Novo rumor coloca performance das futuras consolas ao nível das GTX 2080.

Um novo rumor compara o GPU da PS5 à RTX 2080 da Nvidia. A Xbox é comparada a uma 2080 TI, mas vários problemas térmicos são apontados ao APU.

Um ovo rumor interessante apareceu vindo de foruns de tecnologias de informação Coreanos.

A coreia não se pode exactamente considerar como um local bem colocado para a obtenção de informação previligiada. É um país onde não há criadores de software, e onde não há cadeias de fornecimento de qualquer tipo de material usado pelas consolas. No entanto, o leaker em causa tem um historial de informação bastante bom com informação obtida de produtos Samsung.

Isto quer dizer que estamos perante um leaker com acesso a informação, mas que neste caso, não se estando a falar de produtos coreanos, poderá estar mal informado, estando a relatar algo com muito menor grau de fiabilidade.

Eis então o relatado:



PS5 praticamente igual à RTX 2080

A Scarlett actualmente em testes na performance da RTX 2080 TI, mas espero redução nas velocidades de relógio devido a problemas térmicos massivos.

Talvez acima da PS5

Sinceramente sempre acreditei que a Microsoft iria optar por mais CU que a Sony, tendo esta optado por mais velocidade.

Nesse sentido, e com rumores de que a PS5 estaria ligeiramente acima, não me admiraria nada que a Microsoft estivesse em testes para uma velocidade de relógio igual, o que, segundo este rumor, não estaria a correr muito bem, com problemas térmicos a grande escala.

No entanto acredito que a Microsoft vá tentar tudo para ver se consegue mais performance que a PS5.

No entanto o mais relevante do rumor nem é isso. Qualquer das consolas, caso conseguisse efectivamente este nível, seria impressionante. Estariamos a falar de um salto geracional gigante, associado a uma diferença de performances que no final será basicamente insignificante, independentemente de quem levar a melhor nas performances.

Mas vamos tentar ser realistas. Performances ao nível de uma 2080Ti será algo muito pouco provável. Estamos a falar de um GPU que competiria com um outro que custa atualmente 800 euros (mais de 1000 no caso da TI).

Certamente há aqui algum lapso, ou algo fora do contexto, mas fica a notícia.

 



newest oldest
Notify of
bruno
Visitante
bruno

Como tenho vindo a dizer ainda antes de sabermos que o RT seria uma realidade, e apenas expectavel que, com os 7 nm, GPUs de topo na ordem dos 20-24 Tflops comecem a ser regra.

Estas a basear-te, como muita boa gente em foruns o faz, na realidade de hoje e no aproveitamento de hoje, ignorando o contexto que rodeiam os precos e as performances dos GPUs neste momento.

Mas a triste realidade e so uma: o primeiro GPU 7 nm foi uma decepcao. Basicamente tudo o que tens sao ganhos resultantes de um update a arquitetura que ja poderia ter saido nos 14 nm, e um enorme aumento na velocidade de relogio.

A AMD contentou-se em apenas fazer tao bem, e ja agora (isto foi algo que descobri recentemnte, porque no momento do lancamento da RX 5700 me passou ao lado) a Vega II deixa a RX 5700 a ver navios. Sim, a velha, menos eficiente Vega II seria uma melhor escolha para as consolas que a RX 5700 (que muita gente em foruns apostaria a mae em como seria o GPU das proximas consolas).

A AMD mais uma vez perdeu o comboio e em vez de tentar criar disrupcao no mercado, limitou-se a apenas fazer tao bem, mas ainda assim pior, que um empresa cujos GPUs estao num nodo muito menos eficiente.

E agora, no proximo ano a nVidia chegara aos 7 nm EUV, gracas a Samsung.

E a empresa ja prometeu duas coisas: um enorme salto no raytracing e melhorias na rasterizacao.

Internamente a AMD tem em preparacao algo chamado Big Navi. Estava com esperancas, antes da RX 5700, que finalmente chegassemos as 128 Compute units, ou pelo menors a Compute units com 128 stream processors, ou algo semelhante nesse GPU. A triste realidade e que provavelmente sera a RX 5700 com 64 Compute units, ou 32 Double compute units.

O engracado e que internamente a empresa chama isso de nVidia killer, mas esta prestes a ser esmagada quando a nVidia chegar aos 7 nm.

Neste contexto, a performance da 2080 Ti nem e assim tao interessante.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

RTX 2080?! Pra mim está bom. Estamos falando de um console que é otimizado, é uma potência muito razoável (boa) no meu ponto de vista pra 399/499 dólares.

daniel
Visitante
daniel

Eu nem considero $399 um preço viável mais kkk. Mas ainda assim, por $499, será uma boa pedida, e muito mais equilibrado que a atual geração quando lançada lá atrás em 2013 que tinha o jaguar de tablet.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Que isso! Zen 2 e RDNA nesse patamar (RTX2080) e algum RT por 499USD?! Isso é um excelente negócio.
Take my money.

Desde o início dessa geração o Jaguar segue como um espinho no meu subconsciente.

Rafael
Visitante
Rafael

Difícil hein. Tem que descer muito o custo pra apresentar uma GPU à altura da RTX2080. Duvido, más gostaria que fosse verdade.

Brunoab
Visitante
Brunoab

A AMD entregou uma CPU desruptiva em relação a concorrência.

Pq ela não pode entregar uma GPU?

Ainda acho q com MS e Sony a mais de 10 anos trabalhando com a AMD na parte de GPUs, não é possível que não tenhamos alguma coisa boa vindo aí.

Eu acho q a RDNA2 vai destruir a NVidia, pq ela em jogos que não tem RT vai ter desempenho de cálculo equivalente a GPU mais RT cores da NVidia.

Radeon : 20TF dividido para tarefas normais e RT.

NVidia: 18TF somente para tarefas normais e mais 4TF para RT

O meu chute é esse depois de ler tantos rumores:

A solução da AMD será “NVidia killer” para qualquer jogo sem RT… NVidia pouca coisa melhor em jogos com RT.

Isso explicaria o tanto que a NVidia empurra RT agora com RTX 2018TI fazendo 60 FPS em 1080p com RT, claramente rushando o RTX para incentivar o suporte a ele no máximo de jogos possiveis, é para tentar tornar padrão RT e assim ficar na frente da AMD por pouca coisa.

Os novos consoles vão ter performance bruta superior a uma 2080, mas dependendo do uso de RT que vai “comer” um percentual disso.

Com tantos chutes, alguém vai acertar… E talvez seja eu hahahahah

Carlos
Visitante
Carlos

No final nao vai passar de uma gtx2060, nem precisa ser a super, essa é a verdade.

PS4 por ex no papel tem mais poder que uma GTX750ti mas entrega desempenho equivalente a ela.