Novos rumores permitem comparar as supostas especificações dos Dev Kits da PS5 e Anaconda

Apesar de muitos rumores e informações de insiders que se contradizem, tornando todo e qualquer rumor pouco credível, num deles foram colocados na internet aquilo que eventualmente serão as especificações dos devkits das futuras consolas.

Rumores… atualmente é disso que se tem falado aqui na PCManias. A realidade é que a procura por estas informações mostram a sede de dados sobre as consolas de nova geração que as pessoas possuem, e como tal os rumores são cada vez mais activos.

Mas rumores… são rumores… Podem ser verdade, podem ser mentira. Valem o que valem, e nesse sentido, especialmente após a grande quantidade de desinformação que existiu na geração anterior, olhar para estas informações como fiáveis é algo difícil.

Seja como for, recentemente foram publicados dados sobre os supostos devkits de ambas as consolas. Podem ser ambos falsos, pode um deles ser falso, e podem mesmo os dois serem verdadeiros. Nada garante nada. Mas eis os dados publicados:

ANACONDA



As especificações do Dev Kit da Anaconda foram colocados online no Reddit a 4 de Abril, e eram:

DANTE ( XDK )

CPU: Custom AMD Zen 2 8C/16T @ 3.2GHz
GPU: Custom AMD Navi @ 1475MHz
MEMORY: 48GB GDDR6 @ 672GB/s
STORAGE: SSD 4TB NVMe @ 3GB/s

Estas especificações divergem das publicadas recentemente na PCManias no documento escrito à mão, e que referia as seguintes especificações para o mesmo Devkit:

CPU: 2x 4nucleos Zen 2 para um total de 8C/16T @ 3.2 Ghz
GPU: AMD Navi alterado @ 1455 Mhz com 11.175 Tflops
MEMORIA: 48GB GDDR6@672GB/s
DISCO: SSD2TB NVMe

Diferentes, mas parecidos o suficiente.

Olhando para uma arquitectura standard GCN, com 64 CUs, 4 desactivados para rendimento de produção e 60 activos, os valores de velocidade e Tflops anunciados fazem sentido. E nesse caso a diferença entre as duas velocidades de relógio dos dois rumores implicaria para cada um dos casos 11.174 Tflops e 11.328 Tflops, respectivamente. Valores globalmente muito semelhantes!

De referir que caso a Navi continue a usar esta metodologia de contabilização de performance, há uma incongruência com os valores registados no benchmark existente ao Navi. E tal confirmaria que a AMD escondeu os valores reais do GPU.

As diferenças de disco não são significativas uma vez que poderão perfeitamente existir duas versões do SDK com capacidades de disco diferentes conforme as necessidades do criador.

Os restantes dados são absolutamente idênticos.

PS5

As especificações do kit de desenvolvimento da PS5 foram publicados recentemente, e os dados fornecidos são semelhantes em estrutura:

Mas começemos pelos dados já confirmados oficialmente para a consola:

CPU: Zen 8 núcleos
GPU: Navi costumizado
DISCO: SSD ou algo semelhante

E agora os dados do Rumor:

CPU: Aparece como Zen 7.
GPU 18432 mb de RAM acessível @ 1850 Mhz
MEMORIA: 64GB@733GB/s
DISCO:SSD 4TB

Compilando os dois dados:

CPU: Zen 8 núcleos ultima geração.
GPU: Navi costumizado com 18432 MB de RAM acessível @ 1850 Mhz
MEMORIA: 64GB@733GB/s
DISCO:SSD 4TB



Aceitando que o SMT está activo, o CPU terá os mesmos 16 Threads.
Aceitando as contas de cima, e que o GPU tem igualmente 60 CU, estaremos perante 14.2 Tflops. Se formos para menos, com as mesmas contas, teremos 13.2 Tflops com 56 CU, 12,31 Tflops com 52 CU.

O curioso é a largura de banda. Este devkit para 733 GB/s estaria forçosamente a usar as novissimas DDR 4 de 10 nm, capazes de 118.2 GB/s e dois módulos de 8GB de HBM2 Aqua da Samsung capaz de 307.2 GB/s. Se estas memórias forem as que Sony anda a comprar ela deverá conseguir algo na ordem dos 630 GB/s na consola final com os referidos 8 GB de HBM2 em dois módulos de 4 GB?

Outro ponto do leak que é curioso é a referencia a uma suposta nota que refere que os documentos da Sony indicam que apenas o GPU do SOC está funcional no momento, o que poderá dar a entender um segundo GPU dedicado a tarefas específicas como o Ray Tracing. Na altura não liguei muito a isto, mas agora começam a surgir referências a que tal pode ser uma solução usada. No entanto, sendo um kit de desenvolvimento o segundo GPU poderá estar presente apenas para poupar recursos ao outro. Mas se é assim, porque não funciona e porque?

Verdade? Mentira? São os rumores atuais! Só é triste é que hajam pessoas que não contribuem nada no meio de tudo isto ao lançar informação falsa, porque senão já saberíamos algo de real sobre o assunto.

Mas se tudo isto for verdade… e se elas riverem chips ou segundos GPUs dedicados a ray tracing, qual será o preço destas consolas? Assim talvez se perceba a necessidade de um segundo SDK mais acessível pois estas deverão ser bastante caras.

Sinceramente, numa opinião pessoal, creio que as duas consolas irão sair muito semelhantes a nível de performances globais. Mas com que especificações e que preço é o que falta saber,

Fica igualmente uma nota sobre um outro rumor, que cito:

Multiple insiders have now confirmed it’s true Xbox “Anaconda” will be more advanced as rumored.

Segundo este rumor, vários insiders, tem vindo a referir que a Anaconda será mais avançada que a PS5. Este rumor tem-se traduzido em a Anaconda será “mais poderosa”, algo que não é a exacta tradução do referido.

O que mais avançada quer dizer é algo que requer confirmação mas que não conflitua forçosamente com as especificações de cima. O que quer dizer mais avançada?

Segundo as mesmas pessoas que avançaram com essa frase, tal deverá estar relacionado com a presença de um acelerador Ray Tracing, ligado ao APU pelo infinity fabric. Pelos dados conhecidos, a PS5 aparenta ter removido o infinity fabric, e nesse sentido estes insiders presumem que a PS5 não apresenta a mesma solução ray tracing, sendo por isso a Anaconda considerada como mais avançada.

Mas talvez a solução da Sony seja exactamente um segundo GPU, externo sem componente gráfica, mas apenas GPGPU, e dedicado ao ray tracing, o que furaria o conceito.

Enfim, os rumores são interessantes, mas ficam mais questões no ar, do que há respostas, e pior do que isso… pode ser tudo falso.



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Bruno Ribeiro
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Bruno Ribeiro

Rumores serão sempre rumores, mas acho que neste caso, especialmente, nem sequer estes specs podem ser tomados em consideração.

Vejamos… A Navi a esta altura, é inexistente.

Logo, mesmo que estes specs sejam factuais, serão sempre uma aproximação a performance esperada do hardware final, ou nem isso.

Talvez apenas um hardware mais potente onde os jogos possam ser feitos já com aspecto next-gen. E depois portados para o hardware final, que será igual ou mais poderoso em potência.

Seja como for, será hoje que saberemos tudo sobre a realidade da NAVI.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Tá loco uai. Essas especificações aí os consoles vão sair a 1000 dólares. Kk

daniel
Visitante
daniel

Vi que o Arthur Gies da polygon deu uma declaração de que saberemos mais da próxima geração da microsoft nas próximas semanas (antes da E3). Mário, você não acha interessante a microsft fazer uma conferência a parte, falando das specs do console, assim como foi o xbox one em 2013? Salvo engano teve uma apresentação com 20 dias antes da E3. Falo isso pelo fato da pegada da E3 ser diferente, e ter que apresentar 2 consoles, detalhes técnicos, implementação de ray tracing, etc, demanda muito tempo. A conferência, para o público comum que gosta de ver jogos, ficara muito massante. Acho que um inside xbox só falando sobre o novo console seria interessante, até para chamar os desenvolvedores e explicar tim tim por tim tim. Ou você acha que está muito cedo para detalhar, ficando tudo para a E3 mesmo, mais ou menos como foi com o ONE X, com um breve resumo do que vai ser o console, e 2020 eles soltam a informação completa.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Também acho interessante essa apresentação a parte focada no hardware.
Embora se forem lançar no fim de 2020 está muito cedo.

Na E3 espero que a MS traga surpresas no quesito games e que tenham já alguma substância, não apenas conceitos. 2 ou 3 jogos grandes com melhor qualidade que Crackdown e Sea of Thieves (que com todo respeito aos fãs, são completamente esqueciveis) – e que esses não sejam os 3 já conhecidos – e com foco single e online (as duas coisas no mesmo game) já seriam suficientes pra mim por hora, até os estúdios novos produzirem algum resultado.
Minhas esperanças são muito poucas, mas espero realmente que hajam boas surpresas pra gregos e troianos e o próximo Xbox honre o nome, trazendo o que realmente importa que são bons games, e não estejam na vibe de que ter um console mais forte vá ser a principal atração, pois não é. Sony e Nintendo já provaram que potência sem software não é nada.

Livio
Visitante
Livio

Rapaz dos 3 conhecidos já saiu notícia na semana passada que em maio teremos novidades do Forza 8, mesmo a Turn10 dizendo que não terá Forza este ano.

Brunoab
Visitante
Brunoab

anuncio do Forza 8 para o ano que vem, rodando no Anaconda.

por isso o intervalo de tempo maior no laçamento, é para console novo… e nada de fazer o de sempre… forza 6 + DLC = Forza 7.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Espero que Forza demore pois se sair agora, praticamente não tem mais o que fazer alí, já deu. Apesar de bom, está igual como Brunoab citou abaixo.

Brunoab
Visitante
Brunoab

esse Arthur é o cara que inventou o “secret sauce” e ficava falando varias bobagens do PS4 para desmerecer ele e falar que o xone era mais poderoso…

“no papel o PS4 é mais poderoso, na pratica não.”

se prepare, que os fanboys lunáticos do xbox vão voltar com tudo nesse inicio de geração, o misterXmedia já esta produzindo delírios no forum dele.

Brunoab
Visitante
Brunoab

anaconda, anuncio na E3 sai no final desse ano.

PS5 anunciado próximo do lançamento do Anaconda, pode sair em Março de 2020 ou no fim do ano de 2020, a depender do que a MS vai anunciar…

PS5 vai sair depois, para ser mais poderoso e a Sony vai “copiar” a estratégia de anuncio do xoneX, e vai ficar Hypando “poder” no intervalo de tempo entre o lançamento do anaconda, até sair o PS5.

A diferença de poder da GPU vai vir da vantagem da HBM2, a diferença de calor e consumo em favor da HBM2 vai possibilitar a GPU rodar ~400 MHz mais rápido consumindo e esquentando ~ a diferença entre GDDR6 e HBM2.

Ainda estou em duvida sobre a quantidade de RAM em cada um, esses Devkits são os finais ou parcial? pq se for final, em geral tem o dobro de ram que o console…

Mas pode ser um parcial, igual a Guerrilla Games recebeu da Sony com somente 4GB de RAM… se bem que lá foi um aumento de “ultima hora”

Então, qual o palpite, esses devkits em com o dobro de RAM do console final ou vem com a mesma quantidade por serem devkits “parciais”:

anaconda: 48 ou 24GB GDDR6

PS5: 48GB DDR4 + 18GB HBM2 ou 24GB DDR4 + ~8GB HBM2

Suponho que o RT do PS5 vai ser menos eficiente que o do anaconda, apenas pq o do PS5 vai ter multiplas aplicações, indo de audio 3D até aqueles “raios” que a Naught Dog usa no Last of Us 2 para IA enquanto o do Anaconda vai ser dedicado apenas a RT.

Talvez dai o “mais avançado”.

Fernando Molina
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Fernando Molina

Praticamente sem chance da Microsoft lançar esse ano, ela não vai querer dar todo esse tempo de marketing pra Sony falar em poder do PS5, eu chuto que os dois serão lançados no final de 2020, Microsoft anuncia na E3 e lança ano que vem, igual fizeram com o One X, anunciado na E3 2016 e lançado no final de 2017, mas sei lá, vamos aguardar

Brunoab
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Brunoab

Sei lá, ela saiu bem desesperada no x360 para chegar antes da Sony no mercado, e só assim para ela empatar em vendas…. Com um 1 ano a mais vendendo.

Será q ela vai repetir o xone, xoneX ou o x360 na questão do lançamento ?

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Espero muito que ela repita em tudo o x360, menos o defeito da 3rl claro kkk, pra mim um dos melhores consoles já lançados, na geração anterior a Sony teve uma concorrencia que até então nunca tinha tido, o 360 era muito bom, fez um barulho no mercado, que geração fantástica tivemos com 360 vs PS3

Fernando
Visitante
Fernando

Colocaram novas especificações no Resetera, podem ser falsas mas tem uma informação interessante. Dizem que a Navi vai aumentar a quantidade de SPs dentro de cada CU de 64 para 80 e isso vai permitir aumentar desempenho.

PS5′ ou ‘PLAYSTATION (R) 5’ | US $ 449 / € 449 / £ 399 / ¥ 44.980 | Mar ‘, Sept’, Oct ‘ou Nov’ 2020

SoC 7nm personalizado AMD-SONY:
ZEN 2 | 8 Núcleos e 16 Roscas @ 3.2GHz (2 x Cápsulas de CPU 4X Stock)
NAVI + | 56 CU @ 1420MHz e 12.75TFlops (1 GPU personalizada / IO Chiplet) **
HBM3 | 32GB @ 1TB / s | Design de Fan-Out + Dissipador de Calor da Parte Inferior (4 Pilhas x 4-Hi x 16Gb a 2.0Gbps, 4096-bit) *** (parte inferior das microplaquetas do barril hbm3)
Aceleração RT, Aceleração VR, Co-Processador de Áudio 3D, Variante HBCC, Barramento Coerente
** 64 CU c / 8 Desativado para rendimento. Navi = 80 SP por UC (acima de 64) + Aumento da taxa de transferência do Shader. *** 6GB inicial Reserva para OS.

MEMÓRIA ADICIONAL E ARMAZENAMENTO:
Cache / Bloco de anotações SSD Hi-End de alta velocidade de 240 GB @> Leitura de 5 GB / s, Gravação de 3 GB / s, Controlador de armazenamento On-SoC
HDD de 2 TB de 2,5 “SATA-III de 7200 RPM
Substituição de armazenamento em massa: qualquer HDD / SSD SATA-III de 2,5 ”
Expansão de Armazenamento em Massa: Qualquer HDD / SSD SATA-III externo (USB 3)
E / S, CONECTIVIDADE E MÍDIA:
Frente: USB 3.1 x1 + USB-C 3.1 x1 (carregamento rápido)
Traseira: USB 3.1 x1 + USB-C 3.1 x1 + HDMI 2.1 x1 + 10 Gigabit Ethernet
Sem fio: Bluetooth 5 + Wi-Fi 802.11ac 2.4 / 5.0GHz
Unidade óptica de DVD / BD / BD-3D / UHD-BD / BD-XL

Xbox Scarlett-Annaconda ou, ‘XBOX INFINITE | EDIÇÃO 4K ‘| US $ 499 / € 499 / £ 429 / ¥ 49.980 | SoC de 7 ou 7 de novembro de 2011

AMD-MS Customizado:
ZEN 2 | 8 Núcleos e 16 Roscas @ 3.2GHz (2 x Cápsulas de CPU 4X Stock)
NAVI + | 58 CU @ 1475MHz e 13,68TLops (1 GPU Custom / IO Chiplet) **
Aceleração RT
** 64 CU c / 6 Desativado para rendimento. Navegação = 80 SP por Cu (acima de 64) + O aumento da taxa de transferência Shader motor.

ARMAZENAMENTO DE MEMÓRIA:
GDDR6 | 24 GB a 768 GB / s | (384 bits) [JOGO]
DDR4 | 8GB @ ~ 30GB / s | (128 bits) [OS]
2 TB MVMe SSD @ => 3.5 GB / s Leitura, 2.5 GB / s Write
E / S, CONECTIVIDADE E MÍDIA:
Frente: USB 3.1 x2 (carregamento rápido)
Parte traseira: USB 3.1 x1 + saída HDMI 2.1 + HDMI 2.1 In + 10 Gigabit Ethernet
Sem fio: Bluetooth 5 + Wi-Fi 802.11ax 2.4 / 5.0GHz + IR
Unidade óptica CD / DVD / BD / BD-3D / UHD-BD

Xbox Scarlett-Lockhart ou, ‘XBOX INFINITE | EDIÇÃO HD ‘| US $ 299 / € 299 / £ 279 / ¥ 29.980 | Outubro ou novembro de 2020

SoC de 7 AMD-MS Customizado:
ZEN 2 | 8 Núcleos e 16 Roscas @ 3.2GHz (2 x Cápsulas de CPU 4X Stock)
NAVI + | 32 CU @ 1125MHz e 5.76TFlops (1 GPU personalizada / IO Chiplet) **
Aceleração RT
** 36 CU c / 4 Desabilitado para rendimento. Navegação = 80 SP por Cu (acima de 64) + O aumento da taxa de transferência Shader motor.

ARMAZENAMENTO DE MEMÓRIA:
GDDR6 | 16GB @ ~ 448 GB / s | (256 bits) [JOGO]
DDR4 | 8GB @ ~ 30GB / s | (128 bits) [OS]
1TB MVMe SSD @ = 3.5GB / s Leitura, 2.5GB / s Write
E / S, CONECTIVIDADE E MÍDIA:
Frente: USB 3.1 x2 (carregamento rápido)
Parte traseira: USB 3.1 x1 + saída HDMI 2.1 + 10 Gigabit Ethernet
Sem fio: Bluetooth 5 + Wi-Fi 802.11ax 2.4 / 5.0GHz
Unidade óptica CD / DVD / BD / BD-3D / UHD-BD

Sem saber nada da Navi, acho muito improvável esse desempenho sem saber do TDP de um console, mas são mais informações e essas casam com a informação de que o Scarlet é o mais poderoso e o PS5 tem mais largura de banda.
É interessante que ambos estão mirando 32GB de memória, sendo que o Xbox que aparenta ter pool dividido pelo com 8GB DDR4 dedicado ao SO. Se as especificações estão corretas, faz sentido o PS5 ter mais largura de banda, pq com o pool totalmente unificado, a contenção de banda da memória para tarefas de CPU e do SO impactam mais do que na solução com pools separados.
Sobre o ponto do próximo Xbox mais avançado, os insiders que cobrem a Microsoft e tem histórico comprovado de informações vazadas dizem que é mais poderoso mesmo, não é mais avançado em termos de recursos. A Microsoft esta trabalhando para ter o hardware mais poderoso com o SKU maior e o mais barato com o SKU menor, ajuda eles em duas estratégias, a noção de ter o console de vitrine gráfica, e o fato de ter o console mais barato que tem em sua essencia tudo que o mais caro possui e só executa o jogo com GPU menor.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Se for isso aí mesmo pra mim tá excelente.

Fernando Molina
Visitante
Fernando Molina

Se forem esses preços mesmo, fico contente

daniel
Visitante
daniel

Pra mim, $399 (lockhart) e $599 (anaconda), e ps5 por $499 é mais plausível. Essas config, mesmo em 2020 não me fazem pensar diferente, principalmente a microsoft tendo que subsidiar 2 consoles. Ainda faltam detalhes de como será a implementação do ray tracing, mas vi uma explicação muito interessante do canal detonando gueek (acho que o Mário postou aqui tmb sobre) de que segundo rumores, o Anaconda teria 2 chips dedicados ao raytracing e o lockhart 1 chip, onde cada chip teria por volta de 1tf de potência. Um bom canal de tecnologia, ainda mais agora que o apresentador trabalha para o canal xbox brasil fazendo análises ala digital foundry, e vai que ele não tenha informações privilegiadas kkkk. Não sei se o ps5 faria de forma semelhante ou via software, ou se mesmo a microsoft faria assim, mas me interessa muito como os consoles vão lidar com a tecnologia.

João Magalhães
Visitante
João Magalhães

Se bater com isso aí, vai ser monstro esses novos Consoles.

E PS5 com HBM3 como assim?Quando vai ser lançado essa memória?

Fernando
Visitante
Fernando

Dos rumores lançados ate agora, achei esse o que parece mais ter algum fundamento técnico, como disse pode ser falso.

Sobre a memória HBM3, poderia ser um erro de digitação talvez. A Radeon VII está com 16GB de memoria HBM2 e 1TB/S de banda, não penso que seria dificil dobrar a quantidade de RAM.