Poderá a PS4 usar discos Blu-Ray XL?

O BD-XL é um formato de maior capacidade, capaz de operar em 4 layers, e capaz de obter capacidades até 128 GB!

Um dos problemas que a nova geração de consolas vai enfrentar é o armazenamento. O uso de discos rígidos para instalação, apesar de continuar a ser essencial, necessitará de ser acompanhado por um media capaz que permita que o disco apenas vá mantendo aquilo que é estritamente necessário. Afinal com instalações de 100 ou mais GB, um disco, mesmo de 2 TB não aguenta por muito tempo.

Nesse sentido, e estando os discos Blu-Ray actuais a terem problemas para armazenar os últimos jogos, torna-se necessária uma nova solução. Como sabemos a PS4 é capaz de ler Blue-Rays de duas camadas, com 25 GB cada, o que permite o uso de discos de 25 ou 50 GB. Mas actualmente, jogos como Red Dead Redemption já usam algo como 94 GB de disco, o que implica que o jogo terá de ser fornecido em dois Blu-Rays.

Esse é um problema que necessita de ser resolvido, e uma das soluções pode ser o uso do novo formado BD-XL!

Este formato trabalha com 4 layers em vez de apenas duas, e cada camada pode armazenar até 32 GB em vez de 25. Tal permitirá o uso de discos de 32, 64, 96 e 128 GB (1, 2, 3 ou 4 camadas).



Este disco pode no entanto ser usado com camadas de 25 GB, o que permite no máximo um total de 100 GB. A vantagem deste formato é a retrocompatibilidade, pois a primeira e a segunda camada podem continuar a ser acedidas pelos actuais leitores. Apenas as camadas extra não serão lidas!

Caso a PS5 seja introduzida no mercado, como muitos referem que acontecerá, isto é, como uma consola que coabitará com as actuais, e que se posicionará acima da Pro, trazendo resoluções 4K ou superiores, texturas de alta resolução e 60 fps aos jogos PS4, e que terá jogos exclusivos que irão ser introduzidos faseadamente, afastando a anterior geração, estes discos serão uma mais valia.

Eles podem permitir o jogo para ambas as gerações de consolas, com a PS5 a ir buscar as texturas de alta definição ao armazenamento extra, evitando assim o download de vários GB de texturas como actualmente a Xbox One X requer.

Estes discos permitirão ainda manter na nova geração uma redução do espaço necessário em disco, pois se bem usados, tal como pode acontecer agora, eles podem ir indo descomprimindo apenas as partes que vão sendo requeridas, tornando assim a gestão do espaço no disco bem mais capaz.

Um dos inconvenientes desta nova tecnologia é o seu maior custo. Um conjunto de 5 discos graváveis de 50 GB custa 25 euros. Naturalmente os prensados saem bastante mais baratos, mas vamos ignorar isso aqui! Estamos a falar de 5 euros cada disco!

Já os BD-XL de 100 GB custam algo como 50 euros o pack de 5, o que eleva o valor para o dobro! Será assim expectável que possamos ver uma subida no custo dos jogos, na compra de jogos neste media.



Posts Relacionados

43
Deixe um comentário

avatar
5 Comment threads
38 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
9 Comment authors
AndrioAntonio LucasLiviobrunoeduard08 Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest
Notify of
By-mission
Visitante
By-mission

Falando e Red Dead 2 a análise do digital foundry é um valente choque de realidade!
Tens uma One X tens os 4k nativos, tens a One base se contente com os 864p (ou 66% de 1080p).

Fernando
Visitante
Fernando

Rdr2 é o jogo da geração aparentemente…

Qual o choque de realidade?
Espero que os jogos abaixem até os 720p para não ter que começar uma nova geração no ano que vem, que vai ser no máximo uma melhoria marginal sobre a geração atual.

By-mission
Visitante
By-mission

Qual o choque de realidade?

Ora não foste tu que disseste que nunca voltaria a comentar aqui?

Ou melhor não foste tu que me ofendeu pessoalmente, mas olha que é o meu comentário que vens fazer piada?

Sei que há muita confusão nessa realidade em que vives, mas não se ofende uma pessoa, e passado algum tempo lhe vem fazer piadas…

Mas tenho até gosto em lhe chamar a sanidade…

Compraste uma PS4 e lá tinha os jogos a 1080p. Passados 4 anos continuam os jogos com os 1080p.
Agora repara gastaste 500,00 dólares na versão Alpha da Xbox para ter 900p e agora pagas mais 500,00 para poder se desvencilhar do complexo de inferioridade…

Aqui está o choque de realidade, eu com o meu PS4 de 2013 continuo a receber jogos conforme foi prometido quando eu a comprei, já para os fãs mais acérrimos do lado verde a geração só começou em 2018 no lançamento da Xbox One X, e os 30 milhões de enganados que se virem para comprar uma console nova.

Antes que digas que não expliquei eu desenho para ti.:

Tens a melhor versão, e a pior versão do jogo em uma única plataforma!

Mas num ponto concordo contigo a PS4PRO é inútil!

Estou muito bem servido com a console velinha que comprei a 4 anos. Como diz o tio Phill “…não sou um hardcore gamer…”

Fernando
Visitante
Fernando

Agora o unico choque de realidade é o seguinte, RDR2 tem os melhores gráficos da geração, executa o mesmo em todas as plataformas e tem diferenças de resolução. Eu sempre defendi que a partir do momento que o X poderia levar games 900p do Xbox One para 4 nativos e ainda com melhorias graficas, estava atestado que a MS estava certa ao dizer que os 6 tflops do One X com as personalizações que ela fez eram o suficientes para levar os games dessa geração para 4K, invlusive jogos 1080p do PS4.
Podem haver opiniões distintas, mas um game de mundo aberto como esse com essa fidelidade gráfica, certamente é um feito tecnológico maior que qualquer um dos exclusivos PS4 lançados até agora.

Edson Romagna
Visitante
Edson Romagna

Concordo contigo, Fernando! Não há nada próximo de Red dead 2 nessa geração e o game mostra que o one X pode fazer mais do que muitos imaginavam.

Edson Romagna
Visitante
Edson Romagna

Tem o ps4 pro e sua resolução borrada por conta do 4k não nativo e o ps4 base em full hd.

eduard08
Visitante
eduard08

hoje ao instalar Red Dead 2 voltei a ter lembranças da geração passada, ao ter que mudar de disco para completar a instalação, sinceramente era uma coisa que nao esperava que voltasse a fazer

Edson Romagna
Visitante
Edson Romagna
bruno
Visitante
bruno

Aconteceria a mesma coisa que acontece aqui. Uma noticia que denuncia o caso, alertando que a publicidade e falsa. Porque, achas que nao sairia noticia nenhuma se fosse a Microsoft a anunciar 4K falsos como verdadeiro (coisa que ja fez muitas vezes)?

Antonio Lucas
Visitante
Antonio Lucas

Pelos comentarios da pra ver que esse site de tornou um lugar só para os fanboys de PlayStation, o cara até diz que red dead tem vegetação em 2d kk, se estiver em dúvida se o red dead É o jogo mais bonito da geração, só ver esse vídeo até o final https://m.youtube.com/watch?v=0OxODqUwmcw&t=325s

bruno
Visitante
bruno

Se querias provar alguma coisa contraria ao que se tem discutido aqui… perdes o teu tempo. (devias ter visto o video todo e com atencao)

O video (que vi ainda antes do teu comentario) confirma o que sempre se afirmou aqui: melhores modelos (mais detalhados e mais poligonais), melhores texturas em HZD, com plantas com mais volume (mais poligonos). E sim, se reparares tens arbustos em 2D (falo dos pequenos rasteiros) em RDR2. nao sao todos e ninguem disse que eram todos, mas tens. Alias basta comparar a folhagem da relva para ver a vantagem em Horizon.

Ainda mais, se olhares para os comentarios a esse video, eles referem e confirmam o que se tem afirmado aqui.

Ambos os titulos estao fenomenais e aqui ninguem esta a desconsiderar o que foi feito em RDR2, que apresenta muitas vantagens na animacao (como tambem foi referido). Apenas que o titulo nao ultrapassa e muito menos e um standard maximo de tudo o que foi feito, falando no aspeto de exigencia sobre o hardware.

bruno
Visitante
bruno

OFF-TOPIC:

Mario, vi um comentario num site sobre o relatorio financeiro da AMD que refere que a Sony comprou 99 milhoes de APUs e a MS (divisao Xbox) 36.4 milhoes de APUs.

Sabes alguma coisa sobre isto?

Andrio
Visitante
Andrio

@Bruno, que isso quer dizer?

Livio
Visitante
Livio

Que a família PS4 estima ter quase 100 milhões(editado) aparelhos produzidos e a família Xbox somente 36 milhões?

bruno
Visitante
bruno

Isto não passa de um rumor sem fundamento ao k se sabe até agora.

Andrio
Visitante
Andrio

Ah tá.. Achei que era algo para a nova geração kkkkkkk

bruno
Visitante
bruno

Se a informação fosse verdadeira (o k contradiz os números do VG Charts e estes costumam ser até por defeito), a MS até a data só tinha produzido 36,4 milhões de consolas, dos 3 modelos no mercado. Vendidas seriam esse valor ou menos.

Mas lá está. É um comentário sem qualquer fonte. Portanto pouco credível.