Microsoft faz publicidade ao Edge quando se usa o Chrome

win10_edge

Quando a Microsoft detecta o uso do Chrome, o Windows 10 faz publicidade ao Edge!

As tácticas pouco standard da Microsoft continuam. E as táticas da empresa para que os utilizadores “prefiram” os seus produtos têm-se revelado cada vez mais aguerridas ao longo dos anos.

No caso do windows 10 tivemos instalações não solicitadas, que foram alvo de incontáveis queixas. E agora há mais uma táctica em uso, desta vez para tentar fazer impor o EDGE, o browser fornecido por defeito com o Windows.

Mas sosseguem. Aqui a táctica é muito mais básica e correcta, não impondo nada a ninguém.

Basicamente a metodologia é simples: O Windows 10 apresenta publicidade ao Edge quando o Chrome está a ser usado. E a mesma surge vinda da barra de aplicações.

Windows 10 Edge

Diga-se que a táctica publicitária não é exactamente nova. Em tempos a Microsoft começou a apresentar nos portáteis com Windows 10 e que usavam o Chrome, notificações sobre os consumos de energia do browser, e claro, a alternativa era… o Edge.

Agora a proposta não é pelas vantagens do Edge, mas pelos pontos que o utilizador pode ganhar ao usar os produtos Microsoft. E sendo o Edge um produto Microsoft… Estes pontos, não disponíveis em todos os países, permitem que o utilizador os troque por filmes ou música. Mas claro, sempre pela loja da Microsoft.

Não deixa no entanto de ser engraçado o facto de nos casos onde o Edge está definido como o Browser padrão, a Microsoft não faz qualquer publicidade aos pontos, mesmo que o Browser não seja o usado. Aparentemente a publicidade só interessa se o utilizador usar o Chrome e o Edge não for o browser padrão.

Esta situação não se revela ilegal ou sequer desonesta. Mas não podemos deixar de referir a mesma não só pela curiosidade, mas igualmente pelo facto de a metodologia ser uma espécie de pop up publicitário indesejado, bem como uma publicidade que a nível concorrencial é desigual ao ser exclusiva do software da Microsoft.

 

 

Publicidade

Posts Relacionados

Readers Comments (6)

  1. Ainda bem que uso o Opera e Linux. 😉

  2. Engraçado que o GOOGle faz o mesmo quando estou navegando em outro navegador.
    Quando vou usar o GOOGLE vem propaganda do Chrome falando de sua velocidade e tal.
    Desde que estou com windows 10 só uso o Edge e acho mais rápido e com menos bugs.
    Não sou de ficar lotando o PC de navegador e programas.
    Uso apenas o que preciso.

    • Não faz o mesmo não!
      A Google faz publicidade… usando a internet quando usas os seus serviços!
      A Microsoft faz publicidade… usando o Windows!
      A diferença… Os serviços da Google são gratuitos, e qualquer um pode publicitar na internet, sendo a coisa normal. O Windows… é pago, e é uma publicidade dentro do windows que somente quem tem programas lá instalados poderia fazer igual… A Microsoft-usa-a aproveitando-se do facto que toda a gente tem o Edge por defeito!
      Se isso não é concorrência desleal…

      • O Google faz pior, eles controlam os teus gostos, as tuas preferências e apresentam a publicidade em conformidade com isso, para mim isso incomoda-me mais do que o windows que pelo menos para mim foi gratuito, apresentar publicidade do seu navegador quando uso outro…imagina que alguém pede para utilizar o teu computador para consultar algo na NET e quando abre o chrome é só publicidade a sites GAY…lol…

        • Perdão… isso só acontece se tu deixares… A google fez um pop up a todos os utilizadores para que eles revejam as regras de uso dos seus serviços, e onde lá se encontravam as opções para se desactivar tudo isso!
          Não é uma opção escondida… é uma opção que te salta à cara, quer queiras, quer não!
          Algo que curiosamente tambem podes activar e desactivar dentro do próprio Chrome ou qualquer browser que se preze!

          E não há tal coisa como Windows Gratuito… A não ser que ele fosse pirata, pagaste por ele quando compraste o computador!

          E pelos vistos não percebeste… A publicidade não é no navegador. É no windows! Olha para a foto do artigo!

Deixe um comentario

O seu e-mail nao sera publicado.


*



*