Há um novo rumor… que coloca a PS5 com até 13,8 Tflops.

Se tem vindo a acompanhar a PCManias, saberão que as conversas que correm nos fóruns tem sido muito férteis em rumores sobre a PS5. E agora… eis que surge mais um!

Nota após publicação: Este artigo foi escrito durante a madrugada, após ter lido o rumor e visto a forma como ele se espalhava, não querendo deixar de noticiar em primeira mão algo que poderia ser de elevada importância. No entanto após visualizar a patente indicada com algum cuidado, confesso que não vejo o motivo para o alarido. Nesse sentido o artigo poderá ter sido precipitado, sendo que neste momento não lhe dou credibilidade.

Segue o artigo original:

—–

Se tem lido a PCManias, saberão que nos foruns tem corrido a teoria de a PS5 ter não um mas sim 2 processadores gráficos. Uma teoria que se dividiu em duas correntes de discussão, e cujas duas variantes foram publicadas por nós aqui.



Resumidamente uma das correntes ideológicas sobre estes 2 processadores acredita na presença de um ASIC, um co-processador especializado, de auxílio ao GPU, que será o responsável pelo cálculo do Ray Tracing (para mais detalhe podem ler o artigo anteriormente linkado).

A outra corrente acredita que esse co-processador é não outro que um segundo GPU. A ideia apoia-se em uma base que explicaria como a Sony apenas desenvolveu um APU, que usaria tanto para uma consola base, como uma PS5 Pro, colocando um segundo APU desprovido do processador, ou até completo.

Ambas as teorias são relativamente bem fundamentadas, e se as quiserem conhecer mais a fundo, recomendo que sigam o link anterior para as ler.

Mas eis que agora… surge um novo rumor… E este é possui igualmente dados para que não o descartemos à partida.

Ora este novo rumor, a ter algum fundamento, aparenta invalidar a corrente ideológica do rumor anterior que se refere a um segundo GPU, apesar de não eliminar a possibilidade de o ASIC ainda assim existir.

Mas e porque? O que ele tem que leva a desacreditar essa teoria, e em que consiste?



O Rumor partiu do Twitter de um utilizador chamado Josh, mais conhecido por Liquid Titan. Este utilizador deu de caras com uma patente da Sony, assinada por Mark Cerny, e que este indica referir que está a uso na PS5.

A patente em causa está aqui, e no fundo ela era já conhecida, dizendo respeito a modos de retro compatibilidade com hardware antigo, usando alterações ao hardware e aplicada na PS5.

Ora confesso que não li as 19 páginas da patente, especialmente porque me deparei com isto já quando cheguei a casa, já na madrugada de hoje, estando a escrever isto poucas horas antes de publicar, mas o utilizador Josh afirma que a mesma faz referências a instruções SIMD aplicadas a cada ciclo de relógio. Isto é uma tecnologia que já ouvimos falar, denomina-se Super-SIMD, sendo uma evolução do presente no RDNA e que conhecemos.

Basicamente o que é que isto, a existir na PS5 implicaria? Que a consola pode processar mais do que 2 comandos por ciclo!

E isso alteraria a regra de cálculo dos Teraflops!



A regra de cálculo dos teraflops consiste em multiplicar o número de shader engines pela velocidade de relógio do GPU, e depois por 2, dado que o GPU calcula 2 instruções por cada ciclo.
Mas com o super simd o 2 deixa de ser realidade, e poderemos pelo menos colocar ali um 3.



Como veem isto colocaria a PS5 com 13,8 Tflops com apenas 36 CU, a 2 Ghz, ou então a 12,44 Tflops com 36 CU a 1,8 Ghz. Qualquer dos casos, tornaria a consola sempre acima dos anteriormente estimados 9.2 Tflops, e na casa dos 12 ou mais Tflops.

Esta situação é bastante relevante, uma vez que se trata de tecnologia real e já apresentada pela AMD que se sabe vir a existir, mas da qual nunca ninguém ainda falou como aplicada às novas consolas uma vez que ela não foi aplicada às Navi.
Aqui a mesma está apontada à PS5, sem qualquer referência à Xbox série X, mas o certo é que sendo o portfólio da AMD acessível pela Microsoft o mesmo, a sua consola poderá igualmente ter optado por usar algo do género.

A questão que fica é que se o tivesse feito as comparações de Phil Spencer com o poder da Xbox One e da X perderiam todo o qualquer sentido, uma vez que a consola não teria nem 8x a xbox one, nem 2x a X, nem a nível real de performance, nem sequer a nível matemático, e muito menos com um Chip que se sabe ter mais de 400 mm2!

Daí que se está a dar esta tecnologia, a efectivamente existir, como exclusiva da Sony!

Mas hey… é apenas um rumor. Publicado por ser interessante e baseado em algo que se sabe existir, mas que pode não ser muito mais do que as grandes especulações de 2013 do MisterXmedia.





57 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
AlexandreR
AlexandreR
4 meses atrás

Se a tecnologia existe, porque não aplicar as novas consolas? E se ainda por cima for de fácil implementação…
Mas pela maneira que falam parece um “molho secreto” , quer dizer é assim tão fácil aumentar de performance sem mais nem menos, sem um custo elevado? Mudam uma pequena coisa e chega logo aos 12/ 13 tflops?
Eu pensava que eles iam aumentar os CUs, mas normalmente isso torna as gráficas muito mais caras e para valores absurdos…
Mas a ser verdade esse rumor, vou ficar super satisfeito e irá mudar as gráficas daqui para a frente também no Pc, levando para valores mais absurdos de Tflops!
No ano passado, lembro me que alguém disse na indústria que as consolas iam ter menos de 10 Tf.
Agora estamos a falar de 12 e 13 Tf!
Mas pronto, também sou uma pessoa que não percebe nada de electrónica e de placas :p

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Mário, esse processamento de 3 instruções por ciclo me parece maravilhoso, vocês já falaram aqui no site até em 4 por ciclo, mas minha pergunta diante disto é: há algum problema nessa tecnologia que o faça mais caro ou mesmo exija maior área de silício? Enfim, qual o preço disso? Se é que tem algum

PS: o ASIC e o uso dessa tecnologia me parecem fazer sentido de tudo que se tem dito, seria uma boa oportunidade tanto pra Sony quanto MS

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Eu gostava muito que ambas as plataformas tivessem uma performance muito próximas uma da outra! Mas com estes rumores todos, podemos considerar que ainda está tudo em aberto.
Falava se muito dos 9,2 tflops no gpu e parecia já algo definido pelos fóruns como sendo verdade, devido há não haver mais informações acerca do gpu.
Com estes novos rumores, já não podem dizer com toda a certeza que a Xbox séries x é muita mais poderosa que a ps5, como diziam…

julio
julio
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Ei mário vc já viu isto aqui? de onde saem todos os rumores?
levando em conta que a própria AMD disse que o ps5 tem um tempero a mais.
I know well how the AMD production test system works and for this, I can say that the GitHub leak does NOT concern the APU of Playstation 5, but only the next production dedicated to the PC/Mobile sector that AMD has scheduled since 2020 following. In particular, the frequencies in the leak serve as a stress test to determine the maximum frequency point of the chip.
The APU for the Playstation 5 was designed following a different path together with Sony. In particular, it is based on the implementation of exclusive features absent on the APU produced for Microsoft. These features mainly concern the RDNA 2 GPU, with full hardware Ray Tracing and direct read/write access to the SSD.
In addition, the entire testing phase of the APU for the next Playstation 5 was done directly by Sony in its laboratories and NOT in AMD’s ones, to avoid leaks and industrial espionage.
In fact, the information we received to calibrate our software has been limited and strictly classified.
For sure there is that the GPU has a maximum performance point of 18+ TFLOPS, but the final version will be limited to 13/14 TFLOPS, the final frequencies have not yet been fixed since at 14 TFLOPS the APU has proven to work perfectly without thermal problems.
These results were verified by Sony’s post test documentation.
Anyway soon (about a month) the exact PS5 specifications will be officially announced by Sony, perhaps before those of the Xbox Series X, because Microsoft’s APU has a problematic thermal point that has forced Microsoft to reduce the frequency, fixing the computing power at 11.4 TFLOPS

Nelson Cruz
Nelson Cruz
Responder a  julio
4 meses atrás

Creio que foi esse o rumor que foi confirmado como falso. O autor admitiu no twitter que o inventou e colocou no GitHub.

Shin
Shin
4 meses atrás

O SuperSIMD é exatamente o que a AMD está usando em RDNA com suas Dual Computer Units, com o objetivo de transformar ele em um processador SuperScalar rompendo a barreira imposta pela arquitetura. Isso não pode ser confundido com o FMA que é o multiplicador de adição/subtração e rola para todo o sistema.

Em GCN temos para cada ComputerUnit 4x SIMD16, em RDNA temos 2x SIMD32comment image

Então o que a AMD faz é mudar o Kernel de 64 instruções para 32 instruções e com isso você tem instruções de meio ciclo para encadeamentos.comment image

A AMD diminui o número de ULAs mas não o número de distribuidores e não o número de colhetores, e essaa SIMD podem trabalhar não em 3 mas sim em 4 operações 16 no mesmo ciclo.

É exatamente isso que estou falando aqui a meses, RDNA a 9.2TF opera mais rápido que GCN a 13TF pois existe mais instruções por ciclo de clock agendadas. Não tem nada haver com aumento de FLOPs.

E a patente de Mark Cerny ela enfatiza o uso desse metodo para ajustar o Clock, tal como os ciclos de instruções para manter compatibilidade. É por isso que Navi10 também e compatível com kernels de 64 registros, para ser compatível com o microcodigo herdado de GCN.

Dê uma olhada no Whitepaper da AMD.
https://www.amd.com/system/files/documents/rdna-whitepaper.pdf

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Shin
4 meses atrás

Mas a patente do Mark Cerny chega a dizer que o gpu pode chegar aos 13,8 tflops?

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Foram conclusões tiradas pelo que a pessoa comentou…
Há fumo sem razão de haver. Voltamos aos 9,2 tflops que foi o único valor que foi mencionado até agora com mais coerência e mais unânime.

Shin
Shin
Responder a  Shin
4 meses atrás

E essa também é uma característica das GPUs da Nvidia pós Maxwellv2 que também usam filas de 32 Kernel, chega a perto de 4 instruções por ciclo.comment imagecomment image

O Tegra X1 por exemplo ele já foi considerado mini Pascal embora seja denominado Maxwell. A razão é que ambas as arquiteturas são as mesmas comment image

Mas Pascal por ser 16nm veio com mais circuitos de interação, um melhor compressor final e melhorias na renderização Tiled.

O Tegra X1 Mariko T210 como a 16nm, ele embora não seja o X2 T186, tem sua GPU no mesmo nível de Pascal.

Pegasus Play
Pegasus Play
4 meses atrás

Bom dia a todos. Venho neste site diariamente pq o Mário sempre trás ótimas matérias! Parabéns! Mais um brasileiro q acompanha o seu trabalho. Já nem busco mais vazamentos na rede, venho aqui direto!

Edson
Edson
Responder a  Pegasus Play
4 meses atrás

Bem vindo, brother!

AlexandreR
AlexandreR
4 meses atrás

A mesma pessoa do respetivo rumor aponta a apresentação Da ps5 para dia 5 de fevereiro…

daniel
daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Mário, tem algum artigo sobre o rumor do Switch Pro em vista? Seria um outro tópico interessante, tendo em vista que rumores apontam para algo em 2020 também.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  daniel
4 meses atrás

Por acaso, há várias rumores relativamente ao lançamento de uma switch pro.
Agora especificações ainda não vi em lado nenhum!
(Os holofotes estão para já virados para a ps5, relativamente a rumores)

Shin
Shin
Responder a  AlexandreR
4 meses atrás

Vocês não verão um Switch Pro

A Nintendo lança novos produtos para se recuperar de declínios, o Switch ainda está crescendo então não tem espaço para um Pro.

Acontece que alguns analistas que trabalham para imprensa tentam manipular as informações a seu benefício. Fizeram o mesmo quando começaram a falar de Wii HD em 2009.

O mais provável para 2020 é um Switch com 64GB, com diferença nas cores (preto ou branco). Joycons com drift corrigido e Dock com saída HDMI 2.0b.

O Tegra X1 Mariko de 16nm ele adota o mesmo Image Composite de Tegra X2, podendo fornecer saida 4K60 vinde o Shield TV 2019. No Switch Tegra X1 converte imagem e som não apartir interface Displayport do conversor USB, o Dock colhe e remapeia para HDMI através de um chip dedicado. Então o Switch mudando o chip no Dock pode fornecer vídeo 4K60, isso poderia ser útil para Streaming de jogos. Como a grande maioria dos jogos do Switch usa FMVs pré gravadas, o hardware poderia ser usado para IA Upscale, enquanto o Gameplay usando Bicubic Filtering.

Isso permitiria a Nintendo colocar 4K na caixa do Switch mas os jogos estariam no mesmo estado pois não seria diferente do modelo HAC-001.

Quando o Switch declinar primeiro virá uma redução de preço, caso não se recupere ou a redução significa baixo lucro, partirão para uma nova plataforma que não necessariamente é uma sequência a partir do Switch.

O Switch Lite por exemplo foi lançado exatamente para eles não precisar reduzir o preço e apoiar o lançamento de Pokémon SS. O Switch com 64GB deve ser para apoiar jogos grandes que como TW3 ocupam bastante espaço de mídia.

Então como a Nintendo ainda não reduziu o preço então é improvável que se movimente para uma plataforma mais poderosa e sim que explore o que já tem em mãos.

Para atender os 4K em jogos a Nintendo precisaria de 1.5TF e pelo menos 100GB/s de largura de banda, Tegra Xavier cumpre isso mas é um chip do tamanho do chip do Xbox One X. Seria necessário um custom chip e a Nvidia não faz custom chips, ela lança um SKU modelo embalado e liga e desliga o que for conveniente para o cliente.

bruno
bruno
Responder a  Shin
4 meses atrás

Nao so. A Wii estava, penso eu, a vender relativamente bem ate a Nintendo, do nada, decidir acabar com o suporte. Alem disso, uma Switch Pro nao representa o fim da Switch.

AlexandreR
AlexandreR
4 meses atrás

Offtopic:
Pelos vistos a Xbox séries x não vai ter jogos exclusivos no primeiro ano….
“Consoante o nosso conteúdo é lançado ao longo do próximo ano ou dois, todos os nossos jogos, tal como no PC, podem ser jogados na mais recente ou anterior família de dispositivos.”
Eu ao ver isto, fico incrédulo….
Estes gajos ou são muito burros ou então não sabem o que estão a dizer!
Desculpem lá a expressão, mas porque raio quero uma Xbox séries x se posso joga lo na Xbox one?
(Eu não tenho a Xbox one, mas isto vai ser a mentalidade dos consumidores)
Enfim, não devem ter aprendido com a geração passada…
Basta a PS5 ter um título espetacular no lançamento e ficam logo a distanciar se

daniel
daniel
Responder a  AlexandreR
4 meses atrás

Pelo menos o Forza que eles sempre utilizaram como cartão de visitas de uma nova geração deveria ser exclusivo kkk. O problema é que a diferença é sistêmica também (PC + Xbox), e precisa de um período de transição para os consumidores (daí o período de 1/2 anos), pois o nvm2 deve influenciar na forma como vai se jogar, sendo vital para ambas as plataformas. Eu fico pensando; será que teremos requisitos mínimos quanto ao nvm2 para o PC, quanto a velocidade de leitura?
Mas concordo com você, que a primeira leva de jogos exclusivos do PS5 deva ser mais interessante, pois deverão tirar todo o proveito da máquina, sem desvio de foco.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  daniel
4 meses atrás

Imaginando este caso, ps5 a 399€ com jogos exclusivos e a Xbox one série X a 499 com os exclusivos nas consolas Xbox.
Uma pessoa que tenha uma Xbox one, que quer jogar jogos da nova geração, vai escolher o que?
Ps5!!
Porque a Xbox one ainda vai ter suporte dos jogos que irá sair na Xbox série x.
Mas pronto a MS é famosa por mudar as políticas de um dia para o outro.

Davi
Davi
Responder a  AlexandreR
4 meses atrás

Concordo toatalmente! Só posso falar por mim, mas acredito que isso também seja uma realidade para a maioria que já tenha um Xbox, seja ele qual for principalmente se for um Xbox One X. Para quê eu iria comprar um Xbox de nova geração se eu poderei jogar os lançamentos no console que eu já tenho?
Com certeza eu esperaria pelo menos um ano até os preços baixarem e começarem a sair jogos que só poderei jogar no console de nova geração.
Alguns podem dizer que os jogos serão limitados nos consoles da geração anterior, sim podem, mas principalmente para quem adquiriu um Xbox One X isso não terá tanta importância, até porque o contrário também irá ocorrer, ou seja, os jogos da nova geração serão limitados pela anterior.
Resumindo: mancada da Microsoft, no meu ver um verdadeiro tiro no pé.
Mas se for verdade o que andam dizendo, que a Microsoft não está preocupada em vender consoles, então eles estão fazendo certinho.😕

Livio
Livio
Responder a  AlexandreR
4 meses atrás

[OFF]EDGE elege o Xbox Game Pass como o Jogo Xbox de 2019

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  AlexandreR
4 meses atrás

Isto parece confirmar que o principal foco da MS é mesmo o GamePass e não a venda de consolas. Eles sabem que a maioria dos jogadores de PC ainda não têm computadores capazes de correr jogos verdadeiramente nextgen, como tal lançar jogos que só uns poucos podem jogar no GamePass não torna o serviço interessante, mas se lançarem vários jogos que a maioria pode jogar, aí sim torna o serviço muito mais interessante.
O que me deixa algo na dúvida, é… para que então lançar uma consola superpoderosa, de 12tf a 500€, se com uma consola simplesmente poderosa a 400€ teria, basicamente, o mesmo efeito? Juntando a isto o rumor (creio que é um rumor) que diz que a MS planeia lançamentos de consolas a cada 2 anos, uma consola a 12tf para correr jogos apenas com mais resolução e RT no inicio da geração, parece-me um contrassenso.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Certo, mas quem seria o publico alvo de uma consola tão potente de 500€ (caso se confirme)?
Os entusiastas de PCs não seriam, que estes não querem saber de consolas, e os entusiastas de consolas não ligam tanto a poder, como já ficou provado nesta geração, sem jogos exclusivos poucos teriam interesse, sobretudo por uma consola cara. Não consigo ver lógica nesta possível estratégia da MS!

Nelson Cruz
Nelson Cruz
4 meses atrás

Mário, meteste PS4 no título. Quando li até pensei que fosse um rumor tipo misterXmedia a dizer que afinal a PS4 tinha 2 (ou 3) GPUs. Nem era preciso PS5! 😀

Felipe Leite
Felipe Leite
4 meses atrás

Mário apareceu esta configuração no pastebyn, o que acha disso?
Eu sei que é mais um rumor, mas vai de encontro ao que vem sendo dito. comment image

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Eu também acho estranho, mas se o rumor dos 36 CUs for verdade, temos uma consola com menos de 9,2 tflops.
E a ps5 a meu ver deveria ter no mínimo entre os 9/10 Tflops

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Se as especificações forem pelo menos perto desses rumores, teremos dois monstros na próxima geração, vai ser fantastico

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Fernando Molina
4 meses atrás

Poderia ser mais, se a Xbox série X, tivesse exclusivos no primeiro/segundo ano.
O salto seria logo visível!
Eu ainda me pergunto se eles vão ter exclusivos de peso nesses primeiros anos. Talvez seja uma desculpa por falta de suporte, pois talvez não há nenhum jogo de raiz para a Xbox série x. Não tem lá muito sentido está política…

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Isso confirma a mesma minha suposição de 72 CU. O artigo da Wccftech.

Seja como e pena ficarem-se pelos 14 Tflops.

O que acho curioso é um tipo de uma empresa que faztestes saber que a arquitetura do GPU PS5 tem coisas da RDNA2 que a Xbox não tem. Trai-se nisto.

Brunoab
Brunoab
Responder a  bruno
4 meses atrás

TALVEZ pq o RDNA1 tem gerenciamento de energia diferente do RDNA2.

Como o cara trabalha nessa area, ele tem que saber qual APU tem RDNA1 e qual tem RDNA2.

a parte que eu acredito ser realmente verdade é que é a Sony que testa a APU… achei totalmente bizarro o vazanto do github com a MESMA EQUIPE testando APU da Sony e da MS.

Intessante desse rumor que ele GARANTE que o mínimo que o PS5 vai entregar é 14TF.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Esse rumor é de quando? É recente?
É que voltamos aos valores deste artigo, perto dos 14 tflops…
Dia 9 de Janeiro…
Mas não me parece que seja pelo aumento do IPC que se vai lá…
O rumor do duplo GPU tambem falava em 14,2 Tflops obtidos com velocidades mais baixas, sendo que 2×9,2=18,4.
E repito este link:
https://mobile.twitter.com/_rogame/status/1216765007280705540?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1216765007280705540&ref_url=https%3A%2F%2Fs9e.github.io%2Fiframe%2F2%2Ftwitter.min.html%231216765007280705540
Um Duplo GPU que a AMD prepara para a Apple.

Brunoab
Brunoab
Responder a  bruno
4 meses atrás

pode ser que o RDNA1 e 2 tenham diferenças no gerenciamento de energia…

Logo como ele trabalha nessa area, ele tem que saber qual apu tem RDNA1 e 2.

14TF RDNA da 10x 1.8TF GCN… faz tempo que eu aposto em 14TF RDNA auhuhauhauh

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Brunoab
4 meses atrás

Eh pah eu acho um bocado exagero esse rumor e estes valores.
Eu estava à espera de consolas entre os 9/10 tflops
A ps4 tinha 1,84 tflops para jogar a 1080p, e todos sabemos que a 4K é 4x 1080p
Então se multiplicarmos os 1,84 tflops * 4 , da 7,36 tflops, para termos noção.
Ora a nova arquitetura da nova geração é mais eficiente, logo conseguimos tirar mais rendimento no gpu. Agora se eventualmente fosse a 9/ 9,20 tflops já teríamos um bom ganho. ( se dividíssemos os 9,2 tflops por 4, dava 2,3 tflops para 1080p, com uma arquitetura mais eficiente)
Acho que não é necessário tanta performance no gpu…
Mas pronto, maior será o salto se assim for!

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Humm… então uma PS5 com dual GPU não seria algo tão descabido!

Brunoab
Brunoab
Responder a  Rui Teixeira
4 meses atrás

Mas esse dual GPU do MAC não é para jogos… é CGPU.

CGPU escala bem melhor em Crossfire que jogos.

daniel
daniel
Responder a  Brunoab
4 meses atrás

Eu só acredito nesses 13/14 TF da playstation se tanto a Amd com o RDNA 2.0, quanto a Nvidia com as Gpus de 7nm derem um verdadeiro salto com as GPus esse ano. Isso é mais que uma RTX 2080 ti, estou meio cético quanto a isso, ainda mais por “apenas” $499.

Brunoab
Brunoab
Responder a  daniel
4 meses atrás

2080TI no final e 2020 vai ter 2 anos de idade.

vc acha realmente que não da para lançar uma GPU MID para consoles com desempenho de uma TOP de dois anos atrás?

Brunoab
Brunoab
4 meses atrás

Mário, olha só esse vazamento:

https://pastebin.com/j0CiqKeD

In addition, the entire testing phase of the APU for the next Playstation 5 was done directly by Sony in its laboratories and NOT in AMD’s ones, to avoid leaks and industrial espionage.

acho que vai ser esse vazamento que vai ficar…

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Há um novo rumor que o console será totalmente apresentado no dia 05 de fevereiro, será lançado em Outubro pelo preço de $499,00 e que será possível fazer uma assinatura para ter acesso aos principais jogos da Sony.

https://adrenaline.uol.com.br/noticias/v/62315/vazamento-revela-data-de-lancamento-do-playstation-5-preco-e-mais-rumor

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Para mim, tendo em conta que é a primeira vez que vejo um evento de um mês, digo que isso não passa de um mês de descontos na ps store e nada mais.