Para esses a sugestão é boa… mostrem as imagens dos exclusivos next gen que já viram melhores em outros locais.
Este é um artigo de poucas palavras, pois as imagens vão falar por si! Mas claramente o que aqui se mostra é como os vídeos existentes não fazem justiça ao grafismo da PS5, e como o salto qualitativo realmente existe.
Gran Turismo 7 – 4K 60 fps com RT
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Spider Man: Miles Morales – 4k 30 fps com RT
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Kena: bridge of Spirits – 4K (fps e outros desconhecidos)
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Demon’s Soul – 4K (opçaõ 30 e 60 fps. com ou sem RT)
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Horizon: Forbiden West – 4K 30 fps com RT
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Ratchet & Clank: Rift in Time
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Destruction All Stars – 4K 60 fps com RT
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
Link para imagem em resolução total
@Bruno
Sobre o Ratchet & Clank.
Citando da Eurogamer
After the GTA5 episode and the Spider-Man teaser, we swiftly moved into proper showcase territory, kicking off with one of the highlights of the event: Ratchet and Clank on PlayStation 5. A closer look at the trailer asset reveals a native 4K resolution, and a basic density of detail far beyond its already impressive PS4 and PS4 Pro predecessors. Indeed, there’s a good argument that what we’re seeing here is significantly beyond the fidelity of the Ratchet and Clank CG movie – it’s a breathtaking example of art, technology and imagination coming together to produce something that looks simply fantastic.
Nada como tirar teimas. Talvez eu esteja errado.. digam-me voces.
Ratchet & Clank:
https://www.youtube.com/watch?v=_psuSGMUf7M
Horizon II:
https://www.youtube.com/watch?v=iXFJgCJhgZU
Seja como for, na maioria das imagens que postas tens trailers que nao sabemos como sao. So Ratchet apresenta algo que parece gameplay, mas e impossivel de dizer porque pode ser tb trailer.
Convencido agora? Eu nem te censuro… a ideia que tinha da versão PS4 era excelente, e acredito que isso enganasse muito, mas lado a lado realmente a coisa é agua e vinho! E melhor que o filme!
PS: Editei o artigo dando acesso às imagens de alta resolução.
Eu vejo diferenças brutais!
Ratchet
Maior densidade de particulas, inimigos, mundo mais dinâmico e vivo. Texturas de alta qualidade, efeitos de luz melhorados, ray tracing, depth of field, renderização em tempo real cima do CG do filme.
https://www.youtube.com/watch?v=Dza2ph-5Q7g
Horizon
Extrema densidade de vida selvagem, luz melhorada, RT, personagens com elevadíssima densidade poligonal, efeitos de transparência, distorção, vegetação densa e toda ela animada, simulação de fluidos realista (um dos pontos fracos da versão anterior). A pele, os efeitos de luz sobre a mesma, os cabelos, está tudo de sonho!
Um salto geracional tremendo.
E como diz o NX gamer… estamos a ver jogos com motores adaptados… longe de explorarem as capacidades da consola, nomeadamente o Geometry Engine e o SSD, como deve ser.
Para tirar duvidas precisava de ver gameplay de Horizon.
Ratchet e como disse, o trailer esta bom, mas e trailer. A gameplay tem isso tudo que dissete mas falta o resto. Com resto, digo, que efectivamente o mundo esta maior e tens mais detalhe, mas o assets… Olha para a vegetacao entre um e outro, observa as arvores…
Rathet começa com trailer, mas mal tomas conta do insecto na parte inicial, é jogo sempre, mesmo que não pareça. Até á batalha no barco não perdes o controlo da personagem.
Há uma evolução claro! Mas em termos gráficos, para min não é como da ps3 para a ps4.
Na altura que foi apresentado o Infamous second son, eu fiquei de boca aberta! Eu sinceramente esperava algo ao nível do unreal Engine 5, mas para já os motores da Sony não estão preparados.
Isto é que tem que acabar…

Ao menos na apresentação da PS5 ficou escondido no meio de coisas com bastante qualiddade… Mas tal como na Xbox, isto dá mau nome à consola.
Quanto ao que referes, tens o Project Athia…
Muitas das equipas que estão a fazer jogos, ou são indies ou não são tão grandes como deviam ser.
O Bruno bem disse que preferia uma geração a começar em 2021. Assim ao menos teriam tempo para adotar os motores e poderia haver jogos Third party só para a nova geração.
Por essa lógica quanto mais tarde melhor. E não é assim.
As equipas para se ambientarem, para tirarem partido do hardware, tem de crescer com ele, e ter tempo de habituação. Os jogos são iterativos, pois de início há sempre coisas que vem de trás e os prendem. Mas com o passar do tempo, com a experiência, eles melhoram.
E para isso o hardware tem de estar cá fora e com as equipas a optimizar para ele.
Isso nao ocorreu com a PS4. Logo no primeiro ano tiveste jogos a tirarem muito bom partido do hardware. E nao ocorreu com a PS3 – Heavenly Sword tira bom partido do hardware.
Como diz a Eurogamer. Em 2013 a PS4 não apresentou nada com esta qualidade (comparativamente falando, claro)
Killzone Shadowfall e Knack não tinhas dúvida s que eram Next gen.
Uma das maiores queixas que tenho. Quando em 2014 tivemos o Agnis Phylosophy virem com estes modelos…
E o pior que este último é um jogo da Capcom, e pelo pouco que mostrou, parece uma IP triple A.
Exactamente.
Não vi UI. No Gameplay real tem UI.
Confirmado. Ratchet e Clank é em tempo real na play5. Se
Estas são imagens do gameplay que eles mostraram depois do trailer (O Mário ainda me vai banir em tornar a página tão pesada com tantas imagens hehe)





A qualidade não é grande coisa porque tirei-as do stream, o gameplay foi cortado do vídeo 4k. Também há muito motion blur o que me complicou ainda mais a coisa.
Mais uma vez desculpas por estar a colocar tantas imagens, mas aqui vão mais duas.


Se isto é RT alguém me explica como aquela parede não aparece nos reflexos?
A DF referiu isso. Há objectos que não estão a ser refletidos. Provavelmente uma bug qualquer de atribuição de propriedades de reflexão à parede.
Eu só tenho a dar os meus parabéns a Insomniac Games! Está a todo o gás para a nova geração! 2 jogos anunciados
Assisti os vídeos em 4k na tv da sala e não impressiona, não adianta, o que foi mostrado é apenas uma pequena melhora do ps4, granturismo cheio de popin e texturas fora da pista nível ps3.
Nando Moura um dos YouTubers mais influentes do Brasil leigo em jogos mas jogador casual disse que o que viu tbm não impressionou e que para ele são jogos de geração atual.
Video dele sobre o que achou do ps5, veja apartir dos 5:20:
https://youtu.be/6hwSP0wL3xY
A sony falhou em impressionar, jogos bonitos já temos, o que queremos da próxima geração são visuais impressionantes e não apenas melhoras.
Nando moura um dos Maiores influentes do brasil?
Sério que tu quer usar ele base de algo?
Sony falhou em impressionar? Pela receção que teve parece o contrário.
E o que foi mostrado em ratchet e horizon não foi uma pequena melhoria, está muito acima dos seus antecessores, só não vê quem não quer.
Eu me impressionei e mto. Se vc e o Youtuber leigo não se impressionaram, talvez quando controlarem o personagem em R&C e Horizon 2 percebam que nada ali é cgi e aquilo é gameplay de fato sem tirar nem por. Se mesmo assim não ver evolução, sinto mto, fique na atual geração com o mesmo óculos que usa hj. Hehe
Mas a opinião do Nando Moura vale tanto quanto a de qualquer um aqui, ou julgam que ele vale mais que vós? Kkk
Sem contar que soube que ele tava envolvido und tempos atrás com os banidos do Mil Grau
Pá… Sou insuspeito… não sei quem é o Nando Moura.
Daí que escrevi Nando Moura no Google e sabendo que era Youtuber pesquisei por vídeos.
Na lista apareceu-me um com este título:
Nando Moura DESESPERADO cria CONTROLO DE DANO para a Xbox.
Não vi mais nada…
Fiquei-me logo por alí.
Nando Moura é um YouTuber envolvido com política no Br, nao tem nada a ver com games, só postou sua opinião de jogador casual.
Ele é tao relevante que é citado varias vezes pelo presidente e políticos tanto de esquerda quando direita, ele é altamente influente no YouTube Br.
Seu canal nao tem nada a ver com games, mas como jogador casual podemos ver ele que ele não se impressionou e muitos por ai tbm não mas não querem admitir.
O PS4 estava muito a frente do ps5 no seu lançamento.
Pesquisando pelo Snr Nando Moura, que eu não conheço, encontro imensas referências a ligações do mesmo com o canal Xbox Mil Grau. Pelo que ele até pode ser cozinheiro, mas no que toca a consolas, essa ligação diz tudo.
Quanto à PS4 estar à frente da PS5 no seu lançamento, vou citar a lista de jogos first party lançados até final de 2014 para me dizeres então quais os que eram superiores:
Flower
Killzone Shadow Fall
Knack
Resogun
Sound Shapes
Escape Plan
Flow
Driveclub
Infamous First Light
Infamous Second Son
LittleBigPlanet 3
MLB 14: The Show
Só por curiosidade, tanto Spider Man como Horizon venderam mais cada um deles, do que esses jogos… todos juntos.
Ora o de é que iamos?
Ah sim, ias-me dizer o quanto o Knack te impressionou… (ou outro).
.. Mario sobre essa afirmação do Atwell de que o PS4 estava muito a frente do PS5 no lançamento, acho que é exatamente ao contrario. A retrocompatibilidade com jogos da atual geração vai trazer uma transição entre geracoes muito mais suave, alem de permitir desenvolvimento de jogos muito mais rápido, provavelmente teremos muitos jogos recem lancados para PS4 que podem levar patchs de melhorias wuando o PS5 for lancado. E tbm acredito que o PS4 estava bem mais abaixo de hardware pra pc em 2013 do que o PS5 está para hardware PC em 2020. Sem contar que não havera limitações tão grandes como o ps4 tem (CPU e HD)
São tantos os pontos que nem consigo ver a coisa de outra forma por muito que me esforce.
Ele não tem nada haver com Games
Apenas uma amizade com o Barbudo da Xbox Mil Grau até o caso de Racismo
Nada suspeito né
No próprio vídeo que vc cita ele diz que avisou por diversas vezes o “amigo”
E quanto ao Nando Moura… Bom, ele é youtuber influente no Brasil para quem, meu amigo??? Eu sou brasileiro também e não tinha ouvido falar do rapaz. Pesquisando um pouco, já pude ver o lado que está envolvido e um cara que defende xbox a qualquer custo… Ora, se ele é influente para ti, creio que aqui está no lugar errado. Pois o Mario prega a informação da melhor maneira possível e com embasamento técnico, nunca achismo, meu caro. Sinto muito por você se deixar influenciar por esse tipo de “youtuber”. E pior ainda, é ver o os argumentos de um fanático e ainda achar que ele está certo. Faça um favor a você e a todos: Adquira o console que já escolheu, sendo ele melhor ou pior e ponto. Mas não venha aqui com argumentação pobre, de terceiros sem embasamento, para tentar colocar crítica onde não cabe. Nos poupe.
Mario,
Temos muitas opiniões em comum, mas nesse caso não posso concordar, eu sou um jogador de PC, porém eu tenho uma boa vontade muito grande tanto com o PS5 quanto com Series X, espero muito deles, e gosto dos dois igualmente, critico o Xbox quando acho que devo criticar, e critico a Sony quando acho que devo criticar, então espere de mim uma critica positiva, assiste a apresentação inteira e tirando a apresentação do Ratchet & Clank que foi sensacional, o resto do evento inteiro a Sony falhou em mostrar um glimpse da nova geração, a apresentação foi “OK”, mas:
Horizon : Não tivemos gameplay, apenas um trailer, ora o trailer de HZD da E3 de 2016 para PS4 já é tão bonito quanto.
Demon´s souls: Esse esta uma obra de arte, o que a Blue Point faz nesses remakes é pura arte.
GT 7: GT 1 e GT2 talvez sejam os games de corrida que eu mais joguei na vida, aqueles games eram muito acima de qualquer coisa que tinhamos na época, esse GT7 sinceramente, não gostei, alguns pop-ins de objetos muito estranho, a pista com uma cor muito opaca, o ray tracing aplicado de maneira completamente exagerada, que isso, parecia que o chão do começo era feito de espelhos, ficou parecendo esses mods de Ray tracing do gta 5 no PC, horrivel. Não mostraram chuva, muito menos clima dinamico, enfim, para mim, um dos pontos mais baixos.
Ratchet & Clank: Aquilo foi de tirar o chapéu, sensacional.
Bom para não me estender muito, me foquei apenas nos first party, o resto a grande maioria vai ser multiplataforma, então vai se parecer igual no PC, no Xbox, ou no PS5, tanto faz.
Não discordo de nada do que dizes… Com excepção do Horizon que foi pura e simplesmente fenomenal. Sabes que a maior parte das pessoas, especialmente aquelas que não acompanharam a evolução dos computadores de perto e que quando os começaram a usar eles já era potentes, não tem a noção do que foi preciso para se chegar aqui.
Para conseguires o efeito da pele, a qualidade das animações e cabelos da Aloy é preciso computação… Muita computação.
Daí que repito para um Horizon precisas de 1.8 Tflops. Mas cada melhoria que lhe colocas em cima gasta-se quase outro tanto.
Se analisares com cuidado os possíveis níveis de detalhe nós jogos PC verificas que o mínimo não é uma peste, apesar de o máximo ser claramente melhor.
Mas depois vais a ver e o mínimo é um GPU de 150 euros e alguns Tflops e o máximo um de 1000 euros e uma dezena de Tflops.
É tudo uma questão de qualidade e precisão. Basicamente o que se passa é que cada melhoria apoia-se sobre algo existente. Quando mais detalhe no existente, mais trabalho vais realizar na melhoria.
Mas depois chegas a um ponto onde os ganhos já não impressionam como antes.
Por exemplo, quando passaste de 320×240 de resolução para os 640×480 o ganho foi brutal.
Os 1024×768 eram um sonho.
Já os 1280×720 não pareciam um grande avanço. E os 1920×1080, apesar de notórios já não eram a mesma coisa. E foram precisas tvs de grandes dimensão para justificar.
Os 4K foi a mesma coisa.
Cada vez mais o pormenor e consequente ganho vai ficando aplicado a zonas do ecrã mais pequenas e é mais difícil de ser percebido. Daí que olhando para as consolas, a cada geração o salto vai parecendo menor.
Mas a questão é que cada vez mais o GPU processa e de forma exponencial.
Este é aliás o dilema dos 30 ou 60 fps. 30 permite melhorar os gráficos, os 60 a fluidez. E actualmente quando se fala em 60 fps não é à toa. É porque os ganhos nos fps serão mais notórios que os ganhos na qualidade do pixel. Pelo menos para já.
O Horizon nesse aspecto está fabuloso. A modelação está assombrosa. O pormenor do detalhe atinge a perfeição.
Agora parece pouco… Primeiro porque a PS4 já era boa, depois porque o ganho está feito ao pixel e os pixels são pequenos e finalmente porque estes detalhes são obtidos com consumos de.performance exponenciais.
20 Tflops não se traduzem em 10×2 Tflops. E isso é o que as pessoas não parecem compreender.
De resto GT falha. Eu mesmo disse que via a transição do LOD (e não pop in que é outra coisa). São jogos de primeira geração, e a evolução dá-se ao longo da geração, não no primeiro dia.
Como foi dito quando falamos aqui do UE5, o que ali está é algo que veremos como standart lá para o final da geração. Não já.
Sinceramente não percebo as vossas queixas e consequente desilusão, se fosse vossa primeira transição entre gerações ainda percebia, mas vocês não andam nisto à dois dias, vocês não souberam foi regular as vossas próprias expectativas.
Isto para mim não é nada de novo, é de facto normal, é normal que à primeira vista a diferença não seja muito grande porque estamos a comparar o expoente máximo de uma geração que atingiu o seu auge, com uma geração que não só ainda está muito verde, como ainda leva com a transição dos motores pensados para a anterior geração, e temos viários exemplos disto ao longo dos anos.
Donkey Kong Country para a SNES, ombreava com muito do que se fazia para as 32bit e até com a N64, God of War 2 para a PS2 impressionava mais do que muito do que a PS3 conseguia entregar, mesmo tendo em conta a transição de SD para HD, na mesma PS3 o The Last of Us ainda fazia sombra a muito que se produziu nos primeiros meses da PS4, logo é esperado que joias como TLOU2 e Ghost of Tsushima façam corar muito do line-up inicial da PS5.
Isto é um ciclo que acontece em todas as gerações, só quando nos aproximamos dos 2 anos de vida da consola, é que vamos ter uma segunda vaga de títulos que já correm em motores pensados de raiz para o seu hardware, ai sim vão ser verdadeiramente next gen, e se me permitem, depois disso, teremos outro ciclo de mais dois anos em que os devs já conhecem o hardware como a palma da mão, e ai já
entramos no campo do impossível, que é como quem diz, como é que é possivel que isto esteja a correr na consola, o ciclo actual da PS4, o ciclio da incredulidade.
Quando não se reconhecem todos estes ciclos dentro de um ciclo, instalamos as falsas expectativas como a utopia de que a partir de agora vai correr tudo a 60fps, e a desilusão de que a nova geração não é assim tão next gen, criando assim uma falsa noção das reais capacidades das novas consolas, mas isso só o tempo é que terá a habilidade de descontruir tudo o que foi posto em causa.
Deixa-me só deixar claro que os jogos de qualidade começam a aparecer aos dois anos de vida, mas os super jogos aparecem ou quando a equipa já teve experiência com programação dedicada à consola ou quando as.ferramentas estão super avançadas.
Ter a consola no mercado sem se a explorar completamente não é a mesma coisa.
De resto este é o comentário mais realista e terra a terra de todos os que tem sido postados aqui recentemente.
Mário, o Infamous second son saiu poucos meses depois do lançamento da ps4.
Eu até hoje me espanto com a física de partículas desse jogo.
E mesmo a nível de outros aspectos é um jogo excelente e lançado no começo da vida da ps4.
O bloodborne saiu um ano depois e mantém-se como um grande jogo.
Concordo! Com infamous e Kilzone percebemos que era next gen!
Para min, em termos gráficos parece a ps4 pro.
E acredito que irá haver comparações com The last of us part 2, eventualmente….
Saiu em Fevereiro de 2014 para uma consola lancada em meados de Novembro. Nao faz muita diferenca.
Galvao, isso nao e verdade.
Na PS3 tiveste Motorstorm, tiveste Assassins Creed, tiveste Uncharted (sim o primeiro trailer foi mostrado logo no inicio) e sim tinhas uma grande diferenca.
Na PS4 tiveste The Order, tiveste Infamous SS, tiveste Driveclub e todos esses impressionaram. Diga-se de passagem que todos referem o momento WOW que foi KZ Shadowfall na PS4 e como isso vendeu os graficos da proxima geracao.
Nesta geracao, ja tivemos imensas demos feitas em motores de jogos que nos mostravam o que esperar. As demos RT da nVidia foram um inicio, como a Troll do Unreal e o aspeto hiperealista oferecido pela Quixel bem como o que o Unity tem divulgado com book of the dead ou The Heretic.
O que vimos na conferencia da Sony nao chega a isso. Mas Hellblade 2 chega. Podemos argumentar o que quisermos… resolucao, fps, que o trailer era cinematico… mas esta em linha com o que se deve esperar.
Mas o ponto e… os trailers ontem da Sony, nao tinha uma diferenca gritante face ao que faz esta gen. Para ser claro, eu noto perfeitamente o novo sistema em accao na quantidade de vegetacao, na dimensao dos ambientes, na fisica, mas o que nao noto e o mesmo salto que notei antes. Para ser sucinto, os assets podem oferecer algum detalhe, mas parecem retirados da PS4… sem oferecer nada de mais…
Que nao me digam que ha limites de GPUs que os motores nao foram adaptados… isso e dar razao ao que eu dizia, que a geracao chega demasiado cedo.Que nao me digam que as equipas precisam do equipamento para adaptar – isso nao ocorreu com a PS4. E no fim e dar razao a MS quando fala em cross-gen.
Eu adorei o que vi, adorei as novidades, mas aquilo nao e o salto que se esperava. E dado que nao estou sozinho, torna-se claro que o problema e mais geral. E e tambem responsabilidade da Sony garantir que
Eu já esperava que fosses falar em alguns desses jogos e existe uma explicação para isso, mesmo que envolvam circunstâncias diferentes.
Este ciclo que eu falei, é no geral, é uma realidade para a maioria como as third parties e estúdios internos que apoiam a consola até ao fim, no entanto existem casos esporádicos que se destacam seja pelo timing ou pelo talento, mas mesmo esses têm sempre uma explicação.
No caso do Motorstorm, tens uma Evolution Studios que lançou anualmente um jogo de WRC, ou seja eram basicamente jogos copy/paste delegados a uma parte da equipa enquanto a outra se focou a fazer um novo motor de jogo para o Motorstorm, ou seja tiveram tempo para se aprofundar no hardware.
O Uncharted, é ND e além disso tem a Ice Team no seu núcleo o que lhes dá uma certa vantagem em relação aos restantes.
O The Order 1886 esteve 4 anos em desenvolvimento, o Infamous Second Son esteve 3, portanto não admira que estes exemplos se destaquem dos demais porque além do talento, tiveram mais tempo para começar a brincar com o novo hardware, aqui não há miagres, e não tens melhor exemplo que a Xbox e a PlayStation, a Xbox a meu ver tem conseguido um line-up inicial melhor que o da Sony porque é a primeira a abandonar a anterior geração, exatamente como está a fazer agora.
Como já disse, o sentimento de desilusão não novo porque as pessoas não compreendem isto e esperam algo logo de inicio que requer tempo e muito trabalho e aprendizagem, e se tu estás desiludido, mais desiludido vais ficar com a PS6 porque a tendência é que o salto seja cada vez menor, e dada a capacidade desta consola alcançar visuais quase indistinguiveis da realidade no seu pico máximo, vamos chegar a um ponto em que a Digital Foundry não faz falta nenhuma.
Ok… eu compreendo o que estas a dizer, mas mesmo assim nao se explica.
Horizon saiu em 2017, Spiderman em 2018, GT Sport em 2017… Nao se incluem nas categorias?
Quem faz motor de jogo e quem programa tem conhecimento das techdemos e de graficos ainda mais que nos, sabem onde ir no futuro.
Sobre o Hardware, desculpa mas isso soa a desculpa esfarrapada. A ND lancou o ultimo jogo em 2005 antes de apresentar em 2007 Uncharted. A Sucker Punch tinha lancado Infamous 2 em 2011 (e em 2013 ja anunciou a sequela verdadeiramente next gen.)
Os estudios tem targets futuros, eles sabem como e o proximo standard. Lembras-te da demo inicial de Watch Dogs? Batman Arkham Knight, por exemplo ja tinha um target ainda antes do hardware ser conhecido com base numa previsao interna.
O que estou a dizer e… era expectavel mais qualidade. Todo o que vimos apresentou melhorias e detalhes mas ainda longe do que era esperado.
Porque motivo achas que a aposta desta geração foi no SSD e CPU? Porque gráficamente não há muito mais por onde ir… e a evolução será lenta.
O patamar da PS4 foi alto, e nesta geração a evolução é pelo CPU e SSD. Cargas e movimentação mais rápidas, mais geometria e mais npcs e animações. A evolução do grafismo será mais lenta.
Bem, que ha mais por onde ir, ha. Demos como The Heretic, Book of the Dead ou o que foi feito para o RTX demonstram isso. Que os estudios nao estejam preparados para isso dado que ja e entrar na area de animacao do cinema e outra coisa.. Mas e preciso que pelo menos algo seja demonstrado. Porque a duvida que fica e – havera limite no hardware? A demo do Unreal 5, impressionante numa consola, nao chega ao que de melhor foi feito e demonstrado para o UE4.
E como digo… face ao evento da PS4, este so nao foi um desastre pelas novidades (e nao tanto pelo aspeto, mas pelo conteudo). Mas o da PS4 foi muito melhor em termos de conferencia – iniciou com techdemos a demonstrar o potencial da tecnologia.
Tu nao tiveste isso aqui, e estudios como a Guerrilha ja estavam livres.
Gostava de saber a que se referem.. ao SSD?
Exactamente.. às transições entre mundos fluídas e perfeitas com mudança radical de geometria.
Eu entendo, para leigos e dificil ter percepcao do quao representa em termos de feito tecnico.

Agora falta mostrarem isto (e outra vez o the Herectic)
Que ainda nao vi.
Bruno.Vc só está esquecendo que o PS4 precisou apenas dobrar a resolução de 720p do PS3 para 1080p do PS4.
No benefício da dúvida ,se a maior parte daqueles jogos do PS5 estão mesmo em 4K ou perto disso,já são 4 vezes mais pixels no processamento de imagem…Isso não dá pra ignorar…Vamos imaginar esses mesmos jogos do PS5 construídos em 1440p.
So precisou? Estas a dizer-me que tenho jogado jogos PS3 ao longo destes ultimos 6 anos e nao sabia?
Aquele jogo do morango e outros indies,não te fez parecer inquieto,ou desgostoso @Josè,estamos a falar de um console onde todas as pessoas ligadas a industria estas a falar disso e daquilo”que é o avanço,mais tecnológico de todoas as gerações”e me vem aqueles jogos que um ps2 e um Ps4 podem rodar normalmente,tirando somente HZD da lista.
A Sony não fez ao meu ver uma conferência muito diferente do da Mic onde foi massacrada pelos utilizadores,mas ao ver o super Ssd em ação com aquele jogo do morango,onde a terra nem texturas tinhas,um borrado como na boa época do N64,já deu uma impressão excelente do que esperar.
A Sony errou e errou feio na sua apresentação com jogos cross-gen.ou algum jogo ali não correria numa PS4 depois de TLUS ou Ghost of T.
Onde quero chegar e você sabe é que em nenhum momento a Sony mostrou algo que te faça ver realmente a nova geração como ela é de verdade.ficou devendo e muito.A Sony deixou a Mic agir e os estragos pode ser grandes.
Não Ewerton.
O que a Sony apresentou ali são jogos exclusivos PS5. Jogos que apenas jogas nessa consola.
A qualidade dos jogos das thirds é da sua responsabilidade. Até podem ser jogos PS4 que correm na PS5.
A Sony não enganou quando disse:
” All game footage you are about to see from this point forward in the show has been captured from Playstation 5 systems”
Já a Microsoft não mostrou a mesma coisa. Antes do video aparecia o seguinte texto: “Every game you are about to see is beeing optimized for Xbox Series X”.
Ora a definição de optimizado é:
“Dar a uma máquina, a uma empresa, a uma acção, etc., o rendimento óptimo, criando as condições mais favoráveis ou tirando o melhor partido possível.”
Resumidamente a Sony nunca disse que iríamos ver algo que tirava o melhor rendimento da consola ou que usava as condições mais favoráveis da consola. O que aliás muito certamente está longe de acontecer nesta fase.
Daí que, a não ser que a Sony tivesse usado o texto da Microsoft não a podes acusar de nada. Era apenas um jogo que o criador tornou exclusivo na consola.
Ei sei @Mário,mas o que te dizer de um evento onde se apresenta uma plataforma que todos estavam esperando desde ano passado e todos os produtores tanto dentro da Sony e fora falam isso e aquilo do ssd isso ssd aquilo e após a apresentação da Mic em seu inside onde foi proposto jogos do Xbox SX e o que se viu foi somente jogos de empresas thirds e alguns com design duvidosos devido a potência do hardware proposto e até tu criticastes neste ponto.colocando 12Tflops pra isso?
E ai vem a Sony e mostra vários jogos onde sua maioria de third e ainda alguns com design da atual geração e ainda pior sendo possivel rodar até no N64
Sabemos que quando se anuncia um novo produto,sendo ele ainda sobre jogos o salto geracional tem que se ver e notado e até agora nenhuma ainda apresentou aquilo que queremos ver,o pior é que a Sony mostrou,mas mostrou muito pouco abrindo margem para a Microsoft rasgar esse evento das nossa memórias para sempre,pois é agora que ela vai mostrar os seus exclusivos do seu novo console e sim 12tflops e quanto a Sony já mostrou e não agradou.Fato.
Ewerton, insisto que tem a ver com o que prometes e mostras.
A Microsoft ptometeu gameplay e não mostrou. Referiu serem jogos optimizados para a X e mostra jogos com qualidade PS2.
A Sony teve jogos bons das first, mas de resto teve exactamente o mesmo. E isso que vocês criticam eu não critico, pois será uma realidade da geração: jogos de todos os tipos e qualidades.
A questão é que a Sony não prometeu nada e nem deu a entender nada. Limitou-se a mostrar jogos exclusivos da sua consola.
E tu vais continuar a ter jogos que parecem do Commodore Amiga em ambas as consolas. A questão depois é como tu os mostras. E se pegas num e o mostras com um texto que refere que ele é optimizado para o teu hardware, a questão sobre o uso dos Tflops é natural e tem de existir.
Daí o uso da dessa terminologia num caso e não no outro. .
Recordo que perante o que prometeu e perante o que mostrou a Microsoft veio a público e pediu desculpas.
Porque prometeu gameplay e não deu. Referiu serem jogos optimizados e não eram.
Já a Sony teve jogos que cumpriram com as expectativas e outros que tambem decepcionaram. A diferença é que não prometeu nada.
Recordo a frase final do artigo sobre o inside xbox:
Não fossem as promessas não cumpridas e este teria sido um inside xbox normal, do qual se teria apreciado ver os novos jogos.
Estás a pegar num jogo em particular para desmerecer tudo o que foi mostrado, e o que foi mostrado, não tudo obviamente, é uma amostra da nova geração, logo não vou por isso em causa por causa de um jogo com um determinado aspecto que pode muito bem ser o estilo de arte escolhida.
Não consigo compreender é a insistência em comparar este evento com o inside, a Sony disse que ia mostrar a nova geração e assim o fez, além do morango tiveste visuais de sonho e já com ray-tracing, e com gameplay à mistura.
O que é que tiveste por parte da quote:
“Consola mais poderosa do mundo”…???
Uma data de jogos cross-gen que nem sequer estavam a correr na consola e um novo conceito de gameplay, isto para não falar no facto de que a consola com mais “poder”, ainda não mostrou serviço, porque enquanto já vez ray-tracing em alguns jogos da PS5, na Series X ficas-te pelo Minecraft.
Digamos que em termos de feedback dos respectivos eventos, uma foi elogiada, a outra teve que pedir desculpa.
Quantos jogos triplo A tivemos e quantos jogos indie tivemos?se colocares os eventos lado a lado temos um empate técnico e foi isso que aconteceu,não desmereço o evento por apenas um jogo,mas como eu sei e tu também sabes que muito dos jogos ali rodariam no PS4 facil,facil.Jogos dos sonhos não teve ali não.Isso a prova é concreta.
@Ewertom
É a algumas coisas que são engraçadas…
.
SE UM TRAILLER DA APRESENTAÇÃO É DEMASIADO DESLUMBRANTE:
“isto é CGI a Sony nos está enganando…”
.
SE UM TRAILER DA APRESENTAÇÃO NÃO É DEMASIADO DESLUMBRANTE:
“isto é mau, a PS4 faria com o pé nas costas, não vejo diferença alguma…”
.
E no mais, não sou eu pegar no seu pé, ou a inventar realidades, doa a quem doer temos uma nova geração pela frente…
Hoje mesmo estava alguém no Neogaf a comparar as screenshots do Ratchet da PS5 com as do PS4, e malta caiu lhe encima… Estavas a comparar com o filme CGI do cinema!
Agora que te digas que Rachet está melhor que a versão cinema tu podes ver por si mesmo…
Agora te obrigar a admitir isto eu jamais o faria 🙂
https://images.app.goo.gl/f8hUSmEpLiSsCDQj8
Ewertom se os tivesse que classificar, diria que tivemos 6 AAAs e o resto AA. (Horizon, SpiderMan, RE8, Ratchet e Clank, GT7 e Kena)
Mas os AAs em termos de qualidade nao estao nada mal. Nao sei so com a PS5 poderia ter feitos, mas que seriam pesados na PS4 seriam – repara no little Devils e na qualidade de detalhes que tens, a vegetacao, etc… O stray esta muito bom para um indie. O Astro Bot faz lembrar as perolas da Nintendo e aquela animcaodos elasticos e fios, acho que e algo que e impossivel de se fazer esta gen. Sao jogos simples, mas o grafismo nao esta mal.
O que acima de tudo se viu foi RT imensamente implementado.
E isto da o que pensar quando tens a turing a descerem aos 1080p tens a PS5 a fazer 4k. Curioso.
Ótima colocação, bem consciente do que cada etapa de um ciclo de um console traz para os consumidores.
Minha unica queixa em relacao a apresentação é de que varios jogos alí passaram longe de expressar o que a nova geração pode trazer. Essa primeira leva de games poderia ter sido apresentada em 30 minutos, apenas os jogos que realmente trazem algo que o ps4 nao pode fazer.
Trouxeram vários indies bem abaixo do padrao que temos atualmente…
No mais, foi dentro do esperado. Essa nova geração ainda acho que leva muita vantagem sobre o PS4 no inicio, pois teremos um catalogo de jogos muito bom desde o primeiro dia quando levamos em consideração que poderemos jogar todos ou a maioria dos jogos da atual geração ..
Não concordo, no dia uma do lançamento do xbox one já tínhamos Ryse son of rome.
Quem não viu evolução alguma, sinto que precisa de óculos ou de um pouco de noção. Eu vi ali uma evolução absurda, principalmente em Horizon 2. Aliás, evolução que não vi da geração passada para atual.
No mais, podemos até apostar que alguns comemorarão jogos como Gears 5 remaster no séries x rodando 4k a 120 fps e darão risada de pessoas que estarão jogando Horizon 2 com gráficos de nova geração 4k/60fps. Opções tem pra todos e eu opto pelo console que me dá a nova geração de fato.
Para mim Driveclub está muito acima do GT7 (peço desculpa por tornar a página mais pesada com estas imagens)
























Raytracing… para quê? Reparem que os outros carros também se vêem no reflexo.
Vegetação e cenários, nada de árvores de papelão.
Extras
PS: A diferença entre o modo de fotografia e o jogo é que, o aliasing melhora, as sombras também e pode-se aplicar alguns filtros, nada que não esperasse ver nesta geração em tempo real.
Sim… Eu tb acho o driveclub superior. Mas é arcada.
Em termos gráficos o Gran turismo não me surpreendeu….
Aliás, nenhum jogo o fez, para já!
Estou mais ansioso com The last of us part 2 e Ghost of tsushima
A mim so me surpreendeu Horizon e Kena. Mas horizon, se surpreende pela quantidade de elementos no ecra… os assets, nao estao ao nivel do que esperava. Estao mais detalhados que nesta geracao… mas nao por muito.
Adaptaram o motor da ps4/ ps4 pro para a ps5, pelo menos para já!
Se formos a ver bem, o Unreal Engine 5 só está pronto em 2021…
Estamos numa fase de transição. Como sempre aconteceu.
Vamos ter jogos melhores, jogos exclusivos, jogos já impossíveis de serem feitos na geração anterior.
Mas mesmo assim não só eles não vão ser o melhor que poderiam ser, como estarão longe de espremer toda a capacidade da máquina.
Até pode ser. Mas isso não foi verdade para a PS4.
Mais uma vez peço imensas desculpas por estar a colocar muitas imagens.


As minhas maiores críticas foram para o GT7 e ao Demons Souls. Do GT7 já mostrei porque o achei inferior ao que já pudemos ver nesta geração, mesmo sendo um simulador, com um CPU muito superior ao da PS4 custa-me acreditar que não fosse possível fazer um GT com uns visuais parecidos ao Driveclub.
O jogo que me parece um 8×80 foi o Demons Souls, por um lado via imagens muito bonitas e por outro isto
Acabei por assumir que estas imagens eram o verdadeiro gameplay, as outras simples cinemáticas (sejam pre-renderizadas ou não).
De certa forma, quanto mais olho para os trailers (alguns), mais preocupado fico. Este tem boas imagens, mas outras orrendas, quais delas são as de um verdadeiro gameplay? O Ratchet vai quase pelo mesmo caminho, durante o trailer vê-se imagens lindas, o gameplay que mostraram depois do trailer já fica um pouco aquém (não ao nível deste demons souls, felizmente). Neste momento já não sei muito bem no que pensar, melhor deixo de ver os tailers ou ainda encontro mais problemas 😛
Rui… Vou mesmo ter de pedir que pares com as imagens…
Sim, desculpa, não tenho mesmo mais para mostrar.
Quanto ao que dizes e começando pelo Ratchet. Com excepção da mudança de ângulo de câmara e de um pouco mais de calma em algumas cenas que efeitos ou supostas alterações vês a menos no gameplay que te preocupam?
Quanto ao Souls, o que tem as imagens que postas que te preocupe?
Talvez esteja a ser demasiado crítico, não sei! De todos modos a Sony disse que ainda tinha muito para mostrar até Agosto, gostava de ver mais uma apresentação do Cerny a explicar mais algumas coisas da PS5, de preferências com demos.
Calma… Quando vais jogar deitas os trunfos todos na primeira jogada?
A PS5 vai ser apresentada por fazes até Agosto… a Xbox tambem…
É, não querendo tirar conclusões precipitadas, até porque a maioria dos jogos está em desenvolvimento…
Mas pelo visto uma TV com HDMI 2.0 já vai dar conta do recado na próxima geração. Até aqui, tudo deu a entender que dificilmente teremos jogos acima de 60 FPS, e isso é algo que HDMI 2.0 da conta.
É bom saber pra “por enquanto” não gastar dinheiro atoa numa TV 4K com HDMI 2.1…
Tudo que foi mostrado era material em tempo real ,e com 4K e RT ativado.
Em uma resolução maior até do que muitos imaginavam….Esperava que a Sony usasse resoluções intermediárias como 1800p/1600p com um bom upscaling para aplicar ainda mais densidade gráfica.
Espero que a Sony não vá por esse caminho dos 4K nativos durante a geração…acho que não vale a pena ter que renderizar 4X mais pixels que o 1080p do PS4 standart gastando uma tonelada de recursos…Lembrando que essa geração vai ter o maior salto de resolução do que qualquer outra.
E é apenas o começo de um trabalho.
Que a DF tenha notado… mas pode ser reconstruido.
Até pode ser 720p e a DF não notou.
Mas que raio de comentário é este Bruno?
Em principio é nativo. Mas mesmo que não fosse, se eles não conseguiram ver, e se para perceberem tem de fazer análises à lupa e por várias vezes, que raio interessa se é reconstruído ou não?
Se o checkerboard for bem feito… Talvez nem se note. É isso que estou a tentar dizer. E não tem mal nenhum
Eu tb espero que eles não caiam nessa de 4k nativos e que façam reconstrução com upscaling, visando desempenho de 60fps e grafismo cada vez mais detalhados…
Eu espero que façam reconstrução e 30 fps pois o grafismo será ainda melhor.
Mas esta é uma opinião pessoal.
Para alguns games, 30fps tá ótimo, mas para outros 60 fps deve ser prioridade… Por questão de ponto perfeito de colisão, etc…
Para mim pode ser multi-player 60 fps single player 30 fps.
Gt7 120fps 😁
120 fps a aparecer só como opção. O HDMI 2.0, ou seja basicamente 100% do mercado, não suporta mais de 60.
120 fps é um exagero anormal, para gamers profissionais que gostam de gráficos pobres e atualização instantânea na tela para assim conseguir flagrar oponentes. Não há necessidade alguma se colocar algo que os olhos não conseguem acompanhar e desperdiçar recursos preciosos de gráficos e até uma melhor resolução.
não ficamos impressionados porque não há nada de novo em relação a ps4 que ja nao teve tanta mudança em relação a ps3
esses gameplays da PS5 so mudou a resolução e qualidade de textura,mas continuam jogos ps4
vamos ter que esperar uns 2 anos pra chegar jogos que usem o poder prometido pela sony em jogos.
e outra observação é que esse GT não impressona porque FORZA motorsport 7 está a com graficos e qualidade a frente isso aí no xbox one fat 2013
Não são jogos PS4. E nem são jogos limitados pela PS4. Mas são jogos de primeira geração PS5 comecados a desenvolver e usando motores pensados para a PS4 e que demorarão alguns anos até serem totalmente optimizados para a PS5.
pequenos detalhes da ps5 e acessorios, se verem bem a consola esta revestida com as imagens das teclas do comando (x quadrado triangulo e O)




Segundo se diz em rumores, as laterais saem e podes meter personalizadas. Espero que haja veracidade nisso.
Não impressionou porque não teve nada do nível da Tech demo do unreal 5, assim como o inside xbox foi decepcionante porque não teve nada do nível de Hellblade 2.
O Unreal Engine 5 é uma demonstração do que será possível num motor que só estará disponível no final de 2021.
Sabendo que a Epic, que vive do seu motor, o mais usado e popular do mundo, só o tem pronto em final de 2021, e esperar que em 2020 empresas que fazem motores em paralelo com os jogos já tivessem algo pronto para mostrar, é utopia.
O UE5 é uma prova de conceito do que está para vir, não do que teremos imediatamente com a consola.
O Hellblade II é um jogo criado com o UE 4. Um Indie com valores AAA ou mais conhecido como AA, e isto dito na boca do Matt Booty.
https://www.windowsclub.com.br/microsoft-hellblade-e-o-exemplo-perfeito-de-porque-compramos-a-ninja-theory/
OFF TOPIC:
Lembram que assim que terminou o trailler do GTAV apareceu escrito “a partir deste ponto, tudo foi capturado em uma PS5”
Bom ao que parece foi tudo mesmo…
https://twitter.com/hermenhulst/status/1272197631490621442?s=20
Existe 3 dev kit principais:
1. Devkit prototipo 1 distribuído em Março abril de 2019 – rodava um Zen+ RX5700 OC, a tecnologia do SSD foi inclusa nele ( é o kit que vazou na internet)
2. Devkit prototipo 2 distribuído para alguns estúdios já se tratava da APU pré final mas não a final.
3. Devkit protótipo 3 começou a se distribuído em fevereiro pra março de 2020 e ele que possui as tecnologias Smartshift, o RT etc.
Existe 2 ambientes de desenvolvimento no PS5, o primeiro ambiente é o próprio ambiente do PS4, então você pode pegar o codigo fonte do game de PS4 ou PS4pro e arrancar nesse ambiente, você pode ligar efeitos exclusivos que só o PS5 pode rodar nesse ambiente mas a lógica de jogo está limitada ao PS4. O segundo ambiente é o ambiente nativo do PS5, é preciso não apenas declarar essa diferença no código fonte mas alguns diretórios, formatos de compressão ou arquivos mudam nesse ambiente.
Então eu acho que a maioria dos jogos que você viu nessa apresentação está usando o ambiente legado e não o nativo. A Sony vai mandar um quarto kit até o fim do ano e esse é mais próximo do console de consumo. Então é muito cedo pra tomar noção da qualidade visual dos jogos de próxima geração.
Uma boa informação… mas não há porque se pensar sequer na existência nesses jogos de qualquer ambiente legado. Pelo menos não os principais.
Eu penso que será muito difícil impressionar com gráficos no início à quem tem jogado em 4K, ou pelo menos acima de 1080p no PS4 Pro e no Xbox One X.
De tudo que foi mostrado, tem algumas coisas bonitas como era de se esperar, mas parecem mais evolução do que esses consoles citados poderiam apresentar com desenvolvimento dedicado do que uma nova geração.
Eu acho que impressionado mesmo deve ter ficado alguém que passou a geração inteira com os consoles base e viu os vídeos e capturas de tela em 4K.
Penso que deveriam ter se concentrado em outras coisas. Pela análise da Digital Foundry, os jogos de melhor aspecto estão em 4K nativos, mas em 30fps. Se invés desses 30fps fosse tudo 60fps, mesmo que não fossem 4K nativos, a percepção de impressionar teria mudado muito.
A sério, eu já vi em alguns fóruns os comentários de que o Xbox One X ganhou um concorrente…
Essa geração, principalmente com os consoles melhoras mudou bastante a percepção de qualidade, e alcançaram coisas muito boas. Existem alguns jogos em sistemas dessa geração com qualidade de imagem perto da perfeição, eles precisam impressionar em escopo de mapas, interação de ambientes, físicas acima da média e frame rate mais alto.
É meio absurdo que a Coalition pode colocar Gears 5 em 4K 60fps na campanha do One X, mesmo usando reconstrução temporal, onde a maior parte do tempo o jogo roda em 1800p, mas o PS5 com cerca de 3x a potência efetiva de GPU, e 4x a potência de CPU não pode enviar Kena ou Demon Souls em 60fps, ou mesmo o GT7 em 120fps, sendo que no visual ele parece rivalizar com o Forza 7…
Todas essas coisas abrem novamente margem para a discussão de que a arquitetura do PS5 não é assim tão maravilhosa, coloca em dúvida as tais frequências variáveis, a história da largura de banda mais efetiva, e principalmente, a suposta maior facilidade dos devs em criar jogos nessa máquina, principalmente por que é muito difundido que os kits e ferramentas chegaram aos desenvolvedores muito antes do Xbox Series X.
Oi….. Rivalizar com FORZA 7…
https://pin.it/1PT4wFL
https://pin.it/3nv2p9L
Você tem noção o tamanho da b…. Que vc acabou de dizer???
https://youtu.be/tY6FjDK2MR8
Primeiro de tudo não sei o que ver algo a 4k impressiona mais do que ver outra coisa a 1080p. Eu fico muito mais impressionado a ver alguma demo técnica do raytracing a 1080p do que ver qualquer coisa da ps2 a 4k, mas se calhar sou eu.
Do resto, eu ficaria mais preocupado que com tantos TF não se consegue correr aquele Assassin’s Creed a mais de 30fps enquanto do outro lado está aí um Horizon 2, que tanto visualmente com tecnicamente é muito superior.
Eu estou é curioso em ver o Forza Horizon. É o jogo de carros mais bonito que existe, e quero ver o que eles vão fazer nesta geração. O GT só no 8 deve valer a pena, mas comparar com o Forza 7… Naaaaa.
Também estou curioso com o que vão apresentar no Forza é dos jogos que mais me diverti a jogar até os sons dos carros me encantam.
A minha prioridade no GT não vai para melhores gráficos penso que eles têm outras coisas para resolver e acrescentar ao jogo como temperaturas do asfalto ,todas as pistas com diversos climas e ciclo dia e noite,melhorar aquele sistema de penalização online,danos visuais dignos.
Em offline acabar com aquele sistema tão anos 90 que começas sempre em ultimo e tens de recuperar para ganhar a corrida (nesta ultima não sei se deixaria de ser Gran Turismo seria uma mudança radical para o jogo,mas para mim bem vinda).
Adoro o GT e espero mesmo que esta geração não traga só gráficos e resolução não é o principal que espero ver neste e em qualquer jogo.
Lembro que nos primeiros GTs, ou só o primeiro, tinha uma sessão de classificação, só depois que vieram com essa de largar em último ou pela metade do grid
E se não fosse 4K já saberia qual seria a tua ladainha, “pS5 não tem capacidade de rodar 4K nativo”.
Isso a depender dos fóruns ao qual andas.
Já percebi que agora teu argumento é 120fps, já viu que em 4K o PS5 oferece, agora se apegas a uma declaração de 120fps que foi necessário aparecer AC com 30fps para a MS “corrigir” e dizer que fica a depender das desenvolvedoras. Aliás cadê algo que comprova os 120fps do Dirt 5? Nem por acaso um vídeo? Nem que seja um monitor a exibir a informação dos 120fps. E quando estiver em 120fps como fica a resolução, 4K nativa ou reconstruída??
Se o GT Sport já supera Forza 7 no visual, no vídeo não vi queda de qualidade visual, aliás aui na pCManias já teve artigo a verificar queda na qualidade visual que o Forza 7 teve perante os antecessores, inventa outra!
Sim teria. Se fosse tudo a 60 fps, as pessoas ainda estaria a questionar-se sobre o porque do retrocesso grafico.
Mas tu sequer sabes os fps do GT7 ? Se foram anunciado isso e novidade para mim.
São belas imagens que mostram todo o potencial do PS5, levando-se em conta que esses jogos são a safra inicial. Imagine o que vai ser apresentado quando os desenvolvedores começarem a se familiarizar com as ferramentas e a arquitetura do PS5. Só é uma pena que ainda não tem imagens de exclusivos next gen do Xbox Séries X para poder fazer comparações. O único exclusivo de console que a Microsoft apresentou foi um pequeno trailer do Senua’s Saga: Hellblade 2. Pelo menos agumas imagens podem ser conferidas aqui:
https://senuassaga.com/media/
ou aqui:
https://thehellblade.fandom.com/wiki/Senua%27s_Saga:_Hellblade_II
Essa geração atual conseguiu avançar muito na parte gráfica, notoriamente nos jogos de corrida, não vai ser tão fácil esses consoles next gen apresentarem grandes evoluções, tirando é claro o aumento da resolução, essa vai avançar. Essas imagens da série Gran Turismo e Forza são uma amostra disso:
https://www.wallpaperup.com/search/results/forza+7+resolution:3840×2160
https://wall.alphacoders.com/search.php?search=gran+turismo&lang=Portuguese
O que achei impressionante é todos jogos rodando 4k e a maioria com RT. Horizon jogo mundo aberto (embora não confirmado) parece haver RT em reflexos, em um minuto do vídeo da pra ver a água do mar refletido nas falésias. Estranho a MS parece não estar dando prioridade ao RT, muitos dos jogos anunciados não tem…
Demasiado cedo para se falar na MS. Só veremos do que a XsX é capaz em Julho..
Ia responder isso mesmo! O que se viu até agora foi apenas uma amostra. Má nesse sentido, mas apenas uma amostra.
Da mesma forma isso aplica-se à PS5. É uma amostra boa, mas tambem apenas uma amostra.