O que fazer com um PC antigo e lento?

Infelizmente é uma consequência, e mais cedo ou mais tarde, todos os PC’s acabam por ficarem ultrapassados e lentos demais para uso corrente. Há então que pensar o que fazer com a máquina que agora está quase inutilizada pois já não possui poder de processamento ou memória suficiente para correr os programas mais actuais.

Mas não desesperem, há sempre uma maneira de aproveitar ou re-aproveitar um computador, com soluções mais ou menos simples, e igualmente mais ou menos dispendiosas.

Solução 1: UPGRADE



Esta é a solução mais comum. Gastar dinheiro para trocar o interior da caixa para um hardware mais actual. É igualmente uma oportunidade de pesquisar informação sobre o que há de mais actual a nível de hardware e de poder meter “a mão na massa” no interior das “entranhas” do nosso computador que durante tantos anos nos serviu.

Solução 2: Optimizar para uma única função

Esta opção é talvez a menos utilizada de todas, mas mesmo assim uma opção interessante. Se há algum programa mais antigo com o qual simpatizam e que até corre mais ou menos, porque não optimizar a máquina para ele? Para isso há que remover absolutamente todos os serviços do windows que estão a gastar processamento e memória e que não são utilizados por esse programa ou suas acções inerentes. Libertamos assim todo o processador e memória que inutilmente estão a ser usadas pelo sistema operativo e programas residentes que arrancam com o computador, optimizando-o para aquele programa em particular. E quem fala em um programa até pode falar em dois ou mesmo três, mas mesmo assim optimizar a máquina removendo tudo o que é desnecessário trará outra vida ao computador. E acreditem, terminar serviços desnecessários pode libertar muita, mas mesmo muita memória e processamento.

Então se removerem firewalls e anti-virus, quer por desligar o computador da internet, quer por utilizar um router com firewall embutida e passarmos a usar dos devidos cuidados de segurança, podemos mesmo libertar muita memória e processamento.

Solução 3: Servidor de Media

Esta solução requer uma ligação de rede, um router e espaço em disco, mas porque não preparar a máquina, fazendo-lhe todos os upgrades no OS para servir ficheiros para outras máquinas que estejam em rede?

Podem inclusive partilhar ficheiros online caso tenham ligação à internet, ou então porque não tornar esse PC num servidor DLNA para a PS3 ou mesmo o televisor ou o media center da sala que suporte essa ligação?

Solução 4: Media Center

Se a máquina em questão não for exactamente um dinossauro, porque não criar com ele um Media Center? Uma caixa mais adequada para a sala e estamos a andar desde que o televisor possua uma entrada VGA ou HDMI. E aí basta colocar os filmes num disco externo e já está, pois leitores de DVD e portas USB o computador deve já possuir uma vez que essas peças são standard à vários anos.

E com uma placa gráfica Nvidia com Cuda, género uma Geforce 9500 ou superior, até poderemos ter direito a alta definição.



Posts Relacionados