Os clones dos telefones de topo

Smartphones de topo. Há quem os compre porque precisa, quem os compre porque é fan de tecnologia, e quem os compre pelo status. Depois há quem cria réplicas para quem quer mostrar o status, mas não possui a capacidade para comprar topo.

Naturalmente que gostos são gostos, mas há certas situações que, para mim, são incompreensíveis. Um iPhone 5, por exemplo, pode ainda custar 140 euros, e um iPhone 6,  209 euros (valores obtidos após pesquisa rápida na Google e Kuantokusta, e aplicáveis a modelos usados).

Porque comprar um smartphone ultrapassado quando é possível, por exemplo, adquirir-se um Xiomi Redmi S2 por 130 euros, ou um Xiaomi Mi 8 Lite por 239? Eu aqui não falo de smartphones de topo! Falo apenas de alternativas excelentes a smartphones usados e cujo preço é elevado, com caracteristicas que ficam atrás, e em muito do que se pode adquirir novo, mesmo que a baixo custo!

Aceito até que, por exemplo, haja quem tenha algum receio de adquirir telefones Xiaomi (apesar de serem infundados), mas a realidade é que preferir-se um smartphone como o iPhone 5, com um ecrã de 4 polegadas, um processador obsoleto, e limitado ao iOS 10 (a versão actual é a 12), face a um smartphone como o Redmi S2, com android 8, câmara dupla, Sapdragon 625, 3 GB RAM, 32 de Armazenamento e com ecrã de 5.99 polegadas só pode ser explicado por um motivo. Status!

O mesmo face a um iPhone 6 e um Xiaomi Mi 8 Lite, com 4 GB RAM, 64 GB de armazenamento, ecrã 6.26 polegadas, Snapdragon 660 e dupla câmara.



Quer se queira quer não, o motivo pelo qual os iPhones desvalorizam pouco com o tempo deve-se à sua procura. E a sua procura deve-se ao mesmo motivo pelo qual os BMWs, os Mercedes e outras marcas Premium tem grande venda em usados. O estatuto que dá poder dizer que se tem um iPhone, mesmo que ultrapassado!

A comparação de cima aplica-se igualmente aos smartphones da Samgung, se bem que numa escala bem mais reduzida pois esses telefones desvalorizam a um ritmo bem mais elevado, mas a situação é igual! Perguntem a um miúdo que smartphone quer, e a resposta ou é iPhone, ou Samsung! Está enraizado, mesmo que possamos estar longe das melhores escolhas.

Por esse motivo há no mercado clones dos principais smartphones destas duas marcas! Telefones iguais, ou quase iguais, mas que necessitam de uma comparação atenta para que se percebam as diferenças, e que se destinam a fornecer o “estatuto” a quem o quer, mas não pode chegar aos preços proibitivo dos topos de gama dessas marcas.



Confesso que, pessoalmente, o status sempre foi a coisa que menos me interessou. Nas minhas compras sempre procurei as melhores relações qualidade preço, e se é verdade que até à bem pouco tempo atrás elas, infelizmente, acabavam por estar nos topos de gama, a realidade é que a entrada no mercado de outras marcas a preços bem mais competitivos acabou com esse paradigma. Atualmente por 600 euros é perfeitamente possível obter-se um telefone que é topo de gama nas características que realmente importam, podendo no entanto não ter um ou outro “enfeite” secundário, que outras marcas possuem.

Mas primeiro que o mercado acorde do atual torpor, o que vai demorar uns tempos, a situação vai-se manter assim, e nesse sentido, resolvemos algo do que o mercado dos clones possui!

O primeiro exemplo é um “clone” do Note 9, um telefone de mais de 1100 euros, e cujo clone fica por 99 dólares. Naturalmente é mais um clone visual do que outra coisa pois falha em todos os níveis em ser minimamente comparável, mas também, por 99 dólares, o que se podia esperar?

Agora a realidade é que sem um original lado a lado… é um Note 9! Vejam!

O segundo exemplo é um clone melhorzinho! É um clone do iPhone XS Max, e custa 190 dólares. São mais 100 euros que foram usados para refinar o telefone! Melhor CPU, melhores pormenores, melhor qualidade. Aqui estamos perante um clone de bem maior qualidade. Eventualmente poderá existir uma versão do Note 9 a este nível, mas desconhecemos a sua existência.

E pronto… Se querem estatuto podem tê-lo sem pagar os valores exagerados dos topos de gama. Não ficam com um telefone igual… mas se não tem dinheiro para ele, estas são boas alternativas!