Lucros da divisão Playstation da Sony são os melhores dos últimos 20 anos. Nintendo também teve lucro. Microsoft fala pouco!

Para se encontrar lucros como os actuais da Sony é necessário recuar até 1998, altura em que a Sony era um dos Gigantes da Industria e dominava em várias frentes. A Nintendo também apresentou bons lucros, mas a Microsoft evita falar da Xbox.

Apesar de os lucros globais da Sony terem acabado por ficar abaixo do esperado devido a um reporte de última hora da divisão de filmes que apresentou prejuízos de 720 milhões, mesmo assim os resultados para 2017 apresentam-se firmemente no positivo, e com todas as restantes divisões a apresentarem lucros.

Quanto à divisão de filmes a Sony refere que a situação que levou ao prejuízo da divisão de filmes está ultrapassada, tendo sido causada por uma situação denominada de “Goodwill Impairment”, que não se repetirá no futuro.

Basicamente estas situações de “Goodwill” tratam-se de mais valias colocada em contabilidade quando se espera que algo traga lucros, e que depois tem de ser acertada, quando isso não acontece. Por exemplo, imaginem que a marca Adidas vale mil milhões, mas vocês aceitam pagar 1.2 mil milhões confiantes que pelo nome que vem associado as vossas vendas vão subir e recuperar posteriormente o valor adicional pago que vos garantiu serem o comprador.

Esse valor é colocado em contabilidade, e torna-se um prejuízo se a marca, posteriormente, não corresponder às expectativas. E terá sido algo semelhante a isso que aconteceu com a Sony e alguns dos filmes produzidos cujo sucesso não foi o esperado.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Como destaque temos a divisão Playstation a apresentar os seus maiores lucros dos últimos 20 anos (mais de 1,2 mil milhões de dólares de lucro). Ou seja, para vermos valores iguais, teríamos de recuar até 1998 e aos tempos da PS original, altura em que a Sony dominava completamente o mercado, o que mostra que a Sony está agora no bom caminho e se pretende manter nele.

Publicidade
Aproveite o código de descontos PCManias
Casetips

Retomando o nosso artigo

A Sony já desde à vários anos que apresenta lucros globais positivos sendo a previsão de lucros para 2018 é extremamente positiva e mesmo superior a 2017.

O que é que isto quer dizer para a sua consola? Que a Sony, mais do que nunca, está apta a manter a sua consola no topo e a apostar fortemente na mesma. Sendo a Playstation o seu produto de maior sucesso, a Sony não deixará de forma alguma que a mesma decaia, e certamente, com lucros como estes, podem apostar em conteúdo exclusivo cada vez mais forte que faça a marca Playstation destacar-se cada vez mais.

No relatório da Sony são indicados números de despachos de consola PS4, que atinge agora os 60 milhões de unidades!

Como curiosidade a Metro refere ainda os valores da Nintendo que reportou igualmente os seus resultados. Apesar de estar muito longe do apresentado em tempos áureos, ou dos valores da divisão Playstation, a empresa apresentou lucros de 236 milhões de euros devido às vendas acima do esperado da Switch.

Já quanto à Microsoft a empresa também apresentou os seus resultados, mas como habitual, evita falar muito concretamente da divisão Xbox.

O pouco referido é que a venda de jogos Xbox subiu 7% face ao ano passado, e as vendas de produtos Xbox subiram no global 4%, o que indirectamente parece mostrar uma estagnação do mercado.

Refere-se ainda que o número de utilizadores activos no Xbox Live subiu 13%, mas nada de vendas de hardware, e os valores de lucros específicos da Xbox foram misturados com lucros do Windows e de pesquisa e publicidade, impedindo assim de serem conhecidos valores concretos para a consola.

Fonte: Metro

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (9)

  1. Daqui a pouco a turminha do Xbox dirá que esses números nada representam.rs

  2. É por essa previsão de lucro que acho que o rumor de um novo PS não seja de uma nova geração de consoles. O Scorpio já deu sinais que pode ser até menor que o One Slim e aliado ao ótimo design deste podem fazer com que a Sony divulgue um modelo Slim para o Pro, com diferença também no design.

    Agora se for nova geração eu creio que será de portáteis, lembram que na revelação do Switch houve o vazamento de um protótipo Sony criado uns 3 anos atrás? Devido a isso aposto que seja um novo portátil com maior compatibilidade com o PS4 em termos de joystick(Vita não tem L2, R2, L3 e R3). E se for isso a Sony terá que trabalhar para tirar o péssimo feedback por ter abandonado o Vita.

    Agora se for um console de nova geração podem ir logo refazendo essa previsão de 2018.

    • Eu como ultimamente ando jogando mais em portáteis( dificilmente uso em modo tv), vide o switch, torço muito para que seja um novo portátil da Sony!rs

    • Fernando Molina 2 de Maio de 2017 @ 13:40

      Se a Sony não tivesse lançado um console de meio de geração, até faria sentido um novo Playstation em 2018, mas dizem que os consoles de meio de geração servem pra estender o tempo de uma geração, acho meio sem sentido um novo console pra 2018

      • Eu também, não vejo sentido em lançar um extensão de um console em finais de 2016 e dois anos depois vir com um next gen ainda mais levando em consideração as boas vendas que o PS4/Pro vem tendo, acho que deve ser o próximo portatil da Sony que vira a ser revelado e com lançamento pra 2018, pra mim a partir de 2019 já podemos falar de PS5.

        • Entrando no assunto:

          Acho que a Sony vai tentar baixar os preços dos PS4/Pro/slim perto do lançamento do Scorpio, talvez uma redução drástica. Ela ficará na espera para ver o sucesso do Scorpio, se o Scorpio for bem sucedido a chance de PS5 em 2018 aumenta muito. Se por acaso ele tiver um sucesso morno ela vai aguardar até 2019( ou até 2020).
          O Problema é cairmos numa competição (com já foi dito por alguém) de a cada dois ano novo hardWare.
          Como gamer o ideal será torcemos para um convivência entre os consoles, tendo eles apenas um hardware pouco superior ao outro e na faixa de 4 (ou 5 anos) uma renovação (é lógico que o os jogos seriam a estrutura de cada console não somente o hardware).

          Tanto a Sony como a MS e até a nintendo trabalham para dominar o mercado ( este é o objetivo que tem para com os seu investidores) então o melhor cenário para os Gamers seria um equilíbrio.

          Tem outra opção ( Um console unificado apoiado pela 3 empresas) mas acho que seria a mais improvável.

      • Se for um console de nova geração a Sony estará dando um tiro no pé, um suicídio, um harakiri, sendo kamikaze, junta tudo e adiciona mais coisas!!

        ** sei que a maioria do que falei acima tem o mesmo objetivo.

  3. Feliz pela sony, assim dá um gás a ela. Espero que venha mais investimento. Ah, seria bom ela aproveitar e investir em jogos mobile já dá uma alta rentabilidade.

Os comentarios estao fechados.