Playstation 5 alvo de contra informação concertada com o intuito de gerar medo, incerteza e dúvida.- Alterações aos comentários

Pode parecer que em pleno século 21 as pessoas estão mais informadas e não se deixam levar. Mas a realidade é que movimentos organizados e devidamente “cartilhados” são cada vez mais comuns, levando as pessoas a acreditar na mensagem que pretendem passar. No presente caso o alvo era a Playstation 5, e a ideia é passar às pessoas medo (receios) da compra, criando nas mesmas incertezas e dúvidas relativamente ao produto. Nesse sentido vamos aplicar alterações às regras dos nossos comentários.

Se és alguém que tem andado pelos foruns então certamente situações como as que vou descrever de seguida não te são estranhas. Notem que não estou a citar textualmente, mas apenas a passar uma ideia geral do que acontece.

Mark Cerny:

Há energia suficiente para permitir que tanto o CPU como o GPU possam atingir os seus limites de 3.5 Ghz e 2.23 Ghz, não sendo o caso em que o criador tenha de abrandar um para alcançar as performances do outro

Conversa de foruns:

Torna-se claro. A PS5 vai correr a 10.28 Tflops na maior parte do tempo, mas vai descer para os 9.2 com regularidade. Se eles disseram que antes não conseguiam 2 Ghz com o outro método como é que agora alcançam os 2.23.

Mark Cerny:



A Playstation é baseada na arquitectura RDNA2 da AMD

Conversa de fóruns:

Todos vimos o Github. Aquilo é falsa informação a PS5 é RDNA 1.5

Mark Cerny:

Penso que ficarão impressionados com o que os nossos engenheiros conseguiram com o sistema de arrefecimento

Conversa de fóruns:

A PS5 tem severos problemas de aquecimento. A sony meteu a pata na poça. E o SSD? Esse nunca vai aguentar as velocidades.

Esta situações até poderiam aparentar não ter nada de anormal. A falta de informação ou má informação é algo normal.

Mas a má informação tambem pode ser uma arma, especialmente quando repetida até à exaustão, pois quando os dados começam a ser convergentes e vindos de várias fontes a situação começa a ganhar contornos de verdade, e não pode por isso ser ignorada. Nesses casos as pessoas começam a acreditar, e mesmo os websites passam a tomar a coisa como verdadeira e a passar a situação sob a forma de notícia!

Infelizmente o mundo não é perfeito. E se na geração passada vimos um maluco e seus pares a passar informação de tecnologias secretas presentes na Xbox, que não existiam, na presente geração a coisa mudou. E não foi para melhor!



Com o anuncio da PS5, e diversos elogios à consola por esta revolucionar em muitos campos, vindos de criadores de software diversos, algo impensável aconteceu. Um grupo de fanboys fanático, resolveu juntar-se no Discord, e acordar uma táctica de desinformação baseada no medo, incerteza e dúvida (FUD).

Basicamente estas pessoas, algumas delas com nome e credibilidade nos maiores foruns mundiais, em particular o ResetEra passariam a referir que estavam a receber indicações de criadores de software de problemas diversos com a consola, sendo que os outros confirmariam a situação, alegando estar a receber informações idênticas.

Entre as falsas informações passar-se-ia que a consola estaria a sofrer severos problemas de aquecimento que afectariam igualmente o SSD.

A situação foi exposta nos foruns do Neogaf, com várias capturas de ecrã que demonstram a situação, e tiradas por uma “toupeira” que se infiltrou no grupo.

O que foi revelado foi que este grupo de fanáticos Xbox poderá ter estado por detrás do hack que obteve os dados presentes no leak do Github, uma vez que é reconhecido por um dos seus membros que foi ele que fechou o repositório, o que mostra que tinha controlo sobre o mesmo.



A imagem que se segue mostra isso mesmo, mostrando igualmente que o grupo se apercebeu da presença da toupeira e que estaria a tomar medidas no sentido de a detectar.

O mais preocupante é que este grupo englobava uma série de pessoas com elevada reputação nos fóruns e não só. Eis uma lista com alguns nomes:

Dukeblueballs
DrKeo
Colbert
c0de
Proven
Shepstal Ed
DocH1X1
Klobrille
Lukastaves
Jeff Rickel
Dictator
FairyEmpire
Doncabesa
Bcatwilly
Brand Sams
Zedox

Entre outros;



A imagem que se segue mostra um post a basicamente pedir linhas orientadoras para o assunto, e solicitar um novo encontro para acerto de táticas:

E um post inflamatório do Jeff Rickel no sentido do que era acordado no Discord, em que passa a ideia de uma PS5 com severos problemas de calor, incluindo o seu SSD, que depois outros iriam confirmar:

Sem na altura se saber metade do que se sabe agora, houve quem resolvesse verificar a credibilidade deste senhor, verificando o seu passado de comentários, e fazendo uma “vistoria” no seu Twitter.



Dessa forma foi fácil perceber-se o seu historial passado de frases e atitudes que demonstravam claramente o seu sectarismo.

Perante isso, a reacção imediata deste senhor foi fechar o seu Twitter, tornando-o privado, mas foi tarde demais. e já várias pessoas, incluindo o nosso leitor “Detto” tinham capturado imagens comprovativas das suas posturas no passado que foram publicadas nos fóruns do Neogaf (podem ler vários posts sobre esta situação nas página subsequentes a este link).

Preocupante é ver-se que na lista de cima surge o nome Colbert, relativo a Stephen Colbert, apresentador do Late Night Show e participante dos fóruns, que já tinha demonstrado clara tendência para a XBox, mas que não se julgava ser um fanboy, mas apenas uma pessoa com uma opinião bem formada daquilo que seriam as suas preferências.

O nome mais preocupante ali presente é o do Dictator, que é na realidade Alex Battaglia, colaborador da Digital Foundry, que tem sido responsável por vários Tweets, entretanto desmentidos por programadores, que referem que o SSD não poderá fazer grande diferença no futuro.

Eis uma captura de ecrã de uma discussão com a sua presença, bem como a de Colbert!



Apesar de tudo, este tweet mostra que as suas intenções não parecem as piores, mas quando se é colaborador de uma página como a Eurogamer, convêm ter-se a certeza das coisas quando se fala, e acima de tudo,pura e simplesmente nem deveria aparecer associado a um grupo destes, por colocar a imagem e credibilidade da Eurogamer em causa.

Diga-se que isso não quer dizer que este senhor não tenha direito a uma opinião e que a mesma tenda para um dos lados. Ele tem-na e até a poderia fazer reflectir nos seus artigos (algo ao qual ele tem direito). Mas não associando-se ou participando de um grupo onde todos os elementos tendem para um lado específico.

Diga-se aliás que estas atitudes de Medo, Incerteza e Dúvida, ou FUD (Fear, uncertainty and doubt) não conseguem ser dissociadas da imagem da Microsoft.

Aliás se procurarmos por Fear, uncertainty and doubt no Wikipedia vão ser que há um capítulo inteiro dedicado à Microsoft, que historicamente aplicou o mesmo por várias vezes em várias situações,



A secção refere mesmo o seguinte:

From the 1990s onward the term became most often associated with Microsoft

Mas terá a Microsoft estado ligada a este grupo? Há quem pense que sim!

O motivo é que outra coisa a que a Microsoft não é estranha é o “astroturfing”, basicamente a prática de se esconder como patrocinador de uma organização, dando a entender que a mesma origina de forma espontâneo dos seus participantes.

Uma prática criada com a intenção de  criar ou retirar reputação a uma organização.

Em 2013, quando do lançamento das consolas, perante a imagem negativa da Xbox, correram rumores de que a Microsoft teria contratado 1000 “astroturfers” para gerir a sua imagem e fazer passar uma imagem de um produto superior ao que realmente é! E isso foi relatado em vários locais, incluindo alguns de renome como a Gamingbolt  – Fonte 1, Fonte 2



A haver alguma veracidade nisso, e a ter-se repetido a situação agora, perante a inversão de posições das consolas, com a Microsoft agora por cima, estes “astroturfers” estariam agora a denegrir a imagem da Sony, em vez de elogiar a da Microsoft.

Mas a realidade é que não sabemos se estes senhores eram patrocinados ou não. Aliás diga-se que as pessoas são livres de terem opinião. E não vamos sequer tentar entrar por aí!

O que não vamos porém aceitar é que informação que se sabe ter partido desta “seita” seja partilhada nos nossos comentários. E nesse sentido, não vamos autorizar que essa informação seja passada nos nossos fóruns como verdade. E isso manter-se-a até que a situação seja desmentida ou confirmada por fontes fiáveis e externas a este grupo.

Fica assim o alerta e não estranhem se virem comentários não aprovados ou mesmo eliminados que abordem este tema.



error: Conteúdo protegido