Parabéns Nelson Cruz

O Nelson Cruz é um amigo de longa data, que colaborou durante muitos anos na PCManias, tendo-se afastado posteriormente. É no entanto ainda um amigo com o qual me encontro ocasionalmente, e a quem recorro quando a PCManias tem problemas maiores. É por esse respeito e consideração de um amigo de longa data, que lhe dedico este post, hoje que é o seu dia a anos!

Estávamos em 2000, ainda estudantes universitários, e numa tarde, em conversa com o Filipe Gomes, eu e ele decidimos “Porque não abrirmos um website onde publicássemos e comentássemos as notícias diárias de tecnologia, dando a nossa opinião e ajuda sobre o assunto a quem precisasse?”.

Após discutirmos o nome, e dado que nessa altura o nosso foco principal seriam os computadores pessoais, o nome PCManias foi acordado. E assim nasceu a ideia! Ficamos assim de criar um script em PHP para a página, encontrar um alojamento gratuito, e criar um design, algo em que a participação do Filipe Gomes foi fundamental.

E uns meses depois, com um domínio algo fanhoso e gratuito, a PCManias era colocada online.



A PCManias no Namezero e a sua página de entrada obrigatória para evitar os banners que este domínio gratuito colocava.

A aceitação da página foi boa, mas o domínio não ajudava por causa dos banners. Passamos a PCManias para o F2S, que também nos oferecia o domínio www.pcmanias.f2s.com de forma gratuita.

Com o script agora plenamente funcional a PCManias tinha tudo para crescer, sendo que Eu e o Filipe resolvemos trazer mais pessoal para a página de forma a manter um fluxo de notícias sempre constante.

Foi aí que o Carlos Martins, amigo de longa data, foi convidado, mas apesar de tal ele pouco participou. Nessa altura esta já metido no início do seu projecto pessoal, o Abertoatédemadrugada, e como tal acabou por se afastar.

Ora como te deves lembrar, eu nessa altura escrevia para a revista PC Manual de Informática. E foi lá que vi pela primeira vez o teu nome! Eras a única pessoa que lá escrevia igualmente que fazia uns artigos “quase” tão bons como os meus. 😉 (Quase… mas não tão bons 😉 )

E nesse sentido, resolvi contactar-te para ver da tua disponibilidade de ajudares na PCManias!

Foi engraçado saber que eras igualmente da cidade do Porto, e recorda-me perfeitamente do nosso primeiro encontro dos três no Arrábida Shopping, tendo tu aceitado colaborar e tendo sido combinados encontros semanais à sexta-feira naquele mesmo centro comercial, onde debatíamos os assuntos da página.



A primeira versão da PCManias que conheceste! E com o teu nome nos colaboradores.

Foste uma ajuda preciosa que nos permitiu crescer… Adquirimos um domínio, um alojamento pago, crescemos, e mais do que isso, acabaste por entrar e fazer parte do meu circulo de amigos, tornando-te numa presença imprescindível, algo que como sabes, sempre que ainda me encontro com eles, ainda és!

As restantes versões da PCManias que conheceste.

Infelizmente em 2007 a vida deu voltas inesperadas para todos. E a PCManias, tal como era… morreu, tendo-nos todos afastado da página. Foi uma etapa marcante, uma etapa de amizades, de dedicação, de diversão.



Por minha iniciativa, em 2010, sozinho, voltei a pegar nela, tendo basicamente recomeçado do zero (só aproveitei nome, pois o resto foi tudo novo), e estando desde essa altura a mesma a ser mantida apenas por mim, num regime completamente diferente. É um nível de cobertura diferente, mas a carolice que me levou a criar isto com o Filipe ainda está cá… e o gosto pela tecnologia que partilhamos, também! E os leitores que tenho deixam transparecer o gosto que tem em ler o que escrevo, o que me leva a continuar.

As versões da PCManias desde 2010 (actual exclusida)

Desde essa altura, apesar de praticamente não colaborares com a página, não posso deixar de te agradecer as ajudas preciosas sempre que a página tem problemas mais graves. Foi aliás graças a ti e à tua ajuda, que. em determinadas alturas não desisti disto de vez pois os problemas pareciam insuperáveis e, não havendo vontade de voltar a recomeçar do zero, a desistência definitiva era a única perspectiva que parecia aberta.

Nesse sentido, estando tu a visitar-nos nos comentários atualmente, sendo, pelo que sei, um leitor da página, e sendo hoje o teu dia de anos, quero aproveitar para aqui, neste local que é e será sempre igualmente teu, dar-te os parabéns, grande amigo, e agradecer-te pela tua ajuda e amizade ao longo dos anos.



São os desejos do teu amigo, Mário Armão Ferreira

PARABÉNS NELSON CRUZ, FELICIDADES!

 



2 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Edson
Edson
4 meses atrás

Parabéns Nelson! Felicidades pra ti!

Ewertom
Ewertom
4 meses atrás

Parabens pela linda homenagem ao @Nelson Cruz.Nós leitores deste sitio também te desejamos @Nelson o melhor para tua vida e familia.Obrigado por ter feito parte deste trabalho que é a Pc Manias. 🙂