Para quem é a Xbox One X? – A Microsoft explica

Dado o lançamento da Xbox One X, transcrevemos e traduzimos uma  entrevista em que a Microsoft explica para quem é a Xbox One X. Acreditem… deu trabalho, mas ficou pronto a tempo!

 

A Microsoft anuncia a Xbox One X como “a consola mais poderosa de sempre”, e tal é uma realidade. Não só o sistema possui enorme performance como corta os tempos de carga e tem o potencial de mostrar jogos a 4K nativos e HDR.

Mas há que se ter em conta que 500 euros é um preço pesado para uma consola que no fundo nem sequer vem substituir a pré existente, mas que já custou um valor semelhante no seu lançamento à apenas quatro anos atrás. Um caso que piora se compraste uma S recentemente pois apesar de teres pago menos, o investimento acaba por ser realizado num espaço temporal mais pequeno.



Perante a realidade de esta ser uma consola de meio de geração, ou seja uma consola que não terá jogos criados a pensar na sua performance, mas sim jogos criados para a One base que sofrerão melhorias gráficas, o preço pode parecer extremamente elevado, quando mais não seja que, para que as diferenças visuais sejam realmente compensadoras, há que se possuir uma Tv 4K. E mesmo nesses casos, o benefício obtido dificilmente é justificativo de 500 euros.

Aqui não falamos de uma diferença visual gigante como a obtida na passagem dos 480p/576p para os 720p que foi um caso extremo de evolução, e nem sequer algo semelhante ao obtido na passagem dos 720p para os 1080p. Aqui a passagem dos 1080p para os 4K é mais um refinamento do que verdadeiramente yma revolução, sendo que o ganho mais significativo na qualidade de imagem até advém não da resolução, mas sim do HDR, algo que a S já suporta,

Dai que a pergunta sobre qual é o público alvo desta consola seja legítima, e isto apesar de os números de pré-reservas serem, de acordo com a microsoft, bastante elevados.

No sentido de se tentar obter algumas respostas, Albert Penello foi entrevistado pelo website Gameinformer, que lhe colocou algumas questões de forma directa. São as questões e respostas que colocaremos de seguida:

A Xbox One X aparenta ter como alvo primordial o jogador Xbox mais hardcore, ou seja, aqueles que já pagaram $500 quando a Xbox saiu à alguns anos. Como é que passam a mensagem que se justifica pagar mais $500 para se obter uma experiência melhor?

Há um par de presunções na sua questão que gostaria de explorar. A parte melhor do que estamos a fazer com este upgrade de meio ciclo é que muitas das regras geracionais das consolas não se aplicam. Tipicamente, quando isto acontece pensa-se: “OK, aqui está porque tenho de convencer toda a gente que necessitam de passar de uma Xbox 360 para uma Xbox One, ou de uma Xbox para a Xbox 360, e é porque elas estão e irão desaparecer dada a presença da nova.”
Mas isso não se aplica desta vez, pelo que muda o tipo de conversa que temos com os clientes, penso eu. Basicamente podemos dizer que desde que comprem uma Xbox, estamos bem! Não vejo a necessidade de realmente ir provar porque devem fazer o upgrade se o valor inerente não estiver lá para vocês, e se não és uma pessoa que ligue assim tanto aos visuais ou aos 4K, e isso está totalmente bem. Está ok. Eu tambem não penso que a proposta de valores é relegada para os jogadores hardcore. Penso que vimos na história da Xbox que quando fazemos produtos premium, eles normalmente saem-se bem. Eles surpreendem-nos sempre. Vou usar o controlador Elite da Xbox One como exemplo de algo que fizemos e que julgavamos iria ter um mercado pequeno, e que excedeu tremendamente as nossas expectativas. Daí que não gosto de segmentar a Xbox One X e a S como “hardcore” e “casual”porque acho que tudo sobre performance e o que importa para ti e quanto tu jogas.  Há pessoas que adoram tecnologia que vão obter uma TV 4K e que querem mostrar a TV 4K, e onde o quanto jogam até nem tem nada a ver.

Será que uma melhor maneira de parafrasear a coisa, em vez de “hardcore” seria usar o termo “pessoas que querem extrair o máximo de performance do seu sistema de jogos”?

Ah sim, certamente. Se falas das pessoas que gostam de performance, então estaremos a falar de como queremos oferecer a consola que tem a melhor versão do jogo. Agora, está nas mão sde quem faz as análises e dos fans, validar essa presunção. Acredito que iremos ver que as melhores versões do jogo estarão na Xbox One X, e construímos a consola para fazer isso mesmo. Serão as pessoas que irão julgar se esse valor é para eles. O melhor é que todos os jogos funcionam e a coisa será melhor na X mesmo que não tenha upgrades. Na minha S posso ver se tenho jogos com melhorias na X ou não, pelo que posso olhar para a minha livraria e dizer “”Wow! Metade da minha livraria está preparada!”. Isso ajuda nesta equação.

Penso também que os clientes de hoje estão habituados a ver os seus aparelhos a receberem upgrades mais rápidos, desde que as aplicações, os contactos e o software funcione, que é o motivo pelo que pusemos tanto ênfase na compatibilidade e em garantir que todos os acessórios e jogos sejam compatíveis entre os dois sistemas.

Assumo que se está a referenciar nos ciclos dos smartphones e em como com eles vemos a tecnologia como um todo. em que medida isso influenciou a aproximação da Microsoft no lançamento de multiplos sistemas numa geração e em ter o software a funcionar nos vários modelos?

É interessante porque gosto do modelo dos smartphones em alguns casos, mas certamente tambem há pontos negativos em ter modelos anuais. Há muitos indicadores para os quais olhamos. Vimos as TVs 4K e gostamos –  é importante que as pessoas olhem internamente para a tecnologia e acreditem nela – vemos a maior escala de cores, o HDR, os 4K e dizem, “Ok, isto é realmente bonito. Há algo aqui.”. E isso foi uma observação.

A segunda é quando falas com os produtores de TVs e lhes perguntas, “O que pensam que vai acontecer?” e eles são muito optimistas. Olhas para uma previsão de um analista e vês que as Tvs vão migrar e que o $k será o futuro. Olhas para os jogos PC e vês como eles abraçaram as texturas 4K e os objectos 4K no PC. O conteúdo de jogo está cá. Então olhas para o comportamento dos clientes, nos smartphones e nos PCs, nos quais tivermos uma ressurgência nos últimos 5 ou 10 anos com as pessoas a actualizarem as suas gráficas e percebes que as consolas são a única tecnologia que nos faz esperar, género, uma década, entre saltos.

Daí que olhas para estas coisas e perguntas, “Qual a melhor forma de fazer isto para o gaming, para os gamers, e para a industria?”. Porque queremos escolher o melhor, a a parte mais lógica destas observações.

Isso foi o o divertido neste processo: Fazer-nos a nós mesmos essas perguntas. qual a melhor forma de fazer isto de uma forma que seja melhor para os gamers e para os criadores que nos dê toda a energia de um lançamento de consola, mas não tenha a interrupção do negócio e dos clientes que normalmente vem com ela? Isso influenciou muito o produto que criamos.

Este é uma upgrade de meio de geração, pelo que não é verdadeiramente uma nova consola, mas a realidade é que estão a lançar uma nova consola. Penso que é correcto dizer que vários dos jogos que a Xbox esperava ter no seu estábulo exclusivo foram adiados ou até cancelados. Que desafios apresenta não ter um bom estábulo de exclusivos para lançar na mesma janela de lançamento da Xbox One X?

Definitivamente diria que há mais coisas para jogar, do que tempo para jogar. Quando olham para os jogos que estão a sair tanto das First como das Thirds, , temos o PUBG, temos o Forza Motorsport, e apesar de saber que não agrada ao core gamer, jogos como Lucky’s Tale e os jogos Disney games tem um lugar porque esse cliente está pronto a sair da sua 360 para uma nova consola pelo que isso são títulos importantes mesmo que tal não seja visível… jogos como Cuphead. O estábulo de exclusivos é bom: O estábulo entre plataformas é optimo. Temos retro-compatibilidade com a Xbox original, com a Xbox 360 e temos o Gamepass. Hámais conteúdo para consumir do que tempo para o consumir. Na perspectiva do conteúdo, sinto-me muito bem.

Especificamente para a Xbox One X é aqui que temos de dizer que não se comporta como uma consola de nova geração porque… eu uso a piada porque quando a Nvidia lança a 1080 Ti ninguém pergunta, onde estão os jogos para a 1080 Ti”. Os jogos antigos tornam-se melhores porque há mais GPU. Dado que não estou a pedir às pessoas que deixam a Xbox One S e se movam para a Xbox One X, penso que não há necessidade de haver um exclusivo Xbox One X para isso. Temos 160 títulos melhorados para a Xbox One X que foram anunciados. Dependendo nos números de quem acreditas, haverá 50 a 70 jogos que tiram partido da consola nas duas primeiras semanas de lançamento. Tipicamente uma nova consola tem 18 a 22 jogos: Nós teremos 50 ou 70. Mesmo nessa métrica, teremos mais conteúdo que tira partido do lançamento da X do que em qualquer outro lançamento de consola anterior.



Sinto-me bem com isto e acho que isto é uma facilidade a quem desenvolve e trabalha connosco e nos suportou, pelo esforço e energia que a equipa que fez esta grande plataforma de desenvolvimento está a tornar fácil de se fazer isso. Penso que o conteúdo da Xbox One X é realmente notável mesmo pelo standard de uma geração de consolas.

Com a Xbox One X a fazer o papel de um upgrade  de meio de geração, deverá alguem ter receios de que uma Xbox ainda melhor pode ser lançada no próximo par de anos, após gastarem $500 nesta? Os ciclos tecnológicos estão a acelerar.

Esse é o motivo pelo qual fazemos uma promessa acerca da compatibilidade e realmente demonstrar que realmente gostamos de jogos. Isso é tudo opcional. Tens razão e é divertido, porque eu comentei antes que quando lanças uma nova consola a primeira coisa que perguntam é “Quando sai a próxima”? O compromisso que estamos a ter com os clientes com coisas como o Play Anywhere até à retro-compatibilidade com a Xbox original é esse, sim os ciclos tecnológicos movem-se mais depressa, e o investimento real que as pessoas fazem a longo prazo é na livraria, no Gamerscore na Xbox Live e nos controladores, e há aqueles que gastam dinheiro em controladores como os de luta do Killer Instinct. manter essa compatibilidade é importante.

Não penso que vamos entrar em ciclos de consolas anuais – pessoalmente acho nem sobrevivia a lançar uma consola todos os anos [risos]. Não penso que seja saudável para a industria. Penso que verão inovação mais rápido, mas dependerá dos clientes o dizer-nos quando é a altura certa. Então, o que eu penso que queremos realmente dizer é “Hei, estamos a fazer um grande investimento na compatibilidade.” Estamos a provar que ao voltar atrás e ao fazer upgrades a títulos da 360 e trazendo jogos originais, garantindo que teremos 100% de compatibilidade entre a S e a X. esse investimento no conteúdo Xbox é algo que se manterá e que nos vamos preocupar daqui para a frente

Como estão a trabalhar para namorar novos criadores e os fazer melhorar os seus jogos usando o poder da Xbox One X?

Anunciamos o projecto Scorpio na E3 2016, e as pessoas ficaram surpreendidas que anunciássemos a Xbox One S no início da conferência e uma nova consola no fim. Na realidade tínhamos duas consolas em  execução, porque por cima da Xbox One X tinhamos o kit de desenvolvimento, que foi desenhado para ser o melhor do mundo. Os números, as especificações da consola, quando falas em 6 Tflops e 12 GB de GDDR5… todas essas especificações de performance, estão lá por uma razão.

O que é interessante no desenvolvimento da Xbox One X é que nas gerações típicas de consolas, começas de novo: tens as tuas especificações e atiras as mesmas ao mundo dizendo:”Por favor façam os melhores jogos que podem com estas especificações.” Neste caso, pegamos nos motores existentes e fizemos centenas de milhar de simulações para perceber o que seria necessário para levar os jogos a 4K e com os motores a usarem texturas 4K. Todos os números da Xbox foram especialmente desenhados para fazerem exactamente o que foi dito que faria. Isto faz a coisa muito interessante de uma perspectiva de hardware. Fizemos a Xbox para ter a performance e o devkit para tornar fácil a melhoria dos jogos, e esse é o motivo porque existe tanto suporte num produto que não foi ainda lançado.

Vimos outros detentores de plataformas lançar versões mais poderosas das suas consolas ou portáteis e alguns jogos não correm bem na versão original. Pensa que veremos casos desses onde o jogo é criado para a Xbox One X e o sistema menos poderoso vai sofrer?

Não vejo isso como um desafio que teremos de enfrentar. Não foi assim que desenhamos o sistema. Os jogos vão correr bem na Xbox One S e ainda melhor na Xbox One X. Esta é uma questão que recebo muito, e gosto muito de falar da forma moderna de desenvolvimento de jogos, mas também de como construímos a consola . A Xbox One a Xbox One S são a mesma consola de muitas formas. É apenas uma versão mais poderosa da outra consola. O desenvolvimento nos dias de hoje constrói os motores para serem escaláveis. Mesmo que tirem as consolas da equação, o PC é quem tem o maior re-escalamento dos baixo de gama aos topo de gama e isso é bem mais do que o que temos na Xbox One S para a Xbox One X. Pelo que os jogos modernos já tomam este escalamento de performance em consideração.

De certa forma não ouves isto no PC, esta ideia que “Oh, se não tivesse de correr isto numa placa gráfica integrada Intlel, o jogo seria tão melhor.”. É o mesmo com a Xbox One S e a Xbox One X; são a mesma consola, as mesmas ferramentas, o mesmo motor, o mesmo ambiente de desenvolvimento. Mesmo com um tempo de desenvolvimento curto – Os kits de desenvolvimento da Xbox One X só estão aí desde a E3 – já vemos níveis de performance entre elas, porque é fácil colocar os motores prontos e a funcionar. Nada segura a Xbox One X por causa da Xbox One S; são ambas a mesma consola, a mesma plataforma, e ambas vão correr os mesmos jogos enquanto vendermos essas consolas.



Vimos grande empenho da Xbox em supotar as iniciativas de retrocompatibilidade. Vamos ver um suporte similar com as melhorias para a Xbox One X?

Certamente espero que sim. Tal como disse, tentamos simplificar as coisas para que os criadores que estão a criar essas estruturas no PC possam ter outra plataforma para onde as trazer. A velocidade com que vimos o suporte aparecer foi incrivel, e a minha esperança é que daqui para a frente todos os jogos sejam melhorados para a Xbox One X. No entanto essas decisões cabem a cada criador e publicador e serão elas que as tomarão. Estou muito encorajado baseado no que vejo agora.

Alguns dos patches são enormes para descarregar as melhorias 4K ou HDR. Com a Xbox One X a ter um disco de 1 TB em vez dos 2 que vimos em alguns modelos Xbox One S, houve preocupação que tal não seria suficiente para esses patches enormes?

Grande ponto. Geralmente vemos que os patches 4K são maiores, mas não são o dobro ou quatro vezes mais. São em média,  provavelmente, um terço mais do que os dados 1080p. Estamos a desenvolver algo que chamamos de entrega inteligente que ajudará em ambas as consolas. Activamos um novo conjunto de ferramentas para os criadores que lhes permite segmentar os dados por consola, bem como coisas que usam enorme espaço como os packs de linguagens e outras coisas, que normalmente são obtidas num grande download. Estamos a fazer um grande esforço para melhorar os downloads.

Também me tenho de lembrar a mim e a outras pessoas na industria que temos livrarias de conteúdo anormalmente grandes para o consumidor médio devido ao que fazemos. Normalmente encontramos casos extremos que o cliente tipico não encontra.

A coisa que encorajo é o uso de drives externas como algo a usar-se desde logo. Vimos que mesmo quando tivemos a possibilidade de troca de drive na X360, as pessoas não gostavam de abrir as suas consolas. Ter o suporte para drives externas –  e elas agora são baratas: vi um disco de 4 TB por $110, penso –  é uma grande forma de se ter uma tonelada de armazenamento.

Penso que temos uma série de opções para as pessoas. Obviamente estamos a resolver as coisas com os criadores, estamos a tentar resolver com os utilizadores, e estamos a tentar tornar fácil para as pessoas que tem enormes livrarias o expandir o armazenamento sem ter de comprar uma nova consola, ou abrir a atual, ou algo assim.

Agora, podes pesquisar a livraria e ver que jogos possuem melhorias Xbox One X. Vai haver uma forma de procurar na loja quais os jogos com essas melhorias?

100%. Totalmente. Podes procurar a nossa loja e a loja .com – na realidade há mais filtros lá: Podes filtrar por 4k, hdr e Xbox One X-enhanced. na consola, podes pesquisar por Xbox One X-enhanced. Sambem podes fazer isso na Xbox One S, pelo que podes ver o que da tua livraria é futuramente compatível pelo que possas tomar a decisão se há valor nisso para ti.

Esperam-se comentários.



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