Outlook 2007: Fim dos GIFs animados?

Outlook2007

Soube ontem que o recente Microsoft Outlook 2007 não suporta algo aparentemente tão simples como GIFs animados nos emails. “Questões de segurança”, alega a Microsoft. Mas como é que um GIF animado (basicamente uma sucessão de imagens dentro de um só ficheiro) pode ser menos seguro do que um GIF estático? Fui investigar…

O Outlook 2003 tem duas opções para gerar emails em formato HTML, um editor próprio ou o Word. O Word acaba por ser o mais utilizado por ter mais opções de formatação, corrector ortográfico e aquela interface familiar a quem usa o Word.

Já para apresentar os emails HTML, por oposição aos de simples texto, o Outlook 2003 usa o motor do Internet Explorer. Já sabemos que o IE está cheio de buracos de segurança, e que deu azo a problemas como disseminação de vírus por email, que de outra forma não teriam ocorrido.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Além disso, o IE nem sempre desenhava um email exactamente como o autor o tinha concebido no Word. Não admira… o Word segue ainda menos as normas HTML do que o IE, e produz código horrível. Em vez de melhorar este aspecto do Word, ou adoptar um motor melhor e mais compatível para edição HTML (que a Microsoft dispõe no FrontPage e no sucessor Expression Web), a Microsoft decidiu usar no Outlook 2007 o Word também para apresentar os emails.

Resolveu assim os problemas da apresentação diferente nos emails e removeu o perigo que era o IE. O problema é que o Word, nunca tendo sido usado para mostrar páginas Web, nunca suportou coisas tão básicas como GIFs animados. A Microsoft não o corrigiu, nem aparenta tencionar fazê-lo tão cedo.

Publicidade

Retomando o nosso artigo

Adicionaram apenas ao Word algum suporte limitado para formatação CSS. Não é sequer CSS 1.0 completo, definido já em 1996 e implementado pela MS no IE 5.0 em 1999.

Os resultados?

1 – Uma dor de cabeça para os designers de newsletters com formatação HTML e CSS complexa e que usavam GIFs animados. A Microsoft criou mesmo um “validador” para verificar se um certo email aparece correctamente no Outlook 2007.

2 – Enquanto que o IE está a avançar na adopção correcta das normas HTML e CSS, o Outlook acabou de andar vários anos para trás. Duvido que a Microsoft arriscasse se o Outlook tivesse concorrência à altura.

3 – O gratuito Outlook Express faz agora algo que o CARÍSSIMO Outlook 2007 não suporta. Brilhante!

Mas será o Outlook 2007 mais seguro? Provavelmente sim, visto que o IE foi eliminado da equação. Mas agora os hackers podem começar a procurar e explorar buracos no Word, que certamente existem, mas nunca foram de grande interesse. Já o IE foi submetido a forte análise, ataque e correcção nos últimos anos. Não me surpreendia muito se o futuro viesse a revelar o Word como sendo também perigoso…

Quanto ao conteúdo que deixou de ser suportando, eliminar Flash e Java Scripts do email, é uma coisa… e certamente correcto no ponto de vista da segurança. Mas o CSS e GIFs animados apresentam riscos reduzidos ou nulos. O Word está simplesmente incompleto!

Não me surpreendia que na próxima versão do Outlook/Office a Microsoft surgisse com a “inovação” de permitir GIFs animados no email, graças a um “milagre” qualquer que garante a sua segurança…

Publicidade

Posts Relacionados