Novos rumores apontam Xbox série X para 12 Tflops. PS5 nos 9.2 Tflops.

É um rumor a ser tomando com uma grande dose de cepticismo, mas mesmo assim um rumor que corre nos fóruns, e que justifica a publicação.

Este artigo, foi escrito no último dia do ano de 2019, e preparado para entrada naquela que é a data de hoje, dia 6. Provavelmente, ao ritmo a que actualmente as coisas se movem nos fóruns, nesta data a notícia já nem terá fundamento, mas no entanto, sendo esta a realidade no dia de escrita da notícia, ela aqui vai.

Recentemente alguem publicou um twitter, baseado em dados obtidos por mineração em documentos e ficheiros electrónicos da AMD, onde se obtém a informação de que o chip conhecido como Oberon, e associado à PS5, possui um total de 36 compute units, correndo a 2 Ghz.

Esta informação, não confirmada, atira a PS5 para um valor máximo teórico de 9.2 Tflops RDNA.

Em contrapartida, supostos insiders, confirmam que a Xbox série X será efectivamente 12 Tflops RDNA, o que colocaria a Xbox série X com uma suposta vantagem de 30% de performance.



Torna-se porém difícil para nós conseguirmos passar esta mensagem com qualquer grau de fiabilidade. Basicamente, desde há largos meses atrás, que se fala em rumores sobre as novas consolas. E tanto já foi dito e tanto já foi contrariado, que a fiabilidade da informação se torna quase impossível de ser verificada.

Basicamente estávamos numa fase em que novos rumores que surgissem apenas nos mereciam credibilidade em caso de baterem certo com o que já vinha sendo referido atrás. Algo que agora fica em causa com estes novos dados.

E se temos de ter em conta que estamos a lidar com chips personalizados que podem possuir situações que alterem a realidade das performances para além do que os Tflops mostram, a realidade é que se algo existe, ele é desconhecido, e nesse sentido, a notícia fica apenas dada com os dados que circulam nos fóruns no último dia do ano de 2019!

Xbox Série X – 12 Tflops

PS5 – 9.2 Tflops.

Amanhã a alisaremos melhor o rumor.





45 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Shin
Shin
8 meses atrás

Esses rumores estão errados não vai existir um Xbox de 12TF pois isso resultaria em uma APU de mais de 400MM^2.

E Oberon, Ariel, Arden e Sparkman são o mesmo tipo de chip pois usa o mesmo padrão de GPU Navi 10 Lite.
https://twitter.com/KOMACHI_ENSAKA/status/1160924610583396362?s=19

O rumor de um PS5 sem Ray-Tracing se baseia nisso, Arden e Sparkman com VRS + RT, Gonzalo e Ariel não. No caso o PS5 seria Ariel. comment image

Porém sabemos que Mark Cerny confirmou a aceleração Ray Tracing então PS5 não é Ariel.

Devemos nos lembrar como Gonzalo evoluiu para Ariel e Ariel para Flute, o último ponto foi Oberon. Oberon e Arden são os mesmos chips.
https://twitter.com/KOMACHI_ENSAKA/status/1153157871963521030?s=19

Nas GPUs…
Navi 12 = Navi HBM2 + Bugs fixados
https://twitter.com/_rogame/status/1209861093268639745?s=20

Os consoles e APUs usam padrões Navi Lite com GFX100x as GPUs dedicada usam padrões GFX10x0.

Navi 12 é um preparatório para fazer Navi 21 com possíveis 40DCU/80CU com o objetivo de substituir Arcturus. Veja como a ID sobe de valor.
https://twitter.com/_rogame/status/1209141472664150016?s=20

Por isso apareceu a especulação de que Navi21 se trata de um bigchip de 505mm^2
https://www.ptt.cc/bbs/PC_Shopping/M.1573129117.A.216.html

Rumor
https://www.reddit.com/r/realAMD/comments/ei92vm/rumor_navi_21_505mm2_die_7nm_80cu_96_rops_16gb/

Portanto, Xbox não usa uma bigGPU como alguns rumores estão indicando mas sim uma GPU dentro dos padrões Navi10 Lite como o PS5 e essas APUs mesmo sendo GFX10 já foram avançadas com VRS e Ray-Tracing.

Roberto
Roberto
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 meses atrás

Mas a Microsoft disse que o Xbox séries X teria uma GPU com o dobro de poder se comparada ao Xbox one X, sem mencionar os teraflops. O Xbox one X tem uma GPU de 6 teraflops GCN, então o séries X não teria um GPU equivalente ao PS5 em capacidade de processamento RDNA? 1 teraflop RDNA tem desempenho muito superior à 1 teraflop GCN.

Marcos
Marcos
Responder a  Roberto
8 meses atrás

PS disse que o Xbox teria 4 vezes o desempenho do Xbox one x

Brunoab
Brunoab
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 meses atrás

36CUs sem RT é o modo de retrocompatibilidade com o PS4 PRO no PS5.

2ghz e 36CUs é para os jogos do PS4 rodarem com melhorias no PS5.

matei o teu artigo de amanhã? ahhahah

daniel
daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 meses atrás

A confirmar esse rumor, ou a microsoft selecionou a dedo as thirds que receberiam esse dev kit, impondo grande sanção a possíveis vazamentos, ou então ela disponibilizou próximo a apresentação da TGA. Quanto ao porte para jogos multi, bastaria visar o que o PS5 tende a oferecer (igualar) inicialmente, sem grandes alterações, tendo em vista que a base de ambos vai ser a mesma (talvez o dev kit inicial fosse uma versão prematura, sla). Mas uma coisa é inegável; se conseguirem vender 12 TF RDNA + Ray Tracing via hardware por $499, é para se aplaudir, pois subsidiar console já subsidiando o serviço do console (gamepass) tem que ter peito e dedo forte do Satya Nadella. Eu não duvidaria de vir por $599, pois esse potencial console pode claramente balançar a galera do PC (aquela pessoa exigente, mas não entusiasta) pois com $600 dólares não se compra algo tão capaz assim. Nesse cenário, vejo que o PS5 seria o grande custo benefício, custando entre 400/500, e o Lockhart (caso saia) seria uma opção low end, mas que entregaria algo suficientemente bom em full HD. De qualquer forma, mais que as specs, quero ver jogos, pois isso que é o importante.

Fernando
Fernando
Responder a  Shin
8 meses atrás

Ja viu o tamanho exagerado e sem noção do Xbox Series X e o tamanho compacto do devkit do PS5?
Vai existir Xbox de 12 tflops RDNA sim. A Microsoft chutou o balde do que é o design de um console. Agora como eles vão chegar no preço aceitável, essa é outra história, mas no passado recente, 100 dólares bancou 40% de potencia a mais para o Xbox One X. 12 tflops é cerca de 30% de vantagem para os 9,2 aproximados do PS5. Eu posso ver o Series X ser apenas 100 dólares mais caro que o PS5, a questão é, de que faixa estamos falando? PS5 $499 ou $399? Pelaa Specs, eu não vejo o PS5 sendo menos de $499.

Convém não esquecer que existe uma caixa de entrada que ainda não foi revelada e que vai jogar no campo entre 1080p e 1440p para jogos de próxima geração, 4K para jogos atuais do One X e vai poder utilizar as tecnicas modernas de reconstrução para atender TVs 4K de modo geral. Muito possivelmente essa caixa existe para que o console X não seja tecnicamente limitado por preço e consumo de energia.
O Series X é o console da propaganda e do consumidor hardcore, o Series S será o console do povão que obtém preço acessível, e o PS5 é o meio termo.
O que eu acho que acontece na próxima geração é que ela vai demorar para engrenar por que os preços iniciais serão altos, e o único console que vejo ter algum relativo sucesso ja no início é o S se custar até $299, acima disso, ele patina também.
Então ao invés de tentar adivinhar se a MS está jogando com números ao divulgar o console, ou fingir que ele tem design de frigobar a toa e vai ter o mesmo desempenho da caixa pequena da Sony, é melhor tentar estimar se é agora que o mercado mostra se vai dar preferência ao custo ou à potência, ou se a marca Playstation será forte o bastante para manter a liderança geral quando existirá dois produtos que os supera em pontos diferentes.
Como todo mundo sabe bem, console que vende 100% por causa de exclusivo é só nintendo, e apenas por que eles se colocaram como um console secundário para pessoas que ja possuem Xbox ou PS, e não como um concorrente. Entre os 40 milhões de clientes que foram do 360 pro PS4 jogar Fifa, Call of Duty e GTA 5 por questoes variando entre preço e potência, se eles resolvem se espalhar pelas opções do próximo xbox, não vai ter god of war que faça o PS5 vender 100 milhões de consoles de novo.

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando
8 meses atrás

comment image

“tamanho compacto do devkit do PS5”

????

Tem um dualshock em cima do de um dos devkits, só exercitar a proporção e veras que estas enganado. Além disso, logo ali atrás está o trambolho que é o Devkit do PS4 Pro, então não colega, compacto não seria o melhor termo a ser referido.

comment image

Da mesma forma, peço que exercite novamente a proporção e veja que comparativamente o controle do novo xbox parece ocupar até mais espaço que o dualshock acima do devkit, sem mencionar que já foi divulgadas as medidas do novo xbox assim como do controle, este alias é menor que o atual controle do Xone, já o Dualshock novo além de maior é mais pesado segundo as patentes vazadas do controle.

Diante disso, estás equivocado

Livio
Livio
Responder a  Fernando
8 meses atrás

Desculpa Fernando, ainda está com essa de tamanho do console? Já coloquei em outra resposta que o devkit do PS5 não é tão pequeno quanto achas, afinal a MS ainda não divulgou as dimensões do Series X de forma oficial no site, embora tenha uma foto com ele e o One X lado a lado(https://www.google.com/search?q=xbox+series+x+dimensions&oq=xbox+series+x+dimension&aqs=chrome.1.69i57j0l5.9497j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8).

As dimensões do Series X são estimadas com base no comparativo com o controle e o mesmo se aplica a aquela foto do devkit do PS5, pequeno ele não é.

Sei que o amor é cego, mas no teu caso já é doença. Ou como o Mário diz, você é uma pessoa super especial para dizer que o Series X tem 12Tf só em olhar para a caixa.

Fico aqui lembrando o PS3 fat e o 3DO como também eram enormes, mas daqui vc já disse que o PS3 não era o mais potente.

Livio
Livio
Responder a  Livio
8 meses atrás

Pode ser a resolução ou angulação no momento em que foi tirada, mas as arestas da parte superior aparentam não estar bem finalizadas:

Ou estamos perante um caso de case de exibição, assim como foi feito com o PS4 : https://youtu.be/WW-1kYHgOB4

Livio
Livio
Responder a  Livio
8 meses atrás

Vi o vídeo na página da IGN e nem de plástico essa case de exibição é (0:20)(parece que no final do vídeo explica como a “caixa” foi feita), este é o motivo de ver deformações na “caixa” nas fotos da IGN, o que aparenta que nem é uma case oficial da MS, quem tá afirmando potência ao “ver” o tamanho da caixa aposta na mera especulação, ou seja, como o Mário diz “vale o que vale”.

Por isso que achei estranho comparações de tamanho com os demais consoles sem que as verdadeiras dimensões estejam no site oficial do Xbox (pesquisei tanto na BR quanto na US). Afinal porque não divulgam as dimensões? Ali foi só conceito e ainda não decidiram? Ou será maior que o apresentado e ficaram receosos com a reação do público (a exemplo do One fat que era grande com fonte externa)? São respostas que provavelmente só saberemos na E3.

Fonte do vídeo: https://www.ign.com/articles/2019/12/14/how-big-is-the-xbox-series-x-our-best-guess

PS: Quem diria, MS apresentou um conceito de caixa e um teaser de como os jogos poderão estar no Series X e muita gente aplaudiu, só que parte destas criticam a Sony por fazer parte do mesmo (porque o console ela sempre mostra um exemplo real de como é o console)

Fernando
Fernando
Responder a  Livio
8 meses atrás

E o PS3 não era o mais potente, são dados técnicos com quase 15 anos de idade abertos à todos. Tem um CPU melhor e os estúdios first party da Sony com programação dedicada conseguiram bons resultados, ok é isso. O Xbox 360 original também é enorme e é barulhento, além disso tem a diferença de duas arquiteturas diferentes, o 360 teve um GPU recém desenvolvido pela AMD na época, e o PS3 teve uma GPU NVIDIA de arquitetura que estava prestes a ser substituída. Também o PS3 teve dois pools de memória separados, e ainda era memórias diferentes, GDDR3 e XDR, controladores de memória diferentes, placa maior. Some a isso um PSU interno de 300w.
Como disse em outro comentário, o PS3 certamente é a vergonha da engenharia de consoles da Sony.

Ok o Devkit do PS5 não é tao pequeno, mas é mais compacto que o Series X se você considerar o formato retangular com todos os lados bem largos, e uma saída de ar enorme. Estou considerando que a MS se tornou tão competente no design de consoles ao ponto de ter o Xbox One X 40% mais potente que o PS4 Pro, com tamanho menor, PSU interno, rodando em velocidades mais elevadas e mais silencioso. Se uma empresa que atingiu esse nível de competência técnica precisa de um caixote daqueles, não há como ele ser o menos potente.

Agora fora suposições sobre tamanho de console, vamos considerar que já é relativamente caro fazer uma máquina com algo semelhante a RX5700 XT e a Sony não tem um hardware de entrada para poder extrapolar. Por que eles vão dar a chance da Microsoft vender mais barato por desempenho semelhante? Do ponto de vista de negócios, é positivo todos os rumores atuais quando eles não tem uma máquina de entrada e uma de nível entusiasta. O erro foi não ter previsto essa possibilidade lá no começo, mas não sabemos ainda se foi um erro até o mercado mostrar se vai aceitar ou não esse modelo.
Em cenários hipotéticos:

1 – o lockhart barato faz muito sucesso como porta de entrada para nova geração com pessoas que normalmente demorariam entre 2 a 3 anos para atualizar, e o Series X é um sucesso com entusiastas buscando o melhor gráfico e desempenho. Assim o começo do PS5 é lento, não apenas por especificações e preços, mas por que também sua lienup no primeiro ano é tradicionalmente fraca. A lineup do Xbox também não será tão forte, ambos os consoles terão como principais jogos games que podem ser jogados em consoles atuais, TLOUS2, Halo Infinite e Cyberpunk 2077. A melhor versão de todos os jogos fala alto com entusiastas e o Xbox consegue direcionar bem as mensagens de potência;

2 – o lockhart é barato, mas a noção de um console mais fraco aliado à popularidade do Playstation não atrai tantos consumidores. o Series X é muito caro e a Sony faz um bom trabalho em não divulgar números de especificações, apenas enfatizando que o console é poderoso e rápido e mostrando aquelas famosas tech demos controladas. Os jogos no lançamento são crossgen e não estão nem perto de levar os sistemas novos à limites, na verdade os últimos jogos ainda parecem incríveis em um PS4 Pro e One X e Hellblade 2 não é um produto para 2020. As pessoas percebem que 9,2 tflops RDNA em um console ainda é uma coisa muito boa, principalmente num mundo em que técnicas de reconstrução temporal avançadas tornam a resolução nativa não tão importantes, principalmente quando a muitos consumidores ainda não tem TVs 4K e muitos dos que tem não sabem de verdade como aproveitá-las.

Livio
Livio
Responder a  Fernando
8 meses atrás

Lembrando que a MS foi tão competente mas o One X chegou 1 ano depois e isso dá tempo de conseguir componentes menores e mais eficientes, só lembrar do PS4 em relação as memórias, e com isso pode-se diminuir o tamanho da placa e do console.

E como você estima o tamanho do console (Serie X) se não temos um modelo real e nem as dimensões foram divulgadas pela MS? Eu até pensava que aquelas fotos no IGN eram de um protótipo real, mas nem isso era. Em nenhum local há um protótipo real. E aquela foto do Series X com o controle a frente já gera dúvida igual aquela em que a MS tratava o One S menor do que as dimensões reais.

E algo que percebi nas suas respostas, nem você acredita que o Series X terá 12TF RDNA, pois em cada citação você só cita 12TF e não fala da arquitetura, já com o PS5 você trata o inverso falando 9TF RDNA ou 9,2TF RDNA.

Livio
Livio
Responder a  Fernando
8 meses atrás

E sinceramente, estou torcendo para que o Series X seja realmente 12TF RDNA, porque se não for já vais ficar decepcionado antes mesmo de começar a geração.

Xbox sem kinect vai alcançar o PS4….
DX12 vai mostrar o quanto o One é poderoso e assim passará o PS4…
Cloud equivale a tantos Xbox One e ficará mais poderoso que o PS4…
One S tem leitor BD 4K e as vendas do One passarão o do PS4….
One X é o mais poderoso e venderá mais que o PS4….

Só a recordação de algumas coisas que “iriam acontecer”(defendidos por você) nos anos anteriores

Livio
Livio
Responder a  Fernando
8 meses atrás

@Mário ontem fui em uma consulta médica e, ao olhar para a parte de traseira do PC do médico, fiz uma viagem ao futuro e já vi o modelo slim do Xbox Series X! Esse eu asseguro que tem 300W de potência!

PS: O nome desta empresa era Microsol, uma empresa brasileira que foi adquirida pela APC Schneider Electric. Esse modelo existe no mínimo há 5 anos.

Fonte: https://www.apc.com/shop/br/pt/products/Regulador-de-tens%C3%A3o-da-APC-Microsol-300-W-bivolt-115V/P-CUBIC300BI-BR

Livio
Livio
Responder a  Fernando
8 meses atrás

Juro que é a última vez que perco tempo neste assunto de potência ao ver o formato da caixa, pois gastei um tempinho aqui fazendo 2 imagens, pois como diz o ditado “uma imagem vale mais que mil palavras”, no caso valem por mais que duas mil palavras.

Utilizei as mesmas imagens que o Netto publicou, por acaso a imagem do devkit é a mesma que citei em uma resposta para você sobre o mesmo tema semanas atrás.

Fiz a comparação da dimensão do Serie X com o controle contigo na imagem e pesquisei as dimensões do controle do Xbox One, do mesmo modo comparei as dimensões do devkit (com algumas ressalvas) com o controle da imagem e utilizei as dimensões do DS4. Como em uma das respostas você fala do formato retangular com todos os lados bem largos então nada mais justo que calcular a área total aproximada dos aparelhos. A área total é aproximada devido não termos as dimensões oficiais tanto por parte da Sony quanto da MS e também devido as características da imagem como angulação em que a mesma foi capturada.

Por serem produtos com altura, comprimento e largura foi utilizada a área utilizada é a do paralelepípedo.

Dimensões do Series X
A comparação foi fácil de se realizar, utilizei o software livre Inkscape para definir a projeção das dimensões do controle no formato altura*largura, formando um retângulo.

Dimensões do controle do Xbox:
altura = 6,09cm
comprimento = 10,18cm
largura = 15,29cm

Posicionei o retângulo do controle nos limites do Series X. O console tem largura um pouco menor que a largura do controle e altura um pouco menor que 3*altura do controle(na posição em que está na foto a altura = comprimento do controle). Como o topo do Series X sugere que seja um quadrado então o comprimento é igual a largura. Note que fiz arredondamento considerando a largura do console igual a do controle e a altura equivalente a 3 controles um em cima do outro.

Possíveis dimensões do Series X:
altura = < 3*comprimento controle ≃ 3*10,18 = 30,54cm
largura = < largura controle ≃ 15,29cm
comprimento = largura ≃ 15,29cm
área total = 2*(al + ac +lc) = 2335,39cm²

Dimensões do devkit do PS5
Aqui a comparação foi complicada devido as condições em que a imagem foi obtida, a angulação(lembre que a lente das câmeras é esférica o que afeta as áreas próximas a borda) não vai refletir a proporção das dimensões do controle em relação ao console. Tomei como comparação o devkit à direita pois o joystick esta em cima dele.

Do mesmo modo que fiz no Series X fiz a projeção da imagem do controle, a diferença que nesta imagem temos largura*altura*comprimento (na do Series X a imagem só tinha altura e largura).

Dimensões do controle do PS4(na posição em que está na foto)
altura = 5,2cm
comprimento = 16,2cm
largura = 9,8cm

Para o cálculo das dimensões do devkit do PS5 há algumas ressalvas, não considerei a altura total do devkit, considero a metade(ou até menos) devido achar que metade dele é destinado a refrigeração, a metade da altura do devkit pode ser um pouco maior que a altura do DS4(com o joystick deitado). Devido a situação da imagem não dá para definir a largura do devkit, é certo que é maior que 3*largura do DS4, mas não dá para assumir que seria 3,5 vezes a largura do controle. O mesmo se aplica ao comprimento que na imagem dá a sensação de ser 1,5*comprimento do DS4. Ao contrário do Series X em que foi feito o arredondamento para cima, aqui faço para baixo, aliás as dimensões ficam bem parecidas com o do PS4 Pro na aplicação das ressalvas.

Possíveis dimensões do devkit do PS5:
altura = > altura do controle ≃ 5,2cm
largura = > 3*largura controle ≃ 3*9,8 ≃ 29,4cm
comprimento ≃ 1,5*comprimento controle ≃ 1,5*16,2 ≃ 24,3cm
área total = 2*(al + ac +lc) = 1987,32cm²

Na comparação de áreas totais o Series X tem mais área que o devkit (2335,39cm² contra 1987,32cm²) que são valores bem próximos, aliás se considerar a largura do devkit como sendo 3.5*largura do DS4 os valores ficam mais próximos. É de se lembrar também que o formato do console final não é esse, mas as dimensões da placa tendem a ser bem próximos, caso lembre do vlink do vídeo que postei na reposta de semanas atrás.

Logo não dá para afirmar que um terá 12TF e o outro 9TF só pelo formato/dimensões da caixa, já que poucos centímetros podem fazer a diferença na área total.

Lembrando que as dimensões apresentadas são especulativas por não existirem dados oficiais por ambas as empresas.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 meses atrás

A do XsX tá praticamente igual ao que estimei, já a do devkit…..

O devkit com 51cm de largura ou comprimento é muito grande, não seria 31cm? O que ficaria 31*31*16, se for assim também fiquei bem próximo dos valores. 16cm de altura é aceitável, mas lembrando que na estimativa estipulei menos que a metade por achar que boa parte da altura é devido aos radiadores de refrigeração

nETTo
nETTo
8 meses atrás

Ué, o próprio Phill disse em entrevista ao gamespot que o Series X teria 2x a capacidade de GPU do One X, no sentido literal isso seria 12tf né, mas como se sabe que o Series X será Rdna e este tem um melhor desempenho, beirando os 40%, se estes rumores forem verdadeiros o Series X seria 3x mais capaz em GPU que o One X, e sendo Phill o cabeça do Xbox como ficaria a sua oficial declaração de 2x?

Brunoab
Brunoab
Responder a  nETTo
8 meses atrás

Por essa afirmação eu já concluo que a MS não tem o console mais potente.

Como eles não tem, melhor dar declaração ambígua para degradar a informação… diz ser 2x o xoneX, mas não confirma se são 12TF ou 2x o poder, mas tb retwitta quem fala que são 12TF.

Exatamente igual os exclusivos, como a MS não tem agora na E3 eles botaram a palavra exclusivo até pra trailer de anuncio de jogo, afinal se “até trailer é exclusivo” então nada é exclusivo.

Quero ver qual é a abordagem da Sony.

Brunoab
Brunoab
8 meses atrás

Eu não levo a sério nenhum rumor para hypar o xbox… parece que tem uma galera, ~200 pessoas no mundo, de Inceis frustrados que viraram fanboys do xbox e ficam o DIA TODO na internet espalhando desinformação e mentiras PROPOSITALMENTE.

Mario, o Cory falou que vai estar na CES 2020 e curtiu um twitte do push square falando meio que confirmando que vai ter coisa do PS5 lá.

a AMD falou que vai anunciar o Zen3 também, e tem boatos que vão falar do RDNA2.

Lisa Su falou que o Cerny “pensa no futuro”

então, quem aposta em RDNA2 feito para a Sony, não o RDNA1 – Navi como tinham boatos, e Zen3 no PS5?

Zen3 já está pronto desde o ano passado e só espera a fabricação de 7nm+ e a AMD ganhar mais grana com o Zen2, não seria o fim do mundo botar isso no PS5 se ele for com APU em 7nm+

Acho que não seria bom marketing falar do PS5 na semana de anuncio do Zen3 e RDNA2, sendo que o PS5 não tem Zen3 e RDNA2 e sim Zen2 e RDNA1 ?

Meu palpite, de otimista fã da sony e acreditando na *teoria da trolha reversa… RDNA2 é a arquitetura que a Sony ajudou a criar com a AMD para o PS5, e não o RDNA1 Navi como teve boatos, a principal diferença é que o RDNA2 vai ter VRS e RT padrão da AMD enquanto o RDNA1 não tem. MS vai usar RDNA1 no xoneSX e vai ter RT e VRS feitos por ela própria, inclusive já aparece patente de VRS da MS e fanboy do xbox começou a vomitar na internet que isso confirmava que o xoneSX vai ter VRS e o PS5 não, então a trolha reversa se aplica nisso tb uhauhauha

*teoria da trolha reversa é que acontece direto de fanboy do xbox hypar rumor e acabar tomando reverso disso… tipo hypar aquisição de estúdios e a MS comprar estudios de jogos Indies flopados e acabar que a Sony compra a Insonminiac que fez AAA +10m em vendas.

Agora teriamos fanboy do xbox hypando a patente da MS sobre VRS e que a Sony não ia ter isso no PS5, quando na verdade a trolha reversa é que a MS vai usar RDNA1 e por isso precisa de RT e VRS separados, enquanto a Sony vai usar o RDNA2 com RT e VRS padrão da AMD.

Ainda temos o RT, que fanboy do xbox hypava falando que o PS5 não ia ter, acaba que o RT do PS5 vai ser no RDNA2 e vai ser melhor que o da MS que é solução separada para também servir no Azure e por isso inferior ao RT da Sony para apenas jogos.

Brunoab
Brunoab
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 meses atrás

peguei uns indícios e so especulei.

não falei nada como se fosse verdade…. o RDNA2 e Zen3 é APENAS pq a AMD deve falar disso na CES e a Sony deve falar do PS5 lá tb, então faria sentido falar na mesma feira se o PS5 tiver RDNA2 e Zen3.

o resto do xbox SX ser RDNA1 e Zen2 é apenas pq até pouco tempo atras caixista hypava como Realidade o RUMOR do PS5 não ter RT e VRS e ambos serem “exclusivos e patenteados” pela MS. Como a regra é clara que fanboy do xbox sempre se ferra quando espalha fake news na internet, suponho que o xbox SX é RDNA1 e Zen2 com RT mais fraco que o PS5 AUHUHAUHAUHU

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  Brunoab
8 meses atrás

Cara, voce fala do hype de fanboy de Xbox, mas leia seu comentário, é puro hype pro PS5, qual a diferença desses fanboys Xbox que voce vive falando pra esse seu comentário???

nETTo
nETTo
Responder a  Fernando Molina
8 meses atrás

kkk

Brunoab
Brunoab
Responder a  Fernando Molina
8 meses atrás

e é mesmo, mas é tudo suposição baseada em um indicio, da Sony apresentar o PS5 na CES junto com a AMD falando de Zen3 e RDNA2, e que eu espero ser verdade.

o problema da seita do xbox é que eles espalham como VERDADE.

bem diferente do “RT e VRS EXCLUSIVO DO XBOX SX” como caixista espalhou ai na internet.

o suposição do xbox SX ser RDNA1 e Zen2 é apenas pq caixista sempre toma no brioco quando fica hypando RUMOR COMO REALIDADE de RT e VRS exclusivos do xbox.

Comecei com playstation 3 em 2011, desde então só vi fanboy do xbox falar merda da sony so para dali 6 meses a bosta que ele falou cair na cara dele.

“bééé driveclub ON LINE LIXO psn lixo, LIVE SUPREMA”

ai tomaram 4 anos de HALO MCC com on line bichado e jogo todo BUGADO.

“PSN LIXO”

tomaram 4 dias de Live Off line no lançamento do Gears 5

“zera e joga fora bééeé”

ai vc vai jogar o MP do Gears 4 e 5 e fica 1h procurando e não acha partida e descobre que até hoje da para jogar Uncharted 1 pq o DESCARTÁVEL É MP.

Livio
Livio
Responder a  Brunoab
8 meses atrás

Supondo que este rumor seja real, fico com 2 dúvidas:

  • Chips RDNA1 são mais baratos que RDNA2? Se sim supondo que o PS5 usa RDNA2 e o Series X RDNA1 isso explica os rumores do Series ter 12TF RDNA, já que o custo dos chips é menor e dá a liberdade para utilizar um de maior “potência”?
  • A AMD não fez uma conferência dizendo que os novos consoles seriam RDNA2?
João Magalhães
João Magalhães
8 meses atrás

Muitas informações suspeitas… já que nas especificações não aparece nada de RT no PS5 que já foi confirmado via HW por Marck Cerny.

Pode ser que o vazamento até seja real,mas talvez de um antigo Dev Kit ou faltam partes nele.

Se não for real uma coisa é certa! Muitos Mister X média em ação do lado do Xbox, e a decepção vai vir a galope.

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Mário Armão Ferreira
8 meses atrás

Já me deixaste curioso…
A ver vamos!!!

HENNAN SANTOS CARVALHO
HENNAN SANTOS CARVALHO
8 meses atrás

Sinceramente, acho 9 Tflops algo mais realista. Continuo acreditando que será difícil montar um console com 12 Tflops abaixo dos 500 dólares.

marckos
marckos
Responder a  HENNAN SANTOS CARVALHO
8 meses atrás

E não é só a questão do preço… Teria que saber como seria lidar com o calor/consumo/resfriamento em um console de 12 TFlops com oito núcleos Zen2 na CPU… Uma gpu RX5700 xt, que é 9 TFlops, trabalha com TDP de 225W, imagina um console como esse…

Sem contar que o diretor da Nvidia,Jensen Huang, que tem acesso a informações privilegiadas, afirmou recentemente em um evento que os novos consoles seriam mais fracos que a versão de laptop da RTX 2080… Então também tenho dúvidas sobre esses 12 Tflops, pois está mais para 9 Teraflops Navi, tanto no PS5 como no Xbox Sex

Brunoab
Brunoab
Responder a  marckos
8 meses atrás

realmente, eu sempre confio no que o CEO da Nvidia fala.

uhauhauhah

a empresa que já usou Cheat no driver para inflar nota em benchmark…

marckos
marckos
Responder a  Brunoab
8 meses atrás

Bem, não sei, mas em 2013, ANTES das especificações oficiais do PS4 e do Xbox One(que nem tinha nome ainda) saírem , ele fez algo parecido em um evento da Nvidia, e acabou acertando…

http://www.winmatrix.com/forums/index.php?/topic/36424-console-vs-pc-performance-over-time/

https://www.eteknix.com/xbox-720-to-have-less-gpu-performance-than-the-ps4/

Daqui algum tempo vamos saber se ele também estará certo em relação ao Ps5 e X Box series X…

daniel
daniel
Responder a  marckos
8 meses atrás

Quanto ao TDP, os consoles são otimizados, e gastam bem menos energia quando comparados com o PC. Para se ter uma ideia, o one X tem um tdp em full load menor que uma rx 580 sozinha. O maior problema é o preço dessa potencial brincadeira mesmo. A dissipação do One e One X são muito boas, não vejo eles errando aqui, talvez muito em função do que foi o pesadelo do x360 quanto a isso (um trauma).

Livio
Livio
8 meses atrás

[OFF] Dizem que este é o aspecto da parte traseira do novo Xbox, pelas entradas de ar já descartam a solução de refrigeração de outro mundo que alguns soltaram nos sites:

error: Conteúdo protegido