Inquérito da Gametrack mostra que apenas 15% dos Gamers Europeus estão interessados no Streaming

O GamesIndustry.biz encomendou à Gametrack um inquérito sobre o streaming. Os resultados foram surpreendentes, com valores que se calhar poucos esperavam.

Qual o interesse dos jogadores Europeus no Streaming? Poderíamos atirar muitos números, mas certamente poucos atirariam os valores que foram anunciados pelo GamesIndustry.biz, graças a um inquérito que foi encomendado ao Gametrack.

O inquérito abrangeu o Reino Unido, França, Alemanha e Espanha, pelo que não podemos tomar o mesmo como a realidade Europeia, mas mesmo assim, dado que estes são os mercados mais significativos da Europa, os seus valores são de serem tomados em consideração e uma boa representação da realidade.

E o que disse então esse inquérito?

Bem, que 70% dos gamers inquiridos NÂO ESTÂO INTERESSADOS em qualquer serviço de streaming.



70%! É um valor mais do que significativo…

Mas e os restantes 30%?

Bem, desses 30% restantes não temos aqui forçosamente interessados!

15% desses 30% até estão interessados num serviço desses, mas desde que ele seja ao estilo Netflix. Outros 12% dividiram-se em respostas entre “Ainda não sei” e “Já uso um serviço do género – Como o PSNOW”, e somente 3% mostraram estar “Muito interessados” em serviços de streaming.

O Reino Unido é o país que mais interesse mostra no streaming, com 23% dos inquiridos a mostrar interesse (mas apenas 5% a mostrarem-se “Muito Interessados”). França e Espanha seguiram-se com 14% de pessoas a mostrar interesse.

Os alemães são os menos interessados, com apenas 10% a dizer que estão interessados, e 75% a dizer directamente que não estão interessados.



Curiosamente os motivos que levam a estas respostas não estão ligados aos desafios das conexões internet. 43% dos inquiridos acredita que a sua internet é rápida o suficiente, 23% acha que não é rápida o suficiente, e o restante não tem certezas sobre isso.

O Reino Unido é o país em que as pessoas mais acreditam nas capacidades da sua internet, com 54% a dizer que é rápida o suficiente. A França é onde as pessoas tem menos certezas quando a isso, com apenas 37% a acreditar que a sua net será capaz.

Apesar de tudo, 32% de todos os inquiridos mostraram preocupação com quebras de velocidades, sendo que 28% acredita que isso não será um problema.

Curiosamente o Reino Unido, o país onde há mais confiança na internet, é também o país onde o receio de quebras é maior, com 45% dos inquiridos a mostrar essa preocupação.

Questionados sobre se concordam que a adesão a estes serviços provocará quedas na qualidade dos serviços, 31% dos inquiridos concordaram.



Quanto à questão sobre se o Streaming é ou não uma boa proposta monetária para o consumidor, apenas 22% concordam com isso, com os restantes a mostrarem dúvidas de vários tipos.

Outra questão colocada foi se o serviço interessaria mais se houvesse a possibilidade de descarga dos jogos para se jogar localmente. Mas curiosamente apenas 27% dos inquiridos acharam que tal seria uma real benesse, um valor praticamente idêntico aos que disseram que tal não trazia vantagem nenhuma (26%).

50% dos inquiridos pagam já um serviço de subscrição qualquer, sendo que 21% até tem dois, e 7% três ou mais. O netflix é o serviço mais popular, com o Amazon Prime e o Spotify a seguirem-se.



error: Conteúdo protegido