Lucros da divisão Playstation da Sony são os melhores dos últimos 20 anos. Nintendo também teve lucro. Microsoft fala pouco!

Para se encontrar lucros como os actuais da Sony é necessário recuar até 1998, altura em que a Sony era um dos Gigantes da Industria e dominava em várias frentes. A Nintendo também apresentou bons lucros, mas a Microsoft evita falar da Xbox.

Apesar de os lucros globais da Sony terem acabado por ficar abaixo do esperado devido a um reporte de última hora da divisão de filmes que apresentou prejuízos de 720 milhões, mesmo assim os resultados para 2017 apresentam-se firmemente no positivo, e com todas as restantes divisões a apresentarem lucros.

Quanto à divisão de filmes a Sony refere que a situação que levou ao prejuízo da divisão de filmes está ultrapassada, tendo sido causada por uma situação denominada de “Goodwill Impairment”, que não se repetirá no futuro.

Basicamente estas situações de “Goodwill” tratam-se de mais valias colocada em contabilidade quando se espera que algo traga lucros, e que depois tem de ser acertada, quando isso não acontece. Por exemplo, imaginem que a marca Adidas vale mil milhões, mas vocês aceitam pagar 1.2 mil milhões confiantes que pelo nome que vem associado as vossas vendas vão subir e recuperar posteriormente o valor adicional pago que vos garantiu serem o comprador.

Esse valor é colocado em contabilidade, e torna-se um prejuízo se a marca, posteriormente, não corresponder às expectativas. E terá sido algo semelhante a isso que aconteceu com a Sony e alguns dos filmes produzidos cujo sucesso não foi o esperado.



Como destaque temos a divisão Playstation a apresentar os seus maiores lucros dos últimos 20 anos (mais de 1,2 mil milhões de dólares de lucro). Ou seja, para vermos valores iguais, teríamos de recuar até 1998 e aos tempos da PS original, altura em que a Sony dominava completamente o mercado, o que mostra que a Sony está agora no bom caminho e se pretende manter nele.



A Sony já desde à vários anos que apresenta lucros globais positivos sendo a previsão de lucros para 2018 é extremamente positiva e mesmo superior a 2017.

O que é que isto quer dizer para a sua consola? Que a Sony, mais do que nunca, está apta a manter a sua consola no topo e a apostar fortemente na mesma. Sendo a Playstation o seu produto de maior sucesso, a Sony não deixará de forma alguma que a mesma decaia, e certamente, com lucros como estes, podem apostar em conteúdo exclusivo cada vez mais forte que faça a marca Playstation destacar-se cada vez mais.

No relatório da Sony são indicados números de despachos de consola PS4, que atinge agora os 60 milhões de unidades!

Como curiosidade a Metro refere ainda os valores da Nintendo que reportou igualmente os seus resultados. Apesar de estar muito longe do apresentado em tempos áureos, ou dos valores da divisão Playstation, a empresa apresentou lucros de 236 milhões de euros devido às vendas acima do esperado da Switch.

Já quanto à Microsoft a empresa também apresentou os seus resultados, mas como habitual, evita falar muito concretamente da divisão Xbox.

O pouco referido é que a venda de jogos Xbox subiu 7% face ao ano passado, e as vendas de produtos Xbox subiram no global 4%, o que indirectamente parece mostrar uma estagnação do mercado.

Refere-se ainda que o número de utilizadores activos no Xbox Live subiu 13%, mas nada de vendas de hardware, e os valores de lucros específicos da Xbox foram misturados com lucros do Windows e de pesquisa e publicidade, impedindo assim de serem conhecidos valores concretos para a consola.

Fonte: Metro



Posts Relacionados