Há mais dois jogos a correrem melhor na PS5 – Watch Dogs e No Man’s Sky

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

O que se segue não é um teste, pelo que não podemos media a coisa como deve de ser. Mas é uma perceção visual de dois youtubers.

Jeff e Brad falam sobre as novas consolas no seu podcast Giant Bomb, e estes revelam que gostavam de ver comparativos entre as versões XBox série X e PS5 de Watch Dogs e de No Mans Sky, pois a perceção que possuem é que estes jogos correm de forma mais estável e fluida na Playstation 5.

Serão dois jogos cujos comparativos tentaremos trazer aqui assim que for possível, de forma a se poder tirar a limpo a situação. Mas nesta fase fica apenas a referência a algo que, a confirmar-se, será uma surpresa para muita, muita gente.

De se notar que No Mans Sky é um jogo que está a ser executado por retro compatibilidade, pelo que os resultados comparativos não são verdadeiramente relevantes dada a forma diferente como ambas as consolas lidam com a retro compatibilidade, mas isso não ocorre com Watch Dogs, que é um jogo de nova geração.





0 0 votes
Avalie o nosso artigo
32 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
8 meses atrás

Em compensação o novo CoD: Cold war corre mais estável na SX no modo 60fps com RT. Já no modo 120 fps, a PS5 leva vantagem.

https://www.youtube.com/watch?v=RnZAN91pUiw&t=63s

Pelo que tenho visto, ambas as consolas estão muito similares em termos de performance e qualidade de imagem, pelo que este fator cada vez é menos decisivo para decidir qual das duas comprar.

O único jogo até agora que vi uma diferença digna de registo, foi o Dirt5, em que é claro o detalhe gráfico superior na PS5 (detalhes como a relva e o filtering de texturas).

Mário, tens alguns artigos na manga sobre o som das consolas? 3D audio, tempest, atmos?

Fala-se muito de fps e resolução e pouco de som.

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Cardoso
8 meses atrás

A controversias sobre o modo 60fps com Raytracing, no ResetEra já conseguiram identificar que neste modo há cortes gráficos (XSX) os quais não existem no PS5, isso sem falar que o site VGTech já havia feito a análise deste game e na análise deles a versão do PS5 rodava liso a 60fps igual a do XSX, pois bem, saindo a análise da DF e se identifica que em duas ou três cenas a versão do PS5 tem quedas acentuadas por 2 ou 3 segundos, mas somente nestas cenas especificas, dai o site VGTech voltou ao jogo e detectou que isso pode se tratar de um bug (depois do último Patch), pois eles foram 2 vezes a mesma cena e uma deu a queda e na outra a queda some (aleatoriedade) e o jogo rodou liso a 60fps. (No mesmo tópico do ResetEra o XSX também apresenta tal bug)

Sobre o modo 120fps, acho que já está claro a todos que o PS5 deve ter mesmo uma vantagem no CPU, já são 3 jogos que ele vence neste modo

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  nETTo
8 meses atrás

Parece que eles se equivocaram na versão do Series S, ela tem ray tracing sim

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
8 meses atrás

Caramba, realmente eles dizem que não tem

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  nETTo
8 meses atrás

Então, pelo que to lendo, é uma opção por download, eles não o fizeram

Andrio
Andrio
Responder a  Fernando Molina
8 meses atrás

Rapaz, VG Tech e o john linneman instaralam e no jogo não aparece opção de RT no Series S

https://twitter.com/VGTech_/status/1331210529965301760

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Andrio
8 meses atrás

Nesse caso, aguardemos cenas do próximo capitulo kkk

hiago
hiago
Responder a  nETTo
8 meses atrás

Espero que sejá um bug mesmo, já está mais que obvio que o PS5 tem vantagens na CPU perante o XSX, mas ainda me preocupa umas quedas de 20 ou mais frames durante alguns segundos em agluns jogos, eu vi isso em DMC5, no COD e também no DIRT 5, nesse último ao contrário dos dois primeiros não aconteceu nos modos de 60 fps, mas sim no 120fps onde no vídeo da Digital Foundry o jogo em uma situação especifica cai de 120 para 90 fps. Eu vejo que o XSX está apresentando vários problemas e está a quem do esperado, mas não podemos deixar de apontar esses pontos especificos do PS5. Eu não sei, mas enquanto o XSX está gargalando a sua CPU essas quedas do PS5 me parecem algo relacionado a sua GPU, é um palpite, vamos ver.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Cardoso
8 meses atrás

As instabilidades de COD me parecem bugs. Primeiro porque como já foi dito por outros aqui, o mesmo cenário apresenta 60fps constantes em outras análises. E segundo porque são quedas pontuais, que duram entre 3 e 4 segundos, rapidamente retomando para 60fps.

Já no modo 120fps, o que vejo são as duas consolas lutando a todo tempo para atingir o target de 120fps, sendo que o PS5 se mantém mais próximo do target durante a maior parte do tempo. Por isso que a DF deu a “vitória” ao PS5 nesse modo.

Uma análise interessante que poderia ser feita é manter o jogador no cenário ao invés de atravessar por ele (ex: cena aos 11:13 da análise https://www.youtube.com/watch?v=RnZAN91pUiw). Com isso poderíamos saber se a instabilidade é do cenário ou se é passageira. Na análise de Assassin´s Creed Valhalla por exemplo, acharam uma instabilidade no Xbox Series X que era do cenário (por ex em 18:25 https://www.youtube.com/watch?v=rzaSrS1fsvc ). Neste caso, enquanto o jogador estava naquele cenário, se manteve abaixo dos 60fps.

Caso a instabilidade seja do cenário, pode ser bug como também pode ser que exista uma demanda maior de computação naquele instante, e o código rodando naquela consola pode não estar devidamente otimizado para tal tarefa. Uma potencial solução é que a resolução dinâmica sofra uma queda ainda maior de pixels favorecendo a estabilidade de FPS.

Caso a instabilidade seja “aleatória”, pode ser bug como também pode ser quedas momentâneas no clock da GPU reduzindo os quadros. Esta situação é menos provável porque estamos falando de 4 segundos, o que para uma CPU e GPU é uma eternidade. Quedas momentâneas seria algo tipo poucos quadros, o que duraria menos de meio segundo.

Podem ter outras situações também, não sei. Mas fato é que está legal de ver como as consolas estão apresentando resultados bastante equilibrados, ambas entregando bastante performance neste começo de geração.

E ainda tem muito por vir com Mesh Shaders e Geometry Engine. Recomendo esta aula do Leviathan sobre o assunto: https://twitter.com/LeviathanGamer2/status/1331210570490589186?s=20

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo
8 meses atrás

O próprio John Linneman está considerando como bug.

https://twitter.com/dark1x/status/1331257002090172418?s=20

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Carlos Eduardo
8 meses atrás

Nesse caso então eu posso dizer que Dirt 5 no XSX é um bug?? kkkk

Livio
Livio
Responder a  Fernando Molina
8 meses atrás

No caso dos faróis e da falta de grama no XSX acho que não é

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Livio
8 meses atrás

Aquilo no SX não é um jogo, é um bug só kkk

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Fernando Molina
8 meses atrás

Não. John está acusando bug porque hora inicia o jogo e roda em 60fps lisos, outra hora apresenta as inconsistências mostradas.

Já no caso de Dirt 5 no Xbox Series X, toda vez que você abrir o jogo, mostrará exatamente a mesma coisa.

Mas toda aquela diferença no modo 120fps de Dirt 5 é claramente uma má otimização. A Activision por exemplo é um estúdio gigante, tem orçamento para ter equipes separadas com dezenas de profissionais extraindo o melhor em cada SKU. Em Dirt 5 é provável que não seja o mesmo caso, equipes menores, estúdio menor. Então talvez conseguiram melhor resultado no PS5 justamente por ser mais fácil de se extrair performance nesta plataforma.

nETTo
nETTo
Responder a  Carlos Eduardo
8 meses atrás

A pergunta que fica é, com a Code Master prometendo resolver a diferença gráfica a favor do PS5, isso não irá jogar a baixo ainda mais a performance do XSX neste modo, de modo que melhora o gráfico mas piora o FPS?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  nETTo
8 meses atrás

É uma possibilidade.

Mas se o jogo está mal otimizado, isso também significa que a engine pode estar fazendo mau uso do hardware… isso abre espaço para memory leaks, subutilização de computer shaders, etc… não sei.

Entretanto, após tantos elogios do David Springate (Diretor Técnico de Dirt 5) ao GDK, seria engraçado a engine não estar otimizada para os consoles Microsoft como aparentemente está para o SDK do PS5.

Então não sei, você pode estar certo nos seus pontos.

Edson
Edson
Responder a  Carlos Eduardo
8 meses atrás

Agora nas mãos da Take Two, a Codemasters provavelmente terá orçamentos maiores e uma qualidade maior nos motores de jogos, etc…

João Magalhães
João Magalhães
Responder a  Fernando Cardoso
8 meses atrás

É um bug no PS5 que foi achado pela VGTech e confirmado em vídeo pela DF…já que é aleatório.

O PS5 tem a melhor versão….Veja que diminuíram os efeitos de fumaça das armas em todos os modos do jogo até no modo 60fps RT na versão série X,nos 120fps a indícios de assets de menor qualidade…do que a versão PS5.

Parece também que a CPU do PS5 tem empurrado mais performances…ou se mostrado mais capaz.

É uma derrota complicada para a MS esses primeiros jogos…

Ennio Rafael
Ennio Rafael
8 meses atrás

O PS 5 esta passando o carro. Muito bom. Por sinal Amazon despachou o meu ontem hehehehehehehe

AlexandreR
AlexandreR
8 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Já é sabido que a ps5 foi pensada para as pessoas que criam os jogos. Fácil de extrair o poder, o caso da xbox SX poderá ser parecido ao da ps3.
Ou seja daqui a 2 anos, já podemos o que a xbox sx faz na totalidade….

Ps:As melhoras Mario!!

Hiago
Hiago
8 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Olha, eu vi as comparações de DMC5 e Cod principalmente, parece que tem alguns padrões que se repetem, um é que o XSX não é muito estável em 120 fps, e o PS5 tem problemas com muitas coisas acontecendo na tela. Nos dois jogos em 60 fps com RT acontece algo simular, uma explosão com detritos e parriculas na tela o PS5 cai para próximo dos 40 fps, alguém tem alguma explicação? Eu pessoalmente estou pensando em ser algo relacionado aquelas frações de segundo que a GPU cai a performace como o Mark Cerny falou e alguns rumores que foram até postados aqui no site… Para quem entende mais o que acham?

nETTo
nETTo
Responder a  Hiago
8 meses atrás

Pode ser sim, as quedas são em cenas específicas como vc relata e por poucos segundos.

hiago
hiago
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 meses atrás

Mas então, o meu medo é que o PS5 tenha uma deficiência em manter-se estavel quando acontecem muitas coisas ao mesmo tempo na tela. Eu particularmente espero que seja apenas uma má otimização, até por conta de ser o começo de geração e os desenvolvedores ainda estão aprendendo sobre os novos hardwares, porém espero que essa situação não se repita, já que quedas de 60 para 40 fps são bem perceptíveis.

Observação, vejam esse vídeo a partir dos 1:40, uma comparação de Demon’s Souls versão PS3 vs PS5.
https://www.youtube.com/watch?v=m-b-dRWLhsk&t=370s
Quero apontar aqui que outro dia eu citei como achei tosca uma parte do gameplay de DS no PS5 em que uma pedra cai sobre a escadaria e os seus pedaços simplismente desaparecem, algo que não esperava ver nessa next-gen, logo em seguida que apontei isso, não lembro quem agora, mas me respondeu argumentanto que isso era devido o jogo utilizar-se como base a versão original, só que para minha surpresa nesse vídeo acima, pelo menos nesse ponto específico, que a versão de PS3 está com uma física mais elaborada da rocha com os seus pedaçoes se partindo quando atingem o chão. Então estou pensando aqui que é uma situação parecida com as partes onde o Call of Duty e o DCM5 apresentam drops de FPS no PS5. No caso de DS será que não poderia evidênciar uma otimização para deixar os FPS mais estáveis nessa situação especifica!?

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  hiago
8 meses atrás

Como já foi dito e retificado pela própria DF no artigo, essas quedas são um bug. Fazendo restart ao checkpoint e passando na mesma cena, as quebras já não se verificam.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
Responder a  Livio
8 meses atrás

Excelentes notícias para quem tem 4k com hdmi 2.1. Infelizmente a minha tv é 2.0 e não tem VRR.
Venha também a possibilidade de arquivar os jogos da PS5 no disco externo. Já tenho menos de 200 GB livres no ssd 😐

João Magalhães
João Magalhães
8 meses atrás

Já foi relatado pela VGtech que algumas quedas do PS5 no modo RT 60fps de Call of Duty são aleatórias e causadas por um bug.

Até a DF lançou um vídeo mostrando isso.

eduard08
eduard08
8 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

[off]
Ja se sabe porque ha algumas ps5 a fazer um pouco mais barulho que outras
Apos terem aberto 2 ps5 foi constatado que as 2 tinham um vantiladores diferentes

comment image

o que um dos 2 faz mais barulho que o outro, e acredita-se que devem haver mais tipos de ventiladores diferentes pois o que foi mostrado na desmontagem oficial da consola e diferente destes 2

comment image

nETTo
nETTo
Responder a  eduard08
8 meses atrás

Curioso que em todos os testes sérios feitos o console é silencioso, não passando de 33 decibéis, isso é metade do que o PS4 Pro emitia.

error: Conteúdo protegido