Poderão as novas consolas estar a alterar os videojogos das atuais? Fortnite reduz tamanho para 30 GB, The Last of us Remastered passa a carregar em 13s.

5 6 votes
Avalie o nosso artigo

Há atualmente uma série de jogos a sofrerem alterações radicais e para resultados que antes nem se imaginavam.

Nota: Artigo alterado no final com o acréscimo de mais um jogo alterado.

Recentemente dois jogos bem conhecidos de todos sofreram alterações radicais. Fortnite desceu a sua dimensão de 90 GB para 30 GB e The Last of us, Remastered basicamente quase acrescentou “um SSD” na PS4 pois os tempos de loading que poderiam demorar 1 a 2 minutos passaram para pouco mais de 13 segundos.

A que se devem estas situações?

Oficialmente nada foi dito, o que nos permite especular. E o mais coerente é acreditarmos que se trata da implementação da compressão Oodle Textures nos jogos, ou de técnicas equivalentes às usadas pelo Oodle Textures.



Vamos ver cada um dos casos.

Fortnite

O Fortnite vai passar de 90 GB para 30 GB, e isso vai acontecer com um patch com… 27 GB.

Basicamente aqui torna-se quase claro que há uma troca total das texturas usadas pelo jogo. O facto de o patch ser quase do tamanho do jogo final é um claro indicio disso mesmo, e como já tínhamos anunciado, o Oodle textures estava a conseguir compressões de 3:1, o que se adequa facilmente à redução de 90 GB para 1/3, ou 30 GB do Fortnite.

Nesse sentido tudo parece apontar para que o Fortnite tenha substituído as texturas por outras comprimidas pelo Oodle textures.

E o facto de o jogo possuir um ficheiro chamado oodle.dll é bem revelador que isto tenha mesmo acontecido.



The last of us remastered

Já no caso de The last of us remastered, isso não aconteceu! O patch usado é relativamente pequeno (cerca de 500 MB), o que claramente mostra que o conteúdo do jogo não foi afetado.

No entanto, uma das coisas que o Oodle textures acrescentou foi a capacidade de descomprimir as texturas pelo CPU, ou pelos shaders do GPU, com uma velocidade de vários GB/s, superando bastante o que o Zlib é capaz de fazer.

O que poderá ter acontecido então aqui? Bem, uma possibilidade é a Naughty Dog, ao preparar o boost mode para a PS5, ter percebido que conseguiria adaptar alguns dos princípios de descompressão e ganhos do I/O da PS5 usando os shaders ou o CPU da PS4. E sem recomprimir ou substituir as texturas, ter dessa forma conseguido otimizar os tempos de descompressão/carga para valores superiores a 9x os originais.

Naturalmente que esse seria o tipo de coisas que não melhoraria as performances do disco em jogo, onde o CPU e o GPU estão em outro tipo de uso, mas que poderá permitir ganhos nos tempos de carga, altura em que ambos estão pouco ocupados.



Esta é, naturalmente, e dado que oficialmente nada foi referido, apenas uma teoria, mas o facto é que algo foi feito que torna os tempos de loading da PS4 em algo de fantástico, e algo ao nível do se obteria com estes jogos numa consola de nova geração e o uso do seu SSD. Deixo-vos com o vídeo comprovativo dessas mesmas melhorias nos loadings da PS4!

E se a PS4 consegue carregar isto em 14 segundos, com um disco de 50 MB/s, e descompressão pelo GPU… o futuro com a PS5, nas mãos destas equipas tão talentosas, promete!

Acréscimo:

Until Dawn foi igualmente alvo de um Patch. Os loadings desapareceram.





5 6 votes
Avalie o nosso artigo
23 Comentários
Antigos
Recentes
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Helmer Silva
Helmer Silva
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Que coisa espetacular que estamos a ver com estes jogos, conseguir fazer coisas destas antes de chegar a nova geração, só prova o talento destas pessoas e aumenta o entusiasmo para o que virá no futuro. Fortnite reduzir 60GB é absurdo e o tempo de redução dos loadings em The Last of Us Remastered com um patch tão pequeno é de se tirar o chapéu tambem

Alessandro Alves de Melo
Alessandro Alves de Melo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Fora o tempo de loading reduzido, poupar alguns GB no HD será muito importante na próxima geração, até os preços do SSD compatíveis ficarem num preço que compense o custo, senão terei que usar meu HD USB. E tranferindo jogo HD para o SSD deve demorar.

Daniel
Daniel
Responder a  Alessandro Alves de Melo
1 mês atrás

Há ganhos perceptíveis no Xbox quando a transferência é feita de um SSD sata 3 para o nvme interno do console e vice e versa (o do Ps5 deve ser parecido). Se a diferença se mantiver mais ou menos como é hoje (o Sata 3 custando por volta de 50% de um nvme gen 4) poderá ser um bom meio de campo.

Marco Antonio Brasil
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Sensacional! Estou extremamente curioso para saber como reduziram os loadings.
E no aguardo de mais jogos receberem essa tecnologia, assim adio um pouco mais a compra da ps5 lol

Rui
Rui
1 mês atrás

Isto é so para as consolas sony certo?

Helmer Silva
Helmer Silva
Responder a  Rui
1 mês atrás

No caso do Fortnite, era a versão de PC

Deto
Deto
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Eu acho q os loadings são mudando a descompressão para a GPU.

Quero patch para Horizon Zero Dawn
… Saiu para until Dawn q usa uma versão mais velha da engine do HZD…

Nossa, HZD 60fps com LOD dobrado no PS5 já está ótimo.

Deto
Deto
Responder a  Mário Armão Ferreira
1 mês atrás

bom, o streaming vai continuar igual, já que ele não atrapalha o gameplay pq o jogo já foi feito para ser jogado com o streaming do PS4.

agora o loading, que vc fica olhando uma tela preta sem fazer nada, ai sim vai melhorar.

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Excelente.

Outro jogo em que reduziram o tamanho foi Warframe. Conforme link abaixo, a inclusão do Oodle Textures reduziu o tamanho do jogo em 15GB. O tamanho original do jogo era de 43GB.

https://forums.warframe.com/topic/1223735-the-great-ensmallening/

Deto
Deto
Responder a  Carlos Eduardo
1 mês atrás

é uma redução de 30%, pena que os jogos da nova geração vão continuar com o mesmo tamanho dessa, pq vão usar o espaço extra para meter mais ativos.

José Galvão
José Galvão
1 mês atrás
Avalie o nosso artigo :
     

Mário, dado que a PS5 tem capacidades 8k, até proclama isso na caixa, que tipo de cabo HDMI virá com a consola?
Será que teremos um cabo com 48gflops de capacidade?

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
1 mês atrás

Será que o PS4 ganhará uma versão definitiva com algumas features de hardware do PS5 ?

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
Responder a  Carlos Eduardo Santos
1 mês atrás

Penso que estão refinando os jogos first-party da PSN Plus Collection para funcionarem de maneira extremamente optimizada no PS5, seja SSD, FPS, resolução, etc. Será um dos cartões postais da consola, já que basta ter a psn plus para realizar download dos jogos sem custo adicional.

Então como algumas alterações também funcionam no PS4, os donos desta consola também usufruem de tais melhorias. Logo acredito que não existirá versão definitiva no PS4. É mais uma questão de “aproveitar por tabela”.

Aliado a isso, atualizações em Fortnite, lançamento de GT7 para o PS5 se firmar como a plataforma de eSports.

Sony tem apostas muito pesadas para a próxima geração.

hiago
hiago
Responder a  Carlos Eduardo
1 mês atrás

sobre isso do GT7, eu não pretendo pegar o PS5 dentro de 1 ou 2 anos, então ficaria muito feliz que o GT7 fosse anunciado para PS4 também e até parece conspiração kkkk.. eu mesmo não esperava nada sobre um horizon zero down 2 para PS4 e eles anunciaram, já o GT7 nada :/

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Carlos Eduardo
26 dias atrás

Bem pensado professor. Transformar o console além do que ele já é, em uma plataforma popular de eSports, seria uma façanha e tanto da Sony.

Vitor hugo
Vitor hugo
1 mês atrás

Taí algo que vai ajudar bastante o ps5 nao acha Mario? Digo isso pois além de carregamento melhor, vc também pode diminuir o tamanho do jogo. Contínuo a acreditar que as tecnologias usadas pela sony no ps5 farão ele chegar próximo do xbox series x e não ficar tanto atrás, pois só vejo canais de tecnologia falar 52 cus muito melhor que 36 cus vai ser gritante a diferença. Isso não concordo os consoles entregarão resultados similares.

Carlos Eduardo Santos
Carlos Eduardo Santos
Responder a  Vitor hugo
26 dias atrás

Se esses “canais de tecnologia” não pararem de usar PCs como parâmetro de comparação, para consoles altamente customizados.
Eu vou continuar a não dar relevância ao que eles falam.
Nós estamos a meses discutindo e esclarecendo, o que o Mark Cerny já explicou e muito bem, sobre a relação de
+Cus -Clocks contra -Cus +Clocks.
E as vantagem e desvantagens das duas abordagens.
E isso só me faz crer num PS5 sempre funcionando de maneira mais eficiente que o Series X e nunca o contrário.

Fernando Cardoso
Fernando Cardoso
1 mês atrás

Espero que o modern warfare tb leve esta otimização, já vai em 200GB, ridículo!

marcio
marcio
1 mês atrás

Que magica é essa??
Alguem que tem um SSD no lugar no HD no console sabe se esse tempo diminui ainda mais ?

imagina o que farão com o PS5 e um SSD super veloz…

error: Conteúdo protegido