O relatório e contas de Março de 2019 da Sony

A Sony não refere no seu ultimo relatório e contas nada sobre o lançamento de uma nova consola, algo que deveria aparecer nas previsões de receitas e impactos de 2019. Isso quer dizer que a PS5 nunca sairá antes de Abril de 2020, mas provavelmente apenas no final desse ano!

O último relatório e contas da Sony é rico em informação.

Nesse ficamos a saber que as vendas da PS4 continuam boas, e que a empresa alcançou os 96.8 milhões de consolas despachadas, esperando que até Março de 2020 atinja os 112.8 milhões.

No entanto as previsões de vendas para o novo ano fiscal são de que a PS4 devem estagnar as vendas, e tal devido ao final de geração. É uma posição bastante boa, face aos anos que a consola possui no mercado, mas dado que estamos a falar da consola destacadamente líder de vendas, e com um sucesso acima do esperado, estando a igualar as prestações da PS2, a consola de mesa de maior sucesso de sempre, tal poderá não ser de admirar.

Seja como for, a idade e a proximidade de novas consolas começa a pesar, e as vendas prevê-se que estagnem!



As receitas das vendas globais aumentaram 19% face a igual período do ano anterior, o que é uma excelente prestação. No entanto a Sony prevê uma quebra para o ano devido ao aumento com as despesas com o desenvolvimento da PS5, uma quebra de fornecimento de jogos First Party de grande impacto, e o impacto dos câmbios, algo que será no entanto amenizado pela redução de custo da PS4.

Relativamente a esse factor, o rumor é que a Sony prevê lançar uma substituta da PS4 base, ao custo de 199 dólares, tendo já tudo negociado para o início do fabrico!

Relativamente à PS5, nada é referido nas previsões excepto o de cima, o que invalida as expectativas de um lançamento nos próximos 12 meses. Assim antes de Abril de 2020 não teremos nenhuma consola, sendo que o mais provável possa ser o lançamento no final do ano. Diga-se que perante os rumores de performance que temos vindo aqui a referir, esta situação tornava-se expectável. Somente dessa forma se pode esperar descer os custos o obter os melhores produtos para uma consola lançada a um preço acessível.



Como outro dado relevante a Sony dá a conhecer que o PSNow tem vindo a crescer a um ritmo de 40% ao ano, e que neste momento conta com 700 mil subscritores. Está disponível em 19 paises, e conta com mais de 750 títulos.

Os dados mais interessantes são no entanto outros.

A Sony refere que o tempo usado a jogar jogos do PSNow obtidos por download é o dobro dos jogos jogados por Stream. O aumento de 40% não pode ser desenquadrado ao aumento do número de países que subiu em número de 10 para 19 nesse ano.

Tal aparenta mostrar de forma clara que o streaming está longe de ser preferencial, e que a maior parte do sucesso do PSNow se deve à possibilidade de se fazer download dos jogos.

Mas o mais extraordinário de todos os dados aqui revelados são os valores do lucro de 2018 da Sony.

De acordo com o website Critical Hit, numa notícia igualmente publicada pelo Playstationlifesyle só os lucros de 2018 com a PS4 ultrapassaram os lucros de toda a vida útil da PS2. A Playstation trouxe só em 2018, 2.81 mil milhões de dólares em lucro, quando a PS2 em toda a sua vida gerou 2.2 mil milhões de dólares.

A receita gerada pela Playstation também foi histórica, alcançando os 21 mil milhões, o que torna este ano fiscal o melhor de toda a história da Sony, e a PS4, mesmo não tendo alcançado as vendas da PS2, a consola mais bem sucedida de sempre da Sony.

 



Posts Relacionados

newest oldest
Notify of
Brunoab
Visitante
Brunoab

Será que o PS5 vai ser um monstro?

Depois dos lucros do PS2 a Sony se arriscou lançando um monstro de 800USD, com seus defeitos e virtudes, sendo vendido por 600 USD

Será que o PS5 vai ser um console de 750 USD com 150 USD de subsídio sendo vendido por 500 USD?

Muita coisa mudou da transição do tempo PS2-PS3 para PS4-PS5… Mas dinheiro para fazer um consome com uma GPU mostro ela tem, parceria com AMD durante 4 anos tambem, contatos no setor de semicondutores ela tb tem, já provou com GDDR5 no PS4.

Vamos ver, resta saber se o Xbox teve condições de investir tanto quando o playstation… Spoiler: somente pegando grana da MS, Xbox sozinho não tem como.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Boas notícias. Ver a empresa que tem mais me agradado tendo lucros expressivos com seu modelo, é praticamente a garantia de continuidade do bom trabalho.

Com esse hardware todo que estão a especular, o fim do próximo ano parece fazer realmente muito mais sentido.

Curioso agora principalmente pra saber o que a MS irá mostrar na E3, se farão como o Scorpio e anunciar com 1 ano e meio de antecedência seu novo aparelho… E o que a Sony poderá mostrar esse ano, seja lá o que for.

A boa notícia é que não haverá preocupação com compras de hardware’s caríssimos no próximo ano e sim, aumentar a coleção de jogos.
O que também é a má notícia pois, nada mais aguardado que o salto de qualidade da próxima geração e os possíveis títulos monstros como GTA 6 feito pra um hardware alucinante… Pra um console claro.

bruno
Visitante
bruno

E bom ver a boa saude financeira da Sony,uma das empresas atuais que mais apostam no single player, e os lucros a subirem.

Mesmo Days Gone, apesar da recepcao morna, teve uma boa performance.

Apos tantos anos de prejuizo, e de varios agentes da industria a tentarem levar a coisa para o multiplayer recheado de microtransaccoes (com muita a gente a dizer que e o futuro), e bom ver que a qualidade dos estudios internos da Sony e dos seus titulos singleplayer se tem estabelecido e esta a receber um muito merecido sucesso.

O seu sucesso tem sido uma mensagem para a industria com empresas a voltarem as raizes e criaram grandes titulos singleplayer e com isso a terem tembem sucesso. Como o caso da Capcom e resident evil e mais recentemente da Activision com Shekiro.

Carlos Zidane
Visitante
Carlos Zidane

Assino embaixo Bruno. Não que eu seja fanboy da Sony mas, se os caras tem feito um trabalho que me agrada, nada mais justo que eu a apoiar, sem extremismo claro.