar de a consola conseguir apresentar títulos sólidos e exclusivos que a concorrência não possui, esta não se encontra, como os números acima o revelam, a dominar o mercado.

Na realidade, como já foi referido, em Agosto de 2007, quase 2 anos após o seu lançamento a base de consolas Xbox 360 no mercado mundial era de apenas 10 milhões de consolas, um número atingido pela PS3 em apenas 1 ano. Desde então a Xbox 360 disparou e vendeu mais 7 milhões, quase tanto como em 2 anos, facto a que não é alheio a qualidade dos títulos exclusivos apresentados como Halo 3 e Mass Factor.

Há contudo que ver que esse aumento de vendas é cíclico pelas alturas do natal, sendo que o seu valor máximo só é atingido no segundo ano depois do lançamento de uma consola, altura em que os títulos optimizados para o sistema começam verdadeiramente a aparecer. A Wii e Ps3 que se encontram agora a entrar no seu segundo ano de vida experimentaram o seu primeiro ciclo de grandes vendas com o natal de 2007, e o surpreendente é ao analisar o gráfico que se este período da Wii esmagou o da concorrência, o da PS3 igualou o da Xbox 360 que deveria, por possuir uma lista de títulos esmagadora face à concorrência ter sido bastante superior a tudo o resto.

As conclusões a tirar parecem lógicas. A Wii vence e convence graças ao seu sistema de comandos inovadores, e se parece uma inevitabilidade que a Wii irá decrescer no numero de vendas no futuro uma vez que o seu sistema de controlo não será exclusivo durante muito tempo e a consola não consegue verdadeiramente competir em termos gráficos, já no tocante à PS3, pelo conseguido no 1º ano, esta parece bem melhor encaminhada do que a Xbox 360 para se impor no mercado.

Vejamos, por partes, a situação das consolas nos diversos mercados mundiais, América, Japão, Europa e Resto do mundo, começando por este último.

Resto do Mundo

O gráfico acima é claro em mostrar que a nível de vendas no resto do mundo, a Wii continua a dominar. Já a PS3 encontra-se a recuperar de forma notória face à Xbox 360, e num período de tempo bastante inferior, prevendo-se que a passe nos próximos meses.

Europa

O gráfico para a Europa é algo semelhante ao apresentado para o resto do mundo. Superioridade da Wii e aproximação da PS3 que aparenta passar a Xbox muito brevemente, conseguindo em um ano valores muito próximos dos que a máquina da Microsoft conseguiu em dois.

Japão

A implementação da Xbox 360 em território nipónico é quase nula, e estagnada. Aqui a PS3 possui maior implantação passando em apenas algumas semanas as vendas da Xbox 360 em um ano. Este mercado japonês é dos mais interessantes e importantes dado o grande volume de vendas aqui conseguido e o facto que os grandes produtores de jogos inovadores dos últimos anos como a Konami, Capcom, etc. são desta região. A superioridade da Wii é esmagadora neste território.
América

Por aqui, vemos que a superioridade que existe da Xbox 360 face à PS3 se deve quase exclusivamente ao mercado americano. Este é um mercado que, no entanto, se encontra longe de esgotado, sendo de notar que mesmo aqui, ao final de um ano de vida (valor final da PS3 no gráfico) o volume de vendas é superior ao do primeiro ano da Xbox (valor inicial da Xbox no gráfico).

Conclusões

Wii

PS3

Xbox 360

Vida (meses)

16



16

28

Total de vendas (milhões)

22,45

10,79

17.5

Vendas Japão

5.55 milhões – 346 mil/mês média

2 milhões – 125 mil/mês média

590 mil – 21 mil/mês média



Vendas América

9.73 milhões – 608 mil/mês média

4.25 milhões – 265 mil/mês média

11.19  milhões – 399 mil/mês média

Vendas resto do mundo

7.18  milhões – 448 mil/mês média

4.54 milhões – 283 mil/mês média

5.72 milhões – 204 mil/mês média

Média de vendas (mês)

1.4 milhões

674 mil

625 mil

No global, podemos constatar que, em média, a PS3 está a vender a nível mundial mais cerca de 50 mil consolas/mês do que a Xbox 360, e isto apesar de a consola da Sony não ter entrado ainda no mercado na sua capacidade máxima, uma vez que os títulos de qualidade, apenas agora, 1 ano depois do seu lançamento, começam a aparecer só devendo atingir a força máxima no final do segundo ano de vida.

Assim, e apesar de Wii e PS3 não se encontrarem ainda na sua máxima força elas não deixaram a Xbox descolar, sendo de destacar a performance surpreendente da Wii que arrasou todas as expectativas. De resto, o que se constata é que com excepção do mercado americano a Xbox 360 não se conseguiu verdadeiramente implantar e impor face à PS3.

Assim, e se a Wii, para já nem merece comentários ao possuir um sucesso estrondoso em todos os mercados, e que se espera se mantenha por muito tempo, não se acredita na sua vitória final, e como tudo parece indicar, actualmente a Sony PS3 parece lançada para poder um dia obter essa posição.



Posts Relacionados