Nvidia GTX 1060 ultrapassa a GTX 970 como a placa mais popular no Steam

A variedade de placas gráficas usadas em PC é muito grande, ao ponto de as percentagens de cada uma serem reduzidas. Seja como for, a GTX 1060 acaba de ultrapassar a GTX 970 como a placa mais usada no Steam.

Ter a GTX 1060 como a placa mais usada pelos clientes Steam mostra uma descida no nível de GPU mais usado. A GTX 970 era na geração passada uma placa de gama média alta, ao passo que a 1060 é na atual uma placa de gama média. Não está em causa se uma GTX 1060 pode ou não ser superior a uma GTX 970, mas apenas que a gama mais comum desceu um patamar.

Eis as percentagens:

Daqui ressalta outra realidade, o domínio Nvidia no PC. Mas vemos igualmente que muitos utilizadores usam as gráficas Intel dos CPUs como placa preferencial. Aliás, a percentagem de utilizadores a usarem aqueles dois GPUs Intel visualizados na imagem, e embutidos nos CPUs, acaba por ser maior que a da placa AMD mais usada, a RX 480.



Esta tabela deixa igualmente claro que os PCs topo de gama não são a maioria, motivo pelo qual, apesar de um PC poder ser bem mais potente do que uma consola, as consolas se revelam uma boa aposta pelas optimizações obtidas e que permitem performances que um PC com uma GTX 1060 nem sempre tem.

Aqui acaba por ser apenas uma questão de opção, dado que o hardware mais capaz está no lado do PC, mas a realidade é que, com as consolas a terem o maior número de vendas (e lucros) do mercado, o PC assume um plano secundário, sendo os jogos optimizados para o hardware das consolas, motivo pelo qual não só este patamar desceu da GTX 970 para a GTX 1060, uma vez que os atuais jogos correm por norma bastante bem nessa placa, mas pelo qual também não justifica actualmente verdadeiramente apostar em muito mais..