Nintendo Labo será a formula que levará a Switch ao sucesso extremo?

Sim, a Switch está a vender muito, muito bem… Mas com o Nintendo Labo… as vendas da consola vão disparar! Pessoalmente, estou ansioso por experimentar!

Olhando para o preço da Switch… é cara! Muito cara! Mas agora percebe-se porquê! A consola não é apenas um tablet com comandos como dava a entender. Na realidade, a consola foi pensada para ser usada de forma extremamente originais, e o Labo é a prova que a mestria e originalidade da Nintendo não tem limites.

O que vão ver, caso não tenham lido nada sobre o assunto ainda, algo que considero difícil, vai deixar-vos de boca aberta!

Expliquemos então o que é o Nintendo Labo!

Lembram-se de Guitar Hero? Precisavamos de uma guitarra! De DJ hero? Precisavamos de uma mesa de mistura! Enfim, jogos destes não há assim tantos, e isso porque requerem hardware a acompanhar o jogo e que depois não pode ser usado em mais consolas por questões de compatibilidade.



Mas e se esses extras fossem de mero cartão? Sim, cartão! Papel!

Como é que cartão pode funcionar? Não tem electrónica!

Na realidade pode, e pode muito bem, mesmo sem electrônica, pois a Switch está equipada com uma série de sensores que pela simples detecção de movimento podem criar uma panóplia enorme de instrumentos totalmente funcionais.

Mas isso funciona, perguntam?

Bem, a resposta está no video que se segue! É o Nintendo Labo!

Surpreendidos? Eu fiquei! Mas o génio da Nintendo é isto, e não pára de surpreender!

Mas como é que a Switch consegue isto? Como é que, por exemplo, o piano toca?

Se repararam bem, os comandos da Switch estão equipados com sensores de infravermelhos, e estes sensores, num ambiente escuro detectam perfeitamente movimentos.

Mas aqui não é só o movimento que está em causa. Cada uma das teclas possui um autocolante reflector que é captado pelo sensor, e de acordo com a leitura feita, a nota respectiva é tocada. É algo de génio! Sem peças mecânicas, sem electrónica, apenas um sensor de infra-vermelhos, uns autocolantes reflectores e um pedaço de cartão devidamente dobrado.

Estas criações que funcionam com a ajuda do Joycon são denominadas de Toy-Con

No dia 27 de Fevereiro, quando este produto for colocado à venda, vais poder comprar um de 2 kits. Eis o que eles contêm:

Kit Sortido

Este Kit permite criar vários Toy-Con, incluindo um carro telecomandado, uma cana de pesca, uma casa, uma mota e um piano.



  • Carro telecomandado: Aqui inseres o Joy-Con esquerdo e direito no carro telecomandado. Através da funcionalidade de vibração HD dos Joy-Con este fará o cartão vibrar de forma a mover o carro na direcção desejada.
  • Cana de pesca: Aqui tens uma cana extensível com um carretel unido por uma linha a um suporte que contém Nintendo Switch. No jogo lanças a linha agitando a cana de pesca e giras o carretel para puxar o fio quando sentires a vibração do Joy-Con inserido no carretel e que indica a mordidela de peixe. Ah sim, não te esqueças de esticar bem a cana para manter a linha tensa, ou o peixe foge!
  • Casa: Aqui inseres vários blocos montados em aberturas nas partes laterais e inferior da casa interagindo e participando em minijogos com uma criatura que aparece no ecrã da consola e que está virado para a frente. Os blocos são detectados pela câmara de infravermelhos no Joy-Con direito inserido no topo da casa.
  • Mota: Inseres os dois Joy-Con num conjunto de guiadores e isso permite-te conduzir uma mota no ecrã da Nintendo Switch. Tens ainda acesso ao botão de ignição para ligar o motor, e claro, girar o guiador direito ativará o acelerador e ao inclinares o corpo ou girar os guiadores direito e esquerdo em simultâneo,  controlará a mota.
  • Piano: Constrói um piano de 13 teclas, coloca a consola e os dois Joy-Con e cria a tua própria música. Tens até a possibilidade de criar novos sons e efeitos sonoros.

Kit Robô

  • Robô: Cria um fato de robô e insire os Joy-Con direito e esquerdo nas respetivas ranhuras da mochila e do visor para assumires o controlo do robô que vês na TV com a Nintendo Switch estiver colocada na base. Este kit permite usufruir de uma variedade de divertidas experiências, incluindo o modo Robô, no qual podes destruir edifícios e ovnis.

O que dizer disto? Certamente um sucesso, especialmente pelo facto que o custo de produção é ridiculamente baixo, mas as compras serão aos milhares.

Quanto a preços, os valores não são finais, e podem vir a custar 10 euros mais, mas segundo a Eurogamer.pt, o kit sortido custará 59.99 euros (que irei adquirir, pelo que esperem review), e o kit robot, 89.99. Se o primeiro kit é diversificado e não custam mais do que um jogo normal, já o segundo, apesar de muito mais complexo é muito caro, mas certamente ambos venderão em grandes quantidades.

NOTA: A FNAC possui para pré-reserva o kit sortido a 69.99€ e o robot a 79.99€.

Existirá ainda um kit de personalização a 9.99 euros.