Marseille mCable – O melhor cabo HDMI que podes comprar para a tua consola.

É caro… mas vale a pena!

Tens uma PS4 ou Xbox One e uma TV 1080p ou 4K? Queres obter a melhor imagem possível? Então este cabo é para ti!

O seu nome é mCable e é produzido pela Marseille. Trata-se de um cabo HDMI 1.4b cujo custo pode assustar à partida: 119 euros! Mas que vale e bem o preço que custa!

O que o distingue então dos demais?

Bam, os cabos HDMI são basicamente todos iguais. Podem ser melhores devido à qualidade dos materiais usados nos contactos, pela blindagem colocada nos cabos, etc, mas todos eles partilham algo em comum: São um conjunto de fios que passa imagem digital de uma ponta para a outra do cabo, recebendo a imagem de um aparelho emissor e transmitindo-a a um aparelho receptor.



Eis um cabo HDMI:

Basicamente este é um cabo de maior qualidade, que refere uma quantidade de alterações face a um cabo HDMI normal, com o intuito de possuir a melhor imagem possível.

Mas este mCable é diferente. Porque no seu interior não há apenas fios!

Eis o cabo aberto:

Como é possível ver-se, existe um pequeno circuito electrónico e um processador no mesmo.

Este processador, que podem ver de seguida em mais detalhe, é uma tecnologia patenteada da Marseille, e certificado pela Tecnicolor.

E o que faz este processador? Bem… muita coisa!

A Marseile refere que este processador trabalha sobre uma patente sua relacionada com “processamento contextual”. Ou seja, por outras palavras, ele é capaz de reconhecer vários elementos de uma imagem rendida, tais como as bordas, as texturas, e outros contextos de detalhe, analisando cada um dos pixels de forma a recria-lo da maneira mais adequada possível ao que seria a realidade da imagem.

Desta forma, isto:

Passa a isto:

Mas este cabo, apesar de ser uma versão mais especializada para jogos, não se fica apenas por eles. Nos filmes, e cabo tenhas uma TV 4K, ele faz um re-escalamento usado essa mesma tecnologia, para os 4K. Não só isto permite à PS4 base ou à Xbox original reproduzir com qualidade semelhante aos 4K, como no caso da Xbox One S, o resultado é melhor que o do upscaler interno que se limita a fazer interpolação bilinear.

Mas voltemos aos jogos… porque este é um cabo para gamers e apesar de existir uma versão cinema, é dessa versão gamer que estamos a falar.

O processador da Marseille alega que a sua tecnologia de “processamento contextual” emula a percepção do olho humano, recriando cada pixel de forma a que ele seja menos perceptível e realista. Esta situação permite eliminar o Aliasing ao criar um Anti Aliasing eficaz que reduz o efeito das arestas e tremideiras de ecrã.

 

Eis uma imagem que é tratada com um efeito de AA que elimina os pixels esborratando um pouco a imagem, e com o uso do mCable.



Este Anti Alisiang contextual é assim chamado de CXAA.

Vamos comparar o mesmo com algumas das metodologias de Anti Aliasing mais comuns.

Como vemos, os resultados são teoricamente superiores ao 8x MSAA. O FX AA é um efeito muito básico que borrata a imagem e como tal um AA muito fraco. Quando aplicado sobre o 8x MSAA os resultados não melhoram verdadeiramente, pois apesar de se eliminar ainda mais as arestas, a imagem torna-se mais borratada. Tal pode ajudar a disfarçar ainda mais as arestas, mas piora a qualiadade visual.

Neste exemplo, o CXAA apresenta uma qualidade idêntica ao 8XMSAA+FXAA, mas sem borratar a imagem.

Note-se porém que este é um chip de tratamento de imagem. E nesse aspecto, acreditamos que a imagem de cima tem um pouco de Marketing à mistura. O MSAA é uma metodologia muito mais avançada e que é aplicada directamente à geometria da imagem, e não à imagem final. Isto quer dizer que o MSAA consegue eliminar a criação de determinadas situações no ecrã. Mas este CXAA é, tal como o FXAA um tratamento pós processamento e isto quer dizer que a imagem é apenas processada face ao existente na mesma.
Desta forma não acreditamos que este CXAA consiga verdadeiramente superar o MSAA em todos os casos!

A questão é que, por exemplo, num PC, o uso deste cabo pode trazer tremendos ganhos de performance.

Apesar de ser claro que os resultados são melhores se o PC já fizer tratamento de Aliasing, a realidade é que este cabo pode substituir o PC.

Por exemplo, face aos FPS apresentados sem qualquer tipo de AA, um Anti Aliasing rápido como o FXAA apresenta por norma uma quebra de cerca de 5% de performance (valores estimados médios e dependentes do sistema usado).



Já um processamento morfológico da imagem com um MLAA pode roubar entre os 5 aos 15% de performance, sendo que a coisa piora com a qualidade da metodologia usada. E assim um Anti Aliasing Temporal ou TXAA pode roubar 20%, um Multi Sampling ou MSAA uns 30%, e um AA baseado em Super Sampling puro como um SSAA pode ir aos 50%.

E o que oferece então este cabo… a possibilidade dessa máquina jogar com o AA desligado, obtendo uma qualidade acima do MSAA, e tudo isto com custo zero nas performances.

Mas e nas consolas?

Bem, aqui não se pode desligar o AA, mas pode-se melhorar e bem o mesmo. Eis Uncharted 2 na PS3, com e sem este cabo.

Não há que enganar, este é um cabo fabuloso. E que peca apenas por não suportar melhoria de imagem a resoluções 4K (provavelmente tal requereria um processador bem mais potente que não pode ser alimentado desta forma).

E por falar de alimentar… este cabo requer ser ligado a uma porta USB para retirar a energia para o seu CPU. Podes usar uma na consola ou na TV, mas sem ela, o cabo é igual a todos os outros.

Ah sim, estamos a esquecer um caso muito importante. O PSVR!

Infelizmente o PSVR sofre de problemas de resolução graças às exigências colocadas ao processamento de elevados números de fotogramas. E isso implica uma imagem com grandes impactos visuais e onde por vezes os pixels são mais do que os desejados.

É aqui que entra o mCable, pois ele substituindo o cabo HDMi fornecido com o PSVR, consegue aplicar um excelente AA à imagem, melhorando-a para qualidades nunca antes imaginadas ao eliminar os efeitos de escada e melhorando as cores..

 



Posts Relacionados

Readers Comments (2)

  1. Só faltou falar sobre a latência que este cabo provoca, pois se faz processamento de dados e o processador dele presumo que não deve ser nenhum topo de gama, não provocará LAG adicional no caminho da consola / PC para a TV / Monitor??? e quanto será??? tirando isso parece que vale o preço que custa

Deixe um comentario

O seu e-mail nao sera publicado.


*