O teu GTA V na PS3 é uma amalgama de pixels? Eis a solução!

Quando instalei GTA V na na PS3 questionei-me o que se passava. O que via a nível gráfico era reminiscente dos tempos a Playstation 2! Mas felizmente há uma solução.

O problema

Queixas-te de que Grand Theft Auto parece numa resolução sub-HD?

Os textos parece borratados quer nos ecrãs de carga, quer nos menus?

Quanto vais de carro a alta velocidade o teu ecrã faz-te lembrar um jogo da Playstation 2?

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Se é o caso sossega, o problema tem solução!

Quando inseri GTA V na PS3 e este começou a instalar comecei logo a questionar-me a que resolução o jogo correria. Os textos que via no ecrã estavam longe de ser perfeitos e a ideia que passava era a de estar perante uma resolução sub-HD. E bastante sub-HD!

Quando o jogo arrancou, tornou-se notória a ausência de qualquer tipo de blur ou anti-aliasing na imagem. E curiosamente tal era bastante notório! Mas o pior era quando entrava nos veículos e acelerava. A partir de determinada velocidade a resolução parecia descer abruptamente e o tamanho dos pixeis quase faziam lembrar a Playstation 2.

Basicamente o resultado a altas velocidades era algo semelhante ao que se tenta reproduzir a seguir com o photoshop:

 blur gta v

É certo que o ecrã ser de grandes dimensões não ajudava, mas no entanto GTA V estava tão mau que pensei mesmo em trocar o jogo por outra coisa. A resolução gráfica era má demais.

GTA V é pior na PS3 do que Xbox 360?

Como poderás ver facilmente na internet, as versões PS3 e XBox 360 são muito parecidas. A PS3 possui uma ligeira vantagem em algumas texturas, mas em compensação a XBox one possui uma ligeira vantagem no framerate. Mas no global os jogos são iguais.

Desta forma, como facilmente poderás constatar visualizando vídeos de qualquer das versões na internet, nenhuma das versões apresenta os problemas acima descritos, sendo as diferenças negligenciáveis.

 


A causa

Ao que tudo indica há um sério problema com o upscale deste jogo dos seus 720p nativos para os 1080p. Ou seja, o problema acontece a quem possui a sua PS3 configurada para usar resoluções superiores a 720p, seja 1080p ou 1080i.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

E o problema é de tal forma que em vez de existir uma melhoria na qualidade de imagem, mesmo que marginal, a imagem piora a olhos vistos ao ponto de o jogo parecer estar numa resolução sub-HD.

Aparentemente este “upscale” cria igualmente problemas devido a que o resultado final parece ser interpolado, criando ruído adicional na imagem quando esta se move mais depressa.

O resultado final é um jogo com uma qualidade gráfica em certas partes que só se pode considerar execrável.

E no meu caso, não encontrando queixas sobre mau grafismo na PS3, e sabendo que a versão Xbox 360 é igual, pensei mesmo em trocar o jogo por outro uma vez que o resultado visual era inaceitável.

A solução

A solução, felizmente, é muito simples. Basta que nas configurações de saída vídeo da consola se desactivem os modos 1080i e 1080p. Desta forma o upscale não acontecerá.

E efectivamente, colocando a consola a 720p, mal arranquei o jogo as diferenças eram notórias. O texto era agora perfeito e totalmente legível, e finalmente o que estava no ecrã meu era igual ao que podia visualizar nos vídeos na internet.

Infelizmente, em ambas as consolas, o Anti Aliasing e o blur que existia em GTA IV desapareceu, existindo algum ruido na imagem devido a tal, mas o certo é que a amalgama de pixels que visualizava anteriormente, particularmente a alta velocidade, desapareceu.

GTA V no blur

Conclusão

Se inicialmente me mostrei frustrado com o que via no ecrã, tendo perdido várias horas a tentar descobrir o que se passaria, o certo é que agora, com o problema resolvido, GTA V é um jogo que merece ser jogado. Infelizmente  mas como só descobri esta resolução para o problema perto já das 24h sou sincero que nem desfrutei minimamente do jogo com a vontade de o mandar pela janela.

Se te queixas do mesmo, então aproveita a solução. É uma situação incomum que nunca experimentei em toda a vida da consola, mas que neste jogo existe. E acredita que faz toda a diferença.

Já agora se tens uma Xbox 360 não instales o Game Disc, A consola não aguenta o streaming do disco e o grafismo sofre. Mas essa é uma situação conhecida, ao passo que a da PS3 é menos comum e pode nem sequer acontecer com todos os televisores.

 

 

 

Publicidade

Posts Relacionados