O tamanho da PS5

4.6 11 votes
Avalie o nosso artigo

A nova Ps5 é alta… muito alta… mas quais as dimensões da consola?

Vamos tentar aqui calcular as dimensões reais da PS5.

Para calcularmos as dimensões da PS5, vamos partir de algo nosso conhecido, o Dual Shock.

Agora vamos usa-lo para calcular algo, as dimensões do Dual Sense.



Sobrepondo os dois controladores, temos:

E perante isto, vamos ver a altura do Dual Sense. Vamos usar para isso o Autocad.

E o que obtemos é:



Perante isto, vamos ver quanto mede a PS5 de altura:

408 mm, ou 40,8 cm… (valor aproximado)

É bastante! Isto é uma autêntica torre! Um monstro…

Note-se que encontrei outras medições com valores mais baixos para a altura (38 cm), mas todos partem do principio que o Dual Sense mede 100 mm, o que como vimos não corresponde à verdade.



Mesmo quem tenha espaço para a colocar na vertical o que ali fica é uma coisa gigante. E ainda terá algo como 15,4 cm de largura da base.

Sinceramente eu não tenho espaço onde colocar isto. Só mesmo deitada!

Comparativamente a Xbox série X, na qual também há uma enorme disparidade de medidas deverá ter, no máximo, uma altura de cerca de 31,5 cm.

E isto quer dizer que, subitamente, o monstro de caixa que era a Xbox série X, parece um bebezinho ao lado do bicharoco de todo o tamanho que é a PS5.

E isto nem falando da estética, que no caso da Xbox é bem, mas mesmo bem, superior.



É que se a PS5 já é estranha a pé, deitada é pura e simplesmente horrível.



4.6 11 votes
Avalie o nosso artigo
95 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
bruno
bruno
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

O tamanho deixa-me espantado.

Por mais que tente, não consigo entender algo tão grande.

O chip não deve ser grande. Será tudo devido ao SSD?

Chamo a atenção que a motherboard provavelmente ocupa toda aquela altura. Dado que a drive Blu-ray parece estar separada da motherboard, abaixo desta quando a consola fica na horizontal.

Logo o que há ali para motivar algo tão enorme?

Falando no design… O que realmente me incomoda é, imaginando eu ter que pegar no aparelho, manusea-lo, colocar e retirar CDs, o quão pouco prático é. E nem me refiro ao tamanho, mas as duas placas externas e a posição da abertura.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

LOL. Pois escusava.
 
Seja como for nao e a primeira vez que a Sony se inspira em arranha-ceus…
 comment image?width=960&crop=smart&auto=webp&s=0f756c61b179a798e9ed2caf69451408ae641d96
 
Edit: estou a ter problemas com as imagens.. passa-se algo?

bruno
bruno
Responder a  bruno
3 meses atrás
bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

LOL…😂 A Sony sempre a ouvir clientes! ( E a lixar-me a vida a mim!)

Eu pessoalmente acho que esteticamente se estranha e depois entranha-se. Mas tens razão e concordo no que dizes. Tem linhas elegantes e faz lembrar muitas jarras e objectos de decoração modernos. Mas concordo com muita gente que diz que faz lembrar um router. E se alguém disser que acha feia e prefere a XsX pelo design, compreendo completamente. A XsX é bastante discreta.

Na horizontal esquece… Foi mesmo muito mal conseguida. Tens toda a razão!

Felizmente tenho um bom móvel e a consola cabe-me, por isso não terei problema.

Felipe Leite
Felipe Leite
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu não gosto do design nem da consola nem do dualsense.
Mas ainda gosto menos do dualsense.
E de verdade acho que uma outra opção de cor deveria ser colocada a venda no lançamento, a minha sala é toda preta, com sofá e móveis pretos.
Essa coisa alienígena branca vai destoar por completo!

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Felipe Leite
3 meses atrás

Mais opções de cor seria bom pelo menos para ser mais neutra em certos ambientes concordo.

bruno
bruno
Responder a  Felipe Leite
3 meses atrás

Nem do dualsense?!!… Coitado do dualsense..
 
Falando a serio, acho que e apenas expectavel que a versao mais comercializada seja toda em preto. A PS3 quando foi anuanciada era prata (e bem bonita), mas nas lojas o que tinhas era o modelo preto.
 
Quanto ao dualsense nao viste estas?comment image&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.gamespot.com%2Fforums%2Fgames-discussion-1000000%2Fpossible-mockups-of-custom-dualsense-controller-it-33490401%2F&tbnid=acMPmWQPRqBF9M&vet=12ahUKEwik6r3Kw_7pAhXQiqQKHQNcA7cQMygJegUIARCvAQ..i&docid=3CXEY9_HhRxDnM&w=960&h=640&q=dualsense%20customization&ved=2ahUKEwik6r3Kw_7pAhXQiqQKHQNcA7cQMygJegUIARCvAQ
 
 

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  bruno
3 meses atrás

Branco não atrapalha. Olha o One S é o Xbox mais bonito de sempre e é branco.
Não vejo problema na cor. É até bom sair um pouco do de sempre.
A Sony provavelmente vai até criar tendência com essa escultura deles aí lol

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

É realmente alta Mário, calha eu não ter mudado de televisão e em altura iam rivalizar uma com a outra 😂 (o que seria bem estranho) .

Felizmente a nível de espaço em altura não tenho problemas em a acomodar já que deitada fica feinha e aquelas abas podem acomodar ali algum pó.

Em termos estéticos adoro penso que ficará brutal na minha sala que tenho móveis lacados e o estilo geral de decoração também liga bem com este tipo de design.
Gosto mais da versão digital, aquele blue ray parace que não nasceu ali embora em termos práticos não me estorva nada. Embora opte sempre pela versão com driver porque todos os AAA que tenho comprei em versão física. (e à partida devem funcionar certo? )

Dito isto muda se o estilo da sala e pode ficar bem estranho, numa sala mais tradicional ou com outro tipo de decoração com aquela luz a azul até passa bem por um germicida de luz UV ou um grande grande router 😂.
É um design que prende muito, não fica bem em todos os ambientes a PS4 nesse aspecto era bem mais discreta.

As consolas que gostei mais esteticamente foi a 360 slim e a PS3 Fat.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
3 meses atrás

Acho que tem muita gente desejando um modelo slim…
Eu gostei, acho que ficará lindo aqui em casa. É meio exagerado mas, o que importa é funcionar bem.
Na verdade acho que esse negócio é o mais estiloso de sempre pois se na foto tá assim, imagine esse monstro ao vivo.
A refrigeração deve ser reforçada mesmo.
Por isso o Jim Ryan não estava com ele na mão, talvez tivesse dificuldade em segura-lo haha.

bruno
bruno
Responder a  Carlos Zidane
3 meses atrás

Estilo nao lhe falta, sem duvida. E o tamanho a mim, se nao soubesse expecificacoes ficaria bastante curioso, e esperancoso, sobre o hardware.
 
O pior no design e que acho que tem um grande risco de se destruir com algum acidente, devido as placas brancas. sobressairem do corpo principal.
 
Se a consola cai mal, ou algo lhe acontece…., a parte superior corre um grande risco de quebrar ou fanar. Criancas em casa, animais de estimacao… e um risco enorme. A consola no fim ate pode funcionar, mas imaginas se a quiseres vender no futuro como fica a coisa?

João Ferreira
João Ferreira
3 meses atrás

Isso do aspecto ė uma questão de gosto. Acho que tem um visual moderno e adaptado aos tempos, o DualSense combina bastante bem. A versão digital fica mais uniforme por não ter o leitor. As medidas ao serem essas, a tornam enorme e aí já não me agrada muito.

José Galvão
José Galvão
3 meses atrás

Eu não a acho horrível, bem pelo contrário, agrada-me o design, para a maioria que não gosta penso que uma vez com ela nas mãos poderá mudar de opinião, é daquelas coisas que primeiro torces o nariz, depois passas a apreciar.

Eu já tenho aqui espaço para ela e vai ficar a matar, a minha única questão é se aquela base vem ou não com a consola, porque senão estou a ver que com um pequeno toque a consola cai.

Se existe alguém que sabe como fica a consola é Jim Ryan, o CEO da PlayStation, durante algumas semanas teve dois designs da PS5 expostos no escritório para decidir sobre o modelo final, e segundo ele, este design destacava-se dia após dia.

A PS3 também achei estranha e depois quando a tive nas mãos acabei por gostar, neste caso já gosto do que vejo.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Penso que tenha a ver com o sistema de refrigeração, olhando para a patente da mesma, este tamanho não me surpreende, por um lado é sinal que fizeram tudo para criar condições para a sua arquitetura inovadora e que fizeram um esforço considerável para eliminar uma das maiores queixas em relação à PS4, a necessidade de aumentar o volume para deixar de ouvir a ventoinha.

Olha que o modelo alternativo também não devia ser nada pequeno.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  José Galvão
3 meses atrás

João concordo com você, para mim o modelo mais bonito é o digital edition, não sei porque decidiram colocar o drive de blu-ray do lado e não na parte em preto que aparenta ter bastante espaço.
Seja como for achei os dois modelos aliados ao dual sense e o fone 3d lindíssimos.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Daniel Torres
3 meses atrás

Concordo, a digital é mais vonita mas não vou abdicar da possibilidade de ter o formato físico, tudo o que é jogo de relevo faço questão de ter em formato fisico.

Em relação à posição da drive, acredito que não tenham tido escolha, no lugar ideal para a drive está a motherboard que deve estar ensandwichada pelo sistema de refrigeração.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Não me recordo bem mas pela patente tinhas dois dissipadores, um em baixo e outro em cima da board, e não me admiro nada que tenha duas ventoinhas.

bruno
bruno
Responder a  José Galvão
3 meses atrás

Que patente? A patente do sistema de refrigeracao ou do dev kit?
 
O do dev kit tinha um dissipador. O que pensava ser o segundo… era na realidade o powersupply sem dissipador.

Nuno Sousa
Nuno Sousa
Responder a  José Galvão
3 meses atrás

As organizacoes nao devem impor devem seguir tendencias para otimizar a venda do produto. Ou se o fizerem deve ser excelentemente efetuado de modo a que as massas sigam-na sem entenderem que foram encaminhadas para o mesmo. Vem isto a proposito da cor da consola. Estatisticamente a sony atraves do comando deve ter uma nocao das reacoes dos consumidores. Eles sao a razao e a diferenca entre o sucesso ou insucesso de um produto. E acredito nao ter sido muito abonatorio o resultado. O pedido constante de alteracao de cor e a predominancia do preto em relacao as demais nao devera ser estranho para quem decide estas coisas. A teimosia e o pior caminho a seguir e os erros pagam-se caros. So e pena e que reagir depois significa uma perda enorme de mercado fase a concorrencia. Porque correr atras se se pode ir a frente. Nao entendo.

José Galvão
José Galvão
Responder a  Nuno Sousa
3 meses atrás

Uma coisa é certa, uma consola com duas cores tem ao seu dispor um leque de personalização imenso, basta olhar para o que a comunidade criou com o Dualsense, e além disso, deverá existir modelos com uma só cor, haverá de tudo para todos.

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Nuno Sousa
3 meses atrás

Estás a dizer então que os consumidores devem sempre e a toda a hora receber o que querem e imaginam, isso limita em certa parte os engenheiros, designers, a nível criativo, claro que a empresa deve ouvir e respeitar e por vezes as vontades dos consumidores, mas não comprar uma consola, não jogar demon souls, horizon, spider man e por aí fora, por causa da cor da consola é puramente infantil. Já existiram vários designs arrojados na história da tecnologia e alguns viraram standard de um qualidade e eficiência para o resto da indústria, às vezes nós não sabemos que queremos algo até nos ser apresentados e tentamos meter o nosso input em tudo, mas a cor ou o design se não for realmente muito esquisito não deviam ser os fatores decisivos nunca para uma contra, a não ser se estética é assim tão importante para essa pessoa, mas na minha ótica e claro isto é só minha opinião, no que toca a consolas não tem tanta relevância e é meu dar muito poder aos clientes e retirar quem realmente tem que pensar e executar, pq vimos muitos concepts que podiam não ser viáveis com as features da consola e o sistema de cooling que quer ser implementado, esperamos aqui para ver e analisar isso depois, agr o tamanho realmente pode ser algo que impacte muitos para meter ela de lado, por falta de espaço, mas também não acho razão para não comprar, mas quem sou eu para dizer as razões para outras pessoas comprarem ou não uma consola, vai se la saber o que para elas é realmente importante, abraço

Rui
Rui
Responder a  José Galvão
3 meses atrás

Caro José, so hoje tive o privilégio de ler o seu profundo estudo e conhecimento da ideologia do fã da xbox e a consequente psico análise. (Mais da psico analise no final)
Pois bem vamos a isso.
O sr começa por dizer que eu não li tudo o que escreveu até hoje, verdade, no entanto azar dos távoras nunca em cerca de 16 anos o apanhei a criticar ou apontar algo muito negativo à magnânime sony como faz consecutivamente à Microsoft. Ideologias diz o outro.
Factos meu caro, factos, basta você eu alguém ir ao seu perfil da eurogamer e ler alguns comentários ao longo dos anos para denotar um padrão, é ver para crer como diz o outro.
Fala que a Microsoft tem planos de destruição massiva com monetização e serviços, então e o plus? E o psnow? E a nova ps5 digital? E os dlcs exclusivos temporários? E o constante corte de funções nos seus aparelhos ao longo das gerações? E os cartões de memória proprietários da vita? E a ausência do modo online de quase todos os jogos da ps3 e muitos da ps4? Santa sony, diabólica Microsoft.
Começa por falar num desconhecido e sente se à vontade para transformar esse indivíduo no colectivo, incluindo me a mim próprio, não por uma razão ou factos mas só porque sim.
Você depois defende a sua postura e a sua suposta neutralidade com chavões como “eu tenho as consolas todas”, chegando mesmo uma ou duas vezes na extinta ptgamers a postar uma foto de sua casa com as consolas para provar a sua honestidade à prova de bala, mas depois as horas passam, os dias vão, as semanas eram e os anos passaram e esta sempre a destilar veneno contra a mesma, não bate a bota com a perdigota.
Eu também tenho as consolas quase todas mas eu prefiro a xbox, não entro em jogos de cinta a volta do tema por isso meu caro desça lá do pedestal de paladino da verdade.
Continuando, você depois mistura opiniões pessoais que todos temos com segundas intenções, hipocrisias ou agendas clubisticas, bem a minha única agenda clubistica é apoiar o Futebol Clube do Porto sempre e ter alergia ao vermelho sempre.
Por fim e prometido é devido, o trágico nisto é o seu mindset e não tenho formação em psicologia, portanto a minha análise padece de algum background técnico, você tem projeção freudiana, projecta nos outros o seu próprio pensar.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Tem razão sr Mário, ate porque independentemente do que relatei do José, cada um tem direito aos seus gostos e é normal puxar a brasa à sua sardinha, mais, quando o José não está com aquela veia contra o do costume eu aprecio as intervenções dele.
Em relação ao artigo já o comentei, mas queria acrescentar que uma coisa sao fotos outra é ao vivo e contínuo a achar a consola esquesita e muito comprida mas de tanto a ver ja começo a olhar para ela com outros olhos.
O impacto inicial nao foi positivo mas agora ja começo a gostar mais.

Marco Antonio Brasil
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu gostei do design (na vertical)! Achei estiloso, futurista. Me lembrou a EVA, do Wall-e 😂
Mas entendo que não é ortodoxo, logo não agradará a muitos.
Agora realmente ficou muito grande. Estou curioso para entender a engenharia que levou a isto.

AlexandreR
AlexandreR
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Gostei bastante do modelo digital! O modelo que suporta cds, fica estranho com aquela saliência. Relativamente aos jogos, gostava de ter visto algo tipo o Unreal Engine 5.

Podemos concluir que os jogos estão a ser criados com o motor da Ps4, adptados a ps5.
A qualidade do Rachet & Clank e do Horizon parecem ser semelhantes a ps4 pro. Claro que teram melhorias, mas o motor continua a ser o mesmo.

Rui
Rui
3 meses atrás

O design é esquesito eu não gosto muito, o facto de ser tao grande é uma supresa pensava que ia ser menor que a SX, é ainda maior que a ps3 fat e maior que o mostrengo da xbox one fat.
Em design as minhas favoritas é a ps2 em primeiro e a xbox one S em segundo.

Pedro
Pedro
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mario, na foto você está usando a base do console como parte dele, acho que seria mais preciso medir sem contar ela. Sim, o console é alto, mas já é possível fazer uma medição do volume aproximado? Sei que é difícil porque não deu pra ver muito bem e o console é bem assimétrico, mas não sei o nível de expertise de Autocad das pessoas.. Não gostei do design, mas se não for barulhento e o console não aquecer, não poderia me importar menos. Única coisa que eu mudaria seria a cor, tenho medo desses plásticos amarelarem.

Pedro
Pedro
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Sério? Nunca vi um console com base necessária, imaginei que ele ficasse de pé sem ela. Pelo menos tem um ponto positivo, então ela vai estar inclusa na venda.

Pedro
Pedro
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Pois então pode me chamar de louco, a maior parte do tempo usei meu ps3 tijolão sem base e nunca tive um acidente, bastou deixá-lo em um local mais isolado. Sem considerar a base, o ps5 é apenas alguns centímetros maior do que ele, então acho que ele cabe aqui em casa. Mas ok, se o ps5 vier com base vou fazer questão de usá-la, caso contrário não vou comprar (a base).

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Pedro
3 meses atrás

Na PS4 já era recomendado a base para a posição vertical (neste caso vendida em separado).

By-mission
By-mission
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

OFF TOPIC:
✓ 96 no Metacritc
✓ 1080p
✓ 30fps

Temos o Goty de 2020…

“* Em termos de resolução, estamos observando uma evolução do mesmo mecanismo que entregou o Uncharted 4, por isso é uma surpresa ver que a mesma apresentação básica é entregue. Já tínhamos notado que o PlayStation 4 Pro roda em 1440p nativo (embora sem aliasing graças a uma das melhores soluções TAA do mercado), mas é bom confirmar que o PS4 base oferece a resolução completa de 1920×1080 que chegamos a Espero. A solução HDR altamente eficaz é idêntica nos dois sistemas, e também podemos confirmar que, se o seu Pro está configurado para saída 1080p ou 4K, você está obtendo a mesma contagem interna de pixels de 1440p.*”

https://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2020-the-last-of-us-part-2-performance-review

Fernando Molina
Fernando Molina
Responder a  By-mission
3 meses atrás

Dificilmente esse jogo perderá o Goty, um que tem potencial pra tirar é o Cyberpunk 2077, vamos aguardar

By-mission
By-mission
Responder a  Fernando Molina
3 meses atrás

E esperar…. a contragosto tenho que admitir que Cyberpunk é favorito pois diz sair na altura do evento logo será o mais lembrado… Mas tem um pequeno porém aqui fica a minha ressalva ago me diz que ele vai será adiado novamente pois as consoles estão para o mesmo mês então e como se fossem obrigados a ter uma versão para a PS5 e XsX

Ewertom
Ewertom
Responder a  By-mission
3 meses atrás

Caramba estive a ver a intro do PS5 e achei muito ruim com o som no momento que tu aperta o botão PS,tira todo o clima da intro.Ô sonzinho horroroso,na mina opnião,poderiam deixar igual a do Ps4.Som na intro e menus em seguida,ficaria show

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Ewertom
3 meses atrás

Fala sério. Vamos reclamar de intro de console agora? Pelo amor… Eu me preocupo com qualidade de games e se o hardware é capaz e só! Vc está tentando achar coisas que beiram a infantilidade para desgostar de algo.

Edson
Edson
Responder a  Sparrow81
3 meses atrás

Não cara, ele simplesmente achou o som de inicialização ruim e eu tbm, mas não deixarei de comprar o console por isso e ele tbm não, creio eu!

Ewertom
Ewertom
Responder a  Edson
3 meses atrás

@Edson meu amigo,como ti falei,to dividido,antes era 80% de Ps5 e depois do que vi ta 50% a 50%,meio pendido para ps,agora vai depender do que a MIc vai mostrar na sua conferência e também no preço ai decido onde compra verde ou Azul.Abraço.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Sparrow81
3 meses atrás

@Sparrow81,o importante são os jogos meu amigo,mas pô aquele som do botão ficou muito ruim,se tu gostou blz,eu já não.Fim

By-mission
By-mission
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Sim eu entendo é muita especulação ainda assim quando parte do Digital Foundry é um pouco desagradável…

Marco Antonio Brasil
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

[OFF] https://photos.app.goo.gl/hx289enr3zD1qBNVA

Em capturas de tela do HZD2 podemos ver melhor a realidade dos gráficos da nova geração. Mas fica no ar a pergunta, será que no vídeo vimos CGI ou in game.

Marco Antonio Brasil
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Foi um colega “caixista” quem me enviou essa imagem.
Após assistir o vídeo do HZD2 eu estava crente serem imagens do jogo, mas a malta do Xbox está colocando em duvida, afirmando ser CGI, por isso postei aqui para ouvir a opinião de vocês.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Marco Antonio Brasil
3 meses atrás

Cgi era no trailer do hellblade 2. Inclusive confirmado por técnicos. O que foi visto de Horizon 2 é in game. Assim como no primeiro e na maioria dos games AAA do ps4, creio não haverá cgi, simplesmente pq não precisa. Lembrando que será um mundo aberto, mto provavelmente maior que do primeiro. O que vimos de Horizon 2 não tem paralelo algum hj nem no Pc.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Desculpe Mario. É na engine. Não cgi que se especula.

Sparrow81
Sparrow81
3 meses atrás

Acho melhor vc esperar pra ver então… Pode se decepcionar… Eu esperaria pra ver se a SX realmente vai rodar os multi melhor, pq acho sinceramente que isso não vai acontecer como foi com ps4 pro vs one x

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

O que vejo é a maioria se baseando nesses 18% a mais de Tflops. Só que estamos a comparar uma proposta de poder bruto estilo Pc e outra de integração e desempenho clássico de console que é o ps5. Creio que a confusão é normal, já que na atual geração os consoles tinham propostas bem parecidas e mesmo assim não vemos a vantagem em tela dos mais de 40% do one x sobre o PS4 pro.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Perfeito, Mario. Teremos mesmo que aguardar pra ver. Eu tendo a achar a solução do ps5 mais eficiente e que de fato fará diferença até nos thirds. Alguns discordam. Vamos esperar para ver a prova real. TB temos a aguardar o molho secreto tão citado do lado do ps5 e alguma surpresa do Xbox. Vamos ver o que cada uma implementou a mais que não existe na AMD para cpu e gpu.

Sparrow81
Sparrow81
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Mas estou me baseando apenas no que foi falado até o momento. Um console com proposta mais Pc e outro que é console clássico e com algumas revoluções. Ora, se tudo que o Cerny disse, funcionar, teremos um ps5 poupando gpu e cpu de coisas que o SX terá que lidar. Nisso o ps5 teria sobras para aumentar o desempenho teórico.

eduard08
eduard08
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Secalhar a sony ja esta a pensar no modelo slim pois assim nao sera muito difícil fazer mais pequeno 😂 agora so espero que nao façam um modelo “pro” como nesta geração 😂😂

Eu tinha visto outras comparaçoes para o tamanho

comment image

comment image

comment image

Eduardo Butilheiro
Eduardo Butilheiro
3 meses atrás

Adoro Consoles robustos! Achei legal o visual da PS5. Realmente, ele deitado é horrível!

PS5 nasceu para ficar de pé!

Eduardo Butilheiro
Eduardo Butilheiro
3 meses atrás

Prefiro o design da Séries X, pelo fato de transmitir mais robustez.

No geral, aprovo as dimensões de ambas!

nETTo
nETTo
3 meses atrás

Kkkk Eu curti, mais elegante, futurista, a combinação de cores.

Achei melhor que a caixa de sapatos do XSX, aliás, design ali deve ser muito funcional a nível de temperatura mas quanto ao visual é mais pobre possível pra um console.

Rafael
Rafael
Responder a  nETTo
3 meses atrás

Gosto é gosto e nem adianta discutir… mas ao contrario de vc, eu achei horrível nao só o tamanho e design, mas tbm a opcao pelo branco.
Esses caras devem ter se inspirado em algum alienware…
Eu acho que é bom ousar e acima de tudo fazer pensando no desempenho e resfriamento, más nao me agradou em nada.
Eu gosto de design que seja mais discreto. Esse plastico branco vai empueirar muito e se nao for de boa qualidade, vai amarelar com o passar dos anos. Duas coisas que deveriam evitar em aparelhos eletronicos… branco e black piano
… mas enfim, gosto do PS e estou andioso pra saber o preco e data de lançamento pra eu poder comprar… nao vou poder mais chamar de “meu neguinho” kkk

Ewertom
Ewertom
Responder a  Rafael
3 meses atrás

O problema ta na limpeza do produto na estande @Rafael,esse design de pontas ta muito fora do ideal e se ficar deitado vai virar depósito de fuligen.E também tenho essa impressão de possibilidade de amarelamento do plástico o que deixaria esse console com aspecto de mau cuidado e velho,muito velho.Penso eu,foi um erro esse design.Vamos ver o resfriamento de ambos no inicio e ver quem acertou ai.
 

bruno
bruno
Responder a  Ewertom
3 meses atrás

comment image
 comment image
 
Eu espero este modelo ficar standard… mas prefiro o branco.

Ewertom
Ewertom
Responder a  bruno
3 meses atrás

Esse é muito elegante e bonito,também prefiro esse @Bruno

Rafael
Rafael
Responder a  bruno
3 meses atrás

Gostei desse …. parece até que escondeu um pouco as curvas dele… seria melhor

Shin
Shin
3 meses atrás

Quando Iwata aprovou o desenvolvimento do Nintendo Wii ele falou para os engenheiros e design, faça-o não apenas 50% mais rápido que o GC, faça-o caber no tamanho de duas caixas de DVD.

Isso era final de 2003 e no final de 2005 eles descobriram que nem com o processo de 65nm da época era capazes disso. Porém no final de 2005 eles conseguiram fazer 50% em 3 caixas de DVD. Não era o que Iwata queria mas era o jeito.

Isso só demonstra como o PS5 nasce de uma manobra, o objetivo era o PS4 tier 3, o dobro do PS4pro 8TF, agendado para algo entre o fim de 2018 e 2019. Caberia em um case equivalente ao PS4, seria mais silencioso que o PS4pro.

O Ray-Tracing faz a Sony buscar um terceiro braço, objetivo era 12TF, faça 3x o PS4pro no espaço do mesmo. Chega 2020 eles descobriram que não poderiam fazer 3x mas sim 2,5x e descobriram que para fazer isso precisavam de 2x mais área de escape na dissipação.

E por que assumiram isso? É Sony meus amigos, eles sabem que depois podem continuar fazendo revisões, limar componentes até que coloque tudo em um espaço menor e chame isso de PlayStation Slim.

A Microsoft também sabia disso e usou sua engenharia para conseguir os 3x e também o fez menor e em menos tempo. Engenharia Microsoft Win!

Daqui pra frente Sony fará revisão no seu chip o que diminui a necessidade de uma grande área de escape e permite um case menor, não somente isso. Se o processo limitou a engenharia, um novo processo deve buscar condições menos limitadoras. O Smartshift só é usado porque tem menos energia disponível e se você tem acesso s um chip que consuma menos a tendência é que não use isso. Portanto, PS5 2020 = PS5 beta.

daniel
daniel
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Eu penso que o Shin é uma pessoa da zoeira kkk.
Percebe-se que ele tem um certo conhecimento técnico, só que ele altera esse conhecimento com respostas e comentários muito peculiares para não dizer outra coisa. Só achei estranho ele não falar que o PS5 é uma “cópia” dos consoles Nintendo hahahahaha.
 

Rafael
Rafael
Responder a  Shin
3 meses atrás

Normal ocorrer revisões e reduzir o tamanho dos consoles… e provavelmente o PS a ter que exigir maiores frequências, teve que pensar em um sistema de refrigeração mais robusto e deve ter tido limitacoes quanto ao tamanho do console, que realmente ficou bem maior, mas o importante é que tenha desempenho, temperatura e niveis de ruído dentro do esperado…
No mais, precisaremos esperar mais um pouco pra conhecer o interior do console e saber se foram eficientes ao fazer o projeto do console ou nao

Shin
Shin
Responder a  Rafael
3 meses atrás

Ele fica maior devido a extensão para além do propósito principal. Se a Sony realmente tivesse a proposta de atender a gama 10TF ela teria feito um chip com mais unidades e menos clock speed, mas o objetivo nunca foi esse, o objetivo foi manter o mesmo número de unidades mas melhorar a execução de processo nas mesmas assim, quando migrassem codificação PS4 tier 2 para PS4 tier 3 seria um processo automático e ainda mais simples que entre tier 1 e 2.

Deve entender isso, a Sony sabia desde o princípio que a MS viria com um console mais poderoso, a Sony não muda por causa do XSX. Ela muda devido a publicidade RTX. É só ver como no espaço de 2018 à 2019 a Sony está contratando pessoas especializadas em tecnologia RT, só ver como a apresentação de GT Sport foi sobre RT. O RT acelerado por hardware não estava no roadmap e por isso você não tem uma AMD com GPU acelerada em RT antes de 2020. Se a AMD planeja-se aceleração a nível de hardware para RT você veria isso acontecendo em Vega, mas o que você viu em Vega era uma segunda geração usando o perfil de Intrisics Ops definido pelo DXR 1.0. A MS lançou em 2016 o DXR 1.0 para todo hardware SM6.0 esse é o RT original, a Nvidia modificou o modelo e criou seu próprio o RTX, fora do roadmap. A MS trabalhou na atualização do modelo com a AMD oferecendo sua solução de nova gen, nasce o DXR 1.1 com extensão SM6.5 com função inline, a nova geração RDNA 2 PS5 e XSX faz parte desse modelo. É por isso que você tem rumores de um PS5 RT 1.5 e um XSX RT 2.0, porém isso é um grande erro. A Sony estava desde o princípio trabalhando no modelo 1.5 e todo game que você viu até agora usa o modelo, é o que estava em curso na Siggraphic 2019, porém quando a Sony leva seus SDK para a versão pós dezembro de 2019 ela já está dentro de RDNA2 e isso não é um remendo, é um update completo então você encontra esse SOC com os mesmos 36 CU funcionais mas possuindo todas as características RDNA2, dentre elas o VRS e o RT.

Ou seja RT dos consoles e RDNA2 está no mesmo nível de RT Turing que no DXR1.1 SM6.5 é chamado de RT inline, você invoca por meio de comando, se olhar no Radeon Rays a AMD lançou a versão 4.0 que é nada mais que a versão do seu SDK. A AMD em RT está 3 anos atrasada em relação a Nvidia e isso afeta os semi personalizados da AMD. Em outras palavras, Sony e MS pressionaram a AMD por RT depois da Nvidia implementar isso a nível de hardware fazendo as Radeon ficarem pra trás.

E aí tem outra coisa, o RT ainda depende que os raios use OPs FP16, não é o motor RT que gera os raios e sim a CU, então aumentar o número de raios ciclos depende de fazer mudanças significativas no processamento de vertices que foi as mudanças já feitas em RDNA, so que, a Nvidia usa em seus SM ULAs 16 separadas de ULAs 32 bits, isso significa que o tempo de registro de cada thread ao passar entre ambas as precisões não interfere na ocupação o que dar a nível de hardware uma vantagem significa nos shaders que use execuções mistas. Uma mudança que a AMD parece ter feito entre RDNA1 e 2 é duplicar os agendadores assíncronos para duplicar o número de filas de prioridade, buscando melhorar a simultaneidade. Não sei o quanto melhoraram mas esse valor adicional entre os 8.4 aos 10.3 e respectivamente os 12TF do XSX, tem única e exclusivamente o objetivo de aumentar o número de operações simultaneas e é aí que a Sony precisa de mais potencial em um chip menor, pois 36CU 2304ULAs não dar muito espaço para simultaneidade, então acelerar se tornou a opção para não ter que refazer o BGA inteiro.

E aí que chegamos na Big torre, acelerar gera o sintoma de maior calor, maior calor maior extrapolação térmica. É uma APU, CPU, GPU, DSP, no mesmo espaço, se um deles está acelerado e gerando calor, todos estarão sendo penalizados. Usar um BGA com características mobiles, seguindo o padrão ACPI de Renoir, trazendo tecnologias como o Smartshift.

O grande cooling é a solução para manter os temp sem aumentar o RPM e por consequência o ruído gerado pelas hélices. O grande número de saídas serve para dispensar rapidamente o ar e não criar bolhas térmicas no chassis ( o PS4pro tem esse problema).

Então você vai ver isso pois é inevitável, esse chassis grande é caro, o Cooling é caro. A primeira mão a primeira revisão do chip vai aumentar eficiência e assim eles podem alienar materiais. Melhor eficiência vai gerar clock alvo mais estável. E uma plataforma Slim só poderá ser criada depois que a plataforma Stand alcançar estabilidade térmica sem precisar desse chassis.

Então este PS5 é beta, podem achar que não é mas a própria Sony está dizendo que é quando ela coloca nas imagens que o modelo está sujeito a mudanças. A primeira coisa que a Sony vai fazer no PS5 são mudanças! Este modelo tem como objetivo apenas apresentar o conteúdo em 2020 uma vez que desde 2018 eles encaminharam todo o conteúdo e todas as equipes internas para trabalhar exclusivamente nesse novo console. Por isso que a DLC de Spiderman aparece só agora exclusiva ao PS5, e fazer os jogos exclusivos ao PS5 é uma necessidade para seus estudios internos pois é necessário atenção a recursos críticos.

Não espere a Sony tentando alcançar 12TF ou fazendo um PS5pro rapidamente, o PS5pro só pode ser feito depois de estabilizar esta versão.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Está sendo leviano isso não é teoria da conspiração, não existe conspiração ocorrendo e nem o que disse faz parte de uma conspiração. Você está usando esse termo na tentativa de desvalidar o que eu disse, mas pra usar um termo tem que entender o verdadeiro significado. Conspiração, conspirar vem do ato de formatar uma trama em conjunto, ou seja, um indivíduo não conspira é preciso um coletivo. O termo moderno para Teoria da conspiração foi criado pela CIA em meados de 1964 com o objetivo de defragar censura sobre certas opiniões anti governo que certos grupos não encontrava resposta.

Então não pode julgar teoria da conspiração o que você não quer concordar e que existe claras evidências. Fale assim, eu não concordo e pronto ou então apresente termos melhores.

O PS5 é enorme e é enorme como consequência de uma adequação tardia e não como uma evolução planejada.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

So nao explica onde liga drive bluray a motherboard.
 
Eu acho que e quase isso, mas deves contar com duas ventoinhas na parte superior.

Shin
Shin
Responder a  Mário Armão Ferreira
3 meses atrás

Não é como uma VGA não, a placa está na linha de baixo das USB enquanto o BDD na parte inversa da placa. Não são 2 heatsink mas sim um com um backplate que é ligado a um corpo metalico e dissipa para a direita da imagem, enquanto o fan fica na parte mais gorda e a curva acompanha seus dutos, puxando da trazeira para cima e lados. Esse é um sistema muito mais parecido com o usado no PS4pro. com a diferença que a Sony usa ambos os lados da placa. O lado do backplate está os 20 chips de memória, 8x GDDR6 + 12 Flash, o lado do heat Sink está Chip principal, Southbridge e Flash Controller. Olhe a USB, ela é a fronteira entre a parte primaria do chip principal e a parte secundária dos chips secundários, tudo em uma grande e big placa com um espaço pra PSU e na ultima divisão.

bruno
bruno
Responder a  Shin
3 meses atrás

Shin, vais me desculpar, mas fazes imensas alegacoes sem dares quaisquer provas. O que e a PS4 tier 2 e PS4 tier 3 e de onde tiras tu isso?
 
Fazes um enorme conjunto de afirmacoes insubstanciadas, e por isso, desculpa, mas nao passarao de teorias de conspiracao ate que proves o que dizes.
 
Torna-se dificil seguir o que escreves.
 
Relativamente a Sony saber que a MS vinha ou nao com console mais poderoso, isso esta por ver-se.
 
O chip que equivalente ao que equipa a consola da Sony, so esta a ser cobrado ao preco que esta (falo da rdna 1) porque a performance pode chegar a andar taco a taco com a Vega II e a AMD nao tem mais nada no catalogo, enquanto a nVidia continua sozinha. Por algum motivo, a AMD nao levou a RDNA mais longe na primeira versao. Fez isso com o Zen 1 (onde chegamos aos 16 nucleos num CPU para desktop), mas nao fez isso com o GPUs, por algum motivo.
 
Seja como for, o GPU em si nao tem nada de monstruoso, ocupa 251 mm2, mas com imensa area gasta em IO.
 
Por isso acredito que se a Sony quisesse ir mais longe teria conseguido e por isso sempre afirmei que programar hardware para 2019/2020 seria um erro. Porque o grande embate vai ocorrer este ano com a nVidia a puxar os limites com a Ampere e a AMD finalmente a investir na alta gama com a RDNA 2. Num mundo pos cripto moeda, os precos ate ao proximo ano vao reequilibrar-se.
 
O que quero dizer e que, estes chips vao se tornar na gama ou biaxa ou media -baixa ate 2021.
 
Eu nao sei que provas tens para dizer que o RT passou ao lado da Sony e que a MS iniciou tudo quando o conceito nem foi da MS nem da Sony mas da Imagination tech que introduziu os primeiros chips para o efeito em 2014. Pela logica das contratacoes, pode ser…
 
Seja como for, e vou relembrar-te que a Sony sempre se distinguiu por compreender computacao e hardware. Alias, historicamente os GPUs foram puzxados pelas fabricantes de consola e a Sony mais que contribuiu para a sua evolucao. Por curiosidade, o termo GPU foi cunhado pela Sony (a AMD inicialmente veio com o termo VPU)
 
Quero com isto dizer que acho estranho uma empresa que sempre compreendeu e puxou pelo desenvolvimento grafico (recordo que o Cell foi o primeiro chip heterogeneo do mercado e introduziu a computacao generica por vectores ainda antes de teres CUDA ou Unifid Shaders). A propria AMD esta citada como se tendo inspirado no Cell para desenvolver os sistemas fusion. Neste aspeto, a Sony sempre esteve na vanguarda e mesmo na PS4 provou que tem know how sobre computacao grafica (falo da aposta em GPGPU).
 
Logo ela se apanhada de surpresa por um conceito demonstrado em 2014… pa, e possivel, mas acho estranho.
 
Sobre a AMD estar atrasada ou nao recomendo que te informes mais sobre a GCN e a Vega, porque ha quem defenda que estes designs, conseguiram um equilibrio enorme entre compute graficos a um nivel que a nVidia nunca conseguiu. A GCN foi uma grande vitoria na AMD, mas o GPGPU nunca foi usado no PC convenientemente. Mas quando e usado… os resultados estao a vista, sendo que tens placas antigas AMD a dar cabo de placas nVidia mais recentes e mais caras. Aqui e tudo uma questao de perspetiva.
 
O que tu elogias, na nVidia eu critico. Ter separacao nao e uma grande inovacao mas um retrocesso. Os GPUs evoluiram no sentido de terem unidades capazes de tudo e tu teres shadrs FP32 e FP16 separados… nao considero isso uma grande desisao de design. Porque a verdade e que essas unidades num caso ou outro ficam por usar. Um sistema uniforme como foi fornecido na Vega e muito mais eficiente.
 
Sobre o calor… a RDNA 1 nao andava longe das frequencias da PS5 e nao sei se o calor era assim tao imenso.
 
Se a PS5 e beta e pura azelhice.

Shin
Shin
Responder a  bruno
3 meses atrás

O acordo entre Sony e AMD previa pelo menos 3 plataformas e isso foi informado em um documento que foi fornecido internamente pela Sony em 2011 sobre como se daria a gestão pós PS3. O semi accurate vazou partes desse documento.

O PS3 foi o primeiro console com sistema operacional estável. No PS4 eles criaram um novo Kernel igualmente baseado FreeBSD agora dedicado ao X86. Então é como qualquer outro sistema com unicode baseado em UNIX. As atualizações são por meio de pacote e as distribuições mantém compatibilidade retroativa e futura, apenas o Shell gráfico mudou. A API gráfica também são a mesma GNMX um fonk sobre o OpenGL usando PSSL ( construída de forma similar ao DX11 da MS) e o GNM que é parecida com a Mantle/Vulkan.

Do mesmo modo que o DX11 a Sony dividiu recursos de sua API em tiers, no GNMX existe o Tier “camada” de comandos para o PS4 e existe o Tier de comandos para o PS4pro. No SDK tem os modos descritos como legado (que são tiers PS4 e PS4pro no PS5) e o nativo com o novo Tier. Então a incompatibilidade não existe, o PS5 é apenas um hardware mais avançado.

A Sony no entanto tem sua política de gerações de consoles ( acredite, no manual do SDK tem algumas páginas apenas falando sobre como eles acreditam em gerações de consoles e como desejam que você simplesmente não migre seu software do PS4 para o PS5). Então eles por questões políticas não querem fazer isso parecer com o PC onde simplesmente você já comprou um jogo de PS4 e no PS5 você pode ativar o Ultra ou com maiores taxa de quadros porque o console é mais rápido. Eles querem que você faça uma versão PS5 como se fosse um remaster e não querem que você force um update sem recompilação no jogo já existente.

E tudo isso porque os fanboys disseram, queremos gerações! ! OMG, esse negócio de PC não é com agente, queremos atualização gráfica. A interpretação é que a compatibilidade traz-frente faria o jogo novo ser reprimido a nível de recursos quando não é isso que ocorre no desenvolvimento.

Agora sobre calor, o PS5 não deve ser um console quente mas sim frio afinal, faz menos ruído que o PS4 e PS4pro. O sistema robusto é para diminuir o estrangulamento térmico, quanto mais segurar as temperaturas, maior a regra de clock.

Olhe por exemplo o Tegra X1 do Switch no Switch e no Pixel C clocks de 1024-1400MHz CPU e 768MHz GPU o modulo Jetson 1900MHz CPU 921MHz GPU. Certamente com um dissipador maior deve pegar um OC, o Devkit do Switch trabalha no mesmo clock do Jetson.

A Sony usou as características mobile de regulação de tensão fina para aumentar o teto de velocidade da GPU, mas como qualquer GPU mobile ela não é regular.

A AMD está atrás da Nvidia 3 anos em termos de GPU e apenas está saltando mais rapidamente em processo para não tornar a diferença tão acentuada assim. Isso é culpa exclusivamente da AMD pois ela jamais conseguiu salvar a ATi e sim afundar ainda mais. O que salvou a AMD foi os acordos com Microsoft e Sony para fornecer tecnologia para seus consoles isso atraiu outras empresas e agora além de Apple, a Samsung está interessada nas suas GPUs, afinal, embora eles estejam atrasados frente a Nvidia eles são a segunda maior fabricante de GPUs do mundo.

A Nvidia ganhou por causa dos Tensor Cores, o RT da Nvidia ele foi implementado como um complemento para validar o DLA como um recurso baseado em gráficos. O DLA já está nessa gen mas de maneira primitiva não agregando processamento suficiente para colaborar com gráficos. Deve pensar em Matrizes Sistólicas como o novo Physx, Sony e MS recusaram o Physx devido aos custos, a MS comprou o havok e implementou via software, a Nvidia comprou eles e implementou nas suas GPUs, temos uma geração atual com recursos físicos medíocres inferiores a GPUs de 2010 e que só agora vai ser melhorado. É o mesmo sobre a próxima geração sem matrizes sistólica a IA é medíocre e a renderização híbrida limitada.

bruno
bruno
Responder a  Shin
3 meses atrás

Tecnicamente, a incompatibilidade tb nao existe entre a RDNA e a GCN. As double compute units tem capacidade de se dividirem e trabalharem como simples compute units sozinhas. O hardware esta desenhado assim e assim o esta, porque a AMD com a GCN criou uma boa arquitetura que combinava compute com trabalho grafico tradicional e ha todo um legado nisso que nao quer perder. Logo tudo o que descreves como tiers, estas a interpretar como se o hardware fosse o mesmo, isto e, por teres tiers significa que nao houve evolucao. Nao, tens e apenas o software a comunicar ao hardware como deve correr e o que deve desactivar. Dai os tiers.
 
Sobre as geracoes, isso e apenas logico. Diz-me Shin, achas que tudo o que corre na Switch correria na Wii U? Porque o chip que equipa a Switch oferece bastantes melhorias sobre o chip da AMD presente na Wii-U ou nao? Eu tenho certeza que as coisas que tenho na PS4 jamais correriam na PS3. As geracoes sao marcadas pelo suporte a novas caracteristicas (da mesma forma, por exemplo, que o DX vai ao longo dos tempos suportando elementos que nao suportava antes, como o RT, ou os shaders programaveis – so a titulo de exemplo). Nas consolas e o mesmo, tens certas caracteristicas graficas (essas por exemplo), certas unidades de computacao, tudo com o intuito de introduzir nos jogos efeitos que antes nao eram possiveis e desta forma revolucionar jogabilidade, imersao, graficos e interaccao.
 
Nesta geracao tiveste GPGPU (entre muitas outras coisas). Isso permitiu incrementar a vegetacao (ou o numero de assets presentes no ecra), permitiu mundos mais detalhados.
 
O gpgpu foi largamente utilizado para geracao procedural de terreno, permitindo a construcao de mundos como o de Horizon ZD, em que o sistema colocava vegetacao, animais e manadas de maquinas, as quais possuem certos comportamentos, vegetacao mais luxuriante (uncharted 4 utilizou o mesmo para fisica de particulas, vegetacao – onde a personagem se esconde) e sao so uns exemplos. Se comparares o que tiveste aqui, com o que de melhor se fazia na PS3/360 o salto foi enorme.
 
Logo, isto nao veio de fanboys, isto nao veio de birrice de ninguem, isto e a evolucao natural das coisas e e sempre assim que funcionaram. E tambem algo organico a industria, porque o maior quesito grafico e o colocar de novos efeitos a funcionar leva a maiores custos e maiores gastos, logo eu olho para as geracoes como periodos de maturacao e dominio da tecnica onde novas solucoes,mais elegantes sao desenvolvidas com o intuito de diminuir o custo computacional – e nao te faltam imensos exemplos disso!
 
O Cell por exemplo, foi o grande percursor de computacao vectorial (como o CUDA depois introduziu) e forcou os programadores e dominarem e a pensarem multinucleo. Nao e a toa alias, que as consolas nestes geracao, usam CPUs fracos, mas com 8 nucleos e consigam jogos 1080p suaves, enquanto nos PCs tem CPUs mais poderosos que se esgasgam porque so usam um dos seus nucleos. Alias, o multinucleo no PC so agora comeca a ser resolvido quando foi criada um distribuidor automatico de threads pelos nucleos. Achas que isso teria surgido sem o que foi aprendido do Cell e das consolas?
 
As geracoes sempre existiram e sao necessarias ao dominio do hardware. Repara, a GCN era excelente em computacao no GPU – foi a melhor arquitetura desenvolvida para esse efeito e ultrapassou ate a nvidia (que apostou inicialmente no CUDA para servidores mas nunca conseguiu um equilibrio entre performance computacional e graficos tendo em 2011 regressado a apostar mais em graficos). Mas isso so e visivel se for usado. E ainda hoje, dado que o mercado PC aposta em diferentes solucoes, nao sao muitos os jogos que usem o GPGPU no PC – mas quando o usam… ui, ui! A performance aumenta e de que forma!
 
As caracteristicas que descreves que a Sony usou, o smartshift, e uma solucao AMD. Independentemente do proposito, e aplicavel a qualquer sistema seja qual for o grau computacional – basicamente e apenas um sistema de gestao de energia que de forma inteligente lida com um facto normal: os GPUs nao correm sempre a frequencia anunciada – o clock varia e basta olhares para qualquer performance de um jogo em qualquer PC que verificas a variacao. O Smartshift o que faz e definir um potencia que e dada ao sistema e deixa o sistema variar o clock com base no que tem que fazer, em vez de impor um clock. Nasceu no mobile? E dai? Nao pode ser aplicado e com ganhos ao resto?
 
Sobre o percurso da AMD recomendo estes videos:
 
https://www.youtube.com/channel/UCT56mlKa-VuUtFfyFNbM5qA/videos
 
As coisas nao sao tao simples assim. A nvidia, ate a GCN chegar estava determinada em vencer no mercado de servidores e por isso apostou no Compute, mas perdeu na performance grafica. Pior, quando tentou um GPU para gaming que mantivesse o compute, o design foi um desastre. Nesse aspeto, a AMD com a GCN teve uma grande vitoria, pois conseguiu um grande equilibrio entre graficos e compute e os efeitos estao a vista. A nVidia depois voltou a investir mais em performance grafica e por isso, a performance ficou do lado dela – mas como disse, pega em jogos que usem o GPGPU no PC e compara a performance me placas nVidia e ve logo como a coisa muda. Com a RDNA a AMD manteve o ganho da GCN, mas criou uma nova unidade, a Double Compute Unit, capaz maior performance grafica.
 
Logo tem cuidado ao afirmares que ha um atraso – o que eu vejo sao duas empresas com solucoes distintas e a apostar em solucoes distintas. Agora a AMD e muito mais pequena que a nVidia e por isso tens casos como o da Vega que chega ao mercado com features por activar.
 
Nao so isso, e em linha de algo que referiste antes, a AMD criou algo que funciona muito bem para compute, a Compute unit. E quando vejo o que as duas empresas estao a fazer, vejo a nVidia e dividir o hardware por funcoes distintas, enquanto a AMD que tornar o hardware versatil na mesma linha do que fez com o unified shader – logo ela nao adiciona algo extra a compute unit – ela melhora a compute unit adicionando-lhe features. Na Vega tiveste isso com o RPM.
 
 
O problema de iniciativas como o PhysX e que e nVidia e a nVidia tem o mau habito de trancar este seu tipo de tecnologias (resumidamente, sao quase uma caixa negra) e de deliberadamente sabotar a performance de GPUs concorrentes. Mas como a Unreal acaba de provar com o sistema Chaos… as empresas podem faze-los e se nao fazem e porque nao podiam. Ha sempre um compromisso e o compromisso na atual geracao foi o CPU – a AMD nao tinha nada mais que pudesse ser usado.

Atwell
Atwell
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Será mesmo que o console tem 41cm de altura?
Medi aqui com uma trena e me recuso a acreditar, algo não correu bem no desenvolvimento do console. É tão grande que chega a ser grotesco.

Rafael
Rafael
Responder a  Atwell
3 meses atrás

Kkkk ficou fora do padrão mesmo…

Ewertom
Ewertom
Responder a  Atwell
3 meses atrás

Dependendo do veiculo que tiver,não fai caber no porta malas,vai ter de alugar um porta aviões…..Muito grande,vamos ter de afastar tudo senão,não entra na casa.Aumentar as portas,reforçar.o piso,etc.Sony queremos um console,não um prédio.😂
 

Gabriel
Gabriel
3 meses atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Achei meu tosco o comentário.
Mas cada um com sua opinião.

bruno
bruno
3 meses atrás

Não deixa que dar o que pensar.

Este será o layout do GPU da PS5. Mais o Zen 2 de 8 núcleos.

O GPU (com metade da frequencia e 8Gb HBM2) vai equipar os próximos MacBook Pro.

A área não é grande. No entanto a consola é a maior alguma vez feita, ainda maior que uma com CPU e GPU discreto.

bruno
bruno
Responder a  bruno
3 meses atrás

Oops! Reparei agora que faltou o link, muitas descupas:
 
https://wccftech.com/amd-radeon-pro-5600m-8-gb-hbm2-gpu-announced-for-apple-macbook-pro/

error: Conteúdo protegido