Há um novo rumor… que coloca a PS5 com até 13,8 Tflops.

Se tem vindo a acompanhar a PCManias, saberão que as conversas que correm nos fóruns tem sido muito férteis em rumores sobre a PS5. E agora… eis que surge mais um!

Nota após publicação: Este artigo foi escrito durante a madrugada, após ter lido o rumor e visto a forma como ele se espalhava, não querendo deixar de noticiar em primeira mão algo que poderia ser de elevada importância. No entanto após visualizar a patente indicada com algum cuidado, confesso que não vejo o motivo para o alarido. Nesse sentido o artigo poderá ter sido precipitado, sendo que neste momento não lhe dou credibilidade.

Segue o artigo original:

—–

Se tem lido a PCManias, saberão que nos foruns tem corrido a teoria de a PS5 ter não um mas sim 2 processadores gráficos. Uma teoria que se dividiu em duas correntes de discussão, e cujas duas variantes foram publicadas por nós aqui.



Resumidamente uma das correntes ideológicas sobre estes 2 processadores acredita na presença de um ASIC, um co-processador especializado, de auxílio ao GPU, que será o responsável pelo cálculo do Ray Tracing (para mais detalhe podem ler o artigo anteriormente linkado).

A outra corrente acredita que esse co-processador é não outro que um segundo GPU. A ideia apoia-se em uma base que explicaria como a Sony apenas desenvolveu um APU, que usaria tanto para uma consola base, como uma PS5 Pro, colocando um segundo APU desprovido do processador, ou até completo.

Ambas as teorias são relativamente bem fundamentadas, e se as quiserem conhecer mais a fundo, recomendo que sigam o link anterior para as ler.

Mas eis que agora… surge um novo rumor… E este é possui igualmente dados para que não o descartemos à partida.

Ora este novo rumor, a ter algum fundamento, aparenta invalidar a corrente ideológica do rumor anterior que se refere a um segundo GPU, apesar de não eliminar a possibilidade de o ASIC ainda assim existir.

Mas e porque? O que ele tem que leva a desacreditar essa teoria, e em que consiste?

O Rumor partiu do Twitter de um utilizador chamado Josh, mais conhecido por Liquid Titan. Este utilizador deu de caras com uma patente da Sony, assinada por Mark Cerny, e que este indica referir que está a uso na PS5.

A patente em causa está aqui, e no fundo ela era já conhecida, dizendo respeito a modos de retro compatibilidade com hardware antigo, usando alterações ao hardware e aplicada na PS5.

Ora confesso que não li as 19 páginas da patente, especialmente porque me deparei com isto já quando cheguei a casa, já na madrugada de hoje, estando a escrever isto poucas horas antes de publicar, mas o utilizador Josh afirma que a mesma faz referências a instruções SIMD aplicadas a cada ciclo de relógio. Isto é uma tecnologia que já ouvimos falar, denomina-se Super-SIMD, sendo uma evolução do presente no RDNA e que conhecemos.

Basicamente o que é que isto, a existir na PS5 implicaria? Que a consola pode processar mais do que 2 comandos por ciclo!

E isso alteraria a regra de cálculo dos Teraflops!

A regra de cálculo dos teraflops consiste em multiplicar o número de shader engines pela velocidade de relógio do GPU, e depois por 2, dado que o GPU calcula 2 instruções por cada ciclo.
Mas com o super simd o 2 deixa de ser realidade, e poderemos pelo menos colocar ali um 3.

Como veem isto colocaria a PS5 com 13,8 Tflops com apenas 36 CU, a 2 Ghz, ou então a 12,44 Tflops com 36 CU a 1,8 Ghz. Qualquer dos casos, tornaria a consola sempre acima dos anteriormente estimados 9.2 Tflops, e na casa dos 12 ou mais Tflops.

Esta situação é bastante relevante, uma vez que se trata de tecnologia real e já apresentada pela AMD que se sabe vir a existir, mas da qual nunca ninguém ainda falou como aplicada às novas consolas uma vez que ela não foi aplicada às Navi.
Aqui a mesma está apontada à PS5, sem qualquer referência à Xbox série X, mas o certo é que sendo o portfólio da AMD acessível pela Microsoft o mesmo, a sua consola poderá igualmente ter optado por usar algo do género.

A questão que fica é que se o tivesse feito as comparações de Phil Spencer com o poder da Xbox One e da X perderiam todo o qualquer sentido, uma vez que a consola não teria nem 8x a xbox one, nem 2x a X, nem a nível real de performance, nem sequer a nível matemático, e muito menos com um Chip que se sabe ter mais de 400 mm2!

Daí que se está a dar esta tecnologia, a efectivamente existir, como exclusiva da Sony!

Mas hey… é apenas um rumor. Publicado por ser interessante e baseado em algo que se sabe existir, mas que pode não ser muito mais do que as grandes especulações de 2013 do MisterXmedia.



57
Deixe um comentário

avatar
8 Comment threads
49 Thread replies
1 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
16 Comment authors
julioRui TeixeiraBrunoabFernando MolinaFelipe Leite Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Se a tecnologia existe, porque não aplicar as novas consolas? E se ainda por cima for de fácil implementação…
Mas pela maneira que falam parece um “molho secreto” , quer dizer é assim tão fácil aumentar de performance sem mais nem menos, sem um custo elevado? Mudam uma pequena coisa e chega logo aos 12/ 13 tflops?
Eu pensava que eles iam aumentar os CUs, mas normalmente isso torna as gráficas muito mais caras e para valores absurdos…
Mas a ser verdade esse rumor, vou ficar super satisfeito e irá mudar as gráficas daqui para a frente também no Pc, levando para valores mais absurdos de Tflops!
No ano passado, lembro me que alguém disse na indústria que as consolas iam ter menos de 10 Tf.
Agora estamos a falar de 12 e 13 Tf!
Mas pronto, também sou uma pessoa que não percebe nada de electrónica e de placas :p

Shin
Visitante
Shin

O SuperSIMD é exatamente o que a AMD está usando em RDNA com suas Dual Computer Units, com o objetivo de transformar ele em um processador SuperScalar rompendo a barreira imposta pela arquitetura. Isso não pode ser confundido com o FMA que é o multiplicador de adição/subtração e rola para todo o sistema.

Em GCN temos para cada ComputerUnit 4x SIMD16, em RDNA temos 2x SIMD32
https://www.pcgamesn.com/wp-content/uploads/2019/06/amd-navi-rdna-execution-unit.jpg

Então o que a AMD faz é mudar o Kernel de 64 instruções para 32 instruções e com isso você tem instruções de meio ciclo para encadeamentos.
https://www.purepc.pl/image/artykul/2019/07/05_amd_radeon_rx_5700_vs_geforce_rtx_2060_test_kart_graficznych_10_b.png

A AMD diminui o número de ULAs mas não o número de distribuidores e não o número de colhetores, e essaa SIMD podem trabalhar não em 3 mas sim em 4 operações 16 no mesmo ciclo.

É exatamente isso que estou falando aqui a meses, RDNA a 9.2TF opera mais rápido que GCN a 13TF pois existe mais instruções por ciclo de clock agendadas. Não tem nada haver com aumento de FLOPs.

E a patente de Mark Cerny ela enfatiza o uso desse metodo para ajustar o Clock, tal como os ciclos de instruções para manter compatibilidade. É por isso que Navi10 também e compatível com kernels de 64 registros, para ser compatível com o microcodigo herdado de GCN.

Dê uma olhada no Whitepaper da AMD.
https://www.amd.com/system/files/documents/rdna-whitepaper.pdf

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Mas a patente do Mark Cerny chega a dizer que o gpu pode chegar aos 13,8 tflops?

Shin
Visitante
Shin

E essa também é uma característica das GPUs da Nvidia pós Maxwellv2 que também usam filas de 32 Kernel, chega a perto de 4 instruções por ciclo.
https://images.anandtech.com/doci/8811/X1-GPU.png
https://cdn.wccftech.com/wp-content/uploads/2016/04/NVIDIA-Pascal-SM.jpg

O Tegra X1 por exemplo ele já foi considerado mini Pascal embora seja denominado Maxwell. A razão é que ambas as arquiteturas são as mesmas
http://www.fudzilla.com/images/stories/2016/Reviews/GTX_1070_Founders_Edition/nvidia-maxwell-vs-pascal-sm-block-diagram.jpg

Mas Pascal por ser 16nm veio com mais circuitos de interação, um melhor compressor final e melhorias na renderização Tiled.

O Tegra X1 Mariko T210 como a 16nm, ele embora não seja o X2 T186, tem sua GPU no mesmo nível de Pascal.

Pegasus Play
Visitante
Pegasus Play

Bom dia a todos. Venho neste site diariamente pq o Mário sempre trás ótimas matérias! Parabéns! Mais um brasileiro q acompanha o seu trabalho. Já nem busco mais vazamentos na rede, venho aqui direto!

Edson
Visitante
Edson

Bem vindo, brother!

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

A mesma pessoa do respetivo rumor aponta a apresentação Da ps5 para dia 5 de fevereiro…

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Offtopic:
Pelos vistos a Xbox séries x não vai ter jogos exclusivos no primeiro ano….
“Consoante o nosso conteúdo é lançado ao longo do próximo ano ou dois, todos os nossos jogos, tal como no PC, podem ser jogados na mais recente ou anterior família de dispositivos.”
Eu ao ver isto, fico incrédulo….
Estes gajos ou são muito burros ou então não sabem o que estão a dizer!
Desculpem lá a expressão, mas porque raio quero uma Xbox séries x se posso joga lo na Xbox one?
(Eu não tenho a Xbox one, mas isto vai ser a mentalidade dos consumidores)
Enfim, não devem ter aprendido com a geração passada…
Basta a PS5 ter um título espetacular no lançamento e ficam logo a distanciar se

daniel
Visitante
daniel

Pelo menos o Forza que eles sempre utilizaram como cartão de visitas de uma nova geração deveria ser exclusivo kkk. O problema é que a diferença é sistêmica também (PC + Xbox), e precisa de um período de transição para os consumidores (daí o período de 1/2 anos), pois o nvm2 deve influenciar na forma como vai se jogar, sendo vital para ambas as plataformas. Eu fico pensando; será que teremos requisitos mínimos quanto ao nvm2 para o PC, quanto a velocidade de leitura?
Mas concordo com você, que a primeira leva de jogos exclusivos do PS5 deva ser mais interessante, pois deverão tirar todo o proveito da máquina, sem desvio de foco.

AlexandreR
Visitante
AlexandreR

Imaginando este caso, ps5 a 399€ com jogos exclusivos e a Xbox one série X a 499 com os exclusivos nas consolas Xbox.
Uma pessoa que tenha uma Xbox one, que quer jogar jogos da nova geração, vai escolher o que?
Ps5!!
Porque a Xbox one ainda vai ter suporte dos jogos que irá sair na Xbox série x.
Mas pronto a MS é famosa por mudar as políticas de um dia para o outro.

Davi
Visitante
Davi

Concordo toatalmente! Só posso falar por mim, mas acredito que isso também seja uma realidade para a maioria que já tenha um Xbox, seja ele qual for principalmente se for um Xbox One X. Para quê eu iria comprar um Xbox de nova geração se eu poderei jogar os lançamentos no console que eu já tenho?
Com certeza eu esperaria pelo menos um ano até os preços baixarem e começarem a sair jogos que só poderei jogar no console de nova geração.
Alguns podem dizer que os jogos serão limitados nos consoles da geração anterior, sim podem, mas principalmente para quem adquiriu um Xbox One X isso não terá tanta importância, até porque o contrário também irá ocorrer, ou seja, os jogos da nova geração serão limitados pela anterior.
Resumindo: mancada da Microsoft, no meu ver um verdadeiro tiro no pé.
Mas se for verdade o que andam dizendo, que a Microsoft não está preocupada em vender consoles, então eles estão fazendo certinho.😕

Livio
Visitante
Livio

[OFF]EDGE elege o Xbox Game Pass como o Jogo Xbox de 2019

Rui Teixeira
Visitante
Rui Teixeira

Isto parece confirmar que o principal foco da MS é mesmo o GamePass e não a venda de consolas. Eles sabem que a maioria dos jogadores de PC ainda não têm computadores capazes de correr jogos verdadeiramente nextgen, como tal lançar jogos que só uns poucos podem jogar no GamePass não torna o serviço interessante, mas se lançarem vários jogos que a maioria pode jogar, aí sim torna o serviço muito mais interessante.
O que me deixa algo na dúvida, é… para que então lançar uma consola superpoderosa, de 12tf a 500€, se com uma consola simplesmente poderosa a 400€ teria, basicamente, o mesmo efeito? Juntando a isto o rumor (creio que é um rumor) que diz que a MS planeia lançamentos de consolas a cada 2 anos, uma consola a 12tf para correr jogos apenas com mais resolução e RT no inicio da geração, parece-me um contrassenso.

Nelson Cruz
Visitante
Nelson Cruz

Mário, meteste PS4 no título. Quando li até pensei que fosse um rumor tipo misterXmedia a dizer que afinal a PS4 tinha 2 (ou 3) GPUs. Nem era preciso PS5! 😀

Felipe Leite
Visitante
Felipe Leite

Mário apareceu esta configuração no pastebyn, o que acha disso?
Eu sei que é mais um rumor, mas vai de encontro ao que vem sendo dito.
https://pplware.sapo.pt/wp-content/uploads/2020/01/Ps5_01.jpg

Brunoab
Visitante
Brunoab

Mário, olha só esse vazamento:

https://pastebin.com/j0CiqKeD

In addition, the entire testing phase of the APU for the next Playstation 5 was done directly by Sony in its laboratories and NOT in AMD’s ones, to avoid leaks and industrial espionage.

acho que vai ser esse vazamento que vai ficar…