Microsoft revela que Gamepass teve crescimento, mas não revela número de subscrições.

5 7 votes
Avalie o nosso artigo

A situação chamou a atenção aos media, particularmente após no ano passado a empresa ter vindo regularmente a dar a conhecer o número de subscritores do Gamepass.

Faz agora meio ano que a Microsoft não revela novos números de subscritores no seu Gamepass. Isto após no ano transato a Microsoft ter vindo regularmente reportar crescimento no serviço, com o último relato oficial a ser de Janeiro deste ano, e indicando um total de 18 milhões de subscritores.

Em Abril de 2021, Jex Corden, do Windows Central, ou seja uma fonte não oficial, tweetou que tinha conhecimento que o Gamepass tinha atingido os 23 milhões de subscritores, mas este número nunca foi confirmado pela Microsoft.

Esperava-se agora, com o lançamento do relatório e contas da Microsoft, que a empresa reportasse o número de subscritores. Afinal não só a empresa se fartou de usar os números no ano passado como, sendo o Gamepass uma das suas fortes apostas, haveria todo o interesse em referiu o seu crescimento aos seus investidores. No entanto o relatório e contas da Microsoft é completamente omisso nesse aspeto. E dado que o último número oficial tinha sido em Janeiro com 18 milhões, nem que fosse reportar os 23 milhões de forma oficial seria de todo o interesse, uma vez que tal mostraria um crescimento de 27,7% em basicamente três meses. E isso é algo que nenhuma empresa, particularmente num serviço pioneiro, poderia deixar de promover por serem valores extraordinários ao se engajar 5 milhões de pessoas em apenas 3 meses.

Tal teria sido, para o espaço temporal, o maior crescimento do Gamepass de sempre.



Ora sem esta confirmação, e o silêncio da Microsoft, tudo leva a crer que os 23 milhões de assinantes não sejam uma realidade. Afinal não só a fonte não é oficial, como Jez Corden tem no seu historial uma enorme quantidade de informações, supostamente vindas de fontes seguras, que se revelaram falsas.

Mas mesmo que a situação seja verdadeira, há uma explicação para a não divulgação oficial. O facto de as circunstâncias que levaram ao crescimento são extraordinários, devendo-se à pandemia mundial de COVID-19. E nesse sentido é sempre bom manter uma margem de segurança nos anúncios uma vez que sabe-se à partida que os valores de pico alcançados não seriam mantidos com a reposição de alguma normalidade.

O relatório e contas revela que a Xbox teve uma quebra de 11% na receita dos jogos com a XBox, mas a empresa revela que tal nem se deve ao Gamepass que, segundo eles, até cresceu, e nem com os seus jogos first party, mas sim com as vendas dos third party.

Apesar desta quebra, a reposição de stocks das consolas permitiu um aumento da receita das vendas de 172%, ainda assim abaixo dos 232% do quarto anterior. No global a receita gerada pela Xbox voltou a superar os 15 biliões de dolares, mas sem que hajam dados sobre os lucros ou as receitas liquidas.

 



5 7 votes
Avalie o nosso artigo
46 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson Nill
Edson Nill
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Game pass sem crescimento, psn plus perdendo 1 milhão e meio de assinates! Não sei o que esperar mais desses serviços.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Mário, eu esperava isso! Super venda de consoles, número inflado de assinantes, etc… Mas o caso do game pass é preocupante pra mim, pois dá a entender que a MS está perdendo o jogo como jamais perdeu. Pelas palavras da Capcom, um possível boicote ao console não é impossível de acontecer, somado ao fato do game pass não ter os números esperados, a MS tem uma única chance de ter sucesso… O Streaming! Porém o Streaming não pegará em 2 anos, acredito eu e msm que pegasse, conseguir uns 80 milhões de assinantes ativos não é uma tarefa fácil! Há 2 tipos de jogadores hoje: A turma que quer ter games de qualidade e paga por eles e a turma que quer games gratuitos. O game pass até tem ótimos games, mas não é gratuito e essa nova geração não quer pagar nada por jogos, ou melhor, podem até pagar, mas não creio que queiram pagar mensalmente um serviço como o game pass. Vão atrás de promoções de game pass, mas essas promoções terão que terminar e é aí que me preocupo com o Xbox.

Livio
Livio
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Enquanto isso nos números oficiais da Sony há a queda de mais de 1 milhão de assinantes da Plus.

Enquanto uma mostra a outra esconde, nada de novidade desde a geração passada.

Deto
Deto
Responder a  Livio
2 meses atrás

se quem mostra, mostra queda de 1M; imagine quem esconde.

meu palpite, que eu expliquei ai acima, é que o GP perdeu mais de 1M de assinantes.

AlterX
AlterX
Responder a  Deto
2 meses atrás

Confia

?

Deto
Deto
Responder a  AlterX
2 meses atrás

tinha escrito e apaguei… em tua homenagem foi repostar os motivos que eu acredito que o GP encolheu.

nETTo
nETTo
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

A Sony divulgou que perdeu +1 milhão de assinantes de seu principal serviço.

Já a Microsoft parece esconder aquilo que não lhe cai bem. absolutamente ninguém sabe o quanto o Xbox One e Series vendeu até então, e agora o que antes ela revelava também deixou de assim o fazer, só diz que cresceu.

Definitivamente não é uma empresa muito transparente

Hennan
Hennan
2 meses atrás

Provavelmente aconteceu o mesmo que ocorreu na psn. Crescimento forte no primeiro trimestre, queda no segundo em relação ao primeiro, mas acima do mesmo período do ano passado.
PS: Não sei se é apenas no Brasil, mas os assinantes da crunchyroll estão recebendo 3 meses de gamepass. Uma coisa é inegável, a Microsoft está tentando.

Juca
Juca
Responder a  Hennan
2 meses atrás

E a Chunchyroll não é da Sony? Chega a ser irônico!

andrio
andrio
Responder a  Juca
2 meses atrás

não sei se foi realmente firmado a compra. Mas sim, a sony tinha comprado ela.

nETTo
nETTo
Responder a  Hennan
2 meses atrás

Uma pena ser apenas pro Gamepass PC e não a versão Ultimate.

Juca
Juca
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Em promoção, eu sempre assino! Mas há de se ver se esses números não são inflados apenas nesses período.

Deto
Deto
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Sei lá… pra mim deve é ter caido e esse aumento ai deve ser algum tipo de maquiagem.

=======================================================

off:

para relembrar o “Sony esta desesperada, MS supreendeu a Sony, Sony subestimou a MS” que era a narrativa dos astroturfing do xbox em 2020…

acabou que a MS teve que correr trocar o slogan de *”console mais poderoso” para “xbox mais poderoso” e ainda estava tão mal preparada que teve o fiasco do Halo enquanto a Sony tinha Demons Souls, Spideman, Sackboy, e ainda uns indies para crianças.

agora a narrativa mais recente era “Indies estão sendo maltratados pela Sony”

a realidade:

https://www.purexbox.com/news/2021/08/xbox_developers_now_need_to_pay_for_unity_but_its_free_with_playstation_and_nintendo

e então, não parece coordenado? toda vez que o xbox vai fazer uma cagada, ser *”supreendido pela Sony”, não apoiar Indies; sai um rumor, disse me disse, fofoca acusando a Sony de ser ou fazer isso.

quando a Sony surpreendeu a MS com o PS5 tendo tanto poder real ou mais que os “12TF” a MS foi supreendida, teve que trocar o slogan e ainda ficou desesperada que nem mais “hypar que os multis rodam melhor no xbox então compra o xbox” que sustentaria o “marketing do xbox” o 2021 inteiro, com seus astroturfing hypando que “exclusivo não importa, veja esse multi vendendo mais”

quando a MS parou de apoiar Indies e a Unity ficou paga para xbox, correu fabricar rumor e pagar astroturfing para espalhar que a Sony não apoiava indies.

Quem aposta que o proximo rumor difamando o Playstation, adiamento de HFW para 2022, é fake e a verdade é que vai ser a MS que vai adiar Forza ou Halo para 2022?

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Deto
2 meses atrás

Não creio que FH 5 será adiado, Bruno! Esse game já está pronto a um bom tempo e não há motivo de adiá-lo. Se fosse para pensar em algum game que poderia ser adiado pela MS, seria Halo! No caso da Sony, não duvido que Horizon seja adiado msm.

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Lembra que estou aqui desde o começo!

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Edson Nill
2 meses atrás

Mas então Edson, você tá falando do Bruno AB? Mas ele não tinha sido banido de comentar aqui?

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Fernando Molina
2 meses atrás

A alcunha Bruno AB Sim… Rsrs

PaCe
PaCe
Responder a  Deto
2 meses atrás

Eu acho que você está esticando muito, muito essa linha de pensamento para teoria de conspiração maluca (sem ofensa)

nETTo
nETTo
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

Eu lembro do cara do jogo do Golfinho.

4K 120fps no XSX e no PS5 não conseguia 4K, console era uma merda

Deto
Deto
Responder a  nETTo
2 meses atrás

e não esquecendo, o jogo nunca foi lançado.

mais um indicio que era um Astroturfing.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
2 meses atrás

E uma adicional, que fim levou o golfinho?

nunca foi lançado, e o twitter do sujeito não fala nada e de cada 10 twittes dele, um é tipo isso aqui:

https://twitter.com/dynamic_voltage/status/1403901197484843012

e olha a data da conta:

Dynamic Voltage Games
@dynamic_voltage
Game developer at Dynamic Voltage Games
Ingressou em março de 2020

Vai dizer que isso não parece:

A MS sabia o que os DEVs falavam do PS5, e correu fabricar uns atroturfing DEV para “falar bem do xbox também” e difamar o PS5.

e ao contrário dos fanboys profissionais, só digo o que parece, não afirmo como fato igual outros com a “Sony mentiu é é RDNA 0.1 RT software”

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Deto
2 meses atrás

Tá na cara que esse aí é um dos fanboys que a divisão Xbox apadrinha.

Deto
Deto
Responder a  PaCe
2 meses atrás

é muita coincidência desde o ano passado.

“SSD super aquece e não aguenta 5.5gbps” era uma narrativa que o dev do golfinho simulator e os “fanboys profissionais” do xbox espalhavam na internet.

advinha? tiraram o SSD do xbox e testaram no PC, não da nem perto de 2.4gbps.

pena que eu perdi o Link do teste, postavam no Neogaff…. vou ver se acho.

Fernando Molina
Fernando Molina
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

O que é realmente preocupante para o Xbox foi a declaração da Capcom, pq ai se confirma a tendencia que os jogadores Xbox não estão comprando games, e perder o apoio das thirds é o fim

andrio
andrio
Responder a  Fernando Molina
2 meses atrás

Molina, mas os jogadores de xbox não estão comprando jogos mesmo.
O que eu mais vejo são pessoas dizendo que vai esperar sair no gamepass….

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  andrio
2 meses atrás

Sim Andrio, é verdade, mas até o momento nenhuma produtora estava falando abertamente, agora a Capcom abriu a caixa, e podem vir outras aproveitando a deixa

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Fernando Molina
2 meses atrás

Take Two já falou sobre isso tbm. Que seus jogos são incompatíveis com day one no serviço .

Edson Nill
Edson Nill
Responder a  Sparrow81
2 meses atrás

André, até então era somente com o Game pass, mas agora falam em não colocar o game na loja da MS.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Edson Nill
2 meses atrás

Pois então… No caso da Capcom em 2020, parece que tá quase no ponto de nem compensar fazer o Port pra Xbox pra vender 300 mil cópias no ano né?!! Se continuar assim, daqui a pouco vai ter empresa que vai dar exclusivo gratuitamente pro playstation. A Square parece que já tá nesse caminho.

AlterX
AlterX
Responder a  Sparrow81
2 meses atrás

300 mil em mídia física

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  AlterX
2 meses atrás

Cara, pode ser o que for, o que interessa é a diferença brutal de vendas em comparação ao playstation. No playstation é 1.3 milhões! Isso é “só” 11x mais. Passa mais pano, passa.

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
Responder a  Fernando Molina
2 meses atrás

O mais interessante é que de 2017 para cá, tempo que começou o Gamepass. Os números vem caindo ano a ano.

Danilo Marciel
Danilo Marciel
2 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mario precisamos de um artigo seu sobre esse tema https://www.gamevicio.com/noticias/2021/08/o-ps5-nao-requer-ssds-caros-e-ultra-rapidos-no-final-das-contas/

Quer dizer então que o SSD fantastico não é lá essa maravilha como a gente acha ?

Já que um SSD “simples” consegue ter o mesmo ou melhor resultado que ele ?

Lógico que estou fazendo uma leitura bemmm por cima das coisas mais queria muito um artivo seu sobre esse tema.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Danilo Marciel
2 meses atrás

Acreditando no Game Vício e The Verge? Que fase hein.

andrio
andrio
Responder a  Sparrow81
2 meses atrás

The verge é fogo mesmo…. Tom Mentirinha todo dia posta algo no twitter tirando sarro com a cara do playstation.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Danilo Marciel
2 meses atrás

Além do excelente exemplo explicado pelo Mário.

Imagina o final da geração SNES/Mega Drive, cartuchos com no máximo 4MB de dados. E chega a geração PS1/Saturn com CDs suportando até 700MB. Ao olharmos para os primeiros jogos lançados em 1994/1995, Ace Combat, Ridge Racer, Virtua Fighter, todos ocupam pouco espaço, entre 10MB e 20MB. Daí alguns se perguntam: “ah, mas pra que 700MB de CD se está usando tão pouco?”. E de repente se pularmos para os anos 2000, os Final Fantasy 9 da vida alcançam 5 CDs de PS1.

Então resumindo, é começo de geração. Essa gigantesca taxa de transferência dos SSDs ainda serão muito bem aproveitados, principalmente em streaming de assets.

error: Conteúdo protegido