O relatório e contas de Março de 2019 da Sony

0 0 votes
Avalie o nosso artigo

A Sony não refere no seu ultimo relatório e contas nada sobre o lançamento de uma nova consola, algo que deveria aparecer nas previsões de receitas e impactos de 2019. Isso quer dizer que a PS5 nunca sairá antes de Abril de 2020, mas provavelmente apenas no final desse ano!

O último relatório e contas da Sony é rico em informação.

Nesse ficamos a saber que as vendas da PS4 continuam boas, e que a empresa alcançou os 96.8 milhões de consolas despachadas, esperando que até Março de 2020 atinja os 112.8 milhões.

No entanto as previsões de vendas para o novo ano fiscal são de que a PS4 devem estagnar as vendas, e tal devido ao final de geração. É uma posição bastante boa, face aos anos que a consola possui no mercado, mas dado que estamos a falar da consola destacadamente líder de vendas, e com um sucesso acima do esperado, estando a igualar as prestações da PS2, a consola de mesa de maior sucesso de sempre, tal poderá não ser de admirar.

Seja como for, a idade e a proximidade de novas consolas começa a pesar, e as vendas prevê-se que estagnem!



As receitas das vendas globais aumentaram 19% face a igual período do ano anterior, o que é uma excelente prestação. No entanto a Sony prevê uma quebra para o ano devido ao aumento com as despesas com o desenvolvimento da PS5, uma quebra de fornecimento de jogos First Party de grande impacto, e o impacto dos câmbios, algo que será no entanto amenizado pela redução de custo da PS4.

Relativamente a esse factor, o rumor é que a Sony prevê lançar uma substituta da PS4 base, ao custo de 199 dólares, tendo já tudo negociado para o início do fabrico!

Relativamente à PS5, nada é referido nas previsões excepto o de cima, o que invalida as expectativas de um lançamento nos próximos 12 meses. Assim antes de Abril de 2020 não teremos nenhuma consola, sendo que o mais provável possa ser o lançamento no final do ano. Diga-se que perante os rumores de performance que temos vindo aqui a referir, esta situação tornava-se expectável. Somente dessa forma se pode esperar descer os custos o obter os melhores produtos para uma consola lançada a um preço acessível.

Como outro dado relevante a Sony dá a conhecer que o PSNow tem vindo a crescer a um ritmo de 40% ao ano, e que neste momento conta com 700 mil subscritores. Está disponível em 19 paises, e conta com mais de 750 títulos.



Os dados mais interessantes são no entanto outros.

A Sony refere que o tempo usado a jogar jogos do PSNow obtidos por download é o dobro dos jogos jogados por Stream. O aumento de 40% não pode ser desenquadrado ao aumento do número de países que subiu em número de 10 para 19 nesse ano.

Tal aparenta mostrar de forma clara que o streaming está longe de ser preferencial, e que a maior parte do sucesso do PSNow se deve à possibilidade de se fazer download dos jogos.

Mas o mais extraordinário de todos os dados aqui revelados são os valores do lucro de 2018 da Sony.

De acordo com o website Critical Hit, numa notícia igualmente publicada pelo Playstationlifesyle só os lucros de 2018 com a PS4 ultrapassaram os lucros de toda a vida útil da PS2. A Playstation trouxe só em 2018, 2.81 mil milhões de dólares em lucro, quando a PS2 em toda a sua vida gerou 2.2 mil milhões de dólares.



A receita gerada pela Playstation também foi histórica, alcançando os 21 mil milhões, o que torna este ano fiscal o melhor de toda a história da Sony, e a PS4, mesmo não tendo alcançado as vendas da PS2, a consola mais bem sucedida de sempre da Sony.

 



error: Conteúdo protegido