Inteligência artificial transforma antigo filme a preto e branco de baixa resolução em filme a 4K 60 fps.

0 0 vote
Avalie o nosso artigo

O uso de redes neurais baseadas em IA tem tido evoluções muito grandes. E graças a isso, um utilizador do Reddit usou IA para passar um filme antigo a preto e branco para 4K 60 fps.

Pegar-se num filme de 1896 e inteligentemente aumentar-lhe a resolução para 4K e 60 fps não é exactamente algo que pudesse ser feito com uma perna às costas. Até à uns anos, isso seria algo que requereria um estúdio dedicado e um elevado poder de computação. Mas agora, com o uso de IA, a coisa tornou-se mais acessível.

O filme, denominado L’Arrivée d’un train à La Ciotat é uma peça com 50 segundos de duração, capturada em 1896, por um dos irmãos Lumière (Louis Lumière), e naturalmente é a preto e branco, com baixo nível de fotogramas, e baixa resolução.

Eis o original:



Vamos agora ver o que se conseguiu fazer:

Se tens uma TV 4K certamente conseguiste notar bem a diferença. Apesar de o preto e branco não permitir ver verdadeiramente um efeito 4K assombroso, os ganhos de detalhe estão lá. Mas mais assombroso é a fluidez de movimentos conseguida com os 60 fps.

A IA permitirá grandes avanços no futuro… Esperemos é que seja usada para o bem da humanidade e não para o contrário.

Nota a 14/02

O nosso leitor Eduard08 chemou-nos a atenção para a existência de uma outra alteração a este filme, nomeadamente a colocação do mesmo a 1080p 60 fps, mas com cor.



Eis o vídeo em causa:



error: Conteúdo protegido