Playstation 5 alvo de contra informação concertada com o intuito de gerar medo, incerteza e dúvida.- Alterações aos comentários

Pode parecer que em pleno século 21 as pessoas estão mais informadas e não se deixam levar. Mas a realidade é que movimentos organizados e devidamente “cartilhados” são cada vez mais comuns, levando as pessoas a acreditar na mensagem que pretendem passar. No presente caso o alvo era a Playstation 5, e a ideia é passar às pessoas medo (receios) da compra, criando nas mesmas incertezas e dúvidas relativamente ao produto. Nesse sentido vamos aplicar alterações às regras dos nossos comentários.

Se és alguém que tem andado pelos foruns então certamente situações como as que vou descrever de seguida não te são estranhas. Notem que não estou a citar textualmente, mas apenas a passar uma ideia geral do que acontece.

Mark Cerny:

Há energia suficiente para permitir que tanto o CPU como o GPU possam atingir os seus limites de 3.5 Ghz e 2.23 Ghz, não sendo o caso em que o criador tenha de abrandar um para alcançar as performances do outro

Conversa de foruns:

Torna-se claro. A PS5 vai correr a 10.28 Tflops na maior parte do tempo, mas vai descer para os 9.2 com regularidade. Se eles disseram que antes não conseguiam 2 Ghz com o outro método como é que agora alcançam os 2.23.

Mark Cerny:



A Playstation é baseada na arquitectura RDNA2 da AMD

Conversa de fóruns:

Todos vimos o Github. Aquilo é falsa informação a PS5 é RDNA 1.5

Mark Cerny:

Penso que ficarão impressionados com o que os nossos engenheiros conseguiram com o sistema de arrefecimento

Conversa de fóruns:

A PS5 tem severos problemas de aquecimento. A sony meteu a pata na poça. E o SSD? Esse nunca vai aguentar as velocidades.

Esta situações até poderiam aparentar não ter nada de anormal. A falta de informação ou má informação é algo normal.

Mas a má informação tambem pode ser uma arma, especialmente quando repetida até à exaustão, pois quando os dados começam a ser convergentes e vindos de várias fontes a situação começa a ganhar contornos de verdade, e não pode por isso ser ignorada. Nesses casos as pessoas começam a acreditar, e mesmo os websites passam a tomar a coisa como verdadeira e a passar a situação sob a forma de notícia!

Infelizmente o mundo não é perfeito. E se na geração passada vimos um maluco e seus pares a passar informação de tecnologias secretas presentes na Xbox, que não existiam, na presente geração a coisa mudou. E não foi para melhor!



Com o anuncio da PS5, e diversos elogios à consola por esta revolucionar em muitos campos, vindos de criadores de software diversos, algo impensável aconteceu. Um grupo de fanboys fanático, resolveu juntar-se no Discord, e acordar uma táctica de desinformação baseada no medo, incerteza e dúvida (FUD).

Basicamente estas pessoas, algumas delas com nome e credibilidade nos maiores foruns mundiais, em particular o ResetEra passariam a referir que estavam a receber indicações de criadores de software de problemas diversos com a consola, sendo que os outros confirmariam a situação, alegando estar a receber informações idênticas.

Entre as falsas informações passar-se-ia que a consola estaria a sofrer severos problemas de aquecimento que afectariam igualmente o SSD.

A situação foi exposta nos foruns do Neogaf, com várias capturas de ecrã que demonstram a situação, e tiradas por uma “toupeira” que se infiltrou no grupo.

O que foi revelado foi que este grupo de fanáticos Xbox poderá ter estado por detrás do hack que obteve os dados presentes no leak do Github, uma vez que é reconhecido por um dos seus membros que foi ele que fechou o repositório, o que mostra que tinha controlo sobre o mesmo.



A imagem que se segue mostra isso mesmo, mostrando igualmente que o grupo se apercebeu da presença da toupeira e que estaria a tomar medidas no sentido de a detectar.

O mais preocupante é que este grupo englobava uma série de pessoas com elevada reputação nos fóruns e não só. Eis uma lista com alguns nomes:

Dukeblueballs
DrKeo
Colbert
c0de
Proven
Shepstal Ed
DocH1X1
Klobrille
Lukastaves
Jeff Rickel
Dictator
FairyEmpire
Doncabesa
Bcatwilly
Brand Sams
Zedox

Entre outros;



A imagem que se segue mostra um post a basicamente pedir linhas orientadoras para o assunto, e solicitar um novo encontro para acerto de táticas:

E um post inflamatório do Jeff Rickel no sentido do que era acordado no Discord, em que passa a ideia de uma PS5 com severos problemas de calor, incluindo o seu SSD, que depois outros iriam confirmar:

Sem na altura se saber metade do que se sabe agora, houve quem resolvesse verificar a credibilidade deste senhor, verificando o seu passado de comentários, e fazendo uma “vistoria” no seu Twitter.



Dessa forma foi fácil perceber-se o seu historial passado de frases e atitudes que demonstravam claramente o seu sectarismo.

Perante isso, a reacção imediata deste senhor foi fechar o seu Twitter, tornando-o privado, mas foi tarde demais. e já várias pessoas, incluindo o nosso leitor “Detto” tinham capturado imagens comprovativas das suas posturas no passado que foram publicadas nos fóruns do Neogaf (podem ler vários posts sobre esta situação nas página subsequentes a este link).

Preocupante é ver-se que na lista de cima surge o nome Colbert, relativo a Stephen Colbert, apresentador do Late Night Show e participante dos fóruns, que já tinha demonstrado clara tendência para a XBox, mas que não se julgava ser um fanboy, mas apenas uma pessoa com uma opinião bem formada daquilo que seriam as suas preferências.

O nome mais preocupante ali presente é o do Dictator, que é na realidade Alex Battaglia, colaborador da Digital Foundry, que tem sido responsável por vários Tweets, entretanto desmentidos por programadores, que referem que o SSD não poderá fazer grande diferença no futuro.

Eis uma captura de ecrã de uma discussão com a sua presença, bem como a de Colbert!



Apesar de tudo, este tweet mostra que as suas intenções não parecem as piores, mas quando se é colaborador de uma página como a Eurogamer, convêm ter-se a certeza das coisas quando se fala, e acima de tudo,pura e simplesmente nem deveria aparecer associado a um grupo destes, por colocar a imagem e credibilidade da Eurogamer em causa.

Diga-se que isso não quer dizer que este senhor não tenha direito a uma opinião e que a mesma tenda para um dos lados. Ele tem-na e até a poderia fazer reflectir nos seus artigos (algo ao qual ele tem direito). Mas não associando-se ou participando de um grupo onde todos os elementos tendem para um lado específico.

Diga-se aliás que estas atitudes de Medo, Incerteza e Dúvida, ou FUD (Fear, uncertainty and doubt) não conseguem ser dissociadas da imagem da Microsoft.

Aliás se procurarmos por Fear, uncertainty and doubt no Wikipedia vão ser que há um capítulo inteiro dedicado à Microsoft, que historicamente aplicou o mesmo por várias vezes em várias situações,



A secção refere mesmo o seguinte:

From the 1990s onward the term became most often associated with Microsoft

Mas terá a Microsoft estado ligada a este grupo? Há quem pense que sim!

O motivo é que outra coisa a que a Microsoft não é estranha é o “astroturfing”, basicamente a prática de se esconder como patrocinador de uma organização, dando a entender que a mesma origina de forma espontâneo dos seus participantes.

Uma prática criada com a intenção de  criar ou retirar reputação a uma organização.

Em 2013, quando do lançamento das consolas, perante a imagem negativa da Xbox, correram rumores de que a Microsoft teria contratado 1000 “astroturfers” para gerir a sua imagem e fazer passar uma imagem de um produto superior ao que realmente é! E isso foi relatado em vários locais, incluindo alguns de renome como a Gamingbolt  – Fonte 1, Fonte 2



A haver alguma veracidade nisso, e a ter-se repetido a situação agora, perante a inversão de posições das consolas, com a Microsoft agora por cima, estes “astroturfers” estariam agora a denegrir a imagem da Sony, em vez de elogiar a da Microsoft.

Mas a realidade é que não sabemos se estes senhores eram patrocinados ou não. Aliás diga-se que as pessoas são livres de terem opinião. E não vamos sequer tentar entrar por aí!

O que não vamos porém aceitar é que informação que se sabe ter partido desta “seita” seja partilhada nos nossos comentários. E nesse sentido, não vamos autorizar que essa informação seja passada nos nossos fóruns como verdade. E isso manter-se-a até que a situação seja desmentida ou confirmada por fontes fiáveis e externas a este grupo.

Fica assim o alerta e não estranhem se virem comentários não aprovados ou mesmo eliminados que abordem este tema.



65 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Rui
Rui
5 meses atrás

Adoro, viramos para as teorias da conspiração, mas quem poderia arrumar as questões facilmente não fala o sr cerny.

Eu sinceramente nao sei se isto é tudo verdade ou tudo falso ou no intermédio, ate porque, só do lado da xbox existem fanboys com reputação? Entao esse portento das consolas a playstation nao tem nem um unico fanboy radical com nome no meio?

Quanto a credibilidade da DF para mim era credível no passado quando a xbox estava por baixo, continuara a se-la no futuro mesmo que a ps5 seja muito mais performante que a X, eu adoro a DF e vejo todos os comparativos, artigos de consolas e retro, so nao ligo à parte exclusivamente pc.

Essa parte dos devs a contrariarem o battaglia posso encontrar onde?

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Vou fazer de advogado do diabo.

Mesmo que a consola estivesse a passar por problemas com o aquecimento, o cerny nesta fase iria vir ca para fora dizer meus amigos a coisa esta muito negra e estamos a tentar dar a volta a situação? Nao, viria dizer o que disse estamos tranquilos e os fans vao ficar muito satisfeitos com a nossa solucao termica.

Com seitas ou nao (as pessoas podem ter grupos de amigos e ter preferencias e sao livres) a realidade é que toda a situacao levanta red flags dando força as teorias da desgraça, pode ser tudo mentira mas também pode ser verdade.

O rrod também era tudo falso ate alguém admitir que afinal nao era bem assim.

Eu pessoalmente e como o sr Mário eloquentemente em tempos descreveu nao a mim foi a outro user, sou um ignorante informado e sei que nao tenho o nível de conhecimento e minúcia de outros aqui mas pronto eu nao acredito em problemas de aquecimento mas também nao acredito que a consola possa correr em frequências máximas a maior parte do tempo, mas o futuro o dira.

Quanto ao battaglia ele na DF nem é um defensor da X, nunca vi um video em que ele se “atravessa se” pela X, alias deles todos o que achei sempre mais “pro xbox” foi o john linneman.

Mas tem razão o sr Mário em não dar tempo de antena a coisas falsas, vamos ver se a DF reage, e se o battaglia é dispensado.

Rui
Rui
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Eu nao desejo mal a ninguém, so ao benfica va 😁 que quero que perca sempre nem que seja ao berlinde.

Nao tenho nada contra o battaglia e ele nao é dos meus favoritos na DF.

O meu favorito na DF é o richard e o linneman nos seus vídeos retro.

Shin se a tua “empresa” recebe atenção de uma gigante como a Microsoft é normal sentires te lisonjeado e mais entusiasmado mas isso nao te faz dizer mal do vizinho, os ultimos videos da DF sobre a ps5 foram tendo em conta as informações disponiveis porreiros, nao vi ali nada de negativo ou tendencioso só se for a parte do vrs.

bruno
bruno
Responder a  Rui
5 meses atrás

Eu sim. Esse tipo precisa de ser demitido. A credibilidade do site esta agora em causa.

Davi
Davi
Responder a  Rui
5 meses atrás

Resumindo: tudo que vier da Microsoft devemos desconfiar e duvidar da veracidade delas, eles jamais assumiriam algo desfavorável e ainda a transformariam em algo vantajoso.

Agora se vier da Sony, aí sim, pode confiar tranquilamente, isso porque você tem o super engenheiro Mark Cerny, ele jamais mentiria e se algo estivesse dando errado o público seria o primeiro a saber.

Show!😕

Davi
Davi
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Se eu ou qualquer outro iria gostar ou não é irrelevante, o problema é exatamente esse que você colocou. Não vieram falando de problemas térmicos no Xbox, mas falaram de outras situações que vocês não só colocaram e discutiram aqui, como deixaram a entender como se fosse real. Porque a diferença no tratamento? Dois pesos duas medidas?

bruno
bruno
Responder a  Davi
5 meses atrás

Alguem aqui falou de sobreaquecimento? E colocou esse problema como real?

Pa, eu sei que voces sao peritos na velha regra: “a melhor defesa e o ataque” e por isso, quando apanhados em flagrante comecam logo com vitimismo e a acusar os outros, que nunca fizeram nada igual, de fazerem o mesmo e so voces serem acusados, mas pelo menos inventa argumentacao com factos.

Alguem aqui falou que a consola teria problemas de sobrequecimento?

bruno
bruno
Responder a  Davi
5 meses atrás

Resumindo: podes apostar. Se algum dia alguem descobrir quem esta por tras do Xmedia, suspeito que algo vai rebentar na Microsoft.

A verdade e que a empresa tem uma pratica tao enraizada nisto, que a propria definicao da Wikipedia a relaciona com ela.

E que o Mario aqui so noticiou das imagens. Coisas mais graves ja foram divulgadas, nomeadamente que alguns desses senhores faziam isto para participarem do MVP e ter acesso exclusivo a eventos da MS.

Alias, e deixo aqui a questao: quem foi o primeiro a falar nos 8 Tflops e de que o GPU seria algo semelhante ao da Pro? Nao foi o Komachi, e nao foi o Github. O primeiro a falar neste numeros dos 8 TfLOPS (valor da 5700 com uma velocidade de relogio mais conservadora, tipo 1650-1750 mhz)? Albert Penello.

bruno
bruno
Responder a  Rui
5 meses atrás

@Rui O problema e que continuas a intrepretar as coisas deixando-te levar por narrativas de gentes dos foruns, ou pior continuas a traze-las para aqui.

De onde veio essa do problema de aquecimento? Desta corja que foi agora desmacarada. E quando apareceu essa narrativa? Depois da apresentacao do Cerny. Antes disso, ninguem dizia nada porque nem estes palhacos sabiam das velocidades – viram o valor no Github, mas nessa altura a narrativa em que apostaram e que os valor era de um teste e que o modelo comercial iria ter menor clock.

Quando houve a confirmacao de que iria ser maior a narrativa passou para que a consola teria problemas de quecimento e que o SSD tb iria ter problemas de aquecimento.

O silencio da Sony e algo de que discordo, nao sobre isto, porque isto foi treta inventada, mas sobre o resto, tao simplesmente porque acho que estao a apostar na estrategia errada. Nao ha motivos nenhuns para fugir ao que fizeram com a PS4 em 2013, e estao a faze-lo agora.

Sobre isto, basta ver que ate antes da apresentacao do Cerny nao tinhas ninguem a queixar-se de problemas de aquecimento e depois da apresentacao de repente tiveste esses rumores.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Bem, pelo que percebi o Cerny referiu que o problema não é as velocidades do gpu/cpu que se podem manter no máximo, mas sim o calor gerado pelas mesmas. A consola tem um “plafon” para isso não acontecer e uma solução para casos excepcionais.
E o calor gerado vai depender das tarefas do cpu e o gpu e não das velocidades do mesmo.
Mas ambos sendo sobrecarregados em taregas, podem exceder o “platon” da Sony…
O que quer dizer que a Ps5 não terá problemas de aquecimento, mas não poderá exceder o número de tarefas devido ao “plafon” térmico, ou seja nunca teremos a consola a dar os 100%
Corrigem me se não percebi bem por favor

Enquanto a Xbox SX poderá estar preparada em termos térmicos para o uso de 100% do sistema o mesmo não acontece com a ps5.
No caso da Ps4 e Xbox one, não havia plafon térmicos, e o objetivo era arranjar formas de otimizar e por sua vez tentar usar a consola o máximo possível.
Por isso é que a ps4 com jogos como o Uncharted 4, Horizon zero dawn e God of war, faz muito barulho. Porque eventualmente conseguiram puxar pela consola “quase” ao máximo.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Por favor. Como não tenho conhecimentos como muitos de vocês, gostava de perceber, obrigado!

By-mission
By-mission
Responder a  AlexandreR
5 meses atrás

@AlexandreR
Isto vai ficar um pouco longo, mas vamos lá…

Imagine os jogos como um triângulo:
Lado 1: tens o os fps.
Lado 2: tens a resolução.
Lado 3: tens o poder de processamento, só para que fique mais simples..(aqui a palavra poder tem inúmeros adjetivos,como teraflops, MHz CPU e GPU).

Então para que percebas, nós últimos 40 anos o poder era a base do triângulo, mais flops = maior resolução ou maior fps.

Os devs tinham como base isto, se tens o mesmo poder sempre, seu jogo pode variar de FPS ou resolução.

Em 2015 os devs tentaram mudar isto tornando os frames per seconds (fps),a base do triângulo assim alterando a resolução para sustentar os fps.

Agora o que a Sony propõe e além de alterar as resoluções também alterar o poder disponível.

Se escolhes o poder e a resolução o jogo só varia de fps. Ex:
RE3remake onde na Xbox One X o jogo tem como alvo os 60 fps mas com quedas de 50fps, 40 fps pois a Xbox One X está a processar o jogo em 4k e com os 6,2 Tflop’s o tempo todo.

Se escolher o poder e os fps o jogo só variar de resolução. Ex:
Cód B3 onde na PS4 o jogo tem como alvo os 1920x1080p mas com quedas de 1780×1080, 1360×1080 pois a PS4 está a processar o jogo em 60fps e com os 1,82 Tflops o tempo todo.

Se escolher os fps e a resolução o jogo só vai variar de poder. Ex:
Na PS5 ao jogar um jogo como God of War 4k 30 fps mas ao entrar em uma área sem inimigos ou um menu ou mapa a PS5 vai descer o seu poder (processamento, Tflops MHz etc) o suficiente para o que este jogo funcione como os devs o projetaram.

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  By-mission
5 meses atrás

Sim eu tinha percebi que as velocidades não serão fixas. O que poupará o sistema de sobreaquecimenro

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Boa explicação. Agora estou ansioso pra ver isso na prática. Um tempo atrás um leitor aqui mencionou algo sobre um sistema de refrigeração patenteado pela Sony (acredito eu seja pra ser possivelmente utilizado no PS5) porém não achei nada disso por aí, alguém sabe me dizer se é verdade (e do que se trata), e onde posso ver essa informação?

AlexandreR
AlexandreR
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

E é aqui que fico confuso:
“ Isso quer dizer que caso o CPU não esteja a lidar com a energia toda, ele pode-a dar ao GPU, permitindo-lhe, tal como no caso anterior, mas sem que o APU consuma mais energia, lidar com carga extra.”

O Cerny não referiu que ha energia suficiente para permitir o cpu como o gpu possam atingir os seus limites, não sendo necessário abrandar um para alcançar as performances doutro ?
O que me dá a entender é, caso não seja usado o Cpu na totalidade, ainda podem aumentar ainda mais a velocidade do GPU, podendo ter mais performance que os 10,28 tflops….

Ou então há energia para se manter no limite das velocidades, mas não para a carga ?

José Galvão
Responder a  Rui
5 meses atrás

@Rui… o teu comentário espelha bem como é que uma novela mexicana destas se transforma numa cenário real e factual.
Para começar entras logo a matar dizendo que isto são teorias da conspiração, ou seja, já tens a tua mentalidade previamente fechada e incapaz de aceitar de que de facto isto pode muito bem ser verdade, apesar das evidências, esse mindset, desculpa que te diga, é a de um fanboy.

Depois fias-te no facto de que lá por gostares imenso do trabalho da DF, que todos eles são honestos de uma forma inabalável, ora na parte que me toca, tudo o que venha do Battaglia é para passar à frente porque é alguém que claramente gosta de socializar com clubites que estão interessadas em tudo menos dizer a verdade.

Deto
Deto
Responder a  José Galvão
5 meses atrás

DF já faz muito tempo pra mim perdeu a credibilidade… vou citar aqui:
===============
2013:

Richard L. “PS4 1080p e Xbox 900p, mas se vc tem amigos na Live ou gosta do controle, fique no xbox”

Hoje “xoneX com massiva vantagem, sem nenhuma “mas”, não importa a PSN com o dobro de gente, 2x mais chance dos teus amigos estarem lá e muito menos GOTYs exclusivos”

===============

Bomba: PS4 PRO não roda last of us remaster 60FPS. fizeram um circo por causa de uma queda para 55FPS que durava 15s

Gears 5: lindo e maravilhoso, nem vou comentar que a resolução dinamica cai para 1080p no mostro true 4k

==================

Ano passado: Consoles novos vão ser 8TF, pq 2013 era mid end, e vamos esquecer quem em todas gerações anteriores consoles tem algum componente, ou todos, tops

=============

Agora, o battalia:

Sony: Tem RT
Battlegia: é RT por software, “mas mas mas 2080TI”

Sony: na maior parte do tempo no clock máximo

Battlegia: o clock maximo não existe pq gpu e cpu nunca ficam no clock máximo simultaneamente, pq eu não tenho provas disso e não importa provar.

Battlegia: SSD só melhora loading, temos provas e as provas agora importam “pq no PC”

========

Sabe quem acertou TUDO?

NX gamer, ele inclusive disse que a Sony e a MS tinha que escolher entre uma APU rapida e pequena (PS5) e grande e mais lenta (SX), que iria ter SSD e RT e ~10TF; enquanto a DF falava em 8TF

========

Nesse ultimo video do PS5 foi melhor ainda… Richard:

“olha, não aumenta o desempenho aumentar o clock, olha na 5700XT”
“não vou falar nada de aumentar o numero de CUs e se isso melhora ou não o desempenho”

Até eu sei que RDNA2 teve uma melhora de 50% no consumo, e até um vegetal conclui que melhoraram o escalonamento dela, pq ninguem melhora a eficiencia assim para não aumentar o clock.

Eu nem assino mais a DF no youtube, to com o NX gamer e o VG Tech e fico nisso.

NX Gamer acertou tudo:

disse que teria RT e SSD com ~10TF; enquanto a DF fazia video de 8TF sem RT, sem SSD.

ele falou que a sony e ms tinham duas opções, gpu grande e lenta (sx) e pequena e rápida (PS5).

DF é tão tosca que nem prever que a TOP RDNA2 da AMD vai ser 2.2ghz 64CUs, simplesmente junta o clock do PS5 com o chip completo do SX.

Deto
Deto
Responder a  Rui
5 meses atrás

tem algum “playstation central” espalhando fake news do xbox?

não.

“mas ele perguntou se era verdade”

mas é dai que vem o “ESPALHAR INCERTEZA” do FUD.

Só aceite os fatos. No brasil tem fanboy condenado, advinha qual o “lado dele”? xbox obviamente.

NÃO tem fanboy do playstation condenado, simples assim.

esses são os FATOS que vc deveria aceitar.

bruno
bruno
Responder a  Deto
5 meses atrás

Que historia e essa de fanboy condenado?

bruno
bruno
Responder a  Rui
5 meses atrás

Nao sei se reparaste, mas isto ja passou a fase da teoria. As imagens postadas demonstram que isto foi verdade e foi uma pratica que foi aplicada durante meses no Reset Era.

E engracado, que me estava a queixar disto nem dois dias antes deste artigo. Era algo que ja se via – as narrativas de que a Xbox ia ter o caminho garantido para ser um sucesso, de como a Sony so poderia falhar, de que tudo o que pHil Spencer diz dever ser levado a letra…

Ha um tipo nomeado, o Colbert, que eu ja andava desconfiado quando via um palhaco a dizer uma barbaridade sobre a PS (uma mentira obvia), era contrariado no mesmo tom por outro a defender a PS e este tipo que se fazia de imparcial, a cascar no segundo. E suspeito que quando era acusados disto ou daquilo se defendiam uns aos outros.

Sobre o haver fanboys nos dois lados, podes crer que ha, mas sem duvida a agressao e a desinformacao e muito mais acerrima do lado da Xbox. Ando aqui desde 2013. Ja vi de tudo. Desde que os exclusivos PS sao tudo meia boca, a exclusivos nao importam, a chegar ao cumulo de dizer que a Xbox ONE tinha vantagem em certos tipos de processamentos (na altura era o anisotropic filtering). E quantos e quantos apanhei em contradicao.

Eu nunca vi do lado da PS tipos iguais ao Xmedia, nunca vi nada deste genero em que tens eles se organizam de modo a tentar controlar o teor e tema de discussao de modo a tornar verdade (por pura insistencia), mentiras absolutas.

E posso garantir-te que muitos deles levaram a que outros tivessem sido banidos dos foruns.

José Galvão
5 meses atrás

Isto de facto é vergonhoso e espelha a forma cada vez mais desconfiada como a comunidade olha para os media deste meio, são fanáticos destes que para alimentar a ridicula ideologia da clubite que minam a industria, e ainda por cima com a conivência, e aparentemente patrocinio, das próprias marcas, estragam o meio.

Eu já disse uma e outra vez, que a comunidade da Xbox é sem dúvida alguma a pior de todas, não vou esconder o facto de que fanboys existem em todas as frentes e que é um fenómeno que inclusive, se espalha por muitos sectores da sociedade, quanto mais nos videojogos, mas o fanboy da Xbox é sem dúvida alguma o pior, o mais tóxico de todos.
Apesar de tudo isto não me surpreende, já ando nisto à anos e sei bem que o fanboy nesta industria não se fica pelo mero utilizador de forum que esgrime argumentos para justificar a sua compra e alimentar o seu ego, mas também por quem nos ”informa” ou por quem detém cargos e posições bem mais altas nesta industria que tem o azar de ter este tipo de gente mesquinha a espalhar mentiras para manter a sua bolha intacta.

Por outro lado, e se de facto for verdade que a Microsoft está por detrás deste logro, isto só revela uma coisa, medo, medo de uma Sony que detém a maior e melhor rede de estúdios do mundo e medo dos estragos que uma PS5 mais barata e igualmente capaz poderá causar.
A Microsoft sabe perfeitamente que não são um par de teraflops que lhe dão a geração de mão beijada, na realidade não significa nada senão o desgaste de inúmeros teclados por esse mundo fora, na realidade a chave sempre foi e sempre será o conteúdo, os jogos, e se a Sony demorou 25 anos para ter o que tem, não é a Microsoft que a vai igualar de uma geração para a outra.

Como curiosidade… acho piada o timming destas alegações, pois surgem logo a seguir a uma série de elogios à PS5 e de como esta pode revolucionar os videojogos, e este tipo de elogio e aparente revolução, põe a consola da Sony não só na mira desta ”claque” da Xbox como igualmente do PC, a ”master race”…

Rui
Rui
Responder a  José Galvão
5 meses atrás

José concordo aqui e ali, noutras discordo, mas pego nesta parte, a dos 25 anos e dos estúdios e dos jogos, se é os exclusivos que contam podem todos os bons e justos fas da playstation estar tranquilos, para que entao tanta conversa dos ssds e do som se no fim de contas é garantido que a ps5 vai ter centenas de jogos fabulosos, nao vale a pena a malta se preocupar.

Pc é uma coisa consolas é outra, e o pc vai ser sempre a melhor plataforma eu nao me considero um console peasent porque tenho a noção que os pcs sao e vao ser sempre melhores, nao tenho complexos com isso e aceito apenas prefiro a comodidade e ecossistema e simplicidade de uma consola.

Quanto aos mais tóxicos e vivendo em portugal acho isso um insulto, se ha comunidade tóxica e persecutória em portugal pelo menos é os fanboys da ps, não so pelo numero mas pela faixa etária.

Por fim José eu apesar de ser portista, nas consolas gosto mais do lado verde e nunca escondi isso eu gosto mais da xbox, do comando aos achievments, do online a alguns pi, de quem dirige à retro e especialmente no hadware, o principal motivo de eu preferir a xbox esta no hardware.

bruno
bruno
Responder a  Rui
5 meses atrás

Outro argumento brilhante: “Nao sao os exclusivos que importam? Que interessa o hardware entao?”

Mais uma falacia da malta do lado verde – se defendes que exlcusivos vendem consolas, isso significa que o hardware nao e importante… E porque nao podem importar os dois?

Os jogos valem pelo que valem, mas valem tb pelo que o hardware permite fazer. Por isso, o hardware tb importa. Porque estamos a falar de um salto geracional e o que eu quero ver e o que o salto vai permitir. E por isso se fala de hardware.

Mas fica descansado @Rui, aqui continua-se a acreditar no que sempre se acreditou.Que no fim o que vale e onde os jogos de qualidade estao, e como o Galvao disse e muito bem, a Sony esta a 25 anos a construir estudios de alta qualidade a entregar titulos graficamente soberbos, polidos, e inovadores. E isto vai continuar na PS5 tanto, nesta geracao como em nenhum outra veremos a maxima de “exclusvos vendem consolas” a ser verdade nos primeiros anos da proxima geracao.

Relativamente a comunidades toxicas, apresenta-me exemplos semelhantes ao Xmedia ou a esta corja que foi agora desmascarada e depois podes alegar que as comunidades sao igualmente toxicas. Porque e impressionante como tudo quanto e forum fica com a narrativa que a Xbox tem tudo para ser um sucesso, a PS tem tudo para falhar, quando ainda nem se sabia nada destas consolas. Quantos mais como estes exisitirao por ai?

Deto
Deto
Responder a  José Galvão
5 meses atrás

Eu sempre assisto linus tech tips.

depois do anuncio da Sony com o SSD, linus fez video e no meio do video falando sobre SSD ele largou “ajuda somente no loading”.

Shin
Shin
5 meses atrás

Eu a muito tempo avisei que a Microsoft havia ligado sua máquina de desinformação e estava usando pessoas para falar de maneira negativa das atitudes da Sony enquanto ganha quotas mentais de certos rebanhos. É uma tendência desde a guerra de consoles nos 16bits que uma empresa com uma plataforma de menor audiência tente conseguir mercado difamando uma marca dominante. Foi assim com a Sega de Kalinske e também a própria Sony contra a Nintendo.

O pessoal do DF eles fazem matérias tendenciosas quando a Sony não os colocam em uma posição relevante, como foi o caso da MS que os prestigiou os chamando para ver o console.

Essas coisas não afetam as pessoas fora de fóruns que apenas tem interesse de jogar.

Edson
Edson
Responder a  Shin
5 meses atrás

Shin, vc falou isso comigo várias vezes e… Vc estava certo!

Deto
Deto
Responder a  Shin
5 meses atrás

concordo, e é por isso que a Sony não responde. Por hora ela sabe que isso se limita a fanboys de foruns.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Shin
5 meses atrás

Infelizmente a MS tem um historial de recorrer a este tipo de práticas, e não são teorias da conspiração, são factos. Não sei se será o caso aqui, mas não me admiraria nada. É uma pena, mas é o que temos, o triste é mesmo depois de isto ser denunciado e provado, continua a haver gente a acreditar nesses tipos, enfim.

Shin
Shin
Responder a  Shin
5 meses atrás

Vocês devem ver o documentário da Guerra das Colas para entender como a guerra de marcas através da depreciação da imagem pública ocorre e verá que é essa tática que a Microsoft está usando, que nada mais é a mesma tática que Tom Kalinske usou.
https://youtu.be/1lOdDCpQs3o

Frito
Responder a  Shin
5 meses atrás

Checking email :

UNKNOWN We don’t know the reason.

Unable to verify validity!
Trying another e-mail validity checker

Mail server not found for domain:

E-mail address does not exist

Result Bad
Reason MailboxDoesNotExist
Trust score (0-10) 0

BAD The Mailbox doesn’t exist.

Comentário negado! Futuros comentários do mesmo IP serão automaticamente apagados e o IP banido caso o e-mail continue inválido!

Daniel Torres
Daniel Torres
5 meses atrás

Em minha opinião grande parte da culpa disso estar acontecendo é da própria Sony, silêncio atrás de silêncio, não mostram um jogo no ps5, fazem uma apresentação que mais geram dúvidas do que tiram, abrindo espaço para esse tipo de prática. Ao meu ver só existe uma coisa que ela pode fazer para evitar isso que é mostrando o console em seu pleno funcionamento e com jogos a hora de mostrar é agora, se for para deixar para depois quando o dano já estiver sido feito nas pessoas comuns que não entendem muito de tecnologia ai já vai ser tarde demais.

Custavam eles mostrarem pelo menos essa gameplay de GodFall? Para acalmar a galera?

https://www.youtube.com/watch?v=yhAIEHQZZiI&feature=emb_logo

Ps: Essa gameplay foi vazada e quanto ao Alex nunca gostei dele na DF é um rapaz muito inteligente, mas que só vê o pc como plataforma de jogos e os consoles majoritariamente o ps4 como coisas secundárias sendo o oneX o mais tolerável para ele e isso ele nunca fez questão de esconder.

Daniel Torres
Daniel Torres
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Compreendo Mário, realmente essa situação do COVID é muito alarmante e assim como você acredito que tenha afetado a Sony de alguma maneira e realmente aplaudo as atitudes dela em relação a essa epidemia.

Mas dito isso não veria nada demais por exemplo o Mark fazer uma live de sua própria casa ou uma entrevista ao vivo semelhante ao Phill para acalmar um pouco o pessoal e combater essa onda de desinformação, pois ao meu ver sem levar em consideração todas as notícias que leio aqui de um lado temos o Phill revelando informações que acalmam as pessoas mas sem revelar nada ao mesmo tempo por exemplo ele falo recentemente que o preço vai ser um fator determinante no Series X isso sem revelar qual será o preço o que cria uma sensação de segurança (que pode não ser verdade) tanto para os fãs como para o público mais casual, já do lado da Sony nada apenas terceiros vindo a falar que o Ps5 é muito bom. E acho que esperar mais 3 ou 4 meses para revelar mais algo enquanto seu concorrente já mostrou 2 jogos que tiram proveito do novo console é deixar eles terem uma vantagem considerável.

Só para terminar sei que pareço irritado ou ate mesmo frustado quando falo da Sony, mas posso garantir que é apenas uma preocupação com essas decisões atuais e assim como espero a Micro se sair bem espero o mesmo da Sony.

Rui Teixeira
Rui Teixeira
Responder a  Daniel Torres
5 meses atrás

Só um pequeno aparte, o Godfall está no canal oficial da Sony, além desse também estão mais duas novas IPs anunciadas para a PS5 (também para a PS4), Outriders e Quantum Error, este último, aparentemente, irá correr a 4k 60fps e full raytracing. Não mostraram jogos internos, mas até já mostraram qualquer coisa.

Rui
Rui
5 meses atrás

Existe ai um suposto leak da caixa da ps5 mas nao me acredito muito ser aquele o design…

Felipe Leite
Felipe Leite
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Não é leak, no próprio artigo eles dizem que é um trabalho de um site “colega”.
E essa notícia no fim das contas é mais uma a falar do aquecimento da consola e adiamentos…

Alexandre Oliveira
Alexandre Oliveira
Responder a  Rui
5 meses atrás

Esse site é do pior é treta atrás de treta independente da marca…
Já deixei de visitar a muito…

Mário Armão Ferreira
Responder a  Alexandre Oliveira
5 meses atrás

Só fui uma vez ao leak… li e foi suficiente para não voltar mais

Daniel Cardoso
Daniel Cardoso
5 meses atrás

É Mário, se fosse por opinião então não comprava nada do que tenho até hoje, mas independente disso, o que esses senhores fizeram foi muito feio.

Agora sobre a sony, se HZD for mesmo o único exclusivo a ir para PC para promover mesmo a consola e continuar a ter exclusivos mesmo só dela, então vou de PS5 sem pensar duas vezes, se eles tem o sistema mais fraco o que mais aquece o mais feio etc, isso a mim não me interessa, agora se eles seguirem a política do HZD mais vezes, ai sim estou de fora das consolas, tanto da Microsoft como o da Sony, porque isto de marcas esta a virar uma religião autêntica por um pedaço de plástico. Mais uma vez Mário, parabéns por mais um exelente artigo.

Edson
Edson
5 meses atrás

Mário, desculpe pelo off topic, mas tenho um amigo do Brasil que não está conseguindo acessar o site. O nome dele é Carlos Leonardo Coutinho.

Edson
Edson
Responder a  Mário Armão Ferreira
5 meses atrás

Ele não consegue entrar! Diz ele que toda vez que tenta entrar, ele não consegue! Ele achou que até estava fora do ar e hj mandei o link novamente e ele não conseguiu acessar. É chato, pq ele gosta muito dos seus artigos!

Deto
Deto
Responder a  Edson
5 meses atrás

aqui está normal.
qual o provedor dele?

fala pra ele botar o DNS do google no PC.

error: Conteúdo protegido