Microsoft poderá ponderar a possibilidade de permitir a Xbox One jogar jogos sem ligação de internet.

A notícia que se segue não possui confirmação oficial, sendo apenas uma possibilidade. No entanto a confirmar-se poderia ser uma situação de agrado aos fans da Xbox.

pub

É nossa clara opinião que a nova Xbox, a manter-se nos moldes actuais, será um fracasso de vendas. Terá grande saída no seu lançamento devido ao fanatismo associado ao nome da consola, mas estagnará de seguida, tal como aconteceu com a WiiU.

O estagnar não será porém devido à falta de jogos, mas sim à falta de interessados. A actual situação da Xbox é algo que só pode ser visto como positivo pelos fans da mesma, senão vejamos:

– Menor potência total disponível do que a PS4 (1,24 Tflops contra 1,84 na PS4)
– Menor número de núcleos de CPU disponível para jogos (6 contra 8 na PS4) (esta é uma situação a confirmar mas apoiada pela documentação da Microsoft que foi enviada aos criadores de jogos);
– Menor RAM livre disponível para jogos (5 GB contra 7GB na PS4)
– Maior preço que a concorrência (499 euros contra 399 euros)
– Obrigatoriedade de instalação dos jogos num disco de apenas 500 GB.
– Bloqueada a regiões (A PS4 não possui bloqueio de regiões)
– Restrição ao uso da consola em caso de falta de internet (A PS4 não possui essa restrição)
– Restrição do uso de jogos em casa de amigos (requer internet hora a hora) (A PS4 não faz essa verificação)
– Restrições impostas aos usados com taxas e preços a poderem ser definidos pelos criadores do software (Na PS4 o mercado é livre)
– Ausência de posse do software pago (os jogos apenas são licenciados e não posse de quem os compra) (Na PS4 os jogos são pertença de quem os paga).
– Grande dependência da Cloud, mesmo dentro dos jogos. Fica assim a dúvida do que acontecerá à consola e aos seus jogos quando os servidores forem fechados. (Esta situação não acontece na PS4).





Com todas as desvantagens de cima torna-se difícil de compreender a escolha por uma XBox. Motivo pelo qual a Microsoft poderá estar a pensar em refazer a sua estratégia.

Assim, um fan da Xbox 360 sugeriu uma aproximação diferente da Microsoft ao assunto. E Lawrence “Larry” Hryb, mais conhecido por  Major Nelson, da Microsoft leu a sua sugestão que aparentemente lhe agradou.

Assim a sugestão era a seguinte:

Só uma ideia. Porque não colocar uma opção chamada XBox Live que permite um modo Offline mas desligue a partilha com a família: Algo do género:

Se a Xbox One não se conectar em 24 horas: [] Desligar os jogos  Permitir partilha [] Ligar os jogos & Desligar partilha

A esta sugestão, Major Nelson respondeu:

Teria de verificar com os engenheiros, mas não vejo porque tal não possa ser possível.

Apesar de que esta situação seria certamente uma boa notícia, tal seria apenas reparar um dos problemas da Xbox One. Seria igualmente dar a perceber ao mundo que as tão apregoadas vantagens de um sistema sempre ligado e que levaram a Microsoft a esta posição são, na realidade, uma valente treta. Mas o certo é que isso já nós sabíamos.

Vejamos se a ideia avança.



Posts Relacionados