O que é que a Google sabe sobre nós?

Que a Google sabe dados nossos isso já todos sabemos. Mas que dados ela recolhe? O que ela consegue saber de nós? Isso foi o que a Fox News se propôs saber!

A privacidade… será que existe? Será que teremos o direito de sair de casa sem que ninguém saiba par onde fomos, como fomos, o que fizemos?

Bem, o direito temos… a questão é que se levarmos o smartphone connosco, a Google vai saber. Independentemente de o telefone estar com ou sem cartão sim, de estar ou não em modo de avião, e de ter ou não ligados os dados móveis.

A Google saberá onde fomos, como fomos, se entramos em carros, quando entramos, quando saimos, enfim… tudo!

Vejam o video!



Com as novas leis de privacidade da UE, custa a perceber que uma pessoa não tenha sequer a possibilidade de desligar este tipo de recolha de informação. É chocante que a Google possa saber tanto sobre nós. Não é aceitável sequer!

Este é uma situação que tem de mudar, e algo que a UE tem de abordar no futuro. A recolha de dados só poderá ocorrer com bons motivos, e com a autorização expressa do utilizador que, deverá sempre, ter a opção de desligar.



9 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marco Antonio Brasil
6 meses atrás

Situação extremamente preocupante! Ao menos a UE parece mais engajada que o resto do Mundo em tratar o assunto.

Pedro
Pedro
6 meses atrás

Você sabe dizer se isso acontece quando não aceitamos registro de histórico de localização nas opções do Google? Eu desligo tudo nas configurações, aparentemente eles não mantém os meus dados. Agora se ocorre o envio mesmo assim eu não sei. Mesmo assim duvido que 99%das pessoas façam o mesmo, isso é bem preocupante.

Pedro
Pedro
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Acho lamentável, mas eu gostaria de ouvir a defesa do pessoal da Google. Digo isso porque não confio na fonte dessa reportagem, um canal de notícias conspiracionistas dos EUA, a Fox news. Acredito também que eles estão usando a coleta de dados padrão do celular, ou seja, tudo. Se eu opto por não aceitar o envio dos meus dados, então estão cometendo crimes. O único produto do Google que eu realmente uso o histórico é no Google Fotos. Começei a utilizar depois que roubaram meu celular e perdi todas as fotos que tinha nele..

Pedro
Pedro
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Mário, essa minha questão não é nem o celular, é a conta do Google. Depois de receber muitas críticas, eles permitiram personalizar o nível de privacidade de uma forma bem detalhada. No meu caso, entrei nessas configurações e removi todas as autorizações de histórico. Com isso, acredito que ao menos eles não estejam mantendo os meus dados. A minha dúvida é se estão coletando dados mesmo com essas configurações, por isso que seria justo na reportagem uma resposta do Google. Na sua página da conta do google, é possível inclusive fazer o download dos seus dados, se tiver a curiosidade… é só googlar 😛

Pedro
Pedro
Responder a  Mário Armão Ferreira
6 meses atrás

Sim, obrigado pelas informações. Pelo visto, mesmo se protegendo, ainda ocorre comunicação. A questão real é que não adianta só você se proteger, tem que ser uma preocupação de todos, inclusive das empresas. As opções padrão deveriam ser as que protegem a privacidade das pessoas, não o contrário.

error: Conteúdo protegido