OFICIAL: As especificações da Xbox Série X

Quando se esperava algo com grande pompa e circunstância, a Microsoft limitou-se a um artigo de Phil Spencer no site da Xbox a anunciar as principais especificações da Xbox série X. Mas o que é dito é bombástico que chegue para dar o que falar, independentemente do meio usado.

Eis as especificações que todos queríamos ouvir sobre a Xbox Série X. Não são totais, mas pelo menos são oficiais: (fonte)

  • Processador personalizado de próxima geração: A Xbox Series X é a consola mais poderosa já construída pela nossa equipa de processadores personalizados, juntando o último AMD Zen 2 com a arquitectura RDNA 2. Entregando quatro vezes o poder de processamento da Xbox One ela alcança os 12 Tflops no GPU – duas vezes a Xbox One X e mais de 8 vezes o poder de processamento da Xbox One original, a Xbox Série X dá um elevado salto geracional em poder de processamento e gráfico com tecnologia de ponta que resultam em fotogramas mais altos, mundos maiores e mais sofisticados e uma experiência emersiva como nunca antes visto nas consolas.
  • Variable Rate Shading (VRS): A nossa forma patenteada de VRS permitem utilizar de forma mais eficiente o poder da Xbox série X. Em vez de se gastar ciclos de GPU para todos os pixels no ecrã, a coisa pode ser priorizada para efeitos individuais em personagens especificas ou objectos de cenário relevantes. A técnica permite fotogramas mais estáveis e maiores resoluções, sem impacto na qualidade final da imagem
  • Hardware-accelerated DirectX Raytracing: Podemos agora esperar ambientes mais realistas e dinâmicos devido à aceleração hardware DirectX Ray tracing – Algo inédito nas consolas. Isto permite efeitos realistas de luz, reflexos, e acústica em tempo real, conforme se explora o mundo de jogo.

Imersão num instante

A nova geração será definida por mais jogo e menos espera. E quando o jogo começa, sabemos que muitos jogadores exigem latência ultra baixa para serem o mais imersos e precisos possível. Para esse fim, a equipe analisou todas as etapas entre jogador e jogo, do controle ao console e a exibição, e perguntou como poderíamos torná-lo mais rápido.

  • Armazenamento SSD: Com nosso SSD de última geração, quase todos os aspectos dos jogos são aprimorados. Os mundos dos jogos são maiores, mais dinâmicos e carregam instantaneamente e as viagens rápidas são exatamente isso – rápidas.
  • Resumo Rápido: O novo recurso de resumo rápido permite continuar vários jogos de um estado suspenso quase instantaneamente, retornando para onde você estava e o que estava fazendo, sem esperar pelas longas telas de carregamento.
  • Dynamic Latency Input (DLI): Estamos otimizando a latência no pipeline de player para console, começando com nosso Xbox Wireless Controller, que aproveita nosso protocolo de comunicação sem fio proprietário de alta largura de banda quando conectado ao console. Com o Dynamic Latency Input (DLI), um novo recurso que sincroniza a entrada imediatamente com o que é exibido, os controles são ainda mais precisos e responsivos.
  • Inovação HDMI 2.1: Fizemos uma parceria com o fórum HDMI e os fabricantes de TV para oferecer a melhor experiência de jogo por meio de recursos como o Modo de baixa latência automática (ALLM) e a Taxa de atualização variável (VRR). O ALLM permite que o Xbox One e o Xbox Series X definam automaticamente a exibição conectada para o modo de menor latência. O VRR sincroniza a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros do jogo, mantendo visuais suaves sem rasgar. Garantir um atraso mínimo e a experiência de jogo mais responsiva.
  • Suporte 120 fps: Com suporte para até 120 qps, o Xbox Series X permite que os desenvolvedores excedam a saída padrão de 60 qps em favor de realismo elevado ou ação em ritmo acelerado.

A próxima geração de compatibilidade de jogos



Os benefícios da próxima geração de console se estendem em todas as direções, trazendo maior fidelidade visual e velocidades de carregamento aprimoradas ao seu legado de jogos existente, além de novos jogos. Continuamos nosso compromisso com a compatibilidade com o Xbox Series X e investimos em tecnologia que facilita a propriedade de jogos por gerações.

  • Quatro gerações de jogos: Nosso compromisso com a compatibilidade significa que os jogos existentes do Xbox One, incluindo o Xbox 360 compatível com versões anteriores e os jogos originais do Xbox, parecem e jogam melhor do que nunca. Seus jogos favoritos, incluindo títulos no Xbox Game Pass, se beneficiam de taxas de quadros mais constantes, tempos de carregamento mais rápidos e resolução e fidelidade visual aprimoradas – tudo sem a necessidade de trabalho do desenvolvedor. Seus acessórios para jogos Xbox One também são apresentados com você.
  • Smart Delivery: Essa tecnologia permite que você compre um jogo uma vez e saiba que, esteja jogando no Xbox One ou Xbox Series X, você está obtendo a versão correta do jogo em qualquer Xbox em que esteja jogando. Estamos assumindo o compromisso de usar o Smart Delivery em todos os nossos títulos exclusivos do Xbox Game Studios, incluindo o Halo Infinite, garantindo que você só precise comprar um título uma vez para jogar a melhor versão disponível para o console Xbox em que escolher jogar. Essa tecnologia está disponível para todos os desenvolvedores e editores e eles podem optar por usá-la para títulos que serão lançados no Xbox One primeiro e chegarão ao Xbox Series X posteriormente.
  • Xbox Game Pass: Além dos jogos de quatro gerações de consolas, nosso principal serviço de assinatura de jogos, o Xbox Game Pass, continuará tendo nossos jogos primários, como o Halo Infinite, incluídos em seu lançamento. Esperamos que milhões de vocês vivenciem o portfólio do Xbox Game Pass e mergulhem em uma profunda biblioteca de jogos de alta qualidade, jogando aqueles que amam agora e também descobrindo sua próxima grande aventura.

Comentários

Para começar, tal como aconteceu na primeira apresentação onde ficou no ar a ideia dos 12 Tflops, congratulo a Microsoft pela sua consola, agora que tal se confirma.

Mas os 12 Tflops não são tudo, há aqui uma série de dados relevantes.

Especificações hardware

Para começar a percepção de uma mudança de estratégia da Microsoft.



Percebe-se agora que quando Phil Spencer falava em duas vezes o poder de processamento da Xbox One X falava em termos numéricos. E isto não é algo nada comum na Microsoft. Isto porque na realidade estes 12 Tflops RDNA 2 são na prática muito mais do que 12 Tflops GCN que seriam, esses sim, duas vezes o poder de processamento da Xbox One X.

Mas Phil optou agora por um muito elogiável discurso correcto e coerente para o público em geral que desconhece essas realidades. Algo bem diferente do Marketing popular e barato de extrapolação de performances que tem vindo a acontecer até aqui, onde qualquer possível vantagem era extrapolada a limites astronómicos.

E isto é elogiável. Até porque, seja porque perspectiva se veja, 12 Tflops é um número invejável… uma performance de topo para o GPU.

O CPU também é referido como sendo 4x superior ao de uma Xbox One, um valor conservador, pois em alguns casos esse ganho chegará às 8x.

É extremamente curioso ver-se esta postura conservadora.



Arquitetura

A grande novidade do anuncio vem do saber-se que a Xbox estará equipada com um GPU RDNA 2. Acreditava-se que fosse algo híbrido estilo RDNA 1.5, mas a dúvida fica agora desfeita. A consola estará equipada com a mais moderna arquitectura da AMD.

VRS

Fica depois a curiosidade sobre o VRS. A situação está longe de ser exclusiva da Microsoft, apesar de a Microsoft ter a sua própria versão e a referir por várias vezes. Até que ponto ela se revelará superior à versão usada pela Sony é algo que iremos analisar assim que existirem mais dados.

Ray Tracing 



A parte do Ray Tracing é a mais interessante. A Microsoft fala em Hardware-accelerated DirectX Raytracing, mas o curioso é que o DirectX não prevê verdadeiramente uma aceleração dedicada por hardware para o Ray Tracing, mas sim a sua inclusão no pipeline de cálculo clássico. Por aqui é-nos dado a entender que, aparentemente, a aceleração hardware usada é a standard que a AMD vai usar no RDNA 2.

Este é um dado que achamos interessante pois servirá de futuro para comparação com a solução da Sony, uma vez que os rumores referiam que as consolas tinham implementações diferentes neste campo. Aguardemos por isso para podermos depois comparar.

Restantes dados

Basicamente tudo o resto é pouco relevante. São situações interessantes, mas expectáveis e as habituais novidades geracionais.

O mais relevante do que sobra é a indicação do cálculo de audio por RT, algo que sabemos desde sempre ser uma realidade possível de ser feita.



Quando da apresentação da PS5, Mark Cerny referiu que essa situação seria uma das grandes apostas da PS5, dando a entender uma unidade dedicada ao audio (por confirmar). Daí que este é mais um ponto que terá no futuro de ser comparado.

De notar que, apesar de esta noticia da Microsoft não o referir, confirmou-se recentemente a existência de um chip sonoro para aceleração dedicada na Xbox série X.

Nesse sentido a solução audio da Microsoft poderá revelar-se muito interessante. É mais um ponto onde necessitamos de dados do lado da Sony para podermos comparar.

Aguarde-se agora pelo passo da Sony.

 





23 Comentários
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bruno
bruno
4 meses atrás

Vou so iniciar e dizer que a Microsoft esta de parabens pelo que tem feito e divulgado ate agora relativamente a proxima consola. Continuo pessoalmente a achar que a proxima geracao deviam ser mais que 12 Tflops, mas e um salto de quase 10x a xbox one base.

Tudo o que foi divulgado ate agora sao caracteristicas bastante atractivas e ha ainda muito mais que entender.

Sobre o DX RT devo somente afirmar tb que o mesmo tem suporte ao RT desenvolvido pela nVidia pelo que nao se sabe exactamente se e pipeline classico ou nao.

Felipe Leite
Felipe Leite
4 meses atrás

Excelente trabalho da Microsoft, parece-me um produto muito interessante e bem projetado.
A contar com um apoio first party de primeira linha ( que acredito irá acontecer) podemos ter uma geração de grandes jogos e de concorrência benéfica para os consumidores.
Ansioso agora por saber o que é a PS5 (especificações).
E também o preço das novas consolas.

bruno
bruno
Responder a  Felipe Leite
4 meses atrás

Aposto nos 499$ para as duas. Acredito mesmo que, nao fosse o preco da PS4 o mercado teria aceite este preco em qualquer das consolas.

Rui
Rui
4 meses atrás

Nao gosto destas apresentações sem empolgamento nenhum mas com o covid19 à mistura enfim passa..

Denoto uma confiança muito forte do lado da Microsoft, e a sony ajuda à festa ao não dizer nada, quem nao deve nao teme.

bruno
bruno
Responder a  Rui
4 meses atrás

E quem nao teme, nao tem porque fazer barulho.

AlexandreR
AlexandreR
4 meses atrás

Excelente trabalho, a máquina é um mostro! Mas a máquina não é tudo e há fatores a considerar. Primeiro ainda não temos noção do preço da consola, que poderá variar de 399 até 599 e segundo, a consola não vai ter exclusivos durante 1/2 anos

Rodrigo Silveira
Rodrigo Silveira
4 meses atrás

Excelentes especificações pro Xbox Series X; vem aí um “monstro em dobro”, agora com 12 teraflops, que na prática poderão ser mais do que isso por causa da tecnologia RNDA 2. Juntamente com tamanho poder, temos um ambiente Xbox com os melhores recursos e serviços disponíveis, o Game Pass com todos os first-party no lançamento, uma rede online segura e estável, e um time de estúdios em crescimento e que tem recebido todo o suporte financeiro, tecnológico e de recursos humanos da Microsoft pra desenvolver a “maior, melhor e mais criativa linha de jogos exclusivos da história”. Veremos… Somado a isso espero um bom trabalho com o lançamento e a evolução do xCloud, que permitirá que seus consumidores joguem seus jogos em qualquer lugar dentro do “ambiente Xbox”. A Microsoft vem ganhando muita confiança, e já dá pra projetar um futuro brilhante ao Xbox Series X, com um lançamento impecável ou no mínimo sem “erros”.

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
4 meses atrás

Parabéns pelo artigo e parabéns à Microsoft pela máquina!

Rodrigo
Rodrigo
4 meses atrás

Excelente artigo. Parece que dessa vez tanto a Microsoft como a Sony não vão limitar o desenvolvimento em uma tecnologia de ponta, esse novo XBOX vai trazer o que tem de melhor da AMD no momento. Essa arquitetura RDNA 2 ainda nem foi lançada no mercado, não existe nada equvalente ainda que pudesse ser testado. Esssa nova geração parece que não vai ser influenciada, como aconteceu em 2013, quando existiam várias notícias que afirmavam que os consoles seriam substituídos pelos Tablets e os Smarthones. O mercado de consoles continua saudável. Se os rumores da PS5 forem verdadeiros, GPU RDNA 1 com 9,2 Teraflops, a corrrida pelo console mais potente já foi definida. Mesmo que alguns digam que isso não influencia a compra de um novo console, o Marketing das empresas gostam de explorar isso sim. A Sony fez isso na época do lançamento do PS4, afirmando que seria melhor jogar os jogos na PS4, porque corriam em uma resolução superior, mesmo com a grande maioria dos jogadores não notando a menor diferença, com o jogo em movimento.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Poderá ser um grande problema, diferentes soluções de RT, poderá ser melhor otimizado num lado do que noutro. Para não falar que os resultados também deverão ser diferentes, digo eu…

Rodrigo
Rodrigo
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Realmente, vai ser bem interessante se o PS5 trazer além da GPU poderosa, um outro chip externo dedicado ao ray tracing.Na comparação com a solução da Microsoft, verdadeiramente a Sony vai estar mesmo em uma posição mais vantajosa. Só é uma pena que até agora a Sony está muito silenciosa com isso. Na época de lançamento da PS4 e XOne, a maioria ainda não utilizava TVs com resolução de 1366×768? Rodar jogos a 900p ou 1080p não fazia deiferença,ou fazia? Nesse caso o que mais se notava não eram eram diferenças de ajustes da própria Tv, como nitidez, brilho, e etc ?

Rodrigo
Rodrigo
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

Se agente for observar, por exemplo, a pesquisa de hardware e software do Steam de Janeiro de 2020, menos de 2% jogam na resolução de 4k. Mais de 80% dos jogadores ainda jogam em resoluções de até 1920×1080. É uma pesquisa para jogos de PC, mas pode servir como um termômetro de como jogam os utilizadores de consoles.

José Galvão
José Galvão
4 meses atrás

Do ponto de vista técnico é uma consola que impressiona, mas muito honestamente não é algo que me apele, não porque pelo paleio quase dia sim dia não da Microsoft, esta consola, por muito capaz que seja, soa-me a um plano B caso a utopia do streaming se revele um fiasco, e como o foco está no streaming, o grosso do seu conteúdo será adequado ao mesmo, algo que não me apela minimamente, por isso, mesmo que a PS5 tenha menos 3 ou meia-duzia de tf que a xox, estou-me nas tintas porque sei que nessa consola vou ter alguns dos melhores jogos da futura geração.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  José Galvão
4 meses atrás

E o conteúdo exclusivo é um dos fatores mais importantes na hora de decisão! Por exemplo a Xbox one não só era inferior em termos de plataforma, como também o conteúdo fornecido, durante a geração, também era inferior comparado a ps4.
Veremos se nesta geração, a MS consegue se aproximar mais da PlayStation relativamente a exclusivos.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
4 meses atrás

O meu foi nenhuma.

Tenho tanto jogo ainda para aproveitar e terminar que acho que deixarei a próxima geração de lado.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  AlexandreR
4 meses atrás

O problema da Xbox one foi as políticas e o suporte que não foi o ideal. A consola era vendida a 499€ com Kinect, durante um ano. A concorrente não só era mais barata, como também tinha melhor plataforma, que durante a geração foi sempre superior em termos de exclusivos! E quando revelaram a Xbox one na E3, era algo mais casual do que propriamente uma máquina para jogos!
Se as políticas tivessem sido diferentes e se a MS tivesse a qualidade dos exclusivos que a ps4 teve, o resultado seria totalmente diferente!
Portanto, eu acredito que nesta geração a diferença não será tão grande! E nunca iremos ter o dobro de consolas relativamente a outro. Poderemos ter talvez uma vantagem pelo lado da Ps5 em termos de vendas, devido ao bom trabalho da ps4, mas não será tão abundante como foi.
Pelo menos é o que acho.

Edit: talvez esteja enganado nas vendas, o Mário lembrou me que a Xbox SX não terá exclusivos durante 1 ou 2 anos…. Será mais uma política que a MS voltará atrás como na Kinect?

bruno
bruno
Responder a  AlexandreR
4 meses atrás

Por curiosidade a Square Enix disse o mesmo.

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