Playstation alcança os 100 milhões de consolas vendidas, entrando na história como a consola de mesa que atingiu esse valor mais depressa.

A Playstation 4 continua no caminho de se tornar a consola melhor sucedida da história, mas mesmo que tal não aconteça uma coisa já conseguiu alcançar. Ela entrou na história como a consola de mesa que alcançou mais rapidamente os 100 milhões de unidades vendidas, batendo a anterior recordista, a PS2, em 2 meses.

Ao longo dos anos a PCManias foi prevendo o que seria esta geração, e infelizmente a coisa comprovou-se. A Xbox pecou não pela sua menor capacidade de processamento, mas pelo facto de a Microsoft, ao contrário do que a Sony fez na geração passada, não ter compensado isso com um suporte de exclusivos em qualidade e quantidade.

No entanto, a realidade é que, nem mesmo nas nossas melhores previsões, alguma vez esperamos que a PS4 pudesse ser o sucesso que foi. Numa altura onde no início da geração os “entendidos” afirmavam à boca cheia que as consolas estavam mortas e que esta geração iria ser um flop, a PS4 mostra exactamente o contrário, ao não só vender 100 milhões de unidades (e vai vender mais pois a geração não acabou), como fazendo-o de forma histórica ao ao mostrar-se a consola que mais rapidamente alcançou esse valor.

A PS4 bateu assim a anterior detentora deste recorde, a PS2 em 2 meses. Nada mau para uma geração onde muitos especialistas davam as consolas como mortas à nascença



A consola da Sony tem tudo para continuar a vender e ser um sucesso, especialmente porque o suporte da Sony para o período de vida que ainda existirá antes do lançamento da PS5 é de uma qualidade inegável, sendo que destacamos o jogo exclusivo que se segue e do qual mostramos algumas imagens animadas, e que mostra já uma qualidade ao nível do esperado numa próxima geração:

Ghost of Tsushima

 



25 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
bruno
bruno
10 meses atrás

Merecidissimo.

Uma excelente peca de hardware, muito bem dimensionada, cujos os resultados estamos a ver agora, em juncao com um output first party sem precedentes, e de excelente qualidade.

A PS4 esta a ter o sucesso da esta porque se apresentou como a alternativa que toda a gente queria. A alternativa ao sempre online, a alternativa as micro transaccoes, a alternativa aos MMOs e ao Games as a Service.

E tao simplesmente por isso, esta a ter o sucesso que esta, apenas porque continua a ser uma consola quando a ganancia de outras empresas queria alterar a consola para algo mais.

Uns dados extra que acho necessario referir:

– Ate a data foram vendidas 924 milhoes de copias de titulos para a PS4. Nao so a consola vende como o attach rate (9.24 jogos por utilizador) e bastante elevado.

– 1 em cada 5 consolas vendidas e uma Pro. Considerando que ate antes da Pro andava em torno dos 55 milhoes de unidades, estamos perante 45 milhoes de unidades vendidas desde o lancamento da Pro. Destes 20% (1/5) sao Pros, o que corresponde a 9 milhoes de consolas Pro vendidas ate hoje. E de acordo com delcaracoes oficiais na reuniao de investidores, das vendas da pro, 40% sao de clientes existentes a fazer o upgrade. Ou seja pelo menos 3,6 milhoes de consolas vendidas ate hoje sao de clientes que quiseram fazer o upgrade o que no panorama global representa uma pequena quantidade de vendas.

Livio
Livio
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 meses atrás

Concordo pq eu mesmo tenho 2!

Calma pessoal, não os comprei novo na loja, foram adquiridos com defeito e agora estão funcionais.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
10 meses atrás

Livio, gostaria de te perguntar já que você conhece os equipamentos de perto, o PS4 slim é mais silencioso, esquenta menos que o Fat?
Fui procurar na internet mas uns dizem uma coisa outros dizem outra, qual sua impressão nessa questão, isso se você teve acesso ao tal slim.
E me desculpe se te incomodo com essas perguntas 😅

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
10 meses atrás

Acho mais silencioso, mas tenho minhas dúvidas ao afirmar que esquentar menos que o fat.
Já fiz a manutenção de um slim de um amido do trabalho (fonte defeituosa) e quando fui testar com uma fonte minha em poucos minutos a parte de cima (onde fica localizada a fonte) estava muito quente, eu pensava que poderia ter sido a minha fonte que tinha sido recuperada, mas quando consertei a fonte dele percebi que ele esquenta mesmo, entretanto ele é bem silencioso.

No canal TronicsFx tem um vídeo ao qual ele faz o teste com o cooler desligado entre os modelos do PS4, sendo que, pela evolução, o slim é o que mais aguenta ligado caso a ventoinha esteja desligada.

E sem problemas com perguntas, se eu souber, respondo!

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
10 meses atrás

Interessante. A fonte deles, fat ao menos que eu conheço, fica numa posição muito desconfortável recebendo o calor da dissipação do processador, já vi várias pessoas falando na internet que o problema no seus PS4 foi justamente na fonte. O que não me surpreende de jeito nenhum.
Bom, pelo menos a parte do processador parece ir bem então.

Muito obrigado pela resposta Lívio. 👍

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
10 meses atrás

Na verdade essa posição da fonte, que é a mesma no slim e Pro, é uma das soluções dos problemas de YLOD dos PS3 fat, pois lá o fluxo era o inverso já que o ar passava primeiro pela fonte, recebendo o ar quente, e depois ia para o processadorcomment image). Desde o PS3 Slim o fluxo é do ar passar primeiro pelo processador e depois vai para a fonte. Até o Xbox One, que a partir do Slim, começou a adotar esta filosofia da fonte receber o ar por último. Se não me engano até a posição do processador, na parte inferior da placa, o One adotou.

E os problemas da fontes são decorrentes das oscilações da rede elétrica e principalmente das descargas provenientes de raios. Os componentes da fonte aguentam temperaturas altas, por exemplo os capacitores eletrolíticos suportam temperaturas de 105°, sendo que o ar que sai da fonte do PS4 por volta de 50 a 60% do que suporta o eletrolítico.

Das fontes que peguei todas foram defeito proveniente da rede elétrica. A fonte tem suas proteções contra surtos mas é importante remover da tomada quando você não está utilizando(lembrar de não desligar enquanto o PS4 está de Stand-by).

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
10 meses atrás

Interessante.
Porém não concordo com esse sistema e já verá bem porquê.

A fonte deveria ficar livre disso, pode até funcionar, mas não é o melhor caminho. One Fat; outra história pois é fonte externa, no One slim a fonte não recebe calor pois o ar é expelido sem passar por ela, jogado pra cima livrando a mesma, no X, a fonte fica ao lado do duto (ao lado do heatsink pra ser exato) onde passa o fluxo de calor, que sai sem obstruções.
Pela minha análise tátil e auditiva aqui com os dois, temos o One esquenta e faz menos barulho (consideravelmente) e ainda aguenta mais horas ligado sem dar aquela queda de performance por questão térmica, vi Uncharted 4 por exemplo, ficar com a textura toda errada e ter slow downs absurdos em RDR2 e outros, além do aquecimento e ruído incômodo, enquanto no Xbox, nunca nem passou perto disso.
O PS3 foi o auge do reballing mesmo, mas agora eles só corrigiram um problema crítico, mas o crônico do aquecimento continua lá. Eu sei porquê sou vítima dele, se não tivesse trocado a pasta nem sei como ele estaria de ruído. E no One não vi muita reclamação sobre fonte por problema de rede elétrica ou o que seja, na verdade não me lembro de nenhuma leitura em específico sobre isso, enquanto do PS4 vi muitos, é no mínimo suspeito. Temperatura alta não combina com eletrônicos, no PC as fontes tem lá seus coolers não é atoa, sem restrições de espaço ou orçamento de modo geral, enquanto o console é cada centavo contado, com isso quero dizer, eles fazem a coisa com base no limite financeiro, não no realmente recomendado.

Não que digo que você não tem razão sobre a durabilidade etc, não tenho condições pra isso mas, não concordo com esse esquema de exaustão da Sony por experiência prática (pessoal), fato empírico, não teórico.

E ainda tem o dos colegas que é a mesma história, sempre é aquela chapa lá (em cima faz aquele misto quente) e urrando no ouvido da gente.
Nada é perfeito.

Não é levantando discussão, só comentando mesmo sobre isso pois essa parte hardware me encanta quase tanto quanto os próprios jogos.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
10 meses atrás

Peço desculpas pelo erro em relação ao Xbox Slim pois não reconfirmei o teardown (a similaridade da carcaça me fez errar), mas no X a fonte recebe sim o ar que sai do dissipador, pode não ser todo o fluxo de ar, mas mesmo assim ele recebe. (https://www.slashgear.com/xbox-one-x-teardown-and-unboxing-27505533/).

E assim que você teve experiência prática em relação ao barulho/aquecimento eu também tive ao pegar as fontes e repará-las trocando componentes que entraram em curto justamente por oscilações elétricas. Acompanho alguns sites(canal gamerteczone) e fóruns de eletrônica(eletronica br) e lá o que vejo de fonte é decorrente da rede elétrica(descarga de raio).

Os Xbox’s One sempre utilizaram métodos diferentes de refrigeração, compare o conjunto dissipador e cooler do One fat e Slim com os do PS4 fat e slim, os do One são maiores o que até permitiu overclock (assunto que já foi abordado aqui pelo Mário). Se o X não fosse equipado com aquele dissipador de vapor com certeza faria ruído similar ao do Pro.

Mas também não vou afirmar 100% que os defeitos de fonte de PS4 sejam somente decorrentes da rede, pois como você alertou que não lembra sobre sites a respeito de defeitos na fonte dos Xbox’s (mas elas existem). As fontes do 360 e do One fat possuem um cooler interno. Essa diferença (One – PS4) vai depender do projeto de cada uma pois também não lembro da época do PS3 fat as fontes apresentarem os problemas do PS4.

Só voltando sobre o One Slim, se a saída de ar do cooler for para cima (lembro que no fat é assim) então o fluxo fica similar ao do PS3 fat onde o ar passa por fonte (No teardown do One S mostra que a fonte possui vários orifícios) e outros componentes antes de chegar no dissipador, mas como dissipador e cooler são maiores então a refrigeração é melhor (já que PS4 e One possuem praticamente a mesma APU).

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
10 meses atrás

Pois é, os projetos da Microsoft nessa área são muito bons. O do One X é um grande exemplo de engenharia de ponta (dentro do limite orçamentário ainda).

Eu revi aqui rapidamente o teardown pelo celular nessa parte específica, o do One X tem aquela abertura falsa indo pra fonte, mas o ar não pode ir grande coisa pra lá, não mesmo, dá uma olhada, pois o dissipador está voltado todo pra trás. Na capa plástica do fan tem o desenho do caminho indo pra fonte, mas ele não vai. A dissipação deve ficar igual a do One S, passiva. No S o calor gerado pela APU é levado pra cima enquanto o ar frio que entra nas laterais é levado na direção do dissipador e dali pra pra fora, deixando a fonte totalmente tranquila.

Estou curioso pra ver a solução do PlayStation 5 nessa parte, se for semelhante a do One X eu realmente estarei satisfeito (e não der problema claro hehe) pois como já disse, essa dissipação que considero “porca” do PS4, é algo que me incomoda, enquanto a One fica pleno alí mesmo com horas e horas de uso, tendo único ponto (detalhe) que mudaria, seria adoção de uma bateria interna como o PS4 possui. Se não fosse o Kinect, o Xbox seria certamente superior em qualquer aspecto técnico ao PlayStation, pois a ESRAM e menor GPU pra cortar custos pro trambolho inútil lá foi uma treta, note que o One X resolveu todos esses problemas e é uma máquina sensacional mesmo com um CPU fraco como o Jaguar. (Pena não ter um God of War ali kk)
Enfim, só pensamentos compartilhados brother hehehe.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
10 meses atrás

Como eu disse, o X pode não receber um grande fluxo de ar do dissipador, mas mesmo assim ele recebe ar, se observar bem a foto do bloco que fica o cooler há uma diferença de altura entre o metal e o plástico e isso faz o ar entrar na fonte (https://www.slashgear.com/xbox-one-x-teardown-and-unboxing-27505533/#jp-carousel-505816).

Não sou perito em fluxo de ar, mas se em um carro hatch o vidro traseiro fica sujo devido o fluxo que sai dos pneus traseiros imagine em uma diferença de altura dessas! Fora ser fã de automobilismo e ver imagens de fluxo de ar na aerodinâmica dos carros, na F1 o mínimo de alteração de diferença no corpo do carro resulta em um outro comportamento.

Por coincidência acabou de sair um vídeo do gameteczone (se eu colocar o link caio na moderação) e logo no título eles colocaram que o one X dá muito defeito, dá mais que o PS4 Pro (até lá falam que o pro é mais vendido e aparece menos).

Cada console tem pontos fortes e fracos no seu projeto, PS4 tem muito problema de fonte, já o One tem muito de HD……

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
10 meses atrás

Essa diferença de altura é pra justamente o ar entrar no blower, não tem nada além disso, a passagem pra fonte é no máximo passiva.
Desconheço grandes problemas no X, não tenho visto muitas reclamações, mas infelizmente sempre tem algumas unidades problemáticas, o que refiro do PS4 não é nem tanto sobre defeitos, apesar de ter visto vários coments a respeito das fontes dando como o mais relevante problema, mas sim de ruido e dissipação inferior em relação a concorrência. E o PS4 Pro, maior, menos potente… Só acho ele mais bonito, ele certamente vende mais pois acompanha o enorme público PS4, mas em hardware, ele não encara o X em nenhum aspecto possível.
Também sou fã de F1 e antigamente ficava vendo tudo que é notícia sobre os carros, agora nem tanto, lá é uma carga altíssima de força gerada pela pressão aerodinâmica, não sei se tem muito sentido de comparação com fluxo direcionado a refrigeração e o de downforce, sei lá.

A propósito, estou num ótimo momento lá, pois em matéria de carros Mercedes é número 1 pra mim a muito tempo especialmente as linhas S e E e ainda tem o Hamilton do qual sou grande fã, que é fã do maior de todos Senna, enfim, tá ótimo kk.
Minha equipe de sempre é a McLaren mas ela tá morta nesses últimos tempos… (Desculpe o trecho off topic)

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
10 meses atrás

Essa diferença de altura é pra justamente o ar entrar no blower..

Entendi errado ou pelo que você falou o ar entra por trás ou está falando de outro local que não assimilei? O desnível que falo é esse marcado em verde na foto do link: https://photos.app.goo.gl/B6cmdPPoPU4Eie1J6

Acima citei a F1 só como exemplo para dizer que qualquer alteração em uma superfície vai modificar o sentido de parte do fluxo, eu mesmo já brinquei de Adrian Newey lá no trabalho desviando parte do fluxo de ar do ar-condicionado só porque tinha gente que achava a sala muito fria, daí coloquei um pedacinho de EVA aqui e ali e consegui alterar parte do fluxo. Então mesmo que seja pequeno o desnível o ar acaba passando por la também, senão não tinha o porquê da abertura lateral tanto no bloco da ventoinha quanto da fonte. E porque a fonte do X não recebe todo o fluxo de ar que vem da ventoinha assim como as do PS3(slim e ultra) e PS4 fazem? Devido o tamanho reduzido com pouco espaço de refrigeração. Já as fontes de PS3 e PS4 são mais espaçadas.

Também gosto de assistir a F1, gosto de automobilismo, em 2007 quando fazia estágio uns colegas me chamavam de Livius Hamilton devido meu tom de cor de pele ser igual. Atualmente o cara é um bom piloto e torço por ele, mas o Verstappen também tá mostrando serviço. O que acha que vai dar no domingo? Tô achando que a Red Bull pode surpreender.

PS: Alguém que entenda um pouco mais de engenharia eletrônica pode me tirar uma dúvida? Lembro de um professor que falou que ao projetar um equipamento de poucas dimensões, como a fonte do X, teria que aumentar a frequência de operação interna dela, o que poderia ser perigoso. Essa afirmação do professor é verdadeira?

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
10 meses atrás

Não, me referi a parte da frente, onde fica o blower, o resto acompanha ele pelo que vi nos vídeos, mas talvez eu esteja enganado, porém é fato que o sistema deles é bom. Só conseguiria explicar isso direito ao vivo, por aqui não tá dando certo, já deixei claro que o negócio é diferente um do outro e o Xbox tem um sistema melhor, não tem como ir muito além disso.
Esse negócio do Newey não sabia, interessante. Esse cara é meu preferido dos engenheiros da F1 com certeza, na época dele na McLaren o carro era excelente na aerodinâmica mas os motores eram ruins. Depois que ele pegou motores bons ele fez um estrago na Red Bull dando títulos á aquele mediano que é o Vettel (minha opinião claro).
Agora o Verstappen é o futuro alí pra mim.
Agradeço a resposta sobre o que te perguntei alí acima Lívio, valeu.

Livio
Livio
Responder a  Carlos Zidane
10 meses atrás

Só lembrando que nas minhas respostas não estava dizer que a solução da Sony seria melhor que a da MS, estava a dizer que a MS com o X se aproximou da solução da Sony que é adotada desde o PS3 Slim, solução esta que posiciona o APU no lado inferior(virado para baixo) do console e que o cooler pega o ar “limpo” vindo das laterais, joga no dissipador da APU e depois direciona para a parte traseira do console. Fora outras aproximações do X com a PS4 a nível de arquitetura de hardware (assunto que também já foi abordado pelo Mário).

A refrigeração do One é boa, mas não que a do PS4 seja ruim, é importante ver o projeto em que ambos estão contidos, se pesquisar no Google (em 4 abas) APU Xbox One Fat, APU PS4 fat, APU Xbox One X e APU PS4 Pro verá que o formato entre as APUs dos fats são similares, o mesmo ocorre entre a do X e Pro, então porquê no PS4 esquenta mais e faz mais ruído que o do Xbox? No caso dos FATs a primeira observação a ser feita é a dimensão de cada console, o One Fat tem quase o dobro de altura do PS4 fat( e isso sem ter fonte interna), logo mais “espaço em branco” dentro do console, há um outro fator que citei mais acima que tanto o cooler quanto o dissipador são maiores no One, por fim no One o ar quente é jogado para cima respeitando assim as leis da física em que o ar quente “sobe”. Sobre os Slims como ainda não tive contato com o Xbox One Slim portanto não sei se a proporção de altura continua na mesma faixa existente entre os FATs. Já entre X e Pro creio que se não fosse a dissipação por vapor ele teria ruído tanto quanto o Pro, até porque para escolherem esse tipo de dissipação deve ser porque o método “normal” não estava sendo satisfatório.

PS: Não sei por qual motivo a MS decidiu colocar um conjunto cooler+dissipador de grandes dimensões no One, mas acho que foi uma aposta de segurança devido os problemas de 3RL ocorridos em alguns modelos de X360.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Livio
10 meses atrás

Falou tudo agora.
Sobre seu PS: pois é, também acredito que isso tenha a ver e também… a questão de que ele seria o equipamento central das salas das pessoas (marketing de 2013), ficando assim, muito tempo ligado. Então, nada melhor que jogar seguro. Já deixei mais que claro que muito me agrada esse sistema, como por exemplo, as GPUs referência (founders da NVidia por exemplo) vem com os blowers, mas os melhores modelos de parceiras vem com esse sistema de 2, 3 ventuinhas e dissipador (bem grande até atualmente), o que garante ótimos resultados.

Carlos Zidane
Carlos Zidane
Responder a  Carlos Zidane
10 meses atrás

Esclarecendo a tempo: o blower com o duto não é o que me desagrada, meus notebooks todos foram assim e mandaram muito bem, a treta é colocar a fonte pra receber esse fluxo quente encima, e ainda cria mais obstáculos pro ar sair do que no One X por exemplo onde já sai direto e a fonte fica livre.

Ewertom
Ewertom
Responder a  Livio
10 meses atrás

@Livio você é uma pessoa fantástica por compartilhar o que sabe.Parabens,parabens mesmo.O dom de sempre servir é uma das maiores bençãos do ser humano.

Livio
Livio
Responder a  Ewertom
10 meses atrás

Por nada!! Essa minha atitude é em parte do curso de eletrônica(não é técnico nem graduação) que fiz em 2003, na época o professor sempre indicou em termos bom senso.

Como os tempos agora são outros, eu sou adepto do DIY e agora com a cultura Maker não vejo problema em compartilhar as informações até porque mesmo se esta fosse minha fonte de renda (ás vezes rola uns trocados!) não é por compartilhar informações que eu perderia clientes e sim a má qualidade do serviço em geral.

bruno
bruno
Responder a  Mário Armão Ferreira
10 meses atrás

Humm.. mas deram qualquer indicacao se serao maiores ou menores que esse ratio?

Carlos Zidane
Carlos Zidane
10 meses atrás

Merecido sucesso. A Sony tem feito um trabalho excelente em todas as suas gerações de PlayStation e com o 4 não podia ser diferente já que foi direto ao ponto: jogos de qualidade.

Fernando Molina
Fernando Molina
10 meses atrás

Sucesso mais do que merecido, um excelente trabalho da Sony, uma excelente biblioteca de exclusivos, um console feito para jogos, tudo que se espera de um videogame

Joey Meyer
10 meses atrás

Olá, quero postar um artigo neste site, como entrar em contato com o dono do site?