Iphone 4, Iphone 3GS, Motorola Droid X, HTC EVO 4G, Samsung Galaxy – qual tira as melhores fotos?

O nosso artigo que compara as fotos do Iphone 4 e do Nokia N8 deixou no ar algumas dúvidas sobre a qualidade da câmara do iPhone, pelo que resolvemos tentar averiguar mais sobre o assunto. E se na altura não encontramos nada que nos parecesse adequado, fomos agora dar com um artigo da revista MacWorld, datada já de 25 de Junho, que faz a comparação entre a câmara do iPhone 4 (5MP), do iPhone 3GS (3MP), ao Motorola Droid X (8MP), HTC EVO 4G (8 MP), Samsung Galaxy (5MP) (não confundir com o Galaxy S), e ainda acrescenta ao lote duas câmaras “point and shoot”, a Sony DSC-WX1 e a Samsung HZ35W, com 15 MP e 12,5 MegaPixels respectivamente.

Os concorrentes:



Apple Iphone 4

Apple Iphone 3GS

Motorola Droid X

HTC EVO 4G

Samsung Galaxy

Sony DSC-WX1

Samsung HZ35W

A câmara do iPhone 4

Apesar que poderá surgir a dúvida, bem coerente diga-se, sobre a legitimidade de um site ligado à Apple (MacWorld) de estar a fazer este tipo de comparativos, especialmente envolvendo aparelhos desta marca, a realidade é que esse site faz análises à qualidade da fotografia de diversas câmaras pelo que por a credibilidade do mesmo em causa sem qualquer tipo de argumento senão esse parece, no mínimo, caricato.

Lembramos que o motivo desta comparação é o facto de a câmara do iPhone ser radicalmente diferente do que normalmente se encontra no mercado. O seu sensor de 5 Megapixels encontra-se num CMOS de 1/32 polegadas que é “backside iluminated”. Quer isto dizer que este CMOS que normalmente se encontra à frente dos sensores de Luz, nesta câmara se encontra atrás dos mesmos, permitindo assim que a luz chegue aos sensores sem ser “ofuscada” pelos circuitos do CMOS, e garantindo desta forma uma sensibilidade à luz bastante superior.



Para além do mais a Apple decidiu não diminuir o tamanho dos pixeis do sensor, situação que acontece igualmente na maior parte das câmaras onde cada vez se mete mais megapixels numa mesma área, mantendo assim o mesmo tamanho dos pixeis que existiam na geração anterior de iPhones e garantindo uma maior área de exposição à luz que lhes garante igualmente uma maior sensibilidade.

Estes dois factores conjugados são o ponto forte do iPhone 4 e o motivo porque se fala tanto da sua câmara.

Os testes

Segundo o site afirma, para os testes o que foi feito foi tirar a mesma foto com todas as câmaras. Sem saber que foto pertencia a que aparelho, um painel de juízes analisou as imagens no tocante aos seguintes pontos:

– Qualidade da exposição;

– Qualidade da cor;

– Sharpness

– Quantidade de distorção.

Com os valores de cada categoria foi feita uma média final que deu as notas de qualidade a cada foto.

Eis as imagens, já devidamente identificadas (clique na foto para ver a resolução total):

A classificação final foi a seguinte:

1º Samsung HZ35W

2º Sony DSC-WX1

3º iPhone 4

4º Droid X

5º EVO 4G

6º Samsung Galaxy

7º iPhone 3GS

De notar que, sem surpresas, as câmaras dedicadas ficaram em 1º, mas o iPhone 4 mostrou-se superior a todos os restantes smartphones.

Por este motivo, e dadas as questões levantadas pelo nosso leitor nos comentários ao nosso comparativo entre o iPhone 4, e o Nokia N8, parece que não haverá verdadeiros motivos para se questionar a qualidade da imagem do iPhone 4, e das suas cores, que como podem ler no artigo anterior, numa primeira análise ao local e aos materiais da imagem me pareceu até a mais realista.

Mas para que não fiquem dúvidas aqui ficam mais duas fotos, uma tirada com uma Nikon D60 DSLR, uma câmara digital profissional de mais de 1000 euros e a outra com o iPhone 4. Deixo para vocês me dizerem nos comentários qual é a da Nikon, qual é a do iPhone 4.

Fonte: Macworld.com



Posts Relacionados