Nvidia GTX 1060 ultrapassa a GTX 970 como a placa mais popular no Steam

A variedade de placas gráficas usadas em PC é muito grande, ao ponto de as percentagens de cada uma serem reduzidas. Seja como for, a GTX 1060 acaba de ultrapassar a GTX 970 como a placa mais usada no Steam.

Ter a GTX 1060 como a placa mais usada pelos clientes Steam mostra uma descida no nível de GPU mais usado. A GTX 970 era na geração passada uma placa de gama média alta, ao passo que a 1060 é na atual uma placa de gama média. Não está em causa se uma GTX 1060 pode ou não ser superior a uma GTX 970, mas apenas que a gama mais comum desceu um patamar.

Eis as percentagens:

Daqui ressalta outra realidade, o domínio Nvidia no PC. Mas vemos igualmente que muitos utilizadores usam as gráficas Intel dos CPUs como placa preferencial. Aliás, a percentagem de utilizadores a usarem aqueles dois GPUs Intel visualizados na imagem, e embutidos nos CPUs, acaba por ser maior que a da placa AMD mais usada, a RX 480.



Esta tabela deixa igualmente claro que os PCs topo de gama não são a maioria, motivo pelo qual, apesar de um PC poder ser bem mais potente do que uma consola, as consolas se revelam uma boa aposta pelas optimizações obtidas e que permitem performances que um PC com uma GTX 1060 nem sempre tem.

Aqui acaba por ser apenas uma questão de opção, dado que o hardware mais capaz está no lado do PC, mas a realidade é que, com as consolas a terem o maior número de vendas (e lucros) do mercado, o PC assume um plano secundário, sendo os jogos optimizados para o hardware das consolas, motivo pelo qual não só este patamar desceu da GTX 970 para a GTX 1060, uma vez que os atuais jogos correm por norma bastante bem nessa placa, mas pelo qual também não justifica actualmente verdadeiramente apostar em muito mais..



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Valerio Fernandes
Visitante
Valerio Fernandes

Não concordo com a parte “performances que um Pc com uma GTX 1060 nem sempre tem” refereste as consolas claro, no que toca aos jogos multiplataforma se igualarmos os “settings” de um jogo parecido numa consola claramente esta gráfica fica muito mais a frente, refiro me ate a uma xbox one x! Mete um Witcher 3, Assassins Origins, MGSV, BF1 entre outros tantos, com settings entre medium-high a 4K a ver se o jogo não corre melhor! Claro que um PC não é somente uma gráfica, é feito de muito mais, e tens também de ter um bom processador a acompanhar a coisa para não teres gargalo… não quero negar que as consolas sejam más, sou possuidor de uma Ps4 Pro e ja tive uma xbox one, mas montar um pc High settings fica caro sim! mas tem as suas vantagens (pirataria, jogos mais baratos, gráficos, não pagar para jogar online…) e desvantagens (alguns problemas de incompatibilidade, não são ergonómicos, crash´s, chatice de drivers e outras coisas, enquanto que a consola é so ligar e jogar…) em relação a consola… mas no que toca a gráficos e performances (fps/framerate) nada bate o PC… Concordo sim que a nivel de exclusivos uma consola faz jogos mais belos que a maioria dos multiplataformas, isso sim sem duvida!
Mas algo se perde! Fluidez! Não há nada mais belo que jogar um jogo nem que seja a 60fps bloqueados com v-sync… Comprei remastereds na Ps4 por essa mesma razão e farei o mesmo numa Ps5 se assim for… Mas é só a minha opinião, e gostos não se discutem… Abraço Mário

bruno
Visitante
bruno

Pelo que tenho entendido dessa placa, e estamos a falar de uma entre várias variantes (1060 6, 1060 5, 1060 3), com performances bastante diferentes, ela é boa para rodar os jogos atuais a 1080p e 60 fps. Pelo menos é o que me informam os benchmarks…

http://www.tomshardware.com/reviews/nvidia-geforce-gtx-1060-graphics-card-roundup,4724-2.html

Por isso não entendo como dizes para a comparar diretamente com a Xbox ONE X ou sequer a PS4 Pro que muitas vezes conseguem um acréscimo de resolução nesses títulos (incluindo AC Origins).

Seja como for, estás a falar de uma gráfica que hoje custa entre 250 a 400 euros (só a gráfica, e tudo o resto é custo acrescido). Um PC pronto de loja custa entre 800 a 1000 euros, e muitas vezes inclui um CPU mais poderoso.

Por metade, ou menos de metade disso, compras o sistema todo numa consola, sem teres que te preocupar com essa miríade de problemas.

A consola ganha.

Valério Fernandes
Visitante
Valério Fernandes

Não te esqueças que os benchmarks que tu vês a maioria todos eles são “Ultra” e falaste e bem 1080p 60 fps! Uma consola num multiplataforma não anda perto desse detalhe, claro que há optimizações internas nas consolas, mas em multiplaforma quase nada notório, depende das empresas, a uns que são bons a optimizar há outros que são péssimos… O preço sim é bastante mais caro, mas e o preço dos jogos, o online pago? Ao fim de uns tempos o preço vai dar ao mesmo, tinha ps4 comprava 1 jogo por mês (60-70€) durante quase 1 ano e meio,faz as contas… Montei a 1 ano e meio PC topo de gama,+1500€, acredita, já está bem pago com a quantidade de jogos que joguei… Agora em Outubro-Novembro apenas faço update a gráfica, claro muito acima do preço de uma consola mas tem os seus benefícios… Essa 1060 ou até uma RX 580 fazem 4K nativos a framerates jogáveis, melhor que a xbox One X….

Valerio Fernandes
Visitante
Valerio Fernandes

Um aparte! Sou amante de exclusivos, fizeram-me comprar pela ordem correcta N64, Playstation One, Dreamcast, Ps2, Xbox 360, Playstation 3, Playstation 4, Xbox One… Actualmente tenho a Ps4 Pro e Windows 10 pela parte da Microsoft, sou amante de consolas, mas parto do principio que o conceito consola se perdeu no tempo, actualmente o que temos é meros mini-pc´s a correr variados jogos, e pior ainda com esta “MID-GEN” de consolas (Pro e X), atenção nunca compraria uma Pro senão tivesse vendido bem a minha PS4 Base e não pensasse adquirir uma 4K, dou o mérito à Nintendo e Sony por manterem aquele conceito de “Txiii quero jogar aquele jogo! então la vamos nos comprar a consola! Porque é o que nos somos! Jogadores!” Em relação à aos jogos da Nintendo joguei um pouco do novo ZELDA BREATH OF THE WILD através de emuladores, tenho a dizer que é um jogo muito completo, mas ainda não terminei (Outra Vantagem que me esqueci xD, além de correr jogos emulados muito superior da Resolução Nativa ) no PC (CEMU)
Jogar em PC é quebrar um bocado a barreira, onde hoje em dia já quase tudo se faz, ate um simples comando de One permite jogar qualquer jogo multi, até em Cods-BF´s, depois temos a Ubisoft e outras que ate permitem um Dualshock 4 sem qualquer tipo de emulação

bruno
Visitante
bruno

Não concordo nada com o que dizes…

O Hardware é o mesmo mas a diferenças intrínsecas dos dois sistemas ainda se mantém..

Primeiro, temos o SO. No PC tens um SO genérico que continua a trabalhar em background ao mesmo tempo que jogas, com muitas tarefas de muitos programas em cima.

Nas consolas… não tens isso. Tens um SO mínimo, que corre sem esquecer que o desempenho dos jogos é o mais importante.

Segundo a API baixo nível. Agora que o mito do DX12 caiu finalmente por terra, já temos a confirmação que o PC não tem nem nunca terá algo ao nível do que é possível fazer-se numa consola. Tem algumas melhorias retiradas da consola que permitem ganhar um pouco mais de performance e ser aplicadas genericamente. Na consola tens tudo estudado ao nível do ciclo de relógio, no PC é impossível teres isso.

Terceiro o preço. Pelo preço equivalente de uma consola, não há PC nenhum que te ofereça o que a consola oferece.

Basicamente a consola continua a ser a melhor relação custo benefício sem falar do suporte em exclusivos (neste aspeto, e no que diz respeito à MS concordo contigo).